Textos de Filosofia
Assim como o cérebro direciona as metas a serem alcançadas pelas pernas perfeitas, e não caminha por elas diretamente, assim é a postura de um líder diante dos seus liderados. Mas tolo é um líder que manda andar uma perna que não tem mais capacidade de movimentar-se ou coloca como meta uma caminhada necessariamente rápida para pernas que não se locomovem com tal agilidade. É preciso discernimento na tomada de metas e sabedoria sobre quem pode sustentá-las a contento.
Devemos atentar para não cairmos nas armadilhas do mundo das aparências, pois não é devido ao uso de uma batina que temos de fato um padre. Mesmo que possa existir uma tendência conceitual generalizante, primeiramente perpassa pela significante individual e que está acima do significado dos signos que formam o vocábulo correspondente.
Muitos de nós, preparamo-nos para o Natal e, passando este, focamos no réveillon, e em seguida nas férias, depois no carnaval, até o ciclo retornar ao próximo Natal, e acabamos por robotizar o calendário anual, mecanizando sentimentos e vivemos alicerçados na ansiedade do porvir. É preciso que seja um sistema acumulativo e não substitutivo de emoções e atitudes. Faz-se necessário vivenciarmos cada estágio a ponto de que ele se estenda para além de seus dias, para que tenha sentido maior de ser.
Para você religioso, pense nisso. Deus é o conhecimento, sempre estivemos estudando sobre deus, pois o conhecimento está em tudo, em todos lugares, em todo tempo, o conhecimento é tudo, é tudo é o conhecimento, o conhecimento é infinito assim como deus, mas o conhecimento não julga nem castiga, ou dá prêmios, ele é o próprio prêmio, a virtude de entender e compreender algo é belo, tem que ser forte para não perder a sanidade com o conhecimento, o castigo seria dando por você mesmo, por não tentar ir atrás de novos conhecimentos, abrir sua mente sempre a coisas novas, se prender, a ser ignorante. Ele não tem consciência, ele só é, não existe, e também ele existe, abstrato, de várias dimensões, ele não se importaria com os outros, os outros que teria que buscá-lo, ele é niilista, não precisa de ninguém, de nada, se você não o quiser, não querer o seguir, ele não vai tentar te destruir ou te favorecer, e mesmo que você o siga, ele o fará o mesmo.
Para você religioso, pense nisso. Pare de rezar, de pedir coisas, se quiser conversar com ele porque está se sentindo mal, tudo bem, mas não peça nada, ele já sabe o que você precisa, e se você precisa ele vai te dar, você não precisa dizer o que ele deve fazer, ensinar o que ele deve fazer, explicar, antes de você pedir ele já sabe o que você dirá, para de pedir ajuda, se a intenção dele fosse sair ajudando tudo mundo, ele teria feito essa merda bem mais fácil, mas não, ele quer que você consiga sozinho, então se você for precisar de algo ele dará sem você pedir. Você pede ajuda e pensa que ele ajudou, mas só teve uma falsa impressão, porque quem fez foi você mesmo, se você conseguir ou não, não vai mudar pra ele, aliás quem permitiu que essas merdas aparecesse na sua vida foi ele, e ele não faria isso pra depois ir lá e ele mesmo resolver. Pare de ir a igrejas e templos que os próprios homens construiu, se ele fez tudo, tudo é a casa dele, ele pode te ouvir de qualquer ponto do espaço e tempo. Pare de fazer promessas para algo acontecer, que se ele te ajudar você vai parar com algo, o que ele ganha com isso? Ele já fez tudo, é tudo, essas promessas são só um meio de você mesmo se castigar, um meio de você conseguir algo que você pensa que não consegue sozinho, um meio que você mesmo cria de trabalho e recompensa. Pare de tentar provar algo a ele, você não precisa provar nada a ele, que acredita nele, que o ama, ele já sabe de tudo, então não precisa de provas, ele nunca vai se surpreender com nada com o que você fizer, nada mesmo, ele já sabe de tudo que vai acontecer. Pare de tentar inflar o ego dele, uma atitude subconsciente pensando que sua recompensa será melhor do que a dos outros, agrada-lo. Ele não precisa de nada que você tenha a oferecer, a dar, uma atitude simbólica, nada, ele já tem tudo, ele é completo por si próprio. Sua existência é insignificante para ele. Pense nisso!
O indivíduo como sendo inteiramente livre, tem sempre autonomia para poder ante às situações, refletir um pouco e chegar a uma reposta direta e sensata: sim ou não. Sendo um privilegiado por poder fazer o seu próprio destino, calcular seus passos um a um e organizar bem suas idéias, é dotado de grande consciência e raciocínio. Entretanto, essa mesma liberdade que o permite programar e premeditar cada ação, é também aquela que de certa forma o corrompe tornando-o orgulhoso, soberbo e autossuficiente, armadilha perigosa que o faz agir de modo completamente oposto ao que se espera de um ser coerente.
Me lembro que, quando criança, que eu tinha de três a quatro anos, numa noite em que eu estava deitada pra dormir, me peguei pensando em como eu iria ter dinheiro pra comprar roupa de gente grande, já que as minhas roupas eram pequenas demais para servirem numa pessoa adulta. Por um momento fiquei muito preocupada com isso, pq eu achava que de uma hora pra outra eu me acordaria "gigante", mas logo achei a solução: eu vestiria as roupas da minha mãe! Ufa! Foi um alívio. E dormí feito anjo. (rs) Ser criança é bom por isso, as coisas não ficam martelando na nossa cabeça o tempo inteiro, elas entram e saem como num passe de mágica. E depois fica tudo certo. Pena que a gente cresce e desaprende a confiar naturalmente na Vida.
A maior ignorância que tem nessa humanidade hipócrita é a violência. Não teve evolução nenhuma a esse respeito. Ainda presenciamos pessoas grudadas entre socos, chutes e até mordidas assim como os nossos antepassados. Na verdade teve revolução sim, dos socos e chutes para tiros e "adas". E essa revolução só apequenou o processo de evolução do mesmo. Até quando seremos verdes para querer ser senhorio daquilo que não é nosso. Desculpa para o instinto ?
Um dia encontrei um menino. Ele era puro, corria sempre mais rápido quando via que podia deixar quem ele amava, um pouco mais feliz... Uma vez eu também o vi, triste, na verdade só escutei, seu sussurro fraco talvez fosse uma das coisas mais insurdecedoras que já escutei. A madrugada parecia se estender por uma eternidade quando ele começava a chorar. Um olhar, um toque, talvez poucas coisas consigam transcrever e transcender sem usar as palavras. Para o menino, muitas palavras não importam, às vezes só o bater da porta já lhe devolve a esperança, ficar só parece desolador para alguns, mas para esse menino é libertador. Nilista, cético, triste. Nada definiu tão bem o poeta que lhe descreve. Porque no final, talvez ele também seja o menino. Na verdade, todos nós temos esse menino, seja por amor, pela dor, por amizade ou por tudo isso junto... Um dia ele vem ou normalmente nas noites ele vem... Não deixe que seu menino morra, ele um dia vai voltar a correr, brincar, pular... Talvez seja amanhã, talvez não seja.
As pessoas estão de distanciando umas das outras, a religião, a política e outras formas de alienação estão tornando a humanidade um lugar hostil, mas lembre-se, não falta muito para haver somente um rebanho e um pastor, porque se a humanidade não conseguir chegar ao ponto de respeitar uns aos outros, então todo amor de Jesus foi em vão, e seus ensinamentos não foram para salvar somente cada um de nós, mas sim a todos.
...”Não devemos falar que todo um movimento é desonesto quando na verdade eles estão tentando ser honestos. Apenas cometem erros honestos. Aos amigos é permitido cometer erros. Ao inimigo não é permitido cometer erros, porque toda a sua existência é um erro e nós sofremos com isso. Mas a frente de libertação das mulheres e a frente de libertação gay são nossos amigos, eles são nossos aliados potenciais.”
"Você pode me dizer que acredita em tudo que não foi comprovado. Você vive com essa afirmação sua todos os dias, você prega-as todos os dias mais quando você precisa de algo ou de alguém, você não acredita, você não tem fé só tem seu desespero e só você para te salvar no fim, não é mesmo?"
Tem gente que se acha muito mais caridoso por ter doado 100, dos 1000 reais que lhes sobravam, do que aquele que deu 50 centavos, do único 1 real que lhe restava para si. E ainda, aquele se sente orgulhoso e espera louvores por ter ajudado com 100, e este se sente culpado e pede desculpas por poder dar apenas 0,50.
É mais importante para mim, como cidadão, saber para onde o Brasil está indo, qual o caminho que estamos seguindo, do que pequenos detalhes de uma fala aqui, outra fala aqui. Eu não estou preocupado com esses detalhes. Estou preocupado com o rumo que o Brasil está indo. Qual a possibilidade, o que estamos fazendo de saneamento para reduzir 6 mil mortes por ano de crianças que morrem por falta de saneamento? Isso para mim é importante. Agora, se alguém falou A ou B, se "tuitou" alguma coisa, pra mim, me desculpem, isso pra mim não é importante. Eu quero saber de resultado.
A incitação ao pensamento filosófico pressupõe uma via de duas mãos, afinal, se em uma conversa orientada à reflexão os indivíduos fazem, cada um, um monólogo semi-interativo, onde há uma cusparada bilateral de ideias, sem sequer ter espaço para os pontos de reflexão apresentados pelo outro serem objetos de pensamento, temos que esta dita conversa não pode ser considerada "reflexiva". Algo assim se torna uma guerra cega, travada através de palavras, tendo como sua justificativa o "eu estou certo", e como seu fim a perda do respeito pelo outro.
De maneira prática, é óbvio que o pensamento orientado à reflexão acerca de questões metafísicas não faz por si só uma mudança prática na vida das pessoas, e talvez sequer encontremos uma resposta para tais questões. Ainda assim, para a filosofia, mais importante do que a resposta é a própria pergunta, o questionamento. Levantar as questões é algo que apesar de tudo, talvez preencha a existência de alguém e acenda alguma faísca em uma existência aflita, por mais que não venha a trazer benefícios práticos para o dia-a-dia.
"[...] uma vez o homem declarado "a medida de todas as coisas", não há mais nem Verdade, nem Bem, nem Justiça, mas apenas opiniões iguais em direito, cujo conflito só pode ser decidido pela força política ou militar; e cada força triunfante entroniza, por sua vez, uma Verdade, um Bem e uma Justiça que vão durar tanto quanto ela." Betrand de Jouvenel, O Poder - História Natural de seu crescimento, p. 286
A música é algo tão profundo que consigo imaginá-la parando guerras. Imagine os alto-falantes tocando as músicas que mais tocaram a sensibilidade dos homens que lá estão lutando... Consigo imaginar eles se ajoelhando e chorando, depois se abraçando e lamentando, e enquanto isso aproveitando a beleza que é uma música.
As pessoas são injustas, o mundo é injusto, enquanto houver dinheiro haverá ganância, enquanto houver poder haverá destruição, entre poucos ricos existem milhões de pobres, esse mundo é desigual enquanto uns comem uns morrem de fome, enquanto uns tem tudo alguns tem pouco, enquanto houver enquanto o mundo será desumano.
Apesar da definição de felicidade ser confusa e complicada, podemos diferencia-la muito facilmente quando manifestada em indivíduos. Basta olhar para o rosto de alguém feliz e compará-lo com o de alguém triste. Portanto, com isso quero dizer, em resumo de ópera: não vale a pena procurar pela definição de felicidade, já que ela se basta, as outras coisas que você faz servem para que você alcance a dita felicidade, e ela, apenas ela, se basta.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp