Textos de Reflexão

Cerca de 76126 textos reflexao Textos de Reflexão

"Minha Santa Vida das Causas Justas e Possíveis,
Venho lhe pedir tolerância, por que tolerância é mais que paciência.
Venho lhe pedir parcimônia, por que parcimônia é mais que cuidado.
Venho me pedir hombridade, por que hombridade é mais que palavra ao vento.
Venho lhe pedir honestidade, por que honestidade é mais que devolver o troco do pão.
Venho lhe pedir caridade, por que caridade é mais que bondade alardeada.
Venho lhe pedir afeto honesto, por que carinho não é bajulação.
Venho lhe pedir estrutura moral, por que estrutura é mais que se fazer de inabalável.
Julgue você mesma se sou merecedora.
Se for, obrigada.
Se não for, venho lhe pedir misericórdia.
Amém."

Inserida por nizjoyce

Uma criatura tratada a vida toda como lixo, descartável, sem utilidade, julgada, maltratada, por pessoas que em nenhum momento a conheceram e que se pretendem boas, perfeitas, melhores. Um ser que deveria sumir, fugir, desaparecer como em uma cortina de fumaça.

Parece que tudo que faz, proponha-se a tentar, mais um pouco, talvez só mais um esforcinho, não ter medo daquilo que nem viveu, nunca passou de uma ilusão, um delírio, uma pessoa que tem alucinações de uma vida que jamais, nunca, te pertenceu.

Seu lugar ser relegado longe da luz do sol, nas trevas, sem água ou alimento, a morrer na míngua, no isolamento. Um ser que não serve, o tempo todo não serve, não tem função, base, coluna, sustentação para se manter em pé.

Longe ainda disso, qualquer ar que respire, ser sufocada, amordaçada, enxotada, repelida, rechaçada, espantada, afugentada, expulsa, excomungada, sem salvação para sua alma. Que deus tenha misericórdia de seu pobre espírito. Pessoa sem luz!

Inserida por Meirice

Uma meia verdade da vida. Quem dera fosse fácil assim:
Definir pelas qualidades ou defeitos dos outros.
Tudo começa de fato, por quem criou a história que nos possuímos e ou pertencemos alguém. Isso é um erro que levamos conosco para todas as relações.
" Ela é minha " , " Ele é meu ". Daí percebemos que isso só acontece enquanto existe elos de interesse mútuos. Essa necessidade de carimbar posse é que avacalha de vez. Pode sair perguntando para as pessoas: - Quem quer ter dono? Quem? Quem?
- Ninguém, sera a resposta mais falada!
Todavia brincamos de faz de conta que tu me manda, que eu sigo você pela vida, até que eu não goste mais de brincar.
Criamos mentiras para usufruir da relação.
Outras mais que cansamos de ler e divulgar:
- Queria alguém que cuidasse de mim, me amasse igual...
-Quem cara pálida? Pode ser qualquer um?
Lógico que a pergunta é uma retórica. Todo mundo tá cansado de saber que quem fala essas coisas, quer o tal fulano, o tal cara. A mulher por trás do desejo. Não serve qualquer outro(a). Nem mesmo o amigo bonzinho, a mina bacana. Mas, para efeito de distrair os curiosos(a), as pessoas dissimulam suas reais intenções. E dissimular é uma arte, muita usada cotidianamente.
Principalmente quando reclamam da falta de homens ou mulheres legais, cheios de qualidades mencionadas na imagem que postei. No geral, todo mundo quer isso mesmo. Não é uma mentira. Mas, também não é uma verdade completa, porque o que ela quer - melhor: quem ela ou ele quer, tem atributos que só ela ou ele enxergam.
Por isso sou duplamente reticente, com quem vem me perguntar dados pessoais, sobre emprego, carro, filhos, idade, etc. O implícito por trás não é revelado, mas eu sei: A pessoa tem uma check listing antecipada de atributos aos quais ela tem predileção. Fuja correndo dessa gente. Ela quer ressuscitar defuntos. Ela arrasta correntes pela vida, à procura de alguém que supra o buraco deixado por outro. Tudo que deveria se importar, é com quem se conhece, como agradar na conversa, quais gostos de filmes e livros, e etc. Afinal toda nova amizade é uma nova descoberta, deveria ser assim também na escolha de pares românticos.
Fuja! Fuja! Da mulher ou homem da prancheta de perguntas.
A imagem pode conter: texto
Curtir

Inserida por xandrejp

Tacas semivazias
Rastos de velas vencidas pelo calor da vida
Aquele momento que se queria eternizar sem transbordar
Silencio!
Passos receosos de um viandante solitário
A noite escoima a surdez,
Fortalece o coração,
O sol com ar de arrogância transpondo montanhas
Como se desafiasse os monstruosos sequazes,
Que seria dos monstros sem os anjos
Que as condensadas noites me trazem de presente
E se encurta, aquele instante que vale a pena viver,
A felicidade sem banalidade, na simplicidade daquele instante

Inserida por Cochiwan

YIN YANG
Nesta ilha dos bem-aventurados, mas sem poetas nem deuses, a vida tem sido paz na cidade e Guerra nas estradas, carência nas casas e abundancia no subsolo, alegria nas corridas matinais e tristeza a hora do telejornal. A lista de contrastes é extensa, advinha-se uma interpretação errada da dualidade taoista. Não precisamos de forças opostas e com mesma intensidade. É necessário encontrar o desiquilíbrio que favoreça o bem-estar, a concórdia e o progresso.
Infelizmente, não se pode esperar um desiquilíbrio a pender pelo lado passivo, porque nesses já enraizados indigestos padrões de gestão do principado, nenhuma Afrodite teria capacidade de despertar amor e desfazer a autoadmiração nos Narcisos que aqui abundam.
Sem oráculos, resta-nos esperar pela profecia que até os santos desconhecem.

Inserida por Cochiwan

Hoje parei para pensar o que realmente sinto em meu coração.
E vi que em minha vida só existia uma motivação.
Pensei que estava errado, pois isso não tem explicação.
Mas vi que realmente estava errado, pois você é minha motivação.
Você é o grande amor da minha vida e sem você não existo Eu.

Inserida por Gilyansen

Pobre de espírito

Lava-nos os pés sem orgulho,
Quebre toda altivez!
Perceba que a vida é um muro,
Ou ponte, só depende de você!
Os desalinhos da vida não podem destruir,
Tudo o que o Senhor fez com amor.
Escravidão é não poder sair,
Das mais diversas imposições...
O privilégio de sorrir,
O direito de amar,
São sentimentos que um dia eu vi,
O Pai celestial derramar...
Viva o perdão,
Ele enriquece o coração,
Abandone a solidão,
Ela é só sofreguidão!
Escolha ser pobre de espírito,
E não rico de orgulho.

Inserida por 81024673

Ame a vida

Devemos sempre amar a vida
Curti-las com bastante alegria
Amar quem sempre está por perto
E jamais ignorar quem se aproxima

O sorriso ou um olhar fala muito
As lágrimas da saudade cura a dor
Tudo na vida deve ser profundo
Porque ela mesma é prova de amor

Deus nos deu essa dádiva
Devemos cuidá-la com louvor
Amar a todos que tem vida
Sendo coerente com o próximo

As asas da imaginação são tremendas
Com elas voamos em sonhos altos
A utopia nos faz andar com esperança
Mas na nostalgia há só lembrança

Viva a vida de todos nós
Sem ela não somos nada
Busquemos tratá-la como tesouro
Valorizando-a cada vez mais

Inserida por 81024673

Sua ausência

A sua ausência me perturba,
Sentimento muito confuso.
A minha vida por ti anula,
Sonhos do meu antigo futuro.

Esperança sortida e perdida,
O meu amor falou mais alto.
A minha fraqueza não anima,
Quero mudar e não consigo.

Loucura achar que se importa,
Às vezes me vejo muito conciso.
Só percebo quando fecha a porta,
Meu agir não está sendo arguto.

Triste solidão que me aguarda,
A ausência me deixou confuso.
Perdido eu estou na vereda da vida,
Depois dessa eu não mais me iludo!

Inserida por 81024673

Ao som

A vida ao som da música
Momento gostoso ou de dor
Toca a mais linda melodia
Na dança da valsa e no amor

Na ausência ela toca triste
A saudade querendo machucar
Alma voltando ao antigo lance
Só pensando como pode aflorar

A vida se confunde na emoção
Descrença não faz parte disso
Palavra é fragmento do coração
Instante de inferno e paraíso

As mãos secam os olhos aflitos
As mesmas acariciam a doce flor
Na magia a emoção perde o sentido
Em tudo tem que se amparar no amor

Inserida por 81024673

Tudo ilusório

Ter uma vida de ilusão é alimento aos estímulos
Um controle invariável dos ganhos emocionais
Hipocrisia constante dentro de um fanatismo
Tão sortido como a falta de padrões racionais

O indivíduo controlado pelo extremo positivismo
Não admite suas perdas e só quer ter seus ganhos
Sujeito inflexível neste laboratório do continuísmo
Reforçado negativismo de suas fugas com danos

Incompatível convivência no global mundo real
Tudo ilusório numa perspectiva de efeito negativo
Represália ao ponto de vista do outro ângulo natural
Essa perda pode provocar a tão conhecida desilusão

A realidade assusta os loucos utópicos generalizados
Multidão que prefere viver dos sonhos inalcançáveis
Não adianta lutar para essas mentes mudarem de lado
Eles preferem a ilusão a serem humanos razoáveis

O conhecimento combate todas as nocivas artimanhas
Devemos usar as nossas mentes para o benefício da fé
Pois o mundo sobrepuja toda verdade com suas mentiras
Para enganar os insensatos que não querem na fé pensar

Inserida por 81024673

O trem da vida
Resolvi fazer as malas da felicidade, coloquei nela todos os meus sonhos, metas e objetivos.Comprei a passagem para o trem da vida, escolhi uma poltrona bem próxima a janela para não perder nenhum momento da viagem, mesmo que seja com paisagens desgastadas quero estar presente.

Farei as três refeições diárias durante o trajeto, pedi um café da manha recheado de recomeços, e cada um melhor que o outro, levando a experiência de dias vividos.
No almoço muito sol e gente que chegarão e partirão, mas sempre deixando algo como aprendizado, levando quando partirem sempre o meu melhor.

No café da tarde uma parada para a reflexão e acertos de rotas, para não saturar ou pesar na bagagem. Um chá leve de otimismo e sabedoria para continuar a trilhar pelo caminho da vida.

Finalmente no jantar, sonhos e realizações de tudo vivido durante o trajeto, uma saladinha leve de ternura temperada com amigos verdadeiros que fazem questão de fazer parte do meu universo. Para brindar uma taça de fé e coragem para continuar sempre, mesmo que esta viagem lhe sirva apenas para relaxar das cicatrizes deixadas pelo caminho de sua existência.

Porque o que vale mesmo é a vida que vivemos, as lutas que travamos e os riscos que corremos para tentar chegar no final da viagem, mas com toda a bagagem que nascemos para carregar, mas sempre dando o nosso melhor errando ou não, estamos aqui para fazer a diferença e não volume! Autora Sukita Forever

Inserida por EliasTorres

Ouvi muitas coisas nesta vida
Que todos somos irmãos
Que a vida segue adiante
Que o tempo resolve tudo
Ter somente erros novos
Temos que perdoar aos outros
Somente lembra quando morre
E tantas outras coisas por ai
Algumas são até puras verdades
Nunca se esquece quem se ama
Mesmo aqueles que não merecem
Mas também não somos bobos
Não aceitar os aproveitadores
Não esquecer seus devedores
Existe amigos falsos e verdadeiros
Ladrão e Judas escoria humana
Nem sempre vem com etiquetas
Contudo,
A vida segue, o tempo passa,
Sempre perdoamos a todos,
Quem querem ser perdoados,
Aceitamos todas adversidades,
Somos todos filhos de Deus.

Inserida por salvafaria

Há tantos caminhos nessa vida, tantas virtudes e só vejo pessoas perdendo tempo em viver a vida alheia, acredito em algo e vou em frente com minha alma repleta de entusiasmo, acredito em melhoras mais não caio na mesma armadilha, acredito que o mundo pode mudar, mais não espero que os outros mudem.
Por onde andei vi de tudo, passei por muito e não baixei a guarda, hoje observo mais do que ajo, só entro em estradas adequadas, já me aventurei muito e andar sob pedras pontudas não faz mais minha praia.
Gosto de me aventurar, de conhecer o novo e de atingir todos os limites, mais não como antes sem percepção, o novo surpreende e o mesmo nos entendida.


J.R.M 24/11/15

Inserida por meinhof

Bom aprendizado

A vida de aprendizado se manifesta
Uns dizem seja eterno enquanto dure
Mas o amor quer ser eterno de fato
Então viveremos o amor que perdure
Nunca subestime o verdadeiro amor
Você pode ser surpreendido por ele
Caso ocorra aproveite com labor
Por ele também tem luta prolongada
Nada aqui é tão fácil como a paixão
Ela provoca um calor imensurável
Momentos de euforia sem sustentação
Mas quanto ao amor ele é interminável

Inserida por 81024673

Últimos momentos

A vida lá fora é só angustia.
Pessoas correm para todos os cantos...
Morta à fé está nos corações,
Amizade já foi embora há tempos...

Esperança é palavra de ordem,
Mas em quem podemos esperar?
Os ditos realizadores de sonhos,
Enganam-nos aos montes...

O profeta agora é o próprio demônio,
Veja o mentiroso falando de forma universal!
Espetáculo desprezível da religião,
Que diz ser o que realmente não é!

As trombetas começam a soar,
Os verdadeiros cristãos aguardam ansiosos...
É chegada a última hora!
O joio e o trigo estão a se separar...

Promessa tarda, mas não falha.
Vejo a farra chegando ao seu final!
De que adianta juntar bilhões,
Os paraísos fiscais irão perecer!

Dez vidas não compensarão o sofrimento causado,
A cobrança está à porta e bate!
Quem tem ouvido ouça o que diz a igreja,
O que tens nas mãos para apresentar?

Inserida por 81024673

Males da vida

Diante de muitos problemas adquiridos na vida,
Busquei piorar cada vez mais, por desistência.
Eu rejeitava qualquer possibilidade de melhora,
Mas como nada é duradouro, me refiz a tempo!
Hoje sou um vencedor convicto por excelência,
Desagarrei dos males da vida, por mim impostos!

Inserida por 81024673

Tudo cansa

A vida está cansativa em tudo,
Até o que não acontece me apavora...
Momentos que parecem um monturo!
O que faço para ser feliz agora?

Todos só querem ter lucros,
Quando faço o melhor tudo piora...
O fracasso não anula o sentimento,
Concorro para ver se tudo melhora!

Perguntar a Deus porque fracassei,
Não resolve nada na vida afora.
Sempre fui teimoso e nem percebia,
Darei volta por cima é agora!

Inserida por 81024673

Pensamento do dia 25/11/2016

Quando assimilei que viver com qualidade de vida era entender meu interior e o limite que meu semelhante me deixasse conhecer dele, e não os bens materiais que pretendia alcançar, que os mesmos eram apenas complementos, que com o tempo vão corroer, ai então comecei a viver a verdadeira qualidade de vida.

Inserida por Alevillela

ALGUMAS DESPEDIDAS DEVASTAM AGENTE!

“Todos os dias é um vai-e-vem, a vida se repete na estação: tem gente que chega pra ficar, tem gente que vai pra nunca mais.” (Milton Nascimento)

Despedir-me de minha mãe foi a mais dura lição que a vida me deu até hoje. Ninguém está preparado para a morte, para viver de repente sem a presença de alguém que tanto amamos. Seja aos poucos, seja repentinamente, o adeus com gosto de demora sem fim antecipa toda a dor que esse enfrentamento carrega e nos coloca diante do imutável, do indelével, do que não se pode mais mudar. E como dói.

Minha mãe foi minha maior e mais bela referência de vida, de mundo, de ternura. Minhas primeiras lembranças já são comigo amando-a sem medida e foi assim até o dia em que ela partiu – é assim até hoje, aliás. Ela foi minha procura nas noites de pesadelo, meu consolo nos momentos de desespero, meu conforto sempre que a vida dizia não. Foi meu norte, meu sul, meu leste-oeste, lá fora e dentro de mim.

Eu adorava repousar minha cabeça em seu colo, em frente à TV, enquanto ela me contava dos atores de sua época. Eu ficava ao lado do fogão, enquanto ela cozinhava, ouvindo-a contar sobre os enredos dos romances que tinha lido, sobre as pessoas que tinha conhecido, sobre sua infância, seu namoro com meu pai, seu amor pelo meu avô. Ela amava a família, amava as festas, amava viver. Herdei dela – e por ela – meu gosto por filmes e livros, meus anos aprendendo piano, minha teimosia em sorrir, apesar de tudo e de todos.

Minha vida é rodeada por minha mãe, tudo a tem, seu cheiro, os sabores de seus cafés da tarde, as cores do Natal, a missa, o carnaval. Ela era minha mais fervorosa fã, acreditava em mim, torcia verdadeiramente por mim. E eu consegui voltar de meus descaminhos porque não me permitia magoá-la. Fazia por mim e por ela, éramos eu e ela sempre. Ah, e como aquela mulher também sabia ser ácida, com palavras que doíam fundo, quando necessário, porém, tudo era amor e saber isso me bastava.

Deixá-la ir foi a mais dolorida atitude que pude tomar. Nos seus últimos momentos de consciência, antes que a morfina lhe roubasse a lucidez, passei a noite junto com ela. Naquela madrugada sem fim, no hospital, ela apontava suas bochechas pálidas, pedindo-me que a beijasse várias vezes. Ela queria me dizer, com esse gesto, que me amava, que eu deveria ser forte, que eu nunca a decepcionara, que eu era e sempre tinha sido um filho querido. Ela se eternizava dentro de mim desde sempre e foi indo, enquanto eu abraçava aquela fortaleza que me sustentara até então, dizendo-lhe que ela já poderia descansar, que ela já tinha resistido muito além de suas forças, que criara seis filhos de forma exemplar, doando-se além de si mesma.

Creio que nenhum adeus é tranquilo, indolor, mesmo quando nos despedimos do que nem tanto bem nos faz. A saudade é muito peculiar, porque ela já se instala assim que o outro se vai, nem dá tempo de a gente pensar sobre a ausência – vem automaticamente. E a gente continua, porque é isso que quem partiu espera de nós, que prossigamos a nossa jornada sendo quem somos, junto a quem ainda caminha conosco, amando-nos e precisando de nós.

E, como a gente nunca sabe quando será a última vez, ainda que não tenhamos tempo de nos despedir de quem parte – algumas partidas são ainda mais injustas, visto que repentinas -, a força do amor faz com que somente fique tudo de bom em quem vai e em quem fica. O adeus está presente nos momentos mais especiais que passamos junto com as pessoas, vai sendo construído na forma do afeto que se vale dos gestos, olhares, palavras, no cotidiano do amor. E é o amor que se leva. E é o amor que nos mantém vivos na certeza do reencontro, na fé que sustenta essa distância forçada que a vida nos empurra.

Viver sem a presença de alguém que amamos é possível, sim, mas parece que nada mais fica igual, nada permanece o mesmo, lá fora e aqui dentro. O tempo diminui aos poucos a dor e a gente se reergue, mas fica lá no fundo da alma um pedacinho em aberto, um espaço vazio, porque as pessoas morrem, mas a saudade não. E as lembranças gostosas acalentam os nossos dias, consolam quando a tristeza quer crescer, ajudam quando a vida derruba, acalmam quando o sol se vai. Porque perder minha mãe sobretudo me tornou ainda mais convicto de que a força do amor é mais forte do que tudo, até mesmo do que a dor da morte. E, parafraseando Chico Xavier, não duvidemos: o reencontro com nossos amados arrebentará as portas do céu.

Inserida por ERIVALDA