Textos de Chico Chavier sobre o Amor
Muitas vezes, teimamos em não ceder. Ficamos carregando um peso nos ombros por causa de nosso orgulho. " Eu estou certo, não vou me rebaixar." Vamos nos curvando, olhando para o chão, vergado pelo peso da nossa teimosia. Passa o tempo, lá na frente nos damos conta do que fizemos. Um frio intenso, de tempo perdido, nos invade. Onde eu estava com a cabeça? Nossa cabeça, estava onde estava nosso coração. Perdida, nos erros de sempre. Retomamos a lucidez, saímos recolhendo pelo caminho os espinhos que espalhamos. Segue a vida! Seguimos nós. Teimarmos, insistirmos nos erros, com certeza não vale a pena.
(Roberto Cacciari)
O nosso grande desafio, é fazermos com que o ser vença o ter. Como precisamos da impressão da matéria, é difícil desapegarmos. Nos sentimos mais seguro, tendo. Ser, ainda é algo que não estamos acostumados. Só conseguimos adotarmos a posição de "sermos", quando visamos buscarmos algo que queremos. Ou seja, ficamos bonzinhos, maleáveis,compreensivos, nessas ocasiões. É só conseguirmos, pronto! Voltamos a ser os mesmos. A matéria ainda comanda, por mais que neguemos. Então, as batalhas estão aí em nossa frente. Quem vencerá? O ser tem que vencer!
(Roberto Cacciari)
Não podemos continuar falhando conosco. Fazermos planos, perspectivas futuras e não realizá-las. Continuarmos nos frustrando, por não levarmos a frente o que projetamos. Precisamos de metas, motivações. Vivermos só o aqui, só o agora, vencendo problemas, é desgastante.O cotidiano, é frustante. Logo pela manhã, já sabendo tudo que teremos que fazer. E precisamos fazer, ninguém pode nos substituir. Por isso e por muito mais, vamos nos comprometer conosco. Seguirmos em frente com um pouco de sonho. A vida é muito mais que isso. Nós somos muito mais também. Ainda bem né...
(Roberto Cacciari)
Só venceremos se acreditarmos na vitória. E a vitória inicia-se com a batalha íntima. Vencermos a nós mesmos. Calar o nosso orgulho. Sufocar de imediato nosso egoísmo. Superar nossos medos. Crer em nós mesmos, como vencedores e não como derrotados frente as batalhas da vida. E a verdadeira vitória é silenciosa, se instala sem alarde. Não quer louros, distinção, é anônima. Só diz respeito a nós. E nos dá acréscimo de responsabilidade. Nos capacitando para novos desafios. Nos tornamos mais serenos. E por fim, já aceitamos as dificuldades que virão, sem revolta, mais preparados, com mais humildade, com mais amor em nós mesmos...
(Roberto Cacciari)
Nunca, nos permitamos odiar. Por mais doloroso seja o que nos atingiu. Odiarmos, é nos contaminarmos com o pior dos sentimentos. É fabricarmos e provarmos do próprio veneno. E quem se envenena, morre por dentro. Se afunda em projetos dolorosos. Lutemos, incessantemente contra esses sentimentos. Todos somos merecedores de perdão. Já erramos tanto! Quem fere, magoa, já se encontra ferido. Não afundemos mais, quem se debate no lodo da própria existência. Estendamos as mãos, vibremos amorosamente por quem está nessa situação. Amanhã, poderemos estar na mesma situação! Perdão sempre, por mais difícil seja.
(Roberto Cacciari)
Quando uma ideia amorosa, saltar de nosso pensamento para o nosso coração, não deixemos que ela passe. Busquemos colocá-la em prática. Muitas vezes, é Deus falando conosco, nos inspirando. Somos polos receptores do universo do Pai. Peças valiosíssimas, que em um universo de amor, pode contribuir muito. Não damos valor a nós mesmos e as oportunidades do bem, se perdem em muitas ocasiões. Deus ajuda a humanidade, através da própria humanidade. Não há nada de mirabolante, de fantástico, há somente o trabalho amoroso que podemos realizar em nome Dele. Trabalhemos no bem e seremos o bem em ação.
(Roberto Cacciari)
Certa feita, uma grande alma nos alertou : "Se, as críticas que nos alcançam, são verdadeiras, busquemos corrigi-las; Senão, não liguemos para elas". É certo que não agradaremos a todos em nossa trajetória. Cada um de nós, sente a vida de uma forma. Agimos de acordo com a nossa vivência e aprendizado. A nossa preocupação maior, deve ser quanto as nossas intenções. Pois, elas antecedem as nossas ações. O desafio é vivermos em paz. Também promovermos a concórdia. Se podemos viver em paz, com entendimento fraterno, porquê não buscá-los? Está em nós essa missão. Nos esforcemos!
(Roberto Cacciari)
Na vida, nem tudo sai como queríamos. Por mais que planejemos, que nos esforcemos, vem uma onda gigantesca, quase que intransponível e muda tudo. Ficamos prostrados, buscando onde erramos, ou onde erraram conosco. Nesses instantes, constatamos como somos pequenos! Como dependemos da vontade e generosidade de Deus! Não podemos deixar o Pai fora de nossa vida. Seu determinismo prova isso. Quando nos sentirmos assim, refaçamos nossa rota, nossa trajetória. Mudança de rumo se faz necessária. Nada de revolta. O que hoje, nos parece uma catástrofe, nada mais é que a indicação do caminho para a felicidade. Acreditemos!
(Roberto Cacciari)
O passado somente deve ocupar espaço em nossas lembranças, para os ensinamentos que nos trouxeram. Revivendo cenas e acontecimentos dolorosos, só nos fazem sofrer, sem proveito algum. Deixarmos as boas experiências do hoje, para nos debruçarmos em lembranças descabidas, só impedem nossa evolução. Quem não errou? Quem não acertou? Todos nós! Olhemos para frente, respeitemos o passado, mas não retornemos. A vida, no presente, nos reserva novos aprendizados. Aproveitemos!
O passado agradece.
O futuro também!
(Roberto Cacciari)
Perante Jesus
Certa feita, convidou-nos o Divino Mestre:
- "Vinde a mim , todps vós que sofreis e vos aliviarei ..."
E através do tempo, todos nós os que nos consideramos imperfeitos e infelizes, fomos a Ele , a fim de ouvir- Lhe as instruções.
Os oprimidos e aflitos, os doentes, os cansados, os sedentos de justiça, os desarvorados, os desvalidos, os desamparados, os perseguidos, os os caluniados, os tristes, os desesperados, os fracos, os irritadiços, os imcompreendidos e toda uma legião de sofredores, buscamo-Lo,, avidamente, aguardando -Lhe os ensinamentos e promessas, manijfestando-nos em torno Dele qual ocorre neste livro.
E o divino Mestre respondeu-nos com as instruções da Boa Nova, cuja validade é definitiva para todos os tempos.
Amparou-nos o Senhor, reconfortou-nos, esclareceu-nos, traçando-nos os caminhos para chegarmos até Ele e conhecermos a nós mesmos, expressando-se claramente, com vistas a todos os povos.
Reergueu-nos o ânimo e guiou-nos o coração e a inteligência.
Cabe-nos, agora, a obrigação de escutar-Lhe as orientações e acompanhar-Lhe os exemplos que Lhe caracterizam a Grandeza
No Roteiro Cristão
A esfera de serviço agiganta-se, sob todos os aspectos, e Jesus, na vanguarda, pede mãos operosas e corações devotados ao infinito Bem que extirpem da plantação espiritual do mundo os vermes destruidores do egoísmo e do orgulho,da maldade e do ódio, sem eliminar a vida promissora das vergônteas valiosas que enriquecerão a gleba planetária, no futuro grandioso, reclamando braços que não se recolham, desalentados e indolentes, diante da perturbação e do sofrimento, da dificuldade e da sombra,colocando, acima de tudo, a obra que nos compete desenvolver, e incentivando, com o milagre da boa vontade incessante, a criação da mente cristã, segura e compreesiva, apta a aplicar, com alegria, os sagrados princípios que a Boa Nova nos convida a materializar, legítima consagração do Reino do Amor entre todas as criaturas.
Resposta em Jesus
Recorda que todos os desafios do mal devem encontrar no campo de nossas almas a resposta em Jesus.
- Para o sarcasmo a resposta é o silencio.
- Para a calúnia a resposta é caridade em forma de perdão.
- Para o egoísmo a resposta é caridade em forma de renúncia.
- Para o fanatismo a resposta é caridade em forma de esquecimento.
- Para a preguiça a resposta é caridade em forma de trabalho.
- Para a tentação a resposta é caridade em forma de resistência.
- Para a ignorância a resposta é caridade em forma de educação.
- Para a violência a resposta é caridade em forma de brandura.
- Para o crime a resposta é caridade em forma de socorro às vítimas da delinquência.
- Para as trevas a resposta é a caridade em forma de luz.
Para todos os processos de atividade inferior a resposta é caridade em forma de auxílio à criação do melhor.
Em qualquer problema no caminho da vida, a resposta Cristã será sempre desfazer a força do mal, pela força do bem.
Efetivamente, observas pelos olhos da imprensa escrita e radiotelevisiva as imensas lutas que se desenrolam de povo a povo.
Dramatizam-se os delitos, patenteia-se o recrudescimento da crueldade que transparece do comportamento das criaturas, especialmente daquelas a quem o abuso dos tóxicos desfigurou o o pensamento..
Multiplicam -se os processos da delinquência, vaticinam-se desastres,mas raros são aqueles que anotam o progresso constante das ciências psicológicas, curando a loucura e salvando vidas, o trabalho indescritível dos que combatem o emprego inadequado dos alucinógenos, o esforço gigantesco de quantos se empenham a cercear a violência e a presença da Divina Sabedoria, conservando a Terra por nave prodigiosa, evoluindo em rumo certo.
BUSCANDO A FELICIDADE
A felicidade que pode realmente não existir na Terra, enquanto a Terra padecer a dolorosa influênciação de um só gemido de sofrimento,pode existir na alma humana, quando a criatura compreender que a felicidade verdadeira é sempre aquela que conseguimos criar para a felicidade do próximo.
O primeiro passo, porém , para aquisição de semelhante riqueza é o nosso entendimento das leis que nos regem,para que nosso egoísmo e a ambição não nos assaltem a vida.
SERVIR MAIS
Alma querida, não fales
De mágua e ressentimento,
Ante o impacto violento
Da dor, onde quer que vás;
Esquece-te e prossigamos
No esforço de nosso nível,
Agindo quanto possível,
Para sustento da paz.
Além das áreas de angústia
Em que a penúria domina,
A prova se descortina
Onde sobram teto e pão;
Muito conforto que anotas
Traz lágrima escondida
E o ouro que enfeita a vida
Muitas vezes surge em vão.
O progresso se agiganta
Continente a continente,
A cultura exige frente,
Quer o gênio mais lugar;
Levantam-se arranha céus,
Océrebro ganha altura,
Mas ouve-se a desventura
Do sentimento a chorar.
Casas nobres abrem alas
Para vitória do estudo,
Mostra o povo anseio agudo
De vida Superior;
Mas o tóxico se espalha,
Sob lances infelizes,
O lar é um campo de crises
À míngua de paz e amor.
A guerra que vibra acesa,
De lado a lado do mundo
Feriu a golpe profundo,
A confiança no bem;
Medo Tensão amargura
Dos seres incompreendidos
São lágrimas e gemidos
Que atingem o mais Além.
Sigamos alma querida!..
Em dolorosos enganos,
Nos raciocínios humanos
A sombra alcança apogeus...
Elevemos ante o Cristo,
As forças do coração...
Toda a Terra em transição
Tem fome da luz de Deus.
e
Luiz Gonzaga, Mestre Lua, Rei do Baião
foi quem despertou em mim a sensibilidade para a poesia.
Maurício de Souza despertou meu gosto pela leitura.
Luís Fernando Veríssimo foi quem disse que eu poderia escrever alguma coisa, e Edgar Allan Poe foi quem me emprestou um pouco de melodia.
Caetano apresentou-me tudo que é lindo, e a isto Chico acrescentou as mulheres!
Com meu amado Vinícius eu converso e até discuto de vez em quando.
De Bono Vox eu herdei o idealismo e um certo cinismo também.
Estes são os meus poetas do coração, e todos eles eu tomo a bênção sempre!
A bênção, Mestre Lua!
A bênção, Maurício de Souza, Veríssimo e Allan Poe.
A bênção, Caetano e Chico.
A bênção, meu querido Vinícius.
A bênção, meu Deus e Pai todo poderoso - o maior de todos os poetas!
A bênção... ^_^
Se a vontade bem dirigida é a bússola de nossa embarcação no mar das provas edificantes, podemos, em verdade, renascer, cada hora...
Da incerteza para a confiança.
Do desalento para a coragem.
Da tristeza para a alegria.
Da fadiga para o bom ânimo.
Da sombra para a luz.
Do mal para o bem.
Da perturbação para o equilíbrio,
Da dor para a felicidade.
Da discórdia para a paz.
Da violência para a harmonia.
Do ruído para o silêncio.
Do ódio para o amor.
Usando o amor e a humildade, no clima do serviço incessante, encontraremos, cada dia, mil recursos de recomeçar a nossa jornada, com bases no Infinito Bem.
Cada qual de nós possui o tesouro do coração, do cérebro, do verbo, dos braços...
Se quisermos empregar semelhantes patrimônios, na transformação dos valores que nos cercam, convertendo a nossa fé em motivo de trabalho santificador, em todos os momentos da vida, permaneçamos convictos de que estamos no renascimento constante, a caminho da perfeição crescente, que nos outorgará o direito às mais vastas compensações da Vida Universal.
Riqueza e Fraternidade
Há expressivos depósito de ouro nas organizações bancárias de todos os povos, e as nações continuam gemendo sob o guante da guerra.
Há toneladas de ouro no corpo ciclópico da terra, e, na crosta planetária, há quem chore nos braços constringentes da enfermidade e fome.
Há imensa quantidade de ouro no seio do oceano, e a dor abarca todos os continentes.
Há ouro nas casas nobres, e os pequenos castelos da ilusória felicidade humana padecem o assalto de extremas desilusões.
Há ouro nós templos de pedra, e os crentes da fé religiosa permanecem famintos de paz e consolação.
Há ouro na indumentária de sacerdotes e magistrados, de homens poderosos e de mulheres felizes, entretanto, os museus gelados aguardam essas peças preciosas que se movimentam no rumo do silêncio e da morte.
Acima do ouro, porém, reina o amor no coração humano, amor que sorri para infortunados e lhes renova o bom ânimo, que trabalha para o bem comum e preserva os tesouros da vida, que se sacrifica e acende imperecível para séculos inteiros, que se gasta em serviço aos semelhantes sem jamais consumir se...
Não esperei, portanto, pelo o ouro para fazer o bem.
Desenterra o talento do amor que jaz oculto em teu peito e tua existência brilhará para os homens por abençoado Sol de alegria e esperança.
Jesus não possuía uma caixa forte para exibir virtude, segurança e poder, mas alçando o próprio coração na cruz, em nome do amor, converteu-se na eterna mensagem de luz que redimirá o mundo inteiro.
Emanuel
Chico Xavier
Não permitas que o júbilo do Natal vibre em teu coração, à maneira de uma lâmpada encarcerada...
Toma o facho de luz, que a mensagem do Céu acende ao redor de teus passos e estende-lhe a claridade sublime.
Não te detenhas.
Avança, com alegria e humildade.
Se a fé resplandece em teu santuário interior, que importam a ventania e o temporal?
O sol, cada manhã, penetra os recôncavos do abismo, sem contaminar-se.
Segue, invencível em tua esperança e sereno em tua coragem, sob a inspiração da fraternidade e da paz!...
(psicografado por Chico Xavier)
Algo Mais no Natal
Senhor Jesus!
Diante do Natal, que te
Lembra a glória
Na manjedoura,
Nós te agradecemos:
A música da oração;
O regozijo da fé;
A mensagem de amor;
A alegria do lar;
O apelo à fraternidade;
O júbilo da esperança;
A bênção do trabalho;
A confiança no bem;
O tesouro de tua paz;
A palavra da Boa Nova,
E a confiança no futuro!...
Entretanto, ó
Divino Mestre!
De corações voltados
Para o teu coração,
Nós te suplicamos
Algo mais!...
Concede-nos, Senhor,
O dom inefável
Da humildade para que
Tenhamos a precisa
Coragem de
Seguir-te os exemplos!
