Textos de Reflexão

Cerca de 75203 textos reflexao Textos de Reflexão

⁠"Metum" em latim quer significa: "Alarme" ou ainda seja, o medo te coloca em estado de alerta o que é bem diferente do pensamento de algumas pessoas que afirmam que medo é falta de coragem. Posso te afirmar que medo não é em momento algum ausência de coragem.
É coragem apesar de...

⁠Não mexa na estrutura da casa, ela poderá cair.

Vivemos dentro de um mundo subjetivo, criado por nós mesmos, conforme aquilo que somos. Se esse mundo deixar de fazer sentido para nós, isso pode custar a nossa vida. Por isso, é uma responsabilidade muito grande tentar mudar uma pessoa. Somos co-responsáveis pelas consequências. Um resultado que julgamos positivo pode vir carregado de consequências negativas. Às vezes ao retirar o que julgamos ser um defeito em uma pessoa, podemos, ao mesmo tempo, com a mesma atitude, estar tirando suas maiores qualidades, ou mesmo o sentido de sua vida.

⁠Filtre seus pensamentos.

Todos nós sabemos que nossos pensamentos refletem muito em nosso comportamento.
Somos seres psicossomáticos, atraimos, acumulamos e distribuímos energias, sejam elas boas ou ruins. E essas energias, afetam todo nosso corpo.
Muitas pessoas tentando melhorar seus padrões mentais e seus comportamentos, se entregam a práticas diversas, como por exemplo: a religião (que significa religar) a meditação, e outras práticas e exercícios visando o bem estar físico-mental.
Essas práticas, independentemente da escolhida, tem seus pilares, sustentado na crença, na força, e no autossacrificio. Na prática isso quer dizer que seremos tentados e que teremos que ser disciplinados.
Ora, nosso padrão de comportamento vem sendo cultivado a anos, demoramos muito tempo para chegar ao estágio em que nos encontramos e, mudar nossa forma de pensar e agir, não será tarefa fácil.
Se quisermos mudar nosso comportamento, teremos que passar por uma análise profunda de nós mesmo, e fazer uma autorreflexão, buscando após, fazer uma limpeza em nossos padrões mentais.
Agora, de nada adiantará se após uma oração, eu sair xingando todo mundo.
Lembre-se, se as coisas em sua volta estão ruins, se você tem maus pensamentos a cerca das coisas e das pessoas em sua volta, o problema certamente estará em você.
Compare seu corpo e seus padrões mentais, como uma xícara, na qual você colocará o chá. Se você ir colocando sem parar, irá derramar. Isso quer dizer que você estará cheio das coisas e nada mais lhe caberá, e com certeza, esse processo irá lhe causar no mínimo ansiedade e estresse, você estará sob muita carga e pressão.
Em outra ponta, se você esvaziar sua xícara, você ficará vazio, sem conteúdo, e sem perspectiva, a vida que lhe foi dada não terá significado, lembre-se que uma xícara sem nada, sem nenhum conteúdo não tem finalidade.
Agora se você vive no processo de esvaziar e completar sua xícara, cuidado com o tipo de chá que coloca nela. Afinal, ali estará o sabor que agradará ou não a sua vida.
Pense nisso.
Mude seu comportamento para melhor.
Reflita.
Paz e bem.
Seja luz.

⁠O tempo pode ser um inimigo ou seu amigo.
Tudo depende das escolhas que você faz hoje.
Escolha o Amor. Escolha tempo de qualidade com o Amor.
Esse tempo vira memória bonita lá na frente.
Cuide das pessoas que você ama, seja quem for.
Só o Amor trás verdadeiro significado... Só o Amor doado, vivido em sua essência e plenitude, é capaz de criar a melhor cápsula para viajar ao passado, passear no presente e seguir o futuro, em todas as esferas possíveis desse universo chamado vida.

⁠Medida

Ah... transborda meu pensamento da fragilidade de nossos intentos
Como podemos acorrentados de rotina negligenciar a emoção?
Como anestesiados pelo materialismo induzir a felicidade a interpretar essa versão tão fugaz?
Todavia, a eterna esperança estremece os alicerces dessa crença mundana
Na canção de Legião Urbana a receita para vencer nossa fraqueza cotidiana:
“É preciso amar as pessoas como se não houvesse o amanhã”
Precisamos trocar os pesos e medidas
Já tinha dito, mas não atentastes para minha tentativa de equilíbrio...
Será o Amor a medida?
Depende de cada um os ajustes naquilo que chamamos de vida
No entanto, os resultados do que se faz ou se deixa de fazer ecoam como uma onda,
se propagam até outras vidas.
É particular a consciência
Mas coletiva a existência!

⁠⁠O medo da morte e a falta de valor a vida

Andei refletindo sobre o quanto não damos valor a vida, olho pro lado e vejo tantas pessoas com medo da morte, mas as mesmas não tem medo de não aproveitar a vida por inteiro. Vivemos com um constante medo da morte e do que pode acontecer depois dela, que acabamos não dando importância para as pequenas coisas da vida. E sim, estamos em uma luta constante pela vida, esse momento que estamos vivendo é um exemplo e realmente não é fácil, mas mesmo com as notícias ruins podemos parar um pouco e pensar no que estamos fazendo para isso mudar.
Devemos tirar pelo menos uma coisa boa de cada momento ruim, sei que não é fácil também senti e sinto dificuldades, porém se cada momento ruim que a gente viver só acabarmos absorvendo sentimentos ruins, nossa vida irá ficar "sem graça". Pense, se você viveu um momento que te magoou, isso não serviu para algo? De alguma forma, não acabou te deixando mais forte?
Cada vivência nos ensina algo, nem que seja algo relativamente pequeno, reflita sobre isso como eu e pratique isso no seu dia a dia, sei que vai acabar se sentido melhor...

Viva a vida como se não houvesse o amanhã, aproveite cada segundo, não deixe ninguém te dizer o que fazer, não perca tempo porque lembre-se ele é muito precioso, tá?

A vida realmente não é algo fácil e quem disse que seria, né?

O medo.

Sinto o medo se aproximando de mim a cada vez em que vejo o meu reflexo no espelho...
Sinto medo pois vejo que o tempo está passando tão depressa,que me apressa a conquistar coisas que não irei levar quando partir.
Vejo em minhas mãos bagagens,algumas que para nada servem além de causar peso e desconforto,nesta viagem da vida real,
E por sentir dentro de mim o medo de seguir rumo às conquistas,sem saber se elas realmente aconteceram ou não.
Me provo dentro de mim,com o medo e a solidão.

Tudo passa...menos a palavra do Criador e Senhor!!
Tudo nessa vida passa...
Pass⁠a alegria,
Passa a tristeza,
Passa sofrimento,
Passa o bem,
Passa o mal,
Passa a dor,
Passa a amizade que não se cultivou...
Passa o amor que se valorizou...
Passa a alegria que não se espalhou...
Passa a tristeza, pois a alegria voltou...
Passa sofrimento, pois a ferida na alma finalmente se curou...
Passa o bem, pois tem sempre dia mau...
Passa o mal , pois o bem sempre vence no final...
Passa a fama, a beleza, os dias de glória...
Só DEUS tem o poder de nos dar a vitória e é capaz de mudar toda e qualquer História!!!

COLHE AS ROSAS DO TEU JARDIM
Autora: Lourdes Duarte

Colhe todas as rosas que encontrares
Mesmo entre espinhos, as mais belas
Seu perfume e sua macies nos envolve,
Colhe até mesmo as que em sonho, desejares.

As rosas sem espinhos, não seriam rosas,
A vida sem adversidades não teria sentido
Os espinhos fazem as rosas serem mais belas
As adversidades, desafiam a vida aguçamte.

Entre realidade e sonhos, a vida segue
Entre espinhos a vida ressurge desafiante,
Assim como a rosa exala seu perfume
A vida exala reflexo de luz e felicidade.

Colhe as rosas que encontrares em teu jardim,
Sente teu perfume e observa o colorido belo
Mas, para chegar até ela, deves escalar seu caule,
Vencer os espinhos afiados que fere e sangra.
Assim é a vida!

Elevação

Chega um tempo, que as prioridades são outras
O beijo na boca, a paixão desmedida, é bom, mas a vida metamorfoseia
Os sacolejos, quedas, subidas, descidas, trazem ouras
Aí o silêncio, a cama redolente, a pegada na areia

São os reais sentidos

E este tempo, traz horas, eternidade
Amenizando os minutos feridos
De desigualdade
Então, só se quer pensamentos perdidos
Um abraço, o ombro simplesmente para chorar
Dando a alma sentimentos sem conflitos

Quietude

Sem dizer nenhum termo
Só querendo solicitude
Tal qual necessita um enfermo
Ter uma presença amiga
Com sorriso, neste momento ermo

O tempo de alguém nos presentear com uma cantiga
Musicando o inesperado
E neste apoio a vida prossiga
Com esperança, e não o sentimento de estar abandonado

Um gesto apenas
Um olhar, que diga, você é amado
Acariciando suas melenas
Ao seu lado

Chega um tempo, que o que vale são as afeições do céu e pouco as terrenas...

© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
05/04/2016, 05'30" – Cerrado goiano

SONETO SAUDOSO

Choro, ao pé do leito da saudade
Que invade o corpo sem descanso
Se fazendo de fiel cordeiro manso
E a agrura numa brutal velocidade

E vem me trazer recordações, afeto
Tão apetecida em tempos outrora
Agora na ausência, lerda é a hora
E cruel a minha emoção sem teto

Chorei, choro por esta separação
Neste fado dessa longa despedida
Que partiu a vida daquela posição

Se eu, tenho na sorte malferidos
Aqui sinceramente peço perdão
Movidos nos desfastios vividos

© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
06/04/2016, 21'00" – Cerrado goiano

termo

meus poemas são meus olhos
falam com o juízo do coração
na alma destrancam ferrolhos
enferrujados pela corrosão
dos desprezos e embrulhos
dos enganos da emoção
e mesmo assim,
entre rimas de dor
que escrevo sem fim
teimo nas estórias de amor

© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
Abril, 2016 – Rio de Janeiro, RJ

Em prol de você

Eu quero ser o teu assunto diário,

de verdade, quero ser parte importante na tua vida,

eu quero ser o teu melhor sonho, quero ser a tua melhor realidade,

farei o complicado ficar fácil, o que já é bom pra ti vai ficar fantástico,

haja o que houver, eu garanto que estou pronto para agir em prol do que te faz bem,

não quero baralhar ninguém. Por isso não vou falar de amor. existe a pessoa da tua vida e a pessoa para a tua vida. a pessoa da tua vida será sempre o teu ponto fraco. nada nunca dá certo entre vocês. enquanto a pessoa para a tua vida é aquela que enxuga as lágrimas que derramaste com a pessoa da tua vida.
é aquela que dará certo contigo. de todas as pessoas que passam na tua vida, só duas te vão marcar para sempre. a que dá certo, e a que tu querias que tivesse dado.

Enxugue possíveis lágrimas, e sorria para a vida,
agradecendo o fato de estar vivo...

SORRIA PARA A VIDA
Marcial Salaverry

Com toda a certeza,
a vida fica uma beleza,
se dermos um lindo sorriso,
esquecendo todo siso...
Trocando mau humor
por um bom amor...
Para melhorar o dia,
sempre sorria...
Fazer em alguém um carinho,
é o melhor caminho...
Esquecendo um aborrecimento,
e trocando por um doce sentimento...
Se acordou chateada,
Sorria para a vida e será mais amada...
E, principalmente um beijo para a vida,
vivendo-a como deve ser vivida...

Numa rede social
Acontece muitas coisas,
Desde pedido em casamento
À final de namoro!

Aqui acontece de tudo
Que você possa imaginar
Tem pessoas tão viciadas
Que não sai do celular

Se ligue minha gente
No que eu vou te conta
Tem gente tão iludidas
Que não parar nem pra almoçar

Ultimamente temos visto
Uma enxurrada de preconceito
Em que criticos escrevem sem
Um pingo de respeito.

Se você acha isso certo,eu
Não posso admitir,quero
Uma rede social pura,
Com respeito e sem preconceito!

Limitar-se! Deixar de ver e sentir a intensidade da vida.
Porque se limitar?
Medos, inseguranças...
Abrir os olhos para a grandeza da vida é algo mágico, uma experiência única.
A grandeza e a magia da vida, exige sabedoria, sabedoria para lidar com cada situação!
É preciso querer viver a vida com Intensidade e vontade pra sentir Felicidade, só depende de como encaramos tudo!

O medo

Medo do futuro
Medo do ontem
Medo da vida
Medo da morte
Medo de ter
Medo de perder
Medo do não
Medo do sim
Medo do tudo
Medo de nada
Mede de vir
Medo de ir
Medo de ser
Medo de estar
Medo do alto
Medo do profundo
Medo da ilusão
Medo da liberdade
Medo da prisão
Medo da realidade
Medo da calmaria
Medo da tempestade

É a vida

Hoje comparei minha vida com uma montanha russa, cheia de altos e baixos, percebi que as vezes no alto fico feliz,mais emocionado porém fico com medo,mas estando em baixo fico triste, não vejo a hora de subir, mesmo sabendo que ali andando devagar estou mais seguro, vai entender né... é a vida.

Nós aceitamos!
Aceitamos o último sorriso,
o último abraço,
o último beijo,
o último olhar.
Aceitamos a morte do tempo,
as perdas... enfim, aceitamos!
Todavia, não estamos preparados e por isso sofremos calados,
vivendo a eterna aceitação de que a vida aos poucos morre.
E o que resta? É aceitar!

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp