Textos de Sofrimento no Amor

Cerca de 138 textos de Sofrimento no Amor

AMOR

Acredite sempre no amor.
Não fomos feitos para a solidão.
Se você está sofrendo por amor, está com a pessoa errada ou amando de uma forma ruim para você. Caso tenha se separado, curta a dor, mas se abra para outro amor.
E se estiver amando, declare o seu amor.
Cada vez mais, devemos exercer o nosso direito de buscar o que queremos (sobretudo no amor).
Mas atenção: elegância e bom senso são fundamentais.
Arrisque!
O amor não é para covardes.
Quem fica à noite em casa sozinho, só terá que decidir que pizza pedir.
E o único risco será o de engordar, mas lembre-se: "Curta muito a sua companhia."
Casamento dá certo para quem não é dependente.
Aprenda a viver feliz - mesmo sem homem/mulher ao lado.
Se não tiver com quem ir ao cinema, vá com a pessoa mais fascinante:
VOCÊ!

Definitivo

Definitivo, como tudo o que é simples. Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram.

Sofremos por quê? Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter tido junto e não tivemos, por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado, e não compartilhamos. Por todos os beijos cancelados, pela eternidade.

Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um amigo, para nadar, para namorar.

Sofremos não porque nossa mãe é impaciente conosco, mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas angústias se ela estivesse interessada em nos compreender.

Sofremos não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada.

Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar.

Por que sofremos tanto por amor? O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável, um tempo feliz.

Como aliviar a dor do que não foi vivido? A resposta é simples como um verso: Se iludindo menos e vivendo mais!

A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade.

A dor é inevitável. O sofrimento é opcional...

Martha Medeiros

Nota: Adaptação da crônica "As Possibilidade Perdidas" de Martha Medeiros. Repassado sob o título "Definitivo" ou "Viver não dói" e muitas vezes atribuído, de forma errônea, a Carlos Drummond de Andrade, o texto termina com uma tradução livre do trecho da novelista inglesa Mary Cholmondeley, pertencendo a última frase a Tim Hansel.

...Mais

A DOR QUE DÓI MAIS

Trancar o dedo numa porta dói. Bater com o queixo no chão dói. Torcer o tornozelo dói. Um tapa, um soco, um pontapé, doem. Dói bater a cabeça na quina da mesa, dói morder a língua, dói cólica, cárie e pedra no rim. Mas o que mais dói é saudade.
Saudade de um irmão que mora longe. Saudade de uma cachoeira da infância. Saudade do gosto de uma fruta que não se encontra mais. Saudade do pai que já morreu. Saudade de um amigo imaginário que nunca existiu. Saudade de uma cidade. Saudade da gente mesmo, quando se tinha mais audácia e menos cabelos brancos. Doem essas saudades todas.
Mas a saudade mais dolorida é a saudade de quem se ama. Saudade da pele, do cheiro, dos beijos. Saudade da presença, e até da ausência consentida. Você podia ficar na sala e ele no quarto, sem se verem, mas sabiam-se lá. Você podia ir para o aeroporto e ele para o dentista, mas sabiam-se onde. Você podia ficar o dia sem vê-lo, ele o dia sem vê-la, mas sabiam-se amanhã. Mas quando o amor de um acaba, ao outro sobra uma saudade que ninguém sabe como deter.

Saudade é não saber. Não saber mais se ele continua se gripando no inverno. Não saber mais se ela continua clareando o cabelo. Não saber se ele ainda usa a camisa que você deu. Não saber se ela foi na consulta com o dermatologista como prometeu. Não saber se ele tem comido frango de padaria, se ela tem assistido as aulas de inglês, se ele aprendeu a entrar na Internet, se ela aprendeu a estacionar entre dois carros, se ele continua fumando Carlton, se ela continua preferindo Pepsi, se ele continua sorrindo, se ela continua dançando, se ele continua pescando, se ela continua lhe amando.

Saudade é não saber. Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento, não saber como frear as lágrimas diante de uma música, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche.

Saudade é não querer saber. Não querer saber se ele está com outra, se ela está feliz, se ele está mais magro, se ela está mais bela. Saudade é nunca mais querer saber de quem se ama, e ainda assim, doer.

Martha Medeiros
A dor que dói mais in Trem-Bala. L&PM Editores. 1999

Saudade é solidão acompanhada,
é quando o amor ainda não foi embora,
mas o amado já.

Saudade é amar um passado que ainda não passou,
é recusar um presente que nos machuca,
é não ver o futuro que nos convida.

Saudade é sentir que existe o que não existe mais.

Saudade é o inferno dos que perderam,
é a dor dos que ficaram para trás,
é o gosto de morte na boca dos que continuam.

Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade:
aquela que nunca amou.

E esse é o maior dos sofrimentos:
não ter por quem sentir saudades,
passar pela vida e não viver.

O maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido.

Aguinaldo Silva

Nota: Trecho de fala de um personagem da novela Fera Ferida, de Aguinaldo Silva. Muitas vezes atribuído de forma errônea a Pablo Neruda.

...Mais

Quando saber que não sentimos mais nada?
Quando não mais encontrarmos motivos para brigar,
Quando não mais importar o que se faz ou deixa de fazer
Quanto morrer o sentimento de carinho ao pronunciar o nome;
Quando passarmos o dia inteiro e ao menos lembramos de momentos juntos.
É melhor se policiar, se ainda sofremos desses sintomas é sinal que existe um assunto muito mal resolvido

Amor, escrevo esta carta e me abro
espero que leia e entenda o meu lado!
É que venho sofrendo há tanto tempo que nem
sei por onde começa a explicar, oh meu bem.
Quando meu olhar tente entender,
não tenha pena de mim pelo que venha a saber,
não posso mais suportar, por isso devo dizer.
Garoto, eu amo você!
Você é como a luz que desnuda as trevas
É a paz que habita no momento da guerra.
E não há nesse mundo beleza maior.
Sem você, meu amor, para sempre estarei só
a poesia se confunde com a realidade
pois tudo que te escrevo é a pura verdade,
é o modo que tenho para poder te dizer.
Garoto, eu amo você.

Sinceramente, eu não sei o que dói mais, a angústia de não poder te ter aqui comigo ou o sofrimento ao ver você com outra pessoa ao seu lado que não seja eu.
É acordar na esperança de que finalmente você tenha notado que existe alguém nesse mórbido planeta que te ama muito mais, e te faria muito mais feliz do que ele.
Sai fora de todos os meus preceitos e conceitos desejar que um relacionamento chegue ao fim, por isso acordo todos os dias imaginando como seria finalmente estivesse disponível para que eu pudesse finalmente dizer o que sinto, dizer aquilo que eu guardo no âmago e deixo lá, guardado bem no fundo da alma.
De dizer o quanto eu sou feliz ao seu lado, de dizer o quanto sinto sua falta, de dizer o quanto eu tenho vontade de beijar sua boca, de dizer que sem você, eu sou só mais um no meio de bilhões, só mais um coração no meio de um mar de sofrimento e desilusão.
Sinceramente, agora eu sei o que dói mais, é uma mistura dos meus dois paralelos. É Não ter você e saber que outro têm.

Amar e não ser amado dói, e não é aquela dor que você toma remédio e passa, é a dor da alma.
Amor não correspondido se transforma em mágoa, mágoa com o tempo em ódio. Não posso dizer que é uma transformação fácil, sinceramente achei por muito tempo que morrer seria mais fácil. O que eu não percebi é que eu já estava morta. Quando mataram o amor que existia dentro de mim, me mataram junto.

Como é difícil romper um relacionamento!
Aquela pessoa que você amava mais que a si próprio, aquela pessoa que costumávamos colocar em um pedestal, e que dizia que nos amava também, nos deixou!
Simples assim, sem mais nem menos. Para você, claro, por que ela deve ter tido os seus motivos, que por sua vez ja lhe foram passados, mas você, orgulhoso (a) não quis aceitar que tal motivo, fizesse seu mundo cair. Só pelo fato dela ter um motivo, por mais banal que seja, ja basta, afinal, ninguém é obrigado a amar ninguém, e se obrigado fosse, tão pouco conseguiria.
Tudo aquilo que você planejou com aquela pessoa, os sonhos, viagens de verão ou inverno, tudo, tudo, se vai por água abaixo. Também aquilo que você teve q engolir só para agradá-la, como ver um jogo de futebol, comer salada, caminhadas intermináveis no shopping, etc. de nada adiantou. Que tristeza!
O dia seguinte então?
É daqueles que a gente não precisaria e nem queria ter acordado. Como pode uma pessoa só, trazer tantos transtornos em todos os aspectos da nossa vida?
Parece que nada que seja feito nos ajude nessa hora.O universo parece conspirar para que você não a(o) esqueça! Os pássaros cantam musicas que vocês escutavam juntos, as nuvens escrevem o nome da pessoa no céu, caem mais estrelas cadentes que a NASA pode contar, só pra você fazer pedidos de volta com seu verdadeiro amor! Que vida cruel! E agora?
Besteira. O mundo não para voce se lamentar.
A verdade é triste e dói, mas é a verdade! E você terá que aprender a conviver com ela!
Mas, o que fazer pra conviver e sobreviver a essa parte tão difícil da vida de nós, reles mortais?
Comece acordando mais cedo que o habitual!
Ao invés de café, experimente um suco de laranja. Ao invés de ver telejornais de manhã cedo, coloque aquele cd que você tanto gosta. Os telejornais são deprimentes por natureza!
Acordou muito cedo, e agora não tem mais o que fazer além de lembrar da pessoa? Aproveite esse tempo de sobra e vá ao parque dar uma corrida.
Transforme isso em um hábito.
Caso fume, largue o cigarro! Eu sei, o momento é propício para aumentar consideravelmente o número de cigarros fumados ao dia. Mas tente! Surpreenda-se!Cada dia um pouco mais.
Termine aquele livro pela metade!
Pule de Bungee Jump. Sinta medo e vença esse medo.
Tome uma dose de adrenalina duas a três vezes por dia e no mínimo mais 1 de endorfina! Vicie-se nisso!
Faça aquela janta e convide seus melhores amigos, assistam um filme, conversem, deem risadas!Exagere nisso.
Tome um cálice de vinho por dia, não se esqueça, vinho faz bem ao coração. Mas não exagere. Pelo menos não todos os dias.
Viaje, vá ver o mar!
Compre uns ingressos pro teatro, vá assistir àquela peça chata que só você gosta.
Abuse das coisas que você sempre quis abusar!
Se permita!
Faça tudo aquilo que você sempre quis mas não pôde, por que estava ocupado(a) demais, acariciando o ego de alguém ou até mesmo o seu próprio.
Vá de encontro com as suas verdades. Dói cutucar as feridas, ninguém aqui disse o contrário!
O processo de esquecimento é dolorido e não tem prazo de validade, a menos que você, que é o único que tem poderes para isso, o estipule.
Além de ver com os próprios olhos que esse processo não mata, você vai aprender a respeitar a si mesmo(a), a gostar mais da sua própria companhia. Você vai dizer não para algo que não te faz bem, não por causa do orgulho e sim por causa do bem maior, que é a sua vida. O simples fato de existir já é uma grande motivação! Viva!
Você vai ver que além de esquecer sim da outra pessoa e não morrer por causa disso, você vai aprender a gostar mais ainda de quem nunca te deixará: o amor próprio.

Se é o sofrimento que te traz alegria.
Se é o amor não correspondido que te faz amar.
Tudo bem, vou acreditar…

Se quem é capaz de te fazer feliz não serve pra você.
Tudo bem, vou entender…

Se você se sente feliz ao lado de quem só sabe te magoar,
Tudo bem, vou aceitar…

Se é essa pessoa que mais te faz mal, do que bem,
é a única que te convém.
Tudo bem…

Se essa pessoa que vive te causando dor
é a única que merece o seu valor.
Tudo bem, amor…

Se é essa pessoa que só te enrola, te usa e depois joga fora.
é a única que você guarda na memória.
Tudo bem, me ignora…

Se a pessoa que realmente se importa de verdade com você.
você finge não ver,
Tudo bem, vou esquecer…

Se você consegue ver um futuro ao lado de quem não está presente.
Tudo bem vá em frente…

Se os palpites e conselhos que te dei você não usou.
Tudo bem, acabou…

Talvez eu possa até estar errado,
Ou talvez é você que não está enxergando.
Que o tempo tá passando, e essa pessoa só te usando.

Seja Feliz

O que é o amor?
Algo que te causa sofrimento e dor.
Mas, também que mata de felicidade.
Te enche de vaidade, que briga por liberdade.
Que nunca espera nada em troca.
Mas seria isso ser idiota?
De que adianta se doar, se entregar de corpo e alma e não ser valorizado?
Deixa magoado!
Com isso vem o trauma de amar, mas isso é bobagem que muda com o tempo.
O que importa é lutar pela felicidade.
Carpe Diem, Carpe Noche e viva intensamente.

Tentando julgar o amor futuro pelo sofrimento passado.
O amor é sempre novo. Não importa que amemos uma, duas, dez vezes na vida - sempre estamos diante de uma situação que não conhecemos. O amor pode nos levar ao inferno ou ao paraíso, mas sempre nos leva a algum lugar. É preciso aceitá-lo, porque ele é o alimento de nossa existência. Se nos recusamos, morreremos de fome vendo os galhos da árvore da vida carregados, sem coragem de estender a mão e colher os frutos. É preciso buscar o amor onde estiver, mesmo que isto signifique horas, dias, semanas de decepção e tristeza.
Porque, no momento em que partirmos em busca do amor, ele também parte ao nosso encontro.
E nos salva.

Paulo Coelho

Nota: Trecho de "Na Margem do Rio Piedra eu Sentei e Chorei"

Desilusão, sofrimento
tristeza e dor...
é o que me causa o seu amor...
ou a sua falta de amor,
ou desamor...
já nem sei mais
porque tudo o que você faz
pelo tudo que você faz...
já nem sei se de amar você é capaz.

O que você sente?
O seu olhar mente?
O seu corpo mente?
Ou sou eu a demente?

O que eu sinto?
Nem sei mais se sinto...
nem sei mais quando minto...
Acho que nem você sente,
nem eu sinto...
só estamos acostumados
ficar lado a lado...
e cada um olhar pro seu lado...

Ninguém precisa de um amor que machuque, quando estiver sofrendo por alguém, apaixone-se por outro alguém que completará o vazio de dentro de você, comece por alguém que conhece você, sabe de todos seus sentimentos, conhece cada defeito, e assume quem você seja...Se apaixone por você mesmo, se ame, só assim poderá encontrar alguém que possa lhe dar o amor que você realmente merece...

Provas de amor

Acabo de te trair
Em pensamento
Não deixo você ouvir
O que te traz sofrimento
Acabo de me trair
O que é que eu estou dizendo ?

Se é amor tem
Desencontros
Amar também
Um contra o outro
E lutar sempre
Por esse amor
Que morre e reascende
Melhor

Existem provas de amor
Provas de amor apenas
Provas de amor
Não existe o amor
Não existe o amor
Não existe o amor não existe
O amor
Apenas provas de amor

Acabo de me separar
Sem fazer alarde
Te ligo quando chegar lá
E te escondo a verdade
Nós vamos nos reconciliar
E você nem sabe

Se é amor tem
Desencontros
Amar também
Um contra o outro
E lutar sempre
Por esse amor
Que morre e reascende
E não tem fim

Combinamos
Destruir mas
Sempre estamos
Enganados
Vendo-o ressurgir
É você que eu amo

Eu não planejei esse momento e por isso ele pode te parecer meio imperfeito. Logo você que gosta de tudo tão certinho, ter que lidar com isso talvez seja difícil. Vou facilitar pra você ok. Dizer tudo o que tenho que dizer, sem um pingo de medo. Tem certeza disso? Preparada? Então tá. Nós chegamos ao fim. Não chora, por favor, não chora. Isso é também muito difícil pra mim. Não tinha como continuar, não dava mais. Acredita em mim, vai ser melhor pra nós dois. Não diga isso. Eu nunca deixei de te amar e talvez nunca deixe. Mais é o fim. Ou melhor. É o começo. O início do resto de nossas vidas. Vou fazer as malas e voltar pra casa dos meus pais. Eu sei que é estranho um cara de trinta anos que volta para a casa dos pais sozinho. Mais antes só do que mal acompanhado. Brincadeira. Eu sei que eu sou um idiota. Eu sei que isso faz você gostar ainda mais de mim. Vai ser melhor assim. Por que acabou? Essa é um pergunta difícil. É difícil porque eu sei exatamente que a minha atitude de pôr fim nisso é o melhor a se fazer, embora eu não saiba bem o por que. O problema não é com você! Não diz isso! Você é linda! Nós dois erramos, acho que foi isso. Fomos ficando distantes um dos outro, até o momento em que nos tornamos dois estranhos morando na mesma casa. Eu sei, nós fomos muito felizes aqui. Lembra daquela vez que eu te fiz uma surpresa de aniversário? Você chegou cansada do trabalho, louca pra descansar e eu tinha espalhado pétalas de rosas em todos os cantos da casa sonhando com uma noite romântica e você sonhando com um pouco de paz pra sonhar. Você fica linda assim. Sorrindo com os olhos cheios de lágrimas. Não que eu goste de te ver chorar, mas isso transparece a sua inocência, tão doce, tão meiga e tão minha. Vai ser melhor assim. Você vai encontrar um cara melhor do que eu. Alguém que te valorize de verdade. Alguém que te dê todo o carinho que eu não dei. Eu sei que você gosta de caras românticos, inteligentes e elegantes e é por isso que nós chegamos ao fim, eu sei que nunca vou corresponder as suas expectativas. Olha só como sou bonzinho, eu estou te poupando de ter que terminar comigo. Você não faria isso? Faria sim! Eu só me dei conta um pouco antes de algo que você vai entender daqui a algum tempo. Não! Eu não estou me precipitando. Só estou antecipando algo que ia acontecer a qualquer momento. Você pode ficar com a cama, lá em casa ainda tem a minha cama de solteiro. Lá em casa? Na casa dos meus pais. Você pode ficar com o apartamento, tem alguns meses de aluguel já pagos, por mim tudo bem. Não me olha assim. Nós caminhamos pra isso. Juntos. Eu e você. Mais nós podemos ser amigos? Eu não quero te perder. Vou fazer a malas agora e vou embora amanha de manha. Vou dormir no sofá da sala. Não fala isso, você é perfeita! O problemático sou eu. Você pensa em terminar a faculdade, casar, ter filhos e viver um futuro brilhante. Eu só quero fazer um mochilão sem destino e depois, sei lá, depois eu resolvo. É disso que eu não gosto em você. Tudo programado, planejado e regido. Você sabe disso. Seu livro da vida já tem titulo, começo, meio e fim e capa dura e ilustração, já eu nem sei se quero fazer um livro, eu sou um monte de papel rabiscado e espalhado pelo chão. Você vai encontrar alguém! Eu tenho certeza disso! Alguém melhor do que eu! Eu te amo, é por isso que vou ir embora, eu seria incapaz de fazer você feliz. Eu te amo tanto, é por isso que vou te deixar livre, porque eu te amo e te desejo um cara melhor do que eu, que escreva com você uma bela história de vida, que te dê lindos filhos e que te faça feliz, de um jeito que eu jamais faria.

Se você está sofrendo por causa de um amor perdido, eu tenho más notícias: não há nada que você possa fazer. E não há ninguém que possa ajudar. Na melhor das hipóteses, você vai ter um amigo paciente pra levá-lo a um bar e ouvir suas queixas e, eventualmente, buscar você em um bar e leva-lo pra casa com segurança, nos dias que você se comportar feito um bobo. Na verdade, até existe alguém capaz de curar sua dor, mas esse alguém não costuma ter pressa: ele se chama tempo.

Portanto, procure levantar sua cabeça, e dar um passo adiante, por menor que seja, porque você ainda tem um longo caminho a percorrer dentro desse inferno. Ter pena de si mesmo não vai ajudar em nada, e por mais que você que não acredite, eu posso te garantir que você sente algum prazer em cultivar esse sofrimento. Sim, estar triste é uma forma de exercer a paixão, quando o alvo dessa paixão já se foi. Você está usufruindo o seu direito de estar eternamente apaixonado. Isso é ótimo, prova que você é um romântico. Mas, coisas óptimas não costumam ser baratas, e você tem que pagar seu preço.

Em algum momento, tudo isso vai passar. E nesse caso, quando o furacão for embora, ele não deixará destroços, como se nada tivesse acontecido. Você vai recuperar suas noites de sono. Vai se sentir revigorado, vai estar feliz consigo mesmo, vai levantar sua auto-estima. Você vai está pronto para entregar seu coração à outra pessoa, mesmo correndo o risco de parti-lo em mil pedaços novamente, porque o amor... sempre vale a pena.

Um dia me disseram que o amor com o tempo, traz dor, sofrimento, e com ele surge o ciúmes, as brigas, coisas que machucam a gente.
Mas eu digo que com o amor, meu sorriso fica cada dia mais lindo e radiante, meus pensamentos se tornam cada vez mais carinhosos, e que com o passar dos dias existe mais respeito, mais carinho, ternura, e sem dúvida muito mais felicidade, existe mais amor, mais bem estar, aumenta aquela vontade de estar perto, segurar e não largar, por que dói sim o amor, mas quando tem que ficar longe mesmo que por algumas horas, com o amor surgiu mesmo os ciumes, mas meus ciumes é medo de perder, medo de ele se apaixonar por um outro sorriso, um outro olhar, desejar um outro carinho, mesmo ele olhando nos meus olhos e dizendo que só quer os meus e a mim, o tom de sua voz se torna música aos meus ouvidos quando ouço aquele "Eu te amo", é tão bom quando me abraça e me faz cafuné, quando me beija a testa e me faz cocegas, é engraçado meu sorriso bobo só de te ver chegar, mas ele surge só por saber que bem a minha frente está a minha razão, razão dos meus sorrisos, da minha vida, e principalmente dos meus dias mais felizes.

Dói né?
Investir em alguém que não ta nem aí pra você, que fala que vai mudar e continua fazendo as mesmas coisas.
Dói né?
Mas tem uma hora que você cansa de investir,que você cansa de correr atrás.Percebe que é perda de tempo.
Quando você começar a perceber isso,vai perceber que não vale a pena correr atrás de quem não quer mudar.

Cada um sabe aquilo que suporta e,
o que considera inaceitável numa relação.
Não espere de mim aquilo que você
não seria capaz de suportar também.
Eu posso até entender, mas não subestime
minha capacidade de compreensão.
Não me faça perguntas,
antes de fazê-las a si mesmo.
Não pense que eu seria capaz de aceitar,
aquilo que você no meu lugar,
não aceitaria e, que para nós dois
é insuportavelmente, inaceitável.