Textos de Reflexoes sobre as Pessoas
A Porta:
Acordei com mais uma notícia sobre amigos que se foram por infecção de corona vírus.
De forma literal, hoje, eu só queria ter acordado e conseguir abrir uma porta qualquer e encontrar do outro lado aquele velho mundo, com aquele "corre corre" gostoso, com o barulho da segunda-feira que sempre abafa o silêncio de domingo à noite, voltar a ter a expectativa da quinta-feira pra dizer: sextou!
Do outro lado da porta, não quero mais acordar na quinta ou na segunda e achar que estou no sábado.
Quero acordar e ao olhar pela janela, ouvir o som do carro do ovo ou da pamonha, e reclamar, quem sabe, ou sorrir, ou descer pra comprar, se tiver algum dinheiro "trocado"...
Eu quero sair de casa preocupado apenas por ter deixado o guarda-chuva ou não ter trocado o sapato apertado.
Quero que a notícia daquele amigo sumido tenha sido por uma viagem de última hora, sem avisar para não dar carona. O outro, que sumiu do boteco, por causa da namorada nova. E aquela amiga que está se recuperando, nada demais ou grave, foi a sua quinquagésima reparação de Botox.
Volta vida normal!
Volta e vem dar serviço ao "zigomático maior", aquele músculo que trabalha para o sorriso. Ele dorme... e vem dá sossego aos outros músculos que expressam a tristeza e a ruga.
Eu quero abrir uma porta que dê para a nossa correria, uma porta por onde todos possam passar e do outro lado, enfim, a gente volte a respirar e se abraçar, sem máscaras, sem vírus.
Do outro lado, pode deixar o metrô lotado, do mesmo jeito de antes.
O elevador pode continuar parando em quarenta andares, eu não vou reclamar. E não esqueça de manter os chatos quando eu acordar feliz, aqueles que não respondem bom dia no trabalho e na rua...
Dia 371: Quarentena por corona vírus.
André:
Todas as vezes que escuto histórias sobre o Mestre, minha memória recorda das palavras sábias e profundas d’Ele, não houve profeta ou ungido que pronunciasse palavras tão fortes, tão verdadeiras como Ele pronunciou. Também me lembro de uma das primeiras vezes que encontrei Ele, não existem palavras que mensurem a alegria que estava em mim naquela ocasião, era impossível conter-me quando vi o Mestre. Pedro estavas junto neste ocorrido. Estávamos pescando com redes no lago da Galileia, e inesperadamente Jesus estava na beira do lago, então ouvimos Sua voz, para mim ela era muito suave, mas ao mesmo tempo havia muita firmeza nela, suas palavras ecoavam em meus ouvidos como o som de muitas águas. O que tenho a dizer é que Pedro e eu fomos na direção d’Ele, sem pensar duas vezes, e desde então, começamos a caminhar com Ele, pois nosso interior sabia intimamente que Ele era o Messias, que Ele era a promessa do Pai.
Maria (Mãe de Jesus)
O que quero lhes falar é diretamente sobre o momento da crucificação. Aquele dia foi o dia mais doloroso que já vivi, ver meu Filho suportar o que suportou foi desesperador. Cada chicoteada, cada ferimento, toda humilhação, aquela coroa de espinhos, os cravos em suas mãos e pés, eu não sabia o que fazer, eu só queria ajudá-Lo e fazer com que o sofrimento d’Ele acabasse. Não conseguia entender, aqueles que um dia andaram e viram os milagres d’Ele estavam O acusando de algo que era inocente. Eu falava, mas ninguém me escutava, tentava dizer aos que estavam perto de mim que Ele não havia cometido erro algum, todavia, não me davam atenção, pareciam estar presos a uma mentira e cegados por esta. Desde o julgamento até o Calvário chorei as lágrimas mais doídas e agonizantes. Meu coração estava em pedaços em estar diante de toda aquela situação. Mesmo no extremo do seu estado físico, Jesus intercedeu por todos, ainda que nós não merecendo, teve compaixão de todos os homens da terra. Quando eu olhava para Seus olhos enxergava amor, perdão e bondade, e me recordava, lá do início, de quando soube pelo anjo que O receberia em minha vida. Ele é o Amor mais puro e verdadeiro que esse mundo viu, e Ele foi a resposta do Senhor pelos pecados de toda humanidade.
Pediram-me uma poesia autoral sobre mãe. Digo a vocês que não sou poeta; seria muita, mas muita pretensão de minha parte, abraçar e/ou adotar esta condição artística-filosófica.
Mas se fosse para eu associar poesia à mãe, diria que:
Mãe é sinônimo de amor que é sinônimo de poesia que é sinônimo de mãe; fim.
A minha opinião, formada sobre tudo, não me leva a nada, na vida neste mundo.
Preciso ser mais gente, ser menos intolerante, viver inteligente, seguir sempre adiante.
Deixar a indiferença da religiosidade vã, não negar a minha fé, confiante no amanhã.
Amar é mandamento presente na religião, quem me dera ver o povo cheio de amor no coração.
A mensagem do grande mestre, alcançou milhares sim, inundou o globo terrestre, cumprindo o seu fim.
Quem não ama é inconsequente, mesmo tendo religião, sendo desobediente com o autor e consumador da salvação.
Êxtase de um anjo aprisionado...
Numa fração de segundos com lágrimas sobre face examino o meu inconsciente preso na nostalgia tento explorar o inexplorado abro minha mente para reflexão e ao aproximar do portal para contemplar encenação teatro da vida eis que abrem as cortinas e ouço um canto angelical misterioso sinto meu corpo em transe um coral define o significado do amor, raios solares transferem energia espiritual que renovam minha áurea. Em plena metamorfose contemplo a perfeição do criador, uma exército de anjos me me fascinam, vozes veludas um querubim em especial da sentido para minha busca, com uma rosa vermelha e declaração de amor revigoram meu eu.
12/08/2022.
A Vida É Sobre MUDANÇAS!
Às Vezes, De Endereço, Ás Vezes, De Aparência E, Ás vezes, De Atitude Mesmo
É preciso manter longe, TUDO e TODOS àqueles que se vestem do que empobrece a alma...
A maldade, o preconceito, a mentira, a INVEJA, o desrespeito, o
egoísmo, a hipocrisia A INGRATIDÃO
Exalte o riso, o sossego,
a reciprocidade, o colorido, a liberdade, o peito aberto.
Dispense os medos, as metades, o VAZIO, a INSEGURANÇA.
SEJA FELIZ ✌🏾👊🏾🇧🇷
MULHER REALEZA
Conheço uma mulher realeza
Não falo de força e beleza
É sobre fé, luz e clareza
Saída do casulo escuro
Em meio à natureza
Com asas virou borboleta
É como digo a vocês
Muito do que carrega
São dores, culpas e entrega
Dos filhos que alguém cuidou
Amor do peito brotou
Aos seus pais pode honrar
E com sabedoria perdoar
Nas rodas, danças, fogueiras
Expurgando os sofrimentos
Nas pedras da corredeira
Em cada gota que pulsa
Viveu lindos momentos
Sabendo que vai vencer
Um dia vivido por vez
Se por hoje escolheu viver
Foi em nome dos filhos de Deus.
Um dia me perguntaram sobre a transcendência, se eu acredito em alguma parte de sua suposta sagrada essência. Minha resposta, uma questão em contraparte, com simplicidade respondi, lançando outra pergunta no ar; Descobriste aquilo pelo qual morrerias? Se a resposta for não, ó alma inquirida, ainda não encontraste a luz que te conduzida.
Se por nada morrerias, meu amigo, significa que és teu próprio abrigo. Em ti reside o valor mais precioso, tu és o âmago, sublime e grandioso.
Porém, se há algo pelo qual ousarias tudo, então encontraste o bem que te conduz, pois aquilo que em ti suscita tal paixão, é a maior noção de sublime elevação.
Pode ser algo ou alguém; como a verdade, a justiça ou o amor. A causa pela qual te entregas com fervor. Qual causa te faz voar além do aqui? Transcender é lançar-se além do comum.
Para Sócrates, a justiça; para Giordano Bruno e Hipátia, a verdade; para Jesus, o amor.
A verdadeira transcendência reside na imanência, naquilo que em ti ousar e te guiar.
Isto é, se tua resposta é negativa, uma inquietude ainda habita em teu ser, pois a transcendência ainda tens que conhecer, porque somente quando encontras o propósito que te arrebata o coração, desvelas a verdadeira face da transcendência, a sublime conexão.
Se nada encontrar que te mova a sacrificar-te sem hesitar. Então és, em ti mesmo, o valor supremo a contemplar; aquele que não morreria por nada é o seu próprio cume, em seu ser reside a grandiosidade que transcende o costume.
A contrário sensu, aquele algo pelo qual ousarias enfrentar qualquer desafio, é vislumbrar a maior noção de transcendência que a alma traga. Na busca do que te eleva além, encontra-se a tua chama, a única conexão com um sagrado, a essência que te chama.
No galope do cavalo, a alma perdida,
Um coração embriagado, amor que terminou.
Sobre a trilha do sertão, saudade vivida,
Perdeu o amor da sua vida, tão amado e louvado.
Passos solitários na terra árida e seca,
Apegado às lembranças que o peito abraça,
Nos versos da cachaça, histórias da vida preta,
Chorando o amor que partiu, sem promessa que faça.
Cavalga o cavaleiro com dor e saudade,
A noite é cúmplice do lamento sentido,
Pelas veredas do coração, a eterna jornada,
Vai chorar de saudade o amor já esquecido.
No sertão, o cavalo é seu fiel companheiro,
Enquanto a saudade tece a teia da memória,
Entre goles e versos, o coração prisioneiro,
A dor do amor perdido, transformada em história.
O seu time (Tempo) Perfeito - Prosa
O que dizer sobre o time perfeito?
O que é esse time perfeito?
Preciso tanto desvendar o seu time perfeito.
Tenho medo de não estar acertando o seu time.
Você diz ser chata e complicada, isso dificulta um pouco as coisas para mim.
Às vezes, fico com medo de estar sendo muito invasivo, chato e, sem noção.
Tenho muito medo de não estar presente no seu time perfeito.
Tudo bem, você ser assim, chata e complicada às vezes, eu não me importo com isso.
Tudo o que eu preciso é, conseguir estar presente, ou ausente, se necessário, no seu time perfeito.
A alegria de fazer parte de sua vida e, ter um espaço especial no seu coração, compensa toda essa incerteza de que eu esteja, ou não, acertando o seu time perfeito.
Tenho medo de perder o seu time.
O meu time, não importa pra mim, desde que você sempre esteja presente nele.
Às vezes, acho que estou deixando passar algo despercebido no seu time.
Gostaria tanto que você me permitisse conhecer o seu time perfeito.
Fico tão chateado, quando percebo que a aborreci por ter errado o seu time certo, e acabar sendo muito pegajoso, justamente na hora em que você mais deseja ter, o seu próprio espaço.
Sinto-me desmotivado e arruinado.
Queria tanto ter o poder de prever e conhecer o seu time perfeito para que jamais a faça passar raiva, ou qualquer outro sentimento que lhe cause dor e medo.
Faria tudo o que lhe agradasse e, quando preciso fosse, ofereceria o meu ombro amigo para você chorar.
Se precisar brigar ou reclamar de alguém, ou alguma coisa, ouviria com todo o amor e paciência do mundo, só para vê-la aliviada.
E, depois que toda a sua ira tivesse passado, você voltaria a brincar e sorrir novamente.
Mas parece que tenho errado bastante o seu time perfeito.
Por favor, se por acaso eu estiver errando muito o seu time, não desista de mim.
Ajude-me a entender melhor o seu time perfeito.
Gosto tanto de você, que se o seu dia não for perfeito, o meu será uma ruína.
Desejo que tudo dê certo para você, que seu dia e sua noite, sejam agradáveis, mesmo que eu não possa fazer parte deles.
Para mim, o que importa, é sua alegria e felicidade.
E, quando sentir falta de carinho e atenção, saiba que estarei aqui, com meu time, sempre perfeito para você.
O seu time perfeito, é tudo o que eu mais quero desvendar.
Quero ir mais além de um colorido de cores enfeitado sobre a terra, quero penetrar sua esfera
Quero ir mais além de um céu azul vestido de manjedoura, quero desavessar seus mistérios...
Quero ir mais além do infinito e da profundidade, quero possuir o território das essências, aonde olhos nenhum podem ir.
Sem choro
Sem lamento
Sem dor
Quero ir pra onde não tenha adeus e nem lembranças
Quero uma ida sem volta
Sem medir distâncias e altitudes
Quero ir aonde o limite não me alcance
Quero ir...
Apenas ir...
Deixe- me ir...
Preciso ir...
Quero ver a linha do horizonte acima do oceano a me guiar
Quero ver os raios de luzes se desprender no caos da escuridão
Quero ser o passado no presente
Quero ser o futuro no presente
Quero ser a ironia do tempo
Quero fazer o que ninguém ousou
Quero ser o que o mundo esqueceu
Quero ser o diferente dos iguais
Quero ser apenas um entre muitos
Quero a chave da minha liberdade que me roubaram
Quero ser livre
Quero ser prisioneiro de mim mesmo
Quero ser apenas eu em espírito e em verdade, e mais nada.
pare por um momento, repense tudo sobre você, veja se o que está vivendo é realmente o que você quer viver, se realmente este é o propósito de Deus para sua vida.
Nunca é tarde para mudanças, nunca é tarde para mudar a rota da sua vida.
Veja qual o tipo de semente você está plantando hoje para colher amanhã.
Não há como colher frutos doces semeando semente de frutos amargos.
Lembre-se que a vida é feita de escolhas, de decisões tudo o que você escolher hoje vai refletir no dia de amanhã.
Tenha um excelente dia Deus te abençoe
Quase terminando, escrevo agora sobre o contrário da maldita gula, que e entre outros, tem como antônimo a moderação, a parcimônia e se quiser ser radical, o ato de jejuar.
Creio que o termo moderação é bem adequado para definir o contrário dessa voracidade de comer.
Assim como a desnutrição, o sobrepeso é um problema de saúde pública mundial, mas existe um problema maior ainda em relação à gula, a obesidade mórbida.
Minha esposa, gosta de assistir um programa de fatos verídicos (um reality show do canal Discovery Home & Health), aqui chamado de Kilos Mortais.
No início eu reclamava de ver os capítulos, mas depois de ver tantos, já não reclamo e entendo melhor o problema que essas pessoas sofrem.
É assustador assistir a situação de alguém que não consegue mais levantar da cama, com 300 kg ou mais, e ainda,
enxergar todo o envolvimento dos familiares, que não sabem o que fazer para ajudar ou resolver. Em alguns capítulos, a coisa chega às raias da loucura, as pessoas que estão envolvidas com o problema, ajudam aquele ser humano a engordar mais ainda, afinal de contas, são eles que levam a comida para a cama onde essa pessoa imensa, depois de tanto comer, espera a hora de sua morte, impressiona demais.
Uma coisa é certa, quem está envolvido com esse ser, acaba sofrendo algum distúrbio psicológico, e junto com ele, entram em "parafuso" emocional. Tem que ter muita estrutura para sair desse círculo vicioso.
Enfim, é um programa muito deprimente. Tudo começa pela falta de moderação, inicia-se então um ciclo vicioso (comer também é um vício), comem para se satisfazer e acabar com alguma angústia, e a medida que não se sentem satisfeitos, comem mais para tentar acabar com aquela ânsia da falta de satisfação.
Há pouco tempo, uma colega de trabalho me disse: "acho que todo mundo tem um vício qualquer".
Concordo plenamente, tem vício para tudo quanto é lado, vício em trabalhar, em não trabalhar, em malhar, em sedentarismo, em bebida alcoólica, em cigarro, em drogas, enfim, a lista é estensa.
Tem um ditado que diz: "tudo em excesso faz mal", então ser moderado em tudo é importantíssimo.
Extrapolo isso para todo os pecados capitais.
Ser moderadamente irado, lhe aproxima da paciência, ser moderadamente soberbo, vai abrir o caminho para sua humildade e assim por diante..
Só não tem como ser moderadamente avarento, se a pessoa é mão fechada não tem como ser menos "pão duro", mas isso fica para o próximo texto enfadonho do contrário dos sete pecados capitais.
Antes de terminar, faço uma ressalva para o ato de jejuar.
Quando jovem jejuei algumas vezes, achava e acho um ato penitencial fantástico, sentir no corpo o que tantas pessoas sentem nesse mundo tão desigual. Está na hora de voltar a fazer isso de vez em quando. Acho que vou jejuar amanhã!
E tenho dito...
Voltando ao assunto, decidi escrever sobre o contrário da inveja.
Seja por ciúme ou ganância é um pecado horroroso, e o suprassumo da cobiça, desejar algo que o outro possui.
Somos presos à tudo que o dinheiro pode proporcionar, mas quem não quer "comprar felicidade"?
Para a grande maioria, a vontade de ter é sempre maior do que a vontade de ser.
E como diz o velho e bom ditado: a grama do vizinho é sempre mais verde.
O nosso celular perde a graça assim que alguém nos apresenta a nova versão.
Isso é tão vazio, afinal de contas a nova versão de tudo aparece com velocidade cada vez maior.
No Google não consegui achar uma palavra exata para definir o antônimo da inveja, mas gostei de desprendimento.
Acho que quando a gente consegue se desprender das coisas, a inveja não acha lugar no nosso coração.
Como dizem por aí, os grandes prazeres da vida estão nas coisas mais simples.
Nesse sentido lembrei de um cena do filme Forrest Gump (O Contador de Histórias), quando o grande amor da vida do Forrest estava no leito de morte. Ele contou para ela dos grandes momentos que viveu, e todas as ocasiões narradas refletiam a contemplação da natureza.
Então acho que é simplesmente isso. Para acabar com esse desejo humano interminável de ter, devemos contemplar o que nos cerca. Talvez essa atitude seja suficiente para nós, com a mente quieta e em paz, tentar achar o prazer em meramente ser.
Depois que postei o que escrevi em um grupo de whatsapp de amigos de infância, Roberto São Thiago, me deu uma definição muito melhor para o contrário da inveja, a admiração. Por isso, cheguei a conclusão que sou exageradamente invejoso, admiro poucas pessoas.
E tenho dito.
'O cristão não tem direito sobre a Palavra de Deus. Não pode manipulá-la, alterá-la ou tratá-la como posse pessoal. A Palavra não é propriedade humana, é revelação divina. O que temos não são direitos sobre ela, mas o privilégio de ouvi-la, viver por ela e anunciá-la com fidelidade.
Se há algum direito, é o que Cristo nos concedeu: o direito de sermos chamados filhos de Deus... E mesmo isso não foi conquistado por mérito, mas recebido como dom da graça revelada. "
Era necessário que a coroa de espinhos fosse colocada sobre sua cabeça?
Nenhum dos ladrões que com ele foram crucificados recebeu esse ornamento.
Mas a Ele — JESUS — era preciso humilhar, expor, desfigurar.
Colocaram-no diante dos seus, não como mártir, mas como artífice de uma conspiração.
Queriam que o vissem como autor e executor de um levante contra os poderosos.
E assim, sob o peso da dor e do escárnio, coroaram o inocente com o símbolo da culpa alheia.
Oração pela Luz na Depressão
Senhor, quando a escuridão pesar sobre mim e minha alma se sentir cansada, ilumina meu coração com a Tua paz.
Dá-me forças para cada novo dia, esperança para cada pensamento, e fé para acreditar que não estou só.
Ampara-me no Teu amor e faz nascer em mim a alegria de viver.
Amém.
O Julgamento de Deus e a Autoavaliação
Não cabe a nós falarmos sobre o certo ou o errado. Essa prerrogativa é de Deus, pois Ele vê o que está em nosso coração. É Ele quem julga conforme o que encontra em nossos corações, em nosso caráter e em nossa fé.
Não julgue uma pessoa pelo seu caráter ou pelas suas crenças. Em vez disso, julgue a si mesmo pelo o que você faz. A verdadeira medida não está no que vemos nos outros, mas na nossa própria conduta diante de Deus.
Um Olhar de Gratidão Sobre Romanos - Capítulo 8.
✔️Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
✔️Aplicação Espiritual...
"Essa pergunta não busca uma resposta. Ela afirma uma certeza inabalável: nada pode nos separar do amor de Jesus.
Paulo nos convida a viver com essa confiança - mesmo quando as circunstâncias dizem o contrário, Cristo nos ama.
A vida pode ser dura, mas o amor de Cristo é mais forte"
✔️Tribulação? Angústia? Perseguição? São desafios que povoam o nosso cotidiano - é verdade e não precisam ser ignorados - mas afrontados com a Palavrade Deus.
✔️Como Ele revela em Efésios 6.10 - "... quero recordar-lhes que a força de vocês deve vir do imenso poder do Senhor dentro de vocês.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp