Textos de reflexão sobre a vida
Quem sabe um dia, durante sua simples existência, as pessoas aprendam que a felicidade está em gostar de tudo que se tem, ao invés de ter tudo o que se quer.
Quem sabe, elas entendam que passam a vida correndo atrás de uma estranha felicidade e isso as impede de serem felizes.
Quem sabe em um dos seus raros momentos a humanidade compreenda que o que temos não deve definir que somos.
Mas o que somos pode definir quem teremos ao nosso lado.
Quem sabe um dia, nos intervalos da própria ganância, aprendamos que não importa o que temos, mas quem temos ao nosso lado.
E, talvez, num breve momento de iluminação, consigamos perceber que não importa o tamanho da sua felicidade, ela será infinitamente pequena se não tivermos com quem dividi-la.
Quem sabe um dia possamos compreender que se gasta muita saúde cultivando dinheiro e depois gastam dinheiro para cultivar a saúde. E daí perceberemos que perdemos muito tempo fazendo planos futuros e esquecemos do presente, tanto que a vida tende a ficar sem futuro nem presente.
Quem sabe possamos entender ainda que a vida é cheia de desafios, mas eles não são motivos para o desânimo, mas que criam em nós o orgulho de vencê-los.
Quem sabe um dia todos percebam que se desperdiça a vida como se nunca fôssemos morrer e que morremos como se nunca tivéssemos vivido.
Quem sabe descobriremos que se deixarmos a ganância e arrogância de lado , conseguiremos achar a felicidade em coisas simples, e ao sermos simples nos tronaremos felizes.
Talvez possamos enxergar que ter algo para ter alguém é ineficaz, e que os verdadeiros amigos nos acompanham por sermos, mas não por termos.
Nesse dia perceberemis que gastamos muito tempo com o ter, e nos esquecemos de ser.
Quem sabe nessa existência ainda perceberemos que deixamos de amar plenamente na presença, para amar na saudade , exatamente como a chama da vela que só damos valor quando se apaga.
Quem sabe um dia o dinheiro se torne tão sem importância que possamos ver que gastamos tanto tempo para sermos donos de algo, e depois esse algo se torna nosso dono.
Quem sabe um dia possamos entender na nossa arrogância, que damos muito valor às coisas ruins e pouca importância às boas.
E que não importa quantos momentos de felicidade vivemos ao lado das pessoas, um único momento de infelicidade pode destruir tudo.
Eu sei que um dia vamos aprender.
Por: Fox Allan
Fico pensando em como é difícil conquistar um coração, como é difícil adentra-lo e conquistar um espaço, muitas vezes doloroso e árduo, não existe um caminho ao certo, um atalho, um sinal, como podemos segurar nossas ações e intenções diante de algo que boa parte de nossas vidas sonhamos viver? O afago sincero, o beijo repleto de sinceridade, o porto seguro, e principalmente o olhar sereno e gostoso que nos transporta com facilidade deste mundo pra outro, quem não quer isso? Quem um dia nunca desejou conquistar ou despertar isso em alguém? Por isso creio fielmente que diante de possibilidades maravilhosas fatores como orgulho, omissão de sentimentos, joguinhos emocionais e ações repletas de poses e falsas palavras jamais devem ser empregadas quando reconhecemos em alguém possibilidades lindas, por isso devemos ser quem realmente somos e expressar o que realmente pensamos e desejamos, devemos mostrar nossas falhas, erros, vulnerabilidades, pois tudo isso torna o ser único! Afinal nunca devemos nos aproximar de alguém por algo que criamos, modelamos ou projetamos para se obter êxito, mas sim por quem somos de fato, seja na ausência de ações ou em excesso de ações.
Particularmente penso que para se conquistar um coração são necessárias muitas habilidades, precisa de paciência e calma ( E como isso é difícil!) passei a entender que tem que ser vagarosamente, disfarçadamente, creio que no fundo não alcançamos o coração de alguém com pressa, infelizmente.........
Creio que temos que nos aproximar com meias palavras, suavemente, apoderar-se dele aos poucos, com cuidado, não se pode deixar que percebam que ele será "roubado", na verdade, teremos que furtá-lo, docemente.
Conquistar dá trabalho, requer paciência, fazendo uma analogia é como se fossemos tecer uma colcha de retalhos, aplicar uma renda em um vestido, tratar de um jardim, cuidar de uma criança!
É necessário que seja com destreza, com vontade, encanto, carinho e sinceridade no olhar, nas palavras e principalmente nos gestos que se não forem dosados podem "assustar negativamente" ou até mesmo surpreender positivamente! Como é difícil expressarmos nossos desejos para alguém não é mesmo ? Como é dificil nos declararmos! Complicado não é? Mas qual seria a graça se existisse uma fórmula? Talvez seja uma "fórmula sem fórmula" que geralmente é muito bem expressa como por exemplo na sinceridade de uma criança que deseja algo e que sem anseios, dúvidas ou medo simplesmente diz! Uma vez me ensinaram que ao reconhecermos um possível amor devemos sem medo nos doar e mostrar nosso melhor, pois o que fazem com os nosso melhor que realmente nos mostra quem deve ou não permanecer ao nosso lado, e eu acredito muito nisso.
Mas é difícil, temos que segurar o ímpeto! Racionalizar o irracional que chamamos de emocional, e isso deve ser feito de forma sincera, como isso é difícil!!!! Isso demanda esperteza, mas não falo dessa esperteza que todos conhecem, falo da esperteza de sentimentos, daquela que existe guardada na alma em momentos que precisamos.
Quando se deseja realmente conquistar um coração creio que antes já tenhamos conseguido conquistar o nosso! É preciso que ele já tenha sido explorado nos mais puros e mínimos detalhes, é importante que tenhamos aprendido com experiências, é necessário que tenhamos conseguido conhecer cada cantinho do nosso coração, cada espaço já preenchido e por fim aceitar cada espaço vago....e então, quando finalmente esse coração for conquistado, quando tivermos nos "apoderado" dele, vai existir uma parte de alguém que seguirá conosco, uma metade de alguém que será guiada por nós e o nosso coração passará a bater por conta desse outro coração.
Eles sofrerão altos e baixos sim, mas com certeza haverá instantes, milhares de instantes de alegria, baterão descompassado muitas vezes, e sabe por que? Faltará a metade dele que ainda não está junto de nós! Até que um dia, cansado de estar dividido ao meio, esse coração chamará a sua outra parte e alguém por vontade própria, sem que precisemos roubá-lo ou furtá-lo nos entregará a metade que faltava.... e é assim que eu acredito que se rouba um coração, "fácil" não?
Pois é, nós só precisaremos "roubar uma metade, a outra virá na nossa mão e ficará e por fim ficará detectado um "roubo" então!
E é por isso que acredito que encontramos tantas pessoas pela vida que dizem que nunca mais conseguiram amar alguém... é simples... é porque elas não possuem mais coração, eles foram roubados, arrancados do seu peito, não vivenciaram um amor, mas sim uma paixão, que são coisas completamente diferentes, paixão é forte e de pouca duração, dura alguns meses como já comprovado, amor é profundo e durável, paixão é da natureza humana, o amor é da natureza divina, paixão é egoísta e busca apenas seu interesse sempre é incapaz de perdoar, amor busca continuamente o interesse do outro, paixão pode se transformar em ódio! Amor nunca se transforma em ódio! A Paixão é burra e fácil de acontecer, o amor é sábio e busca alternativas, mesmo sendo as mais difíceis, a paixão é cega e acontece de uma hora pra outra! O amor REVELA O CARÁTER DE DEUS, portanto somente com um grande amor ela terá um novo coração, afinal de contas, corações são para serem divididos, e com certeza esse grande amor repartirá o dele com você!
SENHORA DA MINHA VIDA
Preciso dormir
Para não esquecer-me de quem sou
Dona do ar......Da escuridão
Da claridade.....Da imensidão
Dona de mim mesma
Do maldito.....Do bendito
A minha cama é a estrada
Que me leva a ti
No caminho do infinito
Onde canta a voz de um luar
Alma de orvalho
Trago-te nos meus braços cansados
Flores sem os galhos
Deixei para trás os espinhos
Os espinhos...Ficaram nos galhos.
Das rosas vermelhas que me deste
A pior dor é a dor da alma
Esmigalha....Ferida
Preciso dormir...
Para não esquecer quem sou
Dona da minha alma orvalhada de mim mesma.
DESPI-ME DE MIM OU DE TUDO
Despi-me do meu orgulho, para ficar contigo
Despi-me dos sentimentos, para serem os teus
Despi-me do preconceito, pelo teu amor
Despi-me da tristeza, para ser a tua alegria
Despi-me do meu corpo, para ter o teu
Despi-me de viver, para viver contigo
Despi-me do meu sorriso, para ser o teu
Despi-me da minha pele, para ficar na tua
Despi-me das fraquezas, pela tua modéstia
Despi-me das loucuras, para não te perder
Despi-me dos sonhos, para os realizar contigo
Despi-me da mentira, para conhecer-te na verdade
Despi-me do meu egoísmo, para ser a tua liberdade
Despi-me da minha arrogância, pela tua simplicidade
Despi-me de mim própria, para sermos um só
Despi-me de tudo, só para te fazer muito feliz.
(...) Meu amor
E tudo que toca o coração, fala alto.
E ele nos diz: vai, eu te dou cobertura. Nada que seja tão belo, intenso e profundo chegue mais alto do que eu, vai mais longe do que eu e nem mexe com alguém tanto quanto eu mexo. Porque se há vida, há sensibilidade. Se há sensibilidade, há emoção. Se há emoção, há amor. E se há amor, há de ter vida dentro de cada vida. Então: pulsa, vibra e sente! E se tudo isso ainda não te é suficiente, tudo bem. O amor vai muito mais além de você. E mesmo sem entender, aceite... Só isso! Isto é saber, linda e intensamente, viver.
Pense na vida que você sonhou para você. A pessoa que você imaginava que iria estar ao seu lado. Pense no trabalho que você sonhou em ter. Você está vivendo a vida que sonhou para você mesmo? Você é quem você queria ser quando crescesse?
Abra seus olhos. Dê uma boa olhada ao seu redor. Como é a vista? Você gosta do que vê? Lembre-se de quando era pequeno. Você está vivendo a vida que sonhou em ter? Ou você ainda está sonhando com algo ainda maior?
Não espere nada de ninguém, não mude nada por ninguém, mantenha seu respeito por todo mundo, não espere isso de volta também.
Tenha sempre um plano B e C, não ouse não usa-los.
NÃO, Corra do que te faz mau, demonstre sua valentia.
Corra atrás do que te faz bem, tudo tem seu preço.
Somente tema o anjo da morte, se acaso sua vida não tenha valido NADA! Chegou a hora de fazer essas contas, o que valeu e o que não valeu a pena!
O anjo da morte não é seu inimigo, vc é seu próprio inimigo!
❝Abençoados sejam aquelas pessoas que estão ao nosso lado compartilhando do nosso cotidiano ... e nos compreendem e nos dão forças ... sem uma palavra se quer ser pronunciada ... amigos que nos recebem com amor e carinho ... sinceridade e verdade em seus corações ...
Abençoadas também sejam essas pessoas que não são capazes de aceitar as nossas diferenças ... que não compartilham do mesmo que afeto que enviamos ... são estas que nos levam a aprender e evoluir ... compreendendo que todos somos seres únicos ... moldados de acordo com o amor que aceitamos em nossos corações ! ❞
Sou como este poema escrito a lápis...
me deito em folhas brancas,
objeto de criação de um poeta
que sonhou um mundo imaculado
Tintas não me servem.
Limitam, eternizando até o que não é bom.
O carvão,
Ainda que carbonizado a madeira
matéria prima extraída de uma vida
apago com borracha.
É quando me refaço.
Ou me recrio
Na vida não existe nem vencedores ou perdedores.
Nem grandes nem pequenos.
Nem superiores ou inferiores.
A vida ė algo passageiro.
Legados não existem.
O próprio tempo mata qualquer tipo de legado.
As vezes temos que calçar a sandália da humildade e sabermos que não somos nada.
No teatro da vida somos muitas vezes figurantes e outras vezes autores.
No teatro da vida um dia a cortina se fecha e o teatro se acaba.
Plantado no mais hostil cemitério, descrita por uma lápide com dizeres que já não são tão relevantes.
Viva como se fosse morrer agora, diga algo pra quem você ama agora, realize seus desejos e sorria agora, pois quando as cortinas se fecharem já será tarde de mais pra fazer o que pensou em fazer.
Humberto Piloto
Você não precisa de uma foto provocativa com uma frase que chame atenção para contar que está bem sendo sozinho no dia de hoje. Vai, assume pra mim, não tenha medo. Você também queria alguém para passar o dia de hoje, ter um cantinho na parede colada na cama para reservar à alguém ou um carteiro que batesse na porta e entregasse o maior bouquet de rosas que você já viu na vida. Pode assumir, você não vai ser visto com outros olhos por causa disso. Fica tranquilo.
Todos nós temos carências, sentimos falta de ter alguém para dar boa noite depois de um dia cansativo. Acordamos com a esperança de receber uma mensagem de "bom dia, linda" e saímos por aí na procura incessante de encontrar alguém especial que complete esse quebra cabeça gigante que é a vida. Posso ser sincera de novo? Quanto mais você procura, mais longe vai estar de achar. Infelizmente é assim! Amor não é algo que você sai por aí em busca, é ele que te encontra. Ele vai te achar quando você tiver distraída na fila do caixa, de cabelos oleosos e presos. Ele vai trombar com você na rua para te entregar um panfleto e você nem vai ter tempo de notar porque estava preocupada demais procurando no lugar errado. Vai chegar de mansinho, como quem não quer nada, vai abalar suas estruturas, você vai perder o chão e ele vai te devolver ao mesmo tempo.
É exatamente assim. Tudo acontece quando você não está esperando e quando assusta já estão comemorando o primeiro dia dos namorados juntos. E aí será sua vez de fazer uma montagem linda de vocês, com uma gigante declaração de amor para provar ao mundo o quanto são felizes juntos e que sorte a sua de ter encontrado alguém. Mas não se esqueça que você também não precisa provar ao mundo o quanto é feliz com alguém ou como é privilegiado por ter alguém para compartilhar o dia dos namorados.
Você não precisa provar nada para ninguém, entede? Não precisa se descabelar em busca do presente perfeito, o mais caro ou até mesmo feito à mão, onde você dedicou longas noites para confeccioná-lo e enfeitá-lo com frufrus rosas e glitter. Não precisa pedir a todos os seus amigos para enviar uma mensagem ao seu (sua) namorado (a), dizendo que esse sentimento é tão grande que chegou no Canadá.
O amor não precisa disso. Amor não é feito de presentes materiais. Amor é toque, é cuidado regado de paixão, é compreensão nos dias mais longos, é conversa, é carisma e companheirismo. É estar perto mesmo quando está chateado demais pelos seus motivos. É passar por cima do orgulho e do ego, olhar nos olhos e dizer: "eu te aceito do jeito que você é, não te mudaria em nada, eu te amo exatamente dessa forma." E se ainda assim algo te chatear demais ao ponto de deixar esse relacionamento para trás, não volte a publicar por aí dizendo que acabou, boa sorte, não tem o que dizer e o que sente não mudará. Ele vai te achar de novo, mesmo você jurando de pé junto nunca mais se entregar.
Queria que você sumisse de uma vez. Inclusive da minha cabeça, que há muito deixou de ser minha, tenho a impressão de que você é o dono, porque não tenho controle nenhum sobre as horas em que é conveniente lembrar de você, costumo lembrar até quando estou escovando os dentes. Gostaria de ir dormir e conseguir pensar em outra coisa que não fosse você. De ouvir uma música e não associar ela a você automaticamente. De ver um filme e não lembrar que você tinha mania de nunca me deixar assistir todo. De não lembrar que você sempre me fazia elogios quando eu não esperava, e maioria das vezes estava toda descabelada. Gostaria especialmente de não querer ter tudo de volta. É um saco ficar imaginando o seu rosto em outras pessoas, porque no final das contas, nunca é você, nem sequer parece. Mas eu insisto em ter esperanças de que seja, então continuo te enxergando nos rostos alheios, como se pudesse recriar em algum deles a imagem que tenho de você.
Quer saber? Você deveria se afastar de vez, já que sou incapaz de afastar você. Se não vem para ficar, então não tem motivos para vir. Tenha a fineza de reconhecer que não estou satisfeita em ter você por partes, então suma de uma vez. Ou fique, e venha completo, por favor.
A vida
De todos os caminhos possíveis
escolhi andar por este que sigo agora...
...mesmo cheio de pedregulhos e surpresas
mesmo sinuoso e repleto de incertezas
esse foi o caminho que escolhi trilhar.
Escolhi meu norte a partir do descaminho
a princípio escolhi caminhar só, só eu, sozinho
e agora vem você... cheia de desvios e atalhos
cheia de planos, cheia de teorias e possibilidades
cheia de ideias práticas, confrontando minhas teorias absurdas
questionando-me e ao meu vazio.
De todos os caminhos possíveis, em um leque de tantos outros
tinha que seguir logo por esse?
Ser esse tsunami que és?
E ser versada em tantas possibilidades?
Tinha que seguir a minha sina, como se sua fosse?
Viver o meu Karma, como se seu fosse?
Carregar a minha cruz, ainda tão pesada
como quem carrega a própria cruz?
Transformar-se em elemento indissociável às minhas escolhas
e tão indispensável como o próprio caminhar?
E agora, toma para si também a rédea da situação, me domina
como se tivesse a minha autorização
como se tivesse uma procuração assinada em meu nome
- e ainda em branco - te autorizando a fazer o que bem entender.
Me conduz feito mais um da sua manada pessoal
mais um dos tantos outros desgarrados de seu rebanho
faz o que queres comigo, e já até me faz sentir que gosto do que vejo
que gosto de no que você me transformou.
Decisões
Eu falo do futuro,
Pensando no presente,
Mas o passado tão presente,
Insiste em desmoronar meu sonhado futuro.
E no presente choro pelo futuro,
Por que o passado esta cada dia mais presente,
Trazendo a incerteza ao futuro prometido.
Já não sei mais se prefiro meu passado,meu presente,
Ou espero o futuro.
Mas de uma coisa eu sei!
O futuro do que é presente,
Não deixa espaço para o passado que esta doente.
E chego a conclusão, a vida não presta!
Nos trilhos da vida
Caminha minha pobre alma
Ainda não é a eterna despedida
Desejo destilar aquela velha calma
Nos caminhos desconhecidos do destino
Minha fé repousa no Eterno
É ele quem me deu a coragem desde menino
Para combater os horrores do inferno
Deus é meu refúgio,meu Porto seguro
Um dia aonde devo descansar
Me leva adiante nos mares do Futuro
Com sua Luz,seu amor me faz encontrar
Quero com sabedoria dizer
Ter forças para doutrinar
E assim alegria em viver
Para sempre eu poder amar!
'EM BRANCO'
Não quero passar a vida
como uma página em branco.
Não!
Quero escrever e pintar a minha história
usando das cores que eu tenho direito.
E ter o direito de criar outros personagens,
e até resgatar os que ficaram no passado.
Passados a limpo também serão os meus rascunhos,
que tanto me ajudaram a planejar cada parágrafo.
Traçando o risco,
virando a página
e arriscando um novo rabisco.
Sem apagar nada
pois a borracha eu não usarei.
Deixarei que as letras borradas sinalizem:
posso reescrever qualquer linha, qualquer traço.
As vírgulas? Eu vou usar e abusar delas.
Para que todo o instante seja um sopro de vida
e em cada curva eu tenha a certeza
de que o ponto final do meu livro
está longe de chegar.
O ser humano costuma forjar-se.
Na perspectiva de se auto afirmarem melhores e merecedores, surge uma forma desigual sobre outros. Então, somos tudo que queremos afirmar?
É ausente a balança mediadora de escolhas e sentimentos tão baixos e estúpidos.
Mas o que é ser estúpido?
É Saber demais das teorias e não exercê-las?
Ou é zombar da nossa condição, limitação e veracidade?
Para que serve o nosso intelecto sem a maçã do limiar que há em existir imperfeito?
Devo aproveitar-me de minha imperfeição para castrar meu estado existencial?
Pra que se vestir de tanta estupidez e arrogância?
Se nada terei no universo sem sombras de dúvidas..
Ninguém deve pertencer ao inferno. Mas instintivamente, perde-se muito da vida criando sementes daninhas e que geram frutos.
Para que serve a vida, se não noiva-la com a gratidão e generosidade?
A vaidade feminina é uma coisa interessante! O pintar dos olhos, o baton nos lábios, a vestimenta do corpo, enfim, cada mínimo detalhe é esculpido com a intenção de se ficar melhor consigo mesma; Mas o principal de tudo é saber dosar a vaidade para que não se torne avareza e como conseqüência insanidade.
Uma beleza peculiar cada uma tem!
Cultive-a e não a mascare, seja natural, pois por si só, isso já basta...
Dias de Outono parecidos ha solidões intermináveis a choros de saudade de amores perdidos.
Sonhos esquecidos, frases perdidas no tempo e no esquecimento dos dias cinzas, de uma vida.
Nos dias insólitos de Outono o amor floresce nos corações e enche o canteiro da mente de paixões e sentimentos capazes de transpôr a barreira da razão e da emoção.
Eu sei que com o tempo
esquecemos muitas coisas
mas,jamais quero esquecer
o amor que recebi da vida.
E abraços que me fizeram
forte me deram suporte para
enfrentar a dor.
O carinho, recebido quando
precisava para acalmar a
alma e pensar com calma.
A palavra amiga que me fez
entender mais da vida para
me sentir acolhida.
O olhar que me sorria me deixou
feliz mesmo quando não percebia.
O beijo que me ensinou o amor
e devolveu-me à vida.
- Relacionados
- Textos sobre a Vida
- Textos para Refletir sobre a Vida
- Mensagens de reflexão para encarar a vida de outra forma
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
