Textos de Filosofia
Rubra capa
As páginas do livro de rubra capa
aroma de sabedoria exalam.
Inspirando aos que viajam
às veredas do conhecimento.
Mas eis que por um momento
um viajante sedento do saber
deseja suas páginas ler
deleitar-se em sua filosofia.
Jovem livro que desconhecia
és, na biblioteca da vida, única.
Dádiva dos que sonham.
E na dança da sabedoria
sábios os que ouvem a música
dos livros que as entoam
Possibilidades
✓Com certeza
✓Para sempre
✓nunca
✓tudo
✓todos...
Estas palavras limitam e colocam todas as coisas na mesma posição, anulando outras possibilidades.
✓posso estar certa
✓ por tempo indeterminado
✓não sei, talvez
✓ uma grande maioria
✓quase todos.
Nós temos um ciclo vital e estamos em constante adaptação, por tanto não temos o poder absoluto para definir hoje o que será no futuro.
Flexibilidade na vida é o segredo da resiliência.
#Solcougo (Neuropsico)
"Refletir é desdobrar o pensamento, pensar duas vezes: ao refletirmos, trazemos o outro para dentro de nós; por isso, refletir é discutir interiormente. Essa atitude é possível porque de fato descobrimos o outro como um alter ego - um outro eu - exterior a nós, capaz de argumentação, que aprendemos a respeitar.
A discussão é a exteriorização da reflexão. Se nos dispusermos a discutir conforme o pressuposto de que não mudaremos de ideia, não haverá discussão, mas diálogo de surdos". Portanto, a discussão supõe reciprocidade: disponibilidade para ouvir o outro, mas também preservação de nossa individualidade e autonomia."
O fogo, essa força da natureza,
Que nos aquece e nos ilumina,
É também uma ameaça,
Que pode levar tudo à ruína.
Como disse o filósofo grego Heráclito,
O fogo é a origem de tudo,
Mas quando fora de controle,
Pode trazer destruição em um segundo.
E como nos alerta o poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade,
Os incêndios são uma tristeza sem igual,
Que devastam a natureza e seus habitantes,
E deixam um rastro de dor e mal.
Mas a preservação é a nossa missão,
Como lembra o pensador francês Rousseau,
De cuidar da natureza e do meio ambiente,
E proteger tudo o que é belo e puro.
Devemos agir com sabedoria,
Como nos ensina o filósofo alemão Kant,
E cuidar da natureza com carinho e respeito,
Para que ela continue a nos encantar.
Que possamos ser responsáveis e conscientes,
Como nos inspira o ecologista americano John Muir,
E preservar a natureza para as próximas gerações,
Para que possam desfrutar da beleza do mundo e sorrir.
Que o fogo, incêndios, natureza, preservação e meio ambiente,
Sejam temas de reflexão e ação,
Para que possamos agir com amor e cuidado,
E garantir um futuro saudável e sustentável em nossa nação.
As vezes, o futuro bate a porta.
E nós nós perguntamos: o que que eu fiz para merecer isso?
Então, você se dá conta de que nada é como o esperado.
Por que cada coisa, possuí sua essência e nós não podemos mudar a natureza das coisas.
O Ciclo de um Rio pode ser mudado, mas o rio, não deixa de ser o que é por isso.
As pessoas acham que tristeza é horrível
Que é algo a se evitar a todo custo
Que chorar é uma porcaria
Que emoções são um problema
Uma vida sem emoções
Literalmente não tem vida
E se o mundo não for diverso e livre
Dá pra dizer que alguma coisa vive?
Sabe o que é de longe pior que isso?
Estar vivo, e não poder viver
Ter idéias e soluções incríveis, mas ninguém ajudar ou perceber
Ter mágoas e não deixar chorar
Procurar perfeição, e perder a vida e suas emoções
Se ajudem, não julguem
Pois a perfeição só existe prós que fazem valer
Dos que ajudam, não importa a quem
E dos que amam
E principalmente
Dos que sabem viver
Agora a chuva cai lá fora.
O vento sopra forte, balançando e derrubando, levando embora as folhas e flores recém brotadas.
O cheiro da terra molhada é relaxante, a euforia é imensa, porém não é a mesma da qual se eu estivesse deitada sobre a grama, sentido o céu desabar sobre mim, e as gotas percorrendo pelo meu rosto e corpo, correndo pelas milhas e milhas de pele sem cor. Seria o significado liberal de liberdade.
Um dia eu já estive lá fora, já estive sentindo a liberdade, já senti a euforia, a vida e a paixão, mais esse ... Não é esses dias.
Hoje eu continuo a olhar pela janela.
A Morte
Obviamente, que o homo sapiens (homem sábio/ser humano), desde o início de sua existência, pergunta-se: "O porquê morremos? Por que não somos eternos?" Contudo, habitamos um ambiente físico, de modo que, caso não morrêssemos não teríamos espaço físico, tampouco recursos naturais, para sobreviver em um ambiente limitado pela física. Por exemplo, hoje, somos mais de 7 bilhões de seres humanos (sem contar os animais e vegetais) dessa maneira, caso fossemos eternos, neste ambiente físico, no ano 3000 - ou muito bem antes disso; não teríamos mais espaço físico para ocupar, nem recursos naturais para todos. Lembre-se, até o ambiente virtual terreno precisa de espaço, ou seja, sempre formatamos o HD de nossos computadores, caso contrário, eles parariam de funcionar por falta de espaço.
Logo, infelizmente, a morte é um processo necessário neste e, para os que acreditam, em qualquer outro planeta.
No entanto, caso possuíssemos apenas corpos metafísicos, habitássemos um mundo metafísico, onde não houvesse a necessidade de espaço e reprodução da vida, seríamos eternos.
Portanto, vamos viver da melhor maneira possível, sobretudo, respeitando a vida.
"Quem não conhece o Espiritismo, supõe que se podem produzir fenômenos espíritas, como se faz uma experiência de Física ou de Química. Daí a pretensão de sujeitá-los à sua vontade e a recusa de se colocar nas condições necessárias para os poder observar.
Não admitindo, como princípio, a existência e a intervenção dos Espíritos, ou, pelo menos, não conhecendo nem a sua natureza, nem o seu modo de ação, esses indivíduos se comportam como se operassem sobre a matéria bruta; e, desde que não obtêm o que pedem, concluem que não há Espíritos.
Colocando-se em um ponto de vista diferente, compreender-se-á que, não sendo os Espíritos mais que almas dos homens, todos nós, depois da morte, seremos Espíritos, e que, nestas condições, também estaríamos pouco dispostos a servir de joguete, para satisfação das fantasias dos curiosos."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
(O que é o Espiritismo / por Allan Kardec. [tradução da Redação de Reformador em 1884] – 56. ed. 1. imp. – Brasília: FEB, 2013.)
"Os Espíritos não são entes abstratos, vagos e indefinidos, mas seres concretos e circunscritos, aos quais só falta serem visíveis para se assemelharem aos humanos; donde se segue que se, em dado momento, pudesse ser levantado o véu que no-los esconde, eles formariam uma população, cercando-nos por toda parte."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
(O que é o Espiritismo / por Allan Kardec. [tradução da Redação de Reformador em 1884] – 56. ed. 1. imp. – Brasília: FEB, 2013.)
"O Espírito culpado é punido por meio de sofrimentos morais no mundo dos Espíritos e, na vida corporal, pelos sofrimentos físicos. Suas aflições são a conseqüência de suas faltas, isto é, das suas infrações à lei de Deus, de sorte que constituem, ao mesmo tempo, uma expiação do passado e uma prova para o futuro. E assim que o orgulhoso poderá vir a ter uma existência de humilhação, o tirano uma de servidão, o mau rico uma de miséria."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
"Há mundos apropriados aos diferentes graus de adiantamento dos Espíritos e onde a existência corporal se apresenta em condições muito diferentes. Quanto menos adiantado é o Espírito, tanto mais pesado e material é o corpo que o reveste. À medida que se purifica, passa para mundos superiores, moral e fisicamente. A Terra não é o primeiro, nem o último, porém um dos mais atrasados."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
"O Espiritismo não é uma luz nova, mas uma luz mais brilhante, porque surge de todos os pontos do globo, por intermédio dos que viveram. Tornando evidente o que era obscuro, põe termo às interpretações errôneas e deve ligar os homens a uma única crença, porque só há um Deus e porque suas leis são as mesmas para todos. Enfim, assinalará a era predita pelo Cristo e pelos profetas."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
"Ore cada um segundo suas convicções e do modo que julgue mais conveniente, porquanto a forma nada vale e o pensamento é tudo. A sinceridade e a pureza de intenção, eis o essencial. Um bom pensamento vale mais do que grande número de palavras, que se assemelham ao ruído de um moinho, mas onde o coração em nada toma parte."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
"Homens de todas as castas, de todas as seitas e de todas as cores, sois todos irmãos, porquanto Deus a todos vos chama a si. Estendei-vos, pois, as mãos, seja qual for a maneira por que o adoreis, e não vos lanceis anátema uns aos outros, visto que o anátema é a violação da lei de caridade proclamada pelo Cristo."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
"O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos; como filosofia, compreende todas as conseqüências morais decorrentes dessas relações."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
"É necessário dizer quem consideramos nossos adversários: os teólogos e tudo que tem sangue teológico correndo em suas veias — essa é toda a nossa filosofia... Enquanto o padre, esse negador, caluniador e envenenador da vida por profissão for aceito como uma variedade de homem superior, não poderá haver resposta à pergunta:
(O Anticristo)
Não mais estabeleço metas, também não busco agradar, não vivo mais para ser agradável, nem amável, nem sociável… Socialidade eu deixo para os que buscam serem reconhecidos mesmo que um alto preço custe. Não vivo mais para ser de todos, para estar com todos, hoje vivo para não perder-me em meio a todos. Pois é muito fácil perder-se, o difícil é reencontra-se!
O que você chama de arrogância eu chamo de personalidade.
O grande disparate da humanidade está bem abaixo do nosso nariz: em nós mesmos.
Preenchemos nossa vinda a este mundo com demasiadas preocupações e criamos uma auto-proteção fúnebre guiada pelo medo e o ego. Sem percebermos, nos tornamos orgulhosos demais parar admitirmos nossa equidade, desconfiados demais para acreditar, egoístas demais para ajudar quem está ao nosso lado e covardes demais para amar. Mas não raro percebemos quão tudo isso poderia ser simples, e basta olharmos ao nosso redor. Há sempre alguém pronto para nos entregar amor, mas que, muitas vezes, não percebemos, ou até ignoramos, pois estamos ocupados demais com aqueles que não nos ama. Preocupados demais com o que não temos.
O problema está simplesmente na busca e esperança que cultivamos desde muito cedo ao nos espelharmos em um modelo de felicidade, de uma vida perfeita guiada pelo romantismo, quando a vida não é sobre ser perfeita.
E as nossas idealizações acabam por ser surreais...
Passamos então maior parte de nossas vidas em busca do que queremos, em prol das nossas projeções e coisas momentâneas que não precisamos,
e só nos damos conta quando já temos, e novamente insatisfeitos em busca de uma nova conquista.
Aí percebemos que a resposta pra tudo isso não está nas coisas, não está nas pessoas. Está em nós.
"A ignorância cria confusão e distorce a realidade. O dogmatismo cega e aniquila o diálogo. Vejam os significados sendo distorcidos conforme a demanda. Significado é a definição de algo ou alguém. Mas as massas conceituam coisas e pessoas, acreditando ser o real significado de seus pensamentos vazios."
Ensaios de Angústia, por Thiago S.Oliveira
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp