Textos de Sabedoria
Quando aprendermos que as palavras têm poder e que abrem um caminho para uma vida próspera e abundante, pensaremos com mais sabedoria, inteligência emocional, lógica e razão. Criaremos um ambiente abençoado, onde nós e as pessoas sintamos tão confortáveis e à vontade que o convívio se torne um prazer, e não um fardo pesado a ser carregado.
Não tenha pressa para crescer em graça e conhecimento diante de si mesmo, das pessoas e de Deus. Quanto mais profundo e sólido for o seu alicerce emocional e espiritual, mais inabalável você se tornará em seus pensamentos, ações e palavras. Cada atitude sua construirá um futuro próspero e abençoado.
"Viver em santidade é viver em conformidade com os princípios inabaláveis da Palavra de Deus. Estes princípios nos moldam segundo a vontade divina, conduzindo-nos a níveis cada vez mais profundos de intimidade com Deus, onde Sua glória transforma o rumo de nossa vida e de nossa história."
Não cobre amor de quem nunca o conheceu. Não exija paciência de quem nunca a teve, nem espere bondade de quem nunca a praticou. Pelo contrário, ame, seja paciente e bondoso, e vença todo o mal com o bem. Lembre-se de que o amor é o único caminho para convencê-los da ignorância e do engano em que vivem.
"A maior lição de nossas vidas aprendemos quando vivenciamos um amor puro, incondicional e imparcial, que se manifesta espontaneamente, sem esperar nada em troca. Nessa experiência, descobrimos que o maior fundamento da vida reside em viver a simplicidade desse amor, adotando seus princípios transformadores como um estilo de vida."
Se Deus não tirar o pecado da sua presença, a presença do pecado irá tirar você da presença Dele. Por essa razão, devemos compreender que é impossível servir a dois senhores: ou servimos a Deus para vivermos segundo a Sua justiça e santidade, ou, infalivelmente, serviremos ao pecado, e ele irá tirar de nós toda a nossa honra e dignidade.
"Nada dói mais do que amar e não ser amado, respeitar e não ser respeitado, fazer o bem e receber sempre o mal em troca. Por isso, quando for fazer algo, faça-o primeiramente sabendo que Deus lhe dará a recompensa devida, e por fim, não espere nada em troca, pois ninguém pode dar o que nunca recebeu; cada um só pode dar o que tem."
"Só venceremos nossa maldade interior quando compreendermos que a luta não é contra o que fazemos, mas contra o que somos. E nesse combate, ao conhecermos os recursos da graça de Deus, veremos com clareza que somente ela, por meio de suas virtudes e princípios, pode transformar nossa vida interior."
"Jamais devemos julgar alguém apenas por seus resultados. A aparência é tão enganosa quanto a intenção daqueles que buscam glória e honra para si mesmos, esquecendo-se de que a verdadeira sabedoria e conhecimento não residem apenas nas ações, mas principalmente na essência e natureza divina que se expressa no ser humano."
"Conhecemos a graça, o amor e a misericórdia divina em meio à nossa falência emocional e espiritual, no decorrer do tempo em que a nossa tristeza se transforma em alegria, a nossa angústia em uma paz perene, e quando o nosso sofrimento nos torna mais sábios e maduros em nosso entendimento e discernimento."
O sofrimento, por si só, não mata. O que mata são os fardos emocionais e espirituais mal resolvidos que carregamos ao longo de nossas vidas. Por essa razão, devemos aprender a amar e perdoar incondicional e imparcialmente, se quisermos que o amor e o perdão transformem a nossa vida e a maneira como nos relacionamos conosco e com as pessoas ao nosso redor.
"Não tente entender algumas pessoas por completo. Elas sempre mascaram suas intenções e dissimulam suas atitudes para parecerem boas, e por essa razão vivem uma vida fútil, vazia e sem propósito. Mas busque conhecer sempre a vontade e os desígnios de Deus, e Ele separará os bons dos maus no decorrer da sua vida."
"Não faça o bem apenas para ser amado ou para recebê-lo em troca. Ame, principalmente, porque o amor pode te curar emocionalmente. Faça o bem, pois ele sempre trará qualidade de vida interior, onde a alegria, a paz e a prosperidade serão os firmes fundamentos que transformarão sua vida."
"No decorrer de nossas vidas, compreendemos que, quando estamos guardados pelo amor de Deus, nos tornamos Seus filhos, e Ele, como um Pai amoroso, sempre nos conduzirá pelos caminhos eternos da Sua bondade e fidelidade. Assim, tudo o que fizermos prosperará, e poderemos ter uma vívida esperança de um futuro em paz e honrado."
O arrependimento acontece quando nos deixamos guiar pelo Espírito Santo e, por meio da sua imensurável graça, alcançamos níveis cada vez mais profundos de percepção do amor de Deus. Assim, somos convencidos da Sua justiça, bondade e misericórdia, e levados a reconhecer os nossos próprios pecados.
"Começamos a caminhar em santidade quando compreendemos que não precisamos de todas as respostas nesta vida. Basta o amor de Deus, e por meio dele podemos reconstruir em nós os valores e princípios que o pecado nos roubou, devido à nossa ignorância e incredulidade em relação ao poder de transformação da graça divina."
"O amor de Deus começa a transformar o nosso interior quando compreendemos seu poder curador, manifestado em sua imensurável graça. À medida que Ele nos revela seus princípios e valores, percebemos que tudo o que Dele procede é amor, do princípio ao fim. É por isso que não somos destruídos por nossa própria maldade interior."
"Podemos ver os problemas da vida de duas formas diferentes: podemos olhá-los através da visão perfeita do amor de Deus, ou podemos olhar por meio da nossa perspectiva humana limitada. Se olharmos cada problema através do amor de Deus, veremos que tudo tem um propósito, que há um sentido para cada situação e que nada foge do Seu controle."
"Quando compreendemos o verdadeiro significado da resiliência, que flui de um amor obstinado e totalmente comprometido com o desejo de superar a nós mesmos e todas as nossas limitações interiores, vemos que o que verdadeiramente nos limitava era apenas a nossa mentalidade. Pois assim como uma pessoa se vê por dentro, assim ela se torna."
"Descobrimos o valor e os princípios de uma pessoa quando a provamos em sua integridade, fidelidade e propósito de vida. Dessa maneira, veremos claramente, no dia da adversidade, se ela serve às pessoas e a si mesma, ou a Deus e às suas promessas imutáveis e perfeitas, fundamentadas em seu eterno amor e graça incondicional por nós."