Textos de reflexão sobre a vida
Dizer 'eu me amo' não é egoísmo, é amor-próprio. É impossível amar outra pessoa sem antes se amar profundamente. Tenha orgulho da pessoa que você, se respeite e se valorize diante de todos. Não deixe ninguém dizer qual é o seu valor, porque você não tem preço estipulado, muito menos etiqueta estampada na testa. Você veio a este mundo para ser feliz, portanto, mexa-se. A vida está te chamando, então não questione, vá e seja feliz.
Ah, quisera eu fosse um pirata doce, maluco dos infernos que soubesse aproveitar os momentos. Taí, essa é uma falha que preciso anotar. Talvez, assim, não tenha eu, sair me lamentando por aí a essa gente esquisita que nada sabe sobre a realidade que se passa na cabeça de um marujo, velho e solitário lobo do mar feito eu. E ainda por cima, vem essa onda e me cobre, deixando-me quase sem fôlego. Isso é que é tristeza e temperamento inadequado para o momento igualmente inadequado, porém, vamos dizer, necessário. É, pode-se dizer que, por vezes minha vida se torna um tanto horrorosa e dolorosa, mas não deixa de ser interessante. Sou o Capitão Jack Sparrow. Savi?!
O que o ser humano realmente precisa não é um estado livre de tensões, mas antes a busca e a luta por um objetivo que valha a pena, uma tarefa escolhida livremente. O que ela necessita não é descarga de tensão a qualquer custo, mas antes o desafio de um sentido em potencial à espera de seu cumprimento.
Vão dizer que você não consegue, que é jovem ou velho demais! Vão dizer que você não tem talento, que não é diferente e que faz tudo igual! Vão criar mil desculpas pra te desanimar! Tem gente que se alegra quando vê o outro chorar! Vão fazer de tudo, ou quase tudo pra verem você desisti, mas não desista, acredite em você e não no que falam por ai! Tem gente fraca querendo te enfraquecer, tem muita gente invejosa, falam mal, mas na verdade queriam ser você! Então não pare, não se limite, não alimente essa gente que vive a vida alheia! A vida é sua, o sonho também e se eles são infelizes, cada um merece o que tem!
E a vida é feita de tentativas... de acertos e de erros, de esperanças com surpresas e decepções, de alegrias e tristezas, algumas vezes de sofrimentos que não valem a pena, mas que o coração insiste em esperar e sofrer... mas o que realmente importa é não desistir de viver, de buscar a felicidade em cada momento, em cada segundo que vivemos, é saber que a felicidade não está no outro e sim dentro de nós mesmos, e que por mais que você se decepcione e sofra a vida continua com muitas magias acontencendo em diversos outros lugares e que basta se libertar e se entregar pra poder enxergar a beleza de tudo o que está a nossa volta e poder viver intensamente o melhor que a vida tem a oferecer!
Lutar por um sonho, se dedicar a suas metas, seguir um planejamento de vida são primordiais para alcançar o sucesso. Estudar no feriado, trabalhar nos finais de semana, dormir mais tarde e acordar mais cedo é o começo para sair da zona de conforto. Lute pelos seus ideais e esqueça as opiniões, seja aquilo que você deseja e não o que os outros querem para você, pois no fim compreenderá que tudo o que viveu será em vão se não for feito para você. Buscar o sucesso é perder amigos, ou selecioná-los, é se sentir louco, frustrado, revoltado, é a sensação de insegurança, de vontade de desistir todo dia. É perder dinheiro, sonhar acordado, esquecer de festas, esquecer do medíocre, passar a se importar com cada instante, é finalmente da um sentido para o seu existir. Seus pais vão te desanimar, seus melhores amigos não compreenderão você, vai construir um mundo isolado, mas que você tem total controle e sabe como conduzi-lo. Você obterá hábitos estranhos: acordar feliz antes das 6 da manhã todo dia, vai passar mais tempo lendo/trabalhando do que dormindo, vai compreender que dormir é opcional e vencer também. As pessoas vão te desmotivar, te fazer sentir inferior, vão usar você para comparar com qualquer um, vão desejar o seu fracasso. Mas um homem de sucesso persevera, dedica-se e nunca esquece do que lhe levou a sonhar, por isso um homem de sucesso não anda na multidão. Ele é uma exceção, é o tipo de pai que o filho tem como herói, tipo de marido que a esposa tem como porto seguro é o tipo de homem que muda o mundo. Mas enquanto ele luta pelo sucesso é o excluído, o fracassado, aquele que o mundo sempre conspira contra, mas até o dia que o sucesso chegar. É nesse momento que tudo valeu a pena, olhar para trás e ver que todas as cabeçadas na parede, os momentos de desanimo, valeram, valeram cada instante. Então, de repente, todos querem ser o seu amigo, o seu melhor amigo, pois agora você é um homem de sucesso.
A vida é cheia de términos e novos começos. A cada curva há algo que nos desafia, seja o novo, formidável, ou simplesmente o familiar. O que para uns é uma montanha intransponível, para outros é um desafio a vencer. O que se torna sombrio para alguns, ainda permanece iluminado para outros. Os otimistas veem o caminho à frente, os pessimistas ficam tão ocupados em olhar para trás que não conseguem ver a solução bem diante deles. Se ficarmos segurando a corda que nos arrasta para trás não teremos mãos livres para agarrar a corda que nos puxa para frente...
Você não ama a vida pela própria vida. Você ama lugares. animais, pessoas, memórias, comidas, literatura, música. E às vezes você conhece alguém que requer todo o amor que você tem para dar a ela. E se você perde este alguém, você acha que tudo vai parar também. Mas todo o resto continua. Giradoux disse, você pode perder um único ser mesmo estando cercado de inúmeros outros. E essas pessoas são como... extras. Ofuscam a sua visão, são como uma multidão. Uma distração indesejada. Então você procura por esquecimento na solidão, mas a solidão só lhe faz mais seca.
Uma hora, ela vai passar por você, sorrindo daquele jeito de antes, aquele sorriso encantador, mas agora de uma maneira leve e simples, como você nunca viu. Vai passar com um perfume novo, forte e inquietante. Um dia, vão lhe dar o abraço que você deixou escapar, o beijo que você cansou de dar, e a paz que você não tinha. Ela estará tão linda e feliz que te partirá o coração. E, como se não bastasse, ela não terá mágoa nenhuma sua. Pelo contrário, vai te tratar tão bem, tão bem, que você terá a mais pura certeza: ela? Ela agora ama outro alguém.
A borboleta nos ensina que etapas são necessárias para que nos transformemos. Ela passa por vários estágios, de ovo para larva, desta para pupa e finalmente chega a fase adulta. Não se pode pular nenhum deles porque são indispensáveis para seu processo de autotransformação. Temos muito a aprender com elas... clareza mental, leveza, paciência, autoconhecimento, persistência, liberdade. Ah... as borboletas, como dizia Rubem Alves, "não as haveria se a vida não passasse por longas e silenciosas metamorfoses."
Meus conceitos mudaram. Acumulei experiências. Minha visão se ampliou. Tornei-me mais racional em relação à metafísica e mais passional em relação à vida. Fiquei loira... Mais loira do que queria a princípio, e me descobri na loirísse. Já não gosto de bronzear a pele, que se tornou suporte para as minhas tatuagens... Minhas marcas. Descobri o meu estilo, não que os anteriores não fossem meus. Estou me entendendo cada vez mais, e aprendendo a me distanciar do ideal que tentam fazer de mim. Eu não sou um ideal. Parei de tentar domar o meu cabelo. Parei de tentar domar o meu espírito. Dou satisfações à minha consciência, e ela é bastante severa comigo. Assumi o valor que os meus sonhos têm pra mim. Antes, o medo de que eles jamais se concretizassem me fazia fingir pra mim mesma que eu não me importava tanto assim. Descobri quais são os meus amigos verdadeiros, aqueles que eu vou levar pra toda a vida. Não que eu não vá descobrir novos amigos verdadeiros pelo caminho. Aprendi a não expor tudo, e acho que ainda exponho demais. Ninguém deve me conhecer como eu me conheço... Pelo simples fato de que eu não posso me revoltar ou virar as costas pra mim mesma, independente da situação. Qualquer outra pessoa pode. Você pode. Pisei em mundos alheios ao meu e, mesmo me sentindo alienígena, fingi pertencer. Entendi a importância de conhecer pessoas, mesmo que aleatoriamente. Entendi que deixar de conhecer alguém, pode significar virar as costas para uma oportunidade, para um possível futuro que teria algo a ensinar. Não que todos os meus hábitos antissociais tenham mudado. Eu ainda prefiro a companhia do meu iPod ou de um livro nos trajetos, mas abri uma exceção nos destinos. Eu ainda falo com voz de criança quando estou com as pessoas do meu convívio mais íntimo. Eu ainda sou bagunceira e ainda tenho crises de autismo. Minha memória seletiva ainda tem a péssima mania de jogar fora informações úteis e reter inúteis. Ainda amo ler, escrever, cantar, compor, dançar, jogar, rir, conversar, posar, fotografar, entre outras coisas. Aprendi a ver os dois lados da moeda... Toda moeda tem dois lados, e nem sempre o lado que traz felicidade traz também realização e vice-versa. Aprendi qual lado escolher. No final das contas, ainda sou a mesma, só que diferente.
Quando me comparava com os demais, sentia-me muitas vezes orgulhoso e satisfeito comigo mesmo, e em outras tantas deprimido e humilhado. Ora me acreditava um verdadeiro gênio, ora fraco do juízo. Não me era possível compartilhar a vida e as alegrias dos outros rapazes de minha idade, e às vezes reprovava asperamente o meu isolamento e sentia profunda tristeza, crendo-me definitivamente afastado de todos os meus semelhantes, com todas as portas da vida fechadas irrevogavelmente para mim. (Demian)
Que seu dia seja magnificamente lindo e abençoado de paz, que a harmonia esteja presente em todos os seus momentos e que sejam de alegrias, de boas vibrações e aprendizados. Que a intensidade do amor seja compartilhada com sinceridade e verdade, celebrando sempre o renascimento da vida com fé e esperança.
Com a alma limpa... esperanças renovadas... um sorriso iluminando o seu rosto... que você possa receber esta benção maravilhosa deste novo dia... e que ele venha assim... com a intensidade do carinho... cheio de alegrias... e que sejam muitos os momentos de paz e amor em seu coração... Gratidão por este dia lindo e abençoado que chegou!
❝ .. Apenas permita-se voar alto em seus sonhos... deixe que o sorriso seja mais forte ... que seja puramente de alegria ... e que as emoções dos pequenos detalhes cheguem grandes em seu coração... nossa vida é tão linda ... não perca seu precioso tempo com a tristeza ... viva intensamente cada instante ... viva para ser plenamente feliz... ❞
O pior de tudo e deitar na cama e no lugar de dormir ficar pensando e se...E se tudo tivesse sido diferente, se você tivesse visto que eu sou a mulher da sua vida, se você tivesse valorizado o carinho que eu te dava. Se você tivesse me dito naquele dia: não vai embora, fica comigo, eu te amo, a gente dá certo junto, não vai. Se você tivesse visto em mim tudo que você procurava, tudo que você precisa pra viver feliz. Porque eu vi tanta coisa em você, eu vi em você meu porto seguro, meu futuro mais bonito, meu caminho pra felicidade. Meu problema foi esse… Ter visto muita coisa em quem não viu nada em mim.
❝ ... deixei meu coração livre de amarras e limitações... permiti que meus olhos pudessem ver através dele.. hoje enxergo as bençãos lindas que todos os dias chegam de mansinho ... nos mais humildes gestos de carinho... no mínimos detalhes que a vida me brinda... e eu sei que assim... todos os dias posso alcançar a paz que tanto almejo ! ... ❞
Estranho, não é? Você conhece pessoas novas, elas se tornam importantes pra você, e quando você percebe elas já são antigas na sua vida. A vida te junta às pessoas, e consquentemente você se apega. Mas de repente, a mesma coisa que te juntou às pessoas, decide te separar delas. Vai contra a sua vontade, contra os seus desejos, mas você não pode fazer nada, a não ser aceitar e sentir falta de tudo."
Aprendemos com a vida que nem tudo o que sonhamos e queremos é exatamente aquilo que é bom para nós. Não podemos ter tudo perfeito, igual aos nossos sonhos e planos. Mas podemos encontrar um outro caminho prazeroso que nos dê alegrias. O importante é manter um sorriso nos lábios, mesmo que por dentro estejamos machucados. Porque a vida segue seu fluxo... E sempre temos que colocar o plano B em ação. É o fluxo da vida, é a vida que segue.
Quando entendi que as coisas acontecem como tem que acontecer, aprendi também a jamais abandonar quem sou. Por isso deixei de limitar a minha intensidade, negar meus sentimentos, ignorar pressentimentos, refutar convicções. Aprendi que nada é em vão e assim deixei de me arrepender por aquilo que faço, mesmo que o resultado não seja o que eu gostaria. Porque no final eu sei que foi tudo real e não uma história de mentiras. No final o que importa é ser eu mesmo e ter ao meu lado apenas quem gosta de quem sou de verdade.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Textos sobre a Vida
- Textos para Refletir sobre a Vida
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Mensagens de reflexão para encarar a vida de outra forma
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
