Textos de Feliz Ano Novo para celebrar com esperança e otimismo

BEM, ACHO QUE NINGUÉM ACREDITA QUANDO EU DIGO QUE SÓ TENHO 15 ANOS, E ESCREVI ESSE TEXTO, MAS TUDO BEM, EU REALMENTE O ESCREVI .



Talvez, a história não seja verídica.
Talvez, nunca contem a verdade.
Talvez, tudo já esteja acabado, e nós, tolos, ainda não nos demos conta disso.
A única certeza que tenho nos dias conturbados, é que não sei de nada. A única certeza que me cabe, é a certeza de morrer um dia, hoje, amanhã, daqui a trinta minutos ou trinta anos.
As incertezas são formas de vivermos mais intensamente, afinal se soubéssemos o que acontecerá amanhã, isso não seria chamado de vida!
Vida são momentos únicos e especiais, que passam rápido demais para você julgar que conseguiu aproveitá-la o máximo que pode.
Não conheço os limites entre céu e inferno, não sei o que se passa, não sei quem entra e quem sai.
Não sei quem domina estes limites, mas se pudesse dizer que ao chegar em ambos lugares nós pudéssemos lembrar de nossas vidas, sei que nunca nos atreveríamos a dizer que aproveitamos ao máximo.
Poderíamos ter aproveitado muito mais.
Poderíamos ter gastado nem que fossem dez minutos de nossos dias olhando o sol cair ao invés de ficarmos presos em escritórios apertados fazendo horas extras por míseros... Extras.
Poderíamos ter “desperdiçado” um único dia para passá-lo com os amigos ou a família.
Deveríamos ter gastado mais tempo com quem a gente ama e admira.
Tínhamos a obrigação de viver para amar e conhecer a serenidade, mas o que nós nos tornamos?
Monstros! Pessoas sem coração, com ambição, com sede de poder, e cada vez mais e mais.
Pessoas com inveja no lugar da amizade, com ódio no lugar do perdão.
Pessoas com sede de guerra, de sangue, de morte.
Acredito que Deus não nos fez para cometermos tais atrocidades. Acredito que o amor de Deus é que o impediu de matar-nos. Ah! Se fosse eu no Seu lugar, pobres humanos.
Tão sujeitos a falhas, tão sensíveis, tão fracos.
Para onde o mundo vai dessa forma? Pessoas se matando por bens materiais? Pais obrigando seus filhos a trabalhar enquanto eles ficam em casa, esperando que as crianças voltem com o ganha pão.
Mulheres procurando homens. Fazendo tudo por eles. Os papéis estão se invertendo!
E todos estão colocando vendas nos olhos, e aceitando os fatos.
“Os tempos mudaram” – é o que todos dizem.
Onde foi parar o respeito e a dignidade? Onde estão os valores que tanto eram prezados naquele mundo antigo?
Onde estará o afeto e o cuidado? Será que já não é hora de apelar? De dizer que basta!
Os tempos podem ter mudado, mas a vida continua doce e venenosa como sempre foi.

Mulher

Injusto te comparar
A qualquer flor.
Esta é passageira,
Ainda que sua beleza
Se eternize no olhar.
Você, forjada em carne,
Ganha de longe
Na arte de encantar.
Injusto te comparar
À brisa da manhã.
Esta, de tal frescor
Que acalma e anima,
Também passa, se vai.
Você, com sua força
É turbilhão de emoções
Que alucina e atrai.
Sim... É injusto
Comparar-te ao fugidio,
Porque tua presença
Se faz mesmo perene
Como o puro ouro
Que não se deixa corroer
Pelo tempo que passa:
És vívida, firme, duradoura.
Mulher...
És sem comparação
A mais perfeita obra
De toda Criação!

Desabafo de segunda (em um sábado)
Tem coisas que a gente só entende depois de muito tempo, e então olhamos pro céu e agradecemos a Deus por não ter dado certo, e nos desculpamos pelas inúmeras vezes que o culpamos por acontecimentos que não saíram de acordo com o que havíamos desejado ou planejado.
Um dia no futuro, ou mesmo hoje vamos olhar com perspicácia para o passado e entender que aquelas malditas frases feitas que circulam por redes sociais ou sites de busca eram mesmo verdade e vamos concordar que O que muitas vezes pensamos que era para nosso bem Deus tinha certeza que não era, então vamos ser capazes ou Não de ser humildes para reconhecer a tolice em ter acreditado em nossa própria ignorância.
O tempo é um amigo verdadeiro e imperfeito, as vezes ele traz dores mas sempre as recompensa com felicidades, basta termos paciência. É estranho olhar pra trás e ver que algo que você jurou que um dia te faria feliz hoje te causa um sentimento sem nome, é uma sensação que varia entra os extremos do alivio e da pena. De vez em quando faz bem dar uma remexida no passado pra ter a certeza que hoje vivemos apenas o presente, embora tudo tenha valido a pena.
Tudo passa, mas o aprendizado fica! Felicidade é agora...

Mesmo em meio as lutas, agradeça,
porque além de contemplar você,
o Senhor te escuta...
Mesmo que os ventos não soprem a
seu favor e te causem tanto sofrimento,
agradeça, porque é Deus te moldando
e te preparando para o futuro...
Mesmo quando tudo parecer sem saída
e a escuridão te assombrar, não te
assuste é o Senhor provando a sua fé.
Levante Seus olhos e seus braços e glorifique,
exalte a Deus que não te esquece em nenhum
momento e vem trazendo a tua vitoria!
Se você crê como eu, e acredita no Deus
do impossível, AGRADEÇA.

Primavera

Primavera gentil dos meus amores,
- Arca cerúlea de ilusões etéreas,
Chova-te o Céu cintilações sidéreas
E a terra chova no teu seio flores!

Esplende, Primavera, os teus fulgores,
Na auréola azul, dos dias teus risonhos,
Tu que sorveste o fel das minhas dores
E me trouxeste o néctar dos teus sonhos!

Cedo virá, porém, o triste outono,
Os dias voltarão a ser tristonhos
E tu hás de dormir o eterno sono,

Num sepulcro de rosas e de flores,
Arca sagrada de cerúleos sonhos,
Primavera gentil dos meus amores!

Augusto dos Anjos
ANJOS, A. Eu e Outras Poesias. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.

DECEPCIONADO COM ALGUÉM?
"Nós não tivemos pais perfeitos. Não somos uma pessoa perfeita. Não nos casamos com uma pessoa perfeita nem temos filhos perfeitos. Nós não estudamos nem trabalhamos num lugar perfeito. Não frequentamos uma igreja perfeita. Logo, vamos ter queixas uns dos outros. As pessoas nos decepcionam e nós decepcionamos as pessoas. O remédio para esse mal é o perdão. O perdão constrói pontes onde a decepção cavou abismos. O perdão cura as feridas feitas pela decepção"

Da calma e do silêncio


Quando eu morder
a palavra,
por favor,
não me apressem,
quero mascar,
rasgar entre os dentes,
a pele, os ossos, o tutano
do verbo,
para assim versejar
o âmago das coisas.

Quando meu olhar
se perder no nada,
por favor,
não me despertem,
quero reter,
no adentro da íris,
a menor sombra,
do ínfimo movimento.

Quando meus pés
abrandarem na marcha,
por favor,
não me forcem.
Caminhar para quê?
Deixem-me quedar,
deixem-me quieta,
na aparente inércia.
Nem todo viandante
anda estradas,
há mundos submersos,
que só o silêncio
da poesia penetra.

Algumas vezes na vida encontramos pessoas especiais em dias ruins. Pessoas que mudam nossas vidas simplesmente por estarem nela. Pessoas que te fazem rir até sem motivo algum. Fazem a gente acreditar que realmente tem algo bom no mundo. Nos convencem que existe uma porta destrancada só esperando ser aberta. Isso é uma amizade para sempre. São pessoas que realmente importam.
Porque quando estamos para baixo e o mundo parece escuro e vazio, elas nos colocam para cima e fazem com que o mundo fique mais ameno. Aquela ajuda nas horas difíceis, tristes e confusas. Para onde quer que caminhemos, estas pessoas especiais procuram acompanhar nossos passos, não para nos seguir, mas para simplesmente estarem conosco se precisarmos. Preocupam-se e por algum motivo também somos especiais a elas. Quando nos perdemos pelas estradas sinuosas da vida, elas podem até não nos colocar no rumo “certo”, mas não permitirão que nos afundemos no rumo “errado”. Essas pessoas são simplesmente especiais por motivos que nossa inteligência e compreensão não alcançam, mas elas confirmam a nossa existência e de que quem faz esta caminhada ao nosso lado, perpetuando o amor sob todas as formas.
É a solidão que inspira os poetas, cria os artistas e anima o gênio. Todo o peso do mundo parece estar sobre tuas costas? Anima-te! Você é capaz de carregar e conseguir qualquer coisa que queira e de seguir adiante. Quando desanimar, lembre-se que no passado já passou por coisas piores e que aprendeu também, isso dá muita força. Não desista, erga a cabeça, você fez sua parte e pronto. Isso é o que importa.

ESSA VIDA...

Esta vida vai passar rápido, não brigue com as pessoas, não critique tanto seu corpo. Não reclame tanto. Não perca o sono pelas contas. Não deixe de beijar seus amores. Não se preocupe tanto em deixar a casa impecável. Bens e patrimônios devem ser conquistados por cada um, não se dedique a acumular herança. Deixe os cachorros mais por perto. Não fique guardando as taças. Use os talheres novos, Não economize seu perfume predileto, use-o para passear com você mesmo, Gaste seu tênis predileto, repita suas roupas prediletas, e daí? Se não é errado, por que não ser agora? Por que não dar uma fugida? Por que não orar agora ao invés de esperar para orar antes de dormir? Por que não ligar agora? Por que não perdoar agora? Espera-se muito o natal, a sexta-feira, o outro ano, quando tiver dinheiro, quando o amor chegar, quando tudo for perfeito… Olha, não existe o tudo perfeito. O ser humano não consegue atingir isso porque simplesmente não foi feito para se completar aqui. Aqui é uma oportunidade de aprendizado.
Então, aproveite este ensaio de vida e faça o agora ...ame mais, perdoe mais, abrace mais, viva mais intensamente e deixe o resto nas mão de Deus.

Eu sou assim:
não vivo de meias verdades;
não vivo de metades; Comigo
é assim: ou é ou não é,
preto no branco, sem floriar,
sem inventar, nu e cru!
Prefiro a verdade do que
a mentira, prefiro um não
do que um falso sim...
Isso não é ser antipática,
grossa ou mal educada,
isso é minha personalidade,
é livro arbitrio, é ser
simplesmente EU!

Quando bebês nascem, eles geralmente choram como se não houvesse amanhã. É alto, é chocante, e é completamente injusto. Aquele adorável pequeno bebê foi forçado a sair do ventre materno, e forçado a respirar o ar externo com seus pulmões novos em folha. É a natureza humana. Ninguém quer ser deixado no frio, rejeitado e sozinho.
Afeição, aceitação, e amor incondicional. Todos o queremos. Todos o procuramos. Mas quando o encontramos, é muito aterrorizante. Porque com a mesma rapidez que o encontramos, ele pode desaparecer. E voltamos à estaca zero, sozinhos.

Não sei porque sou assim,
Um idiota assumido .
Quando se trata de você,
Deixo de pensar em mim,
E pela trama desse sentimento me deixo ser envolvido.

Sei das suas intenções,
Não há dúvida que está certa em de mim se afastar.
Afinal pra você que nunca me amou é fácil,
Já para mim é impossível deixar de te amar!

É tão ruim querer falar do que sinto e não poder,
Parece ter algo entalado na minha garganta.
Pode não acreditar mas mesmo assim vou dizer,
Se fosse outra pessoa, a dor não seria tanta.

Saudades que sinto de abraços demorados,
De um momento onde parecia sermos namorados.
Sentia seu perfume num tempo mais prolongado,
No abraço de bom dia, meu braço encontrava seus lindos cabelos molhados.

Queria dizer esta tudo bem, não sinto nada com sua indiferença,
Mas nunca tive tão dura experiência.
Sei que não vai passar, pois amor assim é para ser pra sempre,
Vou guardar só para mim, pois sei que nunca vou viver esse amor,
Infelizmente!

Tem dores que a gente não diz em voz alta.
Elas moram quietas, esperando que o tempo faça o que a gente não consegue.
E, mesmo quando tentamos seguir, há sempre algo que puxa de volta
uma lembrança, uma falta, um cansaço que a alma não disfarça.
Eu entendo que sinta essa vontade de desistir.
Porque também conheço esse desejo, profundamente,
onde o mundo parece pesado demais pra carregar.
Mas, ainda assim, tem algo que me faz ficar.
Talvez a esperança tímida de que exista um alívio depois do caos.
Talvez o desejo de me reencontrar.
Ou talvez só o amor, mesmo pequeno, que insiste em não ir embora.
Eu não tenho respostas, só um motivo pra continuar tentando:
ver se, no meio do caminho, essa dor também aprende a descansar.

O Poder Invisível do Perfume


Para mim, os perfumes têm o poder de acolher.
Trazem conforto, paz, bem-estar, boas memórias.
Mas também podem despertar o oposto: aversão, antipatia, desconforto, mal-estar, dor de cabeça.
Tudo isso apenas com a nossa presença — sem que as pessoas consigam, de fato, entender o porquê.
Elas apenas sentem. Reagem.
O perfume aproxima. Ou afasta. Involuntariamente.


E às vezes, tudo começa com a escolha de um perfume.


O perfume tem o poder de abraçar por dentro de um abraço, de nos tornar desejáveis, inesquecíveis.
Tem cheiros que despertam vontade de morder.
Outros que fazem a gente querer ficar ali... no silêncio do afeto, no calor da pele, na paz daquele instante.


Tem perfume que acalma, que traz leveza.
Tem perfume que acende — nos coloca em chamas, em desejo, em urgência.
E sim, tem perfume que desperta euforia, fúria, desprezo, rejeição, ânsia, asco.


Por isso, a escolha do nosso perfume precisa ser cuidadosa.
Porque mais do que um aroma, ele é extensão da alma.
É presença que fica, mesmo quando a gente vai.

Não é tão simples assim...
Meu compromisso não é tão simples como me vestir e cantar aos orixás. Não se resume em uma simples festa e jamais se interrompe além das paredes do axé.
Meu compromisso vai além de iniciar um Yawò, um Ogã ou uma Ekedji.
Meu compromisso é com o Tempo que passa pelos vãos de nossos ouvidos e coração.
Meu compromisso é com a dor de nossos ancestrais envoltos em pesadas correntes, dentro de seus cativeiros.
Meu compromisso é com nossas princesas e príncipes que morreram nos porões dos navios negreiros.
Meu compromisso é com o suor e o sangue das chibatas.
Meu compromisso é com o medo de tantas etnias acorrentadas e massacradas na África.
Meu compromisso é de honrar a coragem dos nossos antepassados em manter viva crença nos Orixás e na força da natureza, mesmo com o laço mortal da forca em seus pescoços.
Meu compromisso é com Zumbi do Palmares e sua incansável luta contra o açoitamento dos seus.
Meu compromisso é de alguma forma valorizar todo sofrimento que deu força para nossa crença resistir até os dias de hoje.
Meu compromisso é na contribuição e na transmissão segura dos adurás e fundamentos tão protegidos com dor e sangue dos nossos Reis e Rainhas do Cativeiro.
Meu compromisso é com a fé inabalável e por consequência da humildade dentro e fora do axé.
Meu compromisso é com Olorum, Orumilá, Oduduà e todos os Orixás.
Meu compromisso não é agradar ninguém e sim manter viva e forte a luz de nossa fé.

Magia do Amor

O amor, uma cama e um casal apaixonado, um sonho de felicidade, uma verdade que não quer cessar e o fascínio de se entregar, uma linda canção, toques de sedução com temperos de paixão, suspiros dobrados, beijos molhados, tabus quebrados, uma viagem maluca sem direção o amor em plena ascensão, no embalo do romantismo o amor reina imponente, domina o casal, faz valer cada minuto, cada gesto e pode ser visto até no olhar, a magia do momento não deixa dúvidas do quanto o amor é divino e encantador, nos dá direção sem ter controle e arranca gemidos sem sentir dor.

Posso ter rosto de menina,
gestos, trajeitos, mas dentro
dessa menina se esconde
uma verdadeira mulher...
Mulher determinada, cheia
de garra, com ideias claras
e objetivas que nasceu
disposta a concretizar todos
os sonhos e chegar na reta final
Vitoriosa... Essa sou eu!
Mulher disfarçada de Menina.

Capricórnio
Sem sombra de dúvida, a mulher mais masculina do zodíaco, mas isso não faz dela menos mulher. Quem pensa isso, nunca conheceu, de fato, uma capricorniana. Dona de uma intuição lógica. De uma inteligência contagiante (onde tem uma mulher de capricórnio, o assunto se torna naturalmente mais interessante, por mais idiota que seja).
Controladora.
Perceptiva.
Capaz de soltar os comentários mais inacreditáveis nas horas menos esperadas. Incapaz de fugir de uma disputa intelectual. Proprietária de uma notável capacidade de se fechar em copas e não revelar nada, deixando uma aura de mistério inconsciente que pode ser muito atraente para quem gosta dessa característica. Mas convenhamos, capricornianas NUNCA são as primeiras a serem notadas numa festa. Elas chegam quietas, com seus vestidos elegantérrimos, mas discretos. A maquilagem, em geral suave ou expressiva em apenas um aspecto do rosto. O ar de enfado muitas vezes assume seu olhar e é fácil ler que ela está pensando: “Que diabos eu estou fazendo aqui?” A maioria dos homens volta seus olhares para aquelas que estão rindo ou conversando alegremente com suas vozes agudas. Mas há aqueles que notam um certo desamparo nesse deslocamento social e tentam salvá-las.
Coitados...
Muitas vezes, a cabrita não se mostra em nada emocionada com esse ato de boa vontade. Uns vão embora. Alguns acabam ficando, ainda mais atraídos. Capricornianas são mulheres muito difíceis de serem conquistadas e têm homens que adoram isso. Seletivas e práticas ao extremo, se o sujeito desistir muito fácil é sinal de que não estava interessado o suficiente e é melhor que não a faça perder seu tempo mesmo. É do tipo de mulher que não ri de piada que não acha graça, nem esconde sua inteligência para não ofender o parceiro. Afinal, se o cara não é engraçado ou inteligente ou suficiente, o que ele pode estar querendo com ela? Uma vez eu li que a mulher de capricórnio ama quando entra numa cruzada pelo sucesso. Além do próprio sucesso, esse pode assumir uma faceta familiar - e pobre dos filhos de uma cabrita desse grupo - ou matrimonial - aqui se incluam tanto maridos, como namorados. Por isso, não é impensável, ainda que futuramente será difícil, ver uma dona-de-casa capricorniana. Ela poderia ser uma executiva, mas provavelmente, optou em fazer da família ou marido um sucesso, em lugar da própria vida profissional. E aí? você está disposto a ser um projeto bem sucedido? Se você quer uma cabrita saiba: essa é a mulher que mais irá apoiar qualquer iniciativa no campo de trabalho que parecer sensata. É uma mulher que dificilmente irá reclamar de uma situação adversa (ao contrário, talvez até ache as circunstâncias mais excitantes). Muito prática, será capaz de entender melhor o parceiro em seu mundo masculino. Ela protegerá fiel e ferozmente a tudo e a todos que fazem parte de sua vida. E, para quem pensa que é uma mulher forte demais, saiba que ela guardará toda sua sensualidade e feminilidade para a pessoa que conseguiu passar pelo seu exaustivo crivo de seleção. As mulheres do signo também passam uma imagem que, algumas vezes, é totalmente ignorada por nós mesmos. No caso dos homens, é esse ar altivo, sim. É o tal "olhar de quem não precisa de nada daquilo". Como conseqüência, muitas vezes os outros homens se ressentem ou os julgam arrogantes. Mas a causa desse olhar pode ser várias, desde uma auto-confiança inabalável até uma baixa auto-estima, aliada a uma terrível timidez. As causas variam, mas a imagem é a mesma. E eu não acho que exista algo a fazer a esse respeito. No caso da meninas o que surpreende é ouvir que são misteriosas. Muitas vezes outras mulheres chegam a acusá-las de distantes. Mas a causa desse dito mistério é que em algum lugar da mente estranha da cabra, ela se recusa a exercer o papel da fêmea que se exibe para conseguir o macho. Controladoras, sim. Acham que têm o direito de exercer o controle sobre a seleção do parceiro. Se o carinha não quer uma mulher diferenciada, que vá procurar entre as tantas que adoram mostrar os dentes (nada contra elas, mas as cabras não são assim). O fato é que um interesse genuíno pela personalidade forte da capricorniana acaba com qualquer "mistério" ou "distanciamento". Resumindo: tanto homens como mulheres de capricórnio, são exigentes em todos os aspectos de suas vidas. Seria incoerente imaginar que na escolha dos parceiros para um relacionamento romântico fosse diferente, certo? PS: homens, vocês devem saber que são interessantíssimos, sim. Talvez os mais novos não compreendam isso, porque as meninas da mesma idade, em geral, são muito mais atraídas por outros quesitos, como beleza física e/ou popularidade do rapaz. Mas creiam, com o passar dos anos, quando as mulheres começam a preferir os homens "cheios-de-si", vocês passam a levar uma vantagem incrível. Ainda mais porque juntam-se todas as suas outras características que ajudam a compor o cavalheiro contemporâneo. Esqueçam os possíveis traumas da adolescência e aproveitem! Outra dica: Não tem coisa mais chata do que ficar esperando! Além de ser uma tremenda falta de consideração, é um desgaste emocional pro cabrito, porque ele fica pensando no tempo que está sendo desperdiçado. Não se atrase de jeito nenhum se você gosta do seu cabrito! PS: ok, acidentes acontecem. As vezes o universo conspira e até nós chegamos atrasados, mas isso não acontece todo dia. Estar sempre atrasado não tem desculpa.

DESEJO

A primeira vez que te vi, senti como se já te conhecesse de longas datas.
Porém era a primeira vez que nos víamos.
Eu te achei lindo e no fundo da minha alma, desejei que fosse meu.
Naquela época ficou assim, pois esse desejo era proibido.
O tempo passou e já não era mais proibido lhe desejar.
Mas nada aconteceu e o tempo passou.
Depois de muitos anos nos reencontramos.
Meu coração não podia se conter...
Tanto desejo reprimido, tantos sonhos e planos não realizados.
Seria fruto da minha imaginação, desejar tanto assim?
Que alegria descobrir que você também me desejava.
Não era um simples sonho que sonhei sozinha.
Era realidade e o desejo era recíproco.
Que bom podermos nos entregar a esse desejo.
Sem culpa, sem medo, pois nada é proibido, somos livres.
Agora eu desejo mais que apenas te encontrar e descobrir.
Continuo com o desejo de sermos somente eu e você.
Desejo que você também deseje o mesmo!

Talvez eu devesse ter mais medo das coisas,
talvez eu devesse ser mais contida e prudente,
devesse ser mais racional,
menos sincera,
menos transparente.
Talvez eu devesse sim ser mais estrategista,
mais calculista,
menos sentimento, menos amor.
Mas não seria eu...
E não consigo, nem com todas as tentativas do mundo,
deixar de ser o que sou."

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp