Textos de Tristeza do Amor
Muitas vezes,me sinto um parasita antiquado em um mundo incessantemente modernoso. Muitas vezes,vivo como se fosse um peixe que mergulha em águas carrascas,para depois voltar a terra que emana o terror. A morte muitas vezes me parece o único absurdo confortável,a saída para outra coisa, porque o coração já há muito tempo exige uma esperança, de que o que vier depois, que seja o rumo certo.
Tenho uma amiga fiel que insiste em ficar em minha vida, eu vivo brigando com ela, mando ela embora, eu digo que não a quero do meu lado, mas parece que ela me adora... Mesmo eu estando no meio de muita gente, quando menos espero ela aparece dando o ar da graça, e fica bem ali do meu lado me fazendo companhia. Ela olha pra mim e diz "Vou embora, sim, no dia em que a felicidade estiver do seu lado..." Essa minha amiga nada mais é do que a solidão.
Quando não se tem certeza, fique em silêncio na maioria das vezes queremos resolver tudo a nosso modo e usamos mal as palavras principalmente quando nos sentimos ameaçados e somos ingratos pois deveriamos agradecer mais com palavras então quando se sentires angustiados e tristes conversem com Deus e use as palavras nas horas oportunas agora o silêncio é uma das mais belas orações quando não sabemos o que dizer.
O tempo? Há o tempo! Que não perdoa a ninguém, que leva a todos arrastando-os de uma maneira ou de outra, o tempo que a ninguém espera, como podes, como tens tanta coragem de ser assim, olho para o espelho e me vejo um menino, por um segundo pisco os olhos e me vejo um adulto de 31 anos, se eu piscar novamente verei então um velho!. O tempo é o espaço da vida, para uns curto e para outros longo. Eu contei e contei e entendi com minha própria inteligência que o tempo mesmo passando igualmente todos os dias, está rápido! Quisera eu não ver estes dias maus de minha vida, quisera eu observar o oculto e entender como esse tempo uniforme para todos os dias, são abreviados, como pode 1 ano ser um dia de ontem que se foi. As noites terrenas tem sido árduas, os dias melancólicos, e a vida vai passando em altos e baixos, entre problemas parcialmente resolvidos por soluções que talvez nem nos tivemos a ideia, e assim somos levados a resolver pelo arrastado da vida, o tempo nos leva como as correntezas de um rio furioso que a ninguém espera. Agora só me resta ainda viver enfadonhamente ate o ultimo dia de folego da minha vida, quando finalmente verei o tempo me findar.
Sempre tive visão de raio x, não sei como ou porque, mas desde de menino já tinha uma percepção aprofundada das pessoas. Quase como se vise sua áurea interior, como aquela da intensa tristeza escondida atras daquele singelo sorriso. Sempre soube como as pessoas eram apenas de olhar para eles um dom ao qual sou grato, pois o mesmo me salvou de varias enrascadas e pessoas vazias de interesses mesquinhos.
Um homem esperou pela mulher da sua vida. Esperou sentado em um banco do transporte público. Pegava sempre ônibus vazio para que ela sentasse do seu lado. Um dia ela sentou e mil pensamentos invadiram a cabeça do pobre homem, mas o que teve mais força foi "não fale com ela". Ela foi embora e ele, bem, já não tinha mais motivos para viver.
Aproveite o Dia de felicidade, sorriso, jubilo e alegria. A felicidade, a alegria e o sucesso são momentâneos, fatalmente passará. Viva o momento, mesmo que dure horas ou segundos, pois virá com certeza, da mesma forma, momentos e dias de dor, sofrimento, tristeza e decepção. Isso é inevitável. Os dias maus duram mai, e não há como fugir deles. Então aproveite a vida!
Não mais... Eu já estou no meu limite, meus olhos querem fechar eternamente, porque tenho que passar por isso? Isto é a dor, a dor que este mundo proporciona? Não importa, eu ainda quero faze-los pagar, por tudo... isto não importa - É o que continuo repetindo, se não gostam de mim simplesmente me deixem em paz.. Que triste! Estou percebendo o quando do meu veneno outros já provaram...
Eu fiz um pacto de silêncio, hoje eu sei que há poucos, bem poucos interessam o que eu passo, o que eu sinto. Então para os demais eu vou sempre está bem, não isso não é falsidade, mas a certeza de que meus sentimentos valem muito, o que eu sinto é meu, não diz respeito a mais ninguém. Chega uma hora que a gente cresce e percebe que o que você diz é constantemente usado contra você, então é melhor se segurar, sofrer calada. São tantas pessoas felizes no mundo que está triste se tornou pecado, é um erro, é besteira. E que mal há em está triste, ou quieto, ou em silêncio? Você não pode permanecer assim porque ninguém merece ser triste o tempo todo, mas está triste faz parte, é necessário, ensina muita coisa. Sinceramente, eu tenho medo de quem corre da tristeza, eu tenho medo de quem canta felicidade aos quatro ventos e tenho pavor de quem julga o que os outros sentem, se põe num patamar elevado tipo ‘eu nunca vou passar por isso’ e olha a tristeza e o sofrimento alheio com desdém. O que eu sinto, o que você sente tem muito da nossa história, ninguém fica triste por um motivo só, pra você julgar alguém teria que ter um filme autoral contando como foi a vida em mínimos detalhes daquela pessoa e sentir o que ela sente, por isso ninguém é capaz de analisar a dor de ninguém, o que a gente vê na maioria das vezes não é nem 2% do que realmente ta acontecendo. Então vamos aprender a se colocar no lugar dos outros, a ser menos egoístas, a respeitar a dor e o sofrimento de quem quer que seja. Nessa vida aprendi que ninguém está imune de nada, que assim como o sol é pra todos a tempestade também.
As vezes na vida nós tentamos fugir dos problemas. Mas a verdade é que não podemos escapar deles para sempre. Quando você foge dos seus problemas, eles te caçam. Porque a verdade é que não podemos passar nossas vidas fugindo. Precisamos ficar aonde estarmos e lutarmos. Combater o inimigo, a ameaça, o obstáculo e só então seguir em frente. A vida não é um filme que você pode pular as partes ruins e ir direto para as boas. Precisamos passar por experiências ruins e saber que somos capazes de vencê-las. Para que aja uma luz é necessário escuridão. Se você só conhecesse a felicidade nunca daria valor de verdade para ela, é por isso que existe a tristeza, para que quando algo bom na sua vida aconteça você não o deixe escapar. Para que você aproveite cada segundo da felicidade como se fosse o ultimo, porque na verdade, sempre é.
A escrita torna mais fácil o que acho difícil de falar, prefiro sofrer sozinho isolando-me num universo paralelo onde procuro paz, respostas, analiso o dia-dia, onde procuro a razão e tento não me iludir tornando-me no meu melhor amigo. É aqui que me encontro quando me vês a vaguear sozinho, a olhar como se não estivesse a ver nada, quando falas para mim e eu não te ouço, quando transmito no rosto tristeza ou um falso sorriso, quando me perguntas o que se passa e eu simplesmente respondo "Nada", não penses que não confio em ti, ou que não te ache importante ao ponto de te contar o que se passa comigo... Tenho medo de contar pensando como irás reagir receando mudar algo no dia-dia de que me arrependa, acreditando que passo melhor se tudo continuar como esta. Sei que podes interpretar mal as minhas atitudes ou respostas e até achares que sou a pior pessoa do mundo e sem me aperceber até te posso magoar, com este texto talvez encontres respostas às quais nunca te respondi, com este texto ficas a conhecer um pouco de mim e se ainda não te apercebeste eu sou muito reservado, prefiro guardar para mim do que enfrentar o desconhecido ou sobrecarregar alguém com os meus problemas, sinto que tenho muitos limites e não gosto muito de arriscar, tento ser eu próprio, tenho baixa auto-estima, não acredito em mim, etc... Receio não te conseguir interpretar, receio te tocar, receio te olhar nos olhos, receio do que me podes dizer, por isso hesito, reflito no próprio passo, por vezes afasto-me, faço silêncios e sem coragem para te contar, tento esconder ... que gosto de ti!
Esqueça – nem que seja só por hoje – tudo aquilo que te machuca, que te corrói por dentro, que te faz retroceder, que não te evolui, que não te faz bem. Guarde essas bobagens pra outra hora, numa gaveta com cadeado. Ou melhor, se você for capaz, apague-as de vez. Desate os nós, cate os cacos de vidro, e levante a cabeça.
Quanto menos você esperar do mundo e das pessoas mais chances terá de vivenciar momentos de paz e de momentânea felicidade. Não existe forma ou receita para ser plenamente feliz, a tristeza faz parte da vida de todos e mesmo que você leia as 'dez formas de ser feliz' ou qualquer outro tipo de zombaria com a sua sanidade mental, a vida vez ou outra apresentará situações de desconforto e de avassaladora tristeza, como a descoberta de um câncer ou de outras coisas contra as quais não temos muitos recursos, como a morte de um amigo ou de um familiar. Quanto menos você fantasiar que o mundo é um paraíso, que a vida é o que vemos nas redes sociais, que as pessoas são perfeitas e felizes, maiores serão as chances de você perceber as pequenas sutilezas e alegrias que se apresentam. Espere pouco ou quase nada e caso tenha algum retorno, já será lucro.
Eu desejo que você sinta vontade de me mandar mensagem de madrugada, que sinta vontade de compartilhar comigo uma conquista sua, ou simplesmente uma coisa do seu dia que não deu muito certo. Eu desejo também que quando esses desejos aparecerem você lembre que você me tinha na palma das mãos, mas decidiu abri-las e me deixar ir. Sim, isso foi uma escolha sua, você escolheu viver a vida de outra maneira, e eu não me encaixei nesse seu novo jeito de viver, então meu bem, é boa sorte pra você.
Eu gosto de escrever sabe? Eu gosto muito de escrever, as palavras são meu refúgio sempre, de tudo. E uma coisa que eu reparo é que sempre que eu termino de escrever seja um texto ou uma frase, quando eu leio eu lembro de você. Eu conversei com a minha mãe sobre isso e mostrei pra ela alguns textos meus, e eu tive uma surpresa quando ela me disse que se lembrava do meu pai quando lia eles.. Então eu quis mostrar pra mais pessoas e todas elas me responderem que quando liam eles, se lembravam das pessoas que amavam, não que eu já não soubesse, mas eu tive certeza: não importa por quais caminhos eu ande, eu sempre vou voltar para o meu porto seguro. Uma metáfora.. ah, eu amo metáforas também. Já ouviu aquela "a gente acorda pra vida, mas não quer sair da cama"? é uma das minhas preferidas, porque na verdade é isso que acontece, a gente sabe qual a real situação do momento, mas prefere fingir que nada está acontecendo, confesso que já fiz mutas vezes isso. Mas eu estava te contando como tudo me leva de volta pra você, não é? Ah não... droga, o motivo principal desse texto era falar de amor, mas olha eu novamente falando de você. Ainda dá tempo de corrigir? Vamos falar de felicidade então! Eu queria usar uma frase feita aqui, porque eu acho que ela se enquadra "a felicidade é como uma borboleta, quando você menos espera, ela pousa no seu ombro." Vou te contar uma coisa: eu tenho medo de borboleta... então será por isso que a felicidade não chega até mim? Te conheço, sei que você não tem medo de borboletas e que a felicidade está sempre ao seu redor, opa, as borboletas estão... Confuso? Um pouco, a felicidade é assim, composta de altos e baixos, momentos felizes e tristes.. Sim, tristes! Você deve estar me achando meio louca por achar que momentos tristes fazem parte da felicidade, mas fazem meu amor, já ouviu que pra ver o arco-iris é necessário atravessar a chuva? E pra chuva felizmente você tem duas opções: aprendar a dançar na chuva ou esperar o tempo abrir de novo. Não vai desperdiçar uma boa dança, não é? Olha só, eu de novo falando de você... bom, meu objetivo foi alcançando, eu queria falar um pouco sobre o amor e a felicidade, e eu consegui, porque eu falei de você, e você é capaz de englobar os dois dentro de você! Escrever é uma enorme paixão, mas você, ah, você com certeza também está entre uma delas! Eu amo você!
A dor? Ah, ela está sempre aqui, aprenda que ela nunca vai embora, você pode decidir ignora-la, mas tenha certeza que ela vai voltar, muito provavelmente em uma noite fria e chuvosa e você vai desejar nunca ter ignorado, vamos, entenda, ela é sublime quando você aprende a lidar com ela, transformando-a, vezes em energia, que você libera batendo em alguém ou alguma coisa, vezes em inspiração, é quando você faz poesia, pode transforma-la até mesmo em motivação, quando você acha que tem que viver loucamente pra que ela acabe, mas você percebe, cedo ou tarde, que não é assim que funciona... Ah, a dor, ela nunca te abandona, ela sempre está contigo, ela aquece a tua ira e aconchega o rancor. A dor? Ah, ela é minha melhor amiga.
"Eu não sei mais como seguir em frente. Um mundo sufocando-me, o ar já está mais que escasso. Tristeza e solidão rondam-me e eu não sei como sair desse labirinto sem fim. Estou afundando em energia adormecida no passado. Somente sinto as ondas de energia vibrante, mas em um sono interminável eu estou e agora me perdiz completamente. AJuda você que me fez assim, sinto saudades minha amada eterna. Mamãe !
A noite chega e vem toda aquela sensação de solidão, o pensamento de que "somos invencíveis" já há de partir e ninguém te tira a paz na noite, no dia, na vida, mais do que você, meu amigo. Sim, o culpado de cada partida é o mesmo que você olha quando se vê no espelho, você mesmo. Portanto, sorrisos são bem-vindos, é o ponto de chegada de pessoas que querem seu bem e sua alegria. O porto seguro é você quem faz, as pessoas só vem para habitá-lo. Os sorrisos são como escudos contra a tristeza e a alegria é a espada que corta a solidão. Então, meu amigo, devemos ter sorrisos até nas tristezas para lembrarmos de todas as alegrias que já passamos e para sabermos o que estamos enfrentando e por quem. A luta é algo inevitável, quando tem que vir, ela vem, mas como tudo tem fim, ela também se vai e o que escrevemos nesse tempo é o que fica. Portanto, merecedor de toda sua história é quem também luta nela com você. Mas me diz, quem lutará com você, se você não mostrar que lutará por ela um dia ? Se você não se mostrar forte com um sorriso em meio a dor ? Quem ?
E então, eu via você se engasgar nas suas próprias palavras. Eu via caos nos seus olhos. Eu via uma mente pré-corrompida, eu via tristeza da maneira mais pura possível. Eu via a confusão que habitava na sua alma, para guiar o corpo. Mas, a única coisa que eu via acima de tudo, era a perfeição; e foi ela que me arruinou, que me fez cair de um avião, rumo ao nada. Enquanto estava "flutuando", parei e pensei em todos os momentos e vi, que essa batalha era de um homem só, sempre sabendo, que nunca seria eu.
Não entendemos o exato sentido da palavra dor, até nos depararmos com uma dor tão intensa, daquelas que o vazio pode ser tão grande quanto a via láctea, tão profundo quanto a Fossa das Marianas, daquelas que a única alternativa é perder o controle, que nem mesmo poderoso tempo é capaz de repará-la.
