Textos de Sabedoria
Viva intensamente o hoje; porque o ontem passou, velozmente, e não volta nunca mais; ficou nos anais históricos a experiência adquirida e acumulada; o amanhã é uma incógnita, é tudo imprevisível e daqui a pouco pode não mais existir. Na realidade, somos o agora, com a maturidade de ontem, a sabedoria do momento e a expectativa de que o futuro se transforme no agora.
Não subestime os seus desafios. Já vi pessoas escalarem uma montanha enorme e saírem do outro lado ilesos, mas que tropeçaram num buraco, caíram, bateram a cabeça e morreram. Quando estiver diante de um desafio, invoque Jesus, peça visão e sabedoria, reflita, e somente após tome uma decisão. @mcmarombado
A religião produz escravidão espíritual, e nos coloca em um julgo de perfeição e rigor acético que jamais vamos alcançar. Mas, a espiritualidade baseada na graça de Deus produz uma realidade de libertação, onde nos tormamos verdadeiramente livres através do poder do seu Espírito Santo.
Provérbios 5.3-9: Pois os lábios da mulher imoral são doces como mel, e sua boca é mais suave que azeite. No fim, porém, ela é amarga como veneno e afiada como uma espada de dois gumes. Seus pés descem para a morte; seus passos conduzem direto à sepultura. Pois ela não se interessa pelo caminho da vida; não se dá conta de que anda sem rumo por uma trilha tortuosa. Portanto, meu filho, preste atenção; nunca se desvie do que irei lhe dizer. Mantenha distância dessa mulher; não se aproxime da porta de sua casa! Se o fizer, perderá sua honra e entregará a homens impiedosos tudo que conquistou. (NVT)
Provérbios 6.1-4: Meu filho, se você aceitou ser fiador de seu amigo ou se concordou em garantir a dívida de um estranho, se caiu numa armadilha por causa do acordo feito e se está preso por suas palavras, siga meu conselho e livre-se dessa obrigação, pois você se colocou nas mãos de seu amigo. Procure-o, humilhe-se e insista com ele. Não deixe para amanhã; não descanse enquanto não resolver essa situação. (NVT)
Provérbios 6.16-19: Há seis coisas que o Senhor (*Deus) odeia, ou melhor, sete coisas que ele considera detestáveis: olhos arrogantes, língua mentirosa, mãos que matam o inocente, coração que trama a maldade, pés que se apressam em fazer o mal, testemunha falsa que diz mentiras, e aquele que semeia desentendimento entre irmãos. (NVT)
O nosso maior remorso, e tristeza sempre será o de por medo e covardia, vivermos sempre um eu social polido. Que além de não produzir em nós nenhuma alegria e contentamente, ainda vai nos afastar continuamente da verdadeira vida que teríamos se sempre tivessemos uma compromisso com a verdade.
Provérbios 9.7-9: Quem repreende o zombador recebe insulto como resposta; quem corrige o perverso prejudica a si mesmo. Não se dê o trabalho de repreender o zombador, pois ele o odiará; repreenda, porém, o sábio, e ele o amará. Instrua o sábio, e ele crescerá na sabedoria; ensine o justo, e ele aprenderá ainda mais. (NVT)
Provérbios 9.13-18: A mulher chamada Insensatez é atrevida; é ignorante e nem se dá conta disso. Senta-se à porta de sua casa, no ponto mais alto da cidade. Clama aos que passam pelo caminho, ocupados com seus próprios assuntos: “Venham à minha casa todos os ingênuos”, e aos que não têm juízo ela diz: “Água roubada é mais refrescante! Pão comido às escondidas é mais saboroso!”. Mal sabem, porém, que ali estão os mortos; seus convidados estão nas profundezas da sepultura. (NVT)
A vitória, e o fracasso sempre estarão no campo das falácias relacionais, emocionais e intelectuais. Ou da excelência com que conduzimos cada uma delas. Pois quando somos íntegros em todo tempo, e carregamos em nós as marcas de um caráter forjado pelas virtudes do bem, tudo certamente irá contribuir para o nosso sucesso.
A realidade mais degradante e miserável, que uma pessoa pode estar não é na verdade, a miséria, a fome ou a falta de recursos. Mas sim, o completo abandono de si mesmo, a marginalidade social, emocional e espiritual. Pois se nos tornarmos prósperos nessas áreas, nós podemos passar por tudo sem perder nossas virtudes e dignidade.
A felicidade, ou as profundas amarguras que vivemos, sempre serão frutos da nossa incapacidade de gerenciar nossas emoções. Pois, quando aprendemos a cada momento o valor de cada emoção saudável, e as transformamos em dons, talentos e virtudes nós teremos uma alegria que ninguém poderá tirar de nós.
Quando vocês profetizam palavras de verdade sobre a vida de vocês, e chamam pela fé as realidades que não existem, como se já existissem. Deus, dos altos céus estende os seus braços, e derrama a sua glória sobre vocês simplesmente pelo fato de vocês crerem com as sua bocas e confessarem com os seus corações a sua Palavra que jamais voltará vazia.
Quando você se deparar com situações que envolve hostilidade e não souber como se importar, ofereça o silêncio. O silêncio é a melhor alternativa para não reagir a uma agressividade e assim, não perder a compostura e a razão. O silêncio não nos torna fraco quando não reagimos às ofensas do outro, pelo contrário, nos torna uma pessoa sábia e cautelosa.
A maior vergonha não é mostramos nossas maiores fraquezas, e defeitos. Mas sim, deixarmos de viver as verdades, que Deus coloca diante de nós a cada dia, quando estamos diante Dele, das pessoas ou das situações que passamos a cada dia. Pois cada uma delas, só irá revelar como estamos interiormente quando falarmos e vivermos a verdade, ou por covardia ocultarmos ela a cada momento,
A razão pela qual, vivemos muitas vezes as mentiras e falácias desse mundo que jaz no maligno. É que, cultuamos dentro de nós o sucesso exterior, a vitória em todos as áreas de nossas vidas, mas esqueceremos que somos alma, mente e espírito. E por isso, andamos tão cansados por fora, e angustiados por dentro.
O sofrimento nesse mundo, é o reflexo do sofrimento interior de cada pessoas, que deliberadamente fechas os seus olhos, e estreia a sua relação afetiva com o seu próximo. E assim padece de angustias intermináveis e que poderiam ser supridas, se eles suprissem a sua carência interior que é do tamanho do amor de Deus dentro delas.
Às vezes sofremos e nem ao menos sabemos o porquê de nossas dores. Possuímos dívidas com a humanidade e consigo mesmos. Porém, antes de ajudar alguém, precisamos aprender a ajudar a nós mesmos, primeiro, conhecendo a si próprio. E para isso ser possível é necessário retirarmos a nossa armadura, nos desprendendo das amarras do orgulho, ego e medo. E quando aprendemos a nós conhecermos de verdade, passamos a compreender o sentido de nossa existência, e assim sentimos nosso fardo se torna mais leve de se carregar e assim seguimos nossas vidas com mais leveza e sabedoria.
Se desperdiçamos uma pergunta, ou não ficarmos satisfeitos com ela, façamos uma outra logo em seguida, mas se a pergunta seguinte também não for primorosa, não se desaponte. Há momentos que devemos recolher o que aprendemos e refletir sobre o que ouvimos, para realmente estabelecermos empatia com quem nos ensina, respondendo às nossas dúvidas, como pode.
Pessoas que falando somente de si mesmas, acabam se tornando egocêntricas. Pessoas, que falam apenas sobre questões desse mundo vão se tornar pessoas mundanas. Mas, aqueles que falando sobre as verdades de Deus, vão tornar-se em pessoas espírituais e vão compreender que mais vale estar na sua presença, do que nos prazeres desse mundo.
- Relacionados
- Textos de motivação para vencer desafios e superar obstáculos
- 87 frases de pensamento positivo para olhar o lado cheio do copo
- Frases de Harmonia
- Textos de Escritores Famosos
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- Mensagens de otimismo emocionantes que inspiram sabedoria
- Frases de Sabedoria
