Textos de Chico Chavier sobre o Amor

Cerca de 105372 frases e pensamentos: Textos de Chico Chavier sobre o Amor

Algumas imagens não precisam de legenda, outras significam impressões diferentes para cada observador.
O fato de eu aparecer nela não interessa muito, mas o que intriga é o mistério de estar no melhor lugar com a cabeça tão longe, ou tão desintetessada em se preocupar com qualquer coisa.
Você nunca conseguirá conhecer a cabeça do outro, mas uma coisa é certa, talvez você precise mesmo é curtir a mesma emoção de deixar de ser o que é por alguns instantes e agradecer ao que ainda pode ser, mas o faça em grande estilo, mergulhe de cabeça na paz interior!

Ela não cabe nos versos, ela é a própria poesia!

Ela não procura competir com ninguém, mas gosta de competir consigo mesma… Não gosta de tentar superar ninguém, prefere se superar todos os dias para provar a si mesma que sempre pode fazer melhor e que sempre pode buscar melhorar a sua essência.

Ela tem luz própria e seu brilho não se confunde e nem se compara com qualquer outro brilho… Mesmo o brilho das estrelas ainda é tímido perto do brilho que a ilumina… Que brilho é esse? O brilho é o segredo que ela carrega dentro de si e busca desvendar todos os dias…

Ela recebe admiração de todos porque sabe ser forte e ser meiga ao mesmo tempo… Passa por momentos difíceis, mas sabe sorrir todos os dias, mesmo que isso custe muitas lágrimas durante as noites…
Ela tem a humildade de reconhecer seus erros e buscar aprender com eles… Ela é imperfeita e busca ser melhor todos os dias, por isso é tão especial!

Ela sabe que quando abre seu coração para viver a vida, a vida também se abre para ela… E por isso que ela é tão apaixonada pela vida quanto é apaixonada por si mesma.

Ela sorri das brincadeiras mais inocentes como se fosse uma criança que encontra a felicidade em qualquer detalhe que passe despercebido por outros, mas não pelos seus olhos de fada que sabem enxergar virtudes.

Ela é toda sensibilidade… Ela chora com as maldades do mundo e tem a pretensão de promover mudanças…
Por isso, semeia as transformações, através da semente dos seus gestos!

Ela se faz forte nos momentos mais difíceis e faz tudo o que estiver ao seu alcance da melhor maneira possível e o que não está ao seu alcance ela entrega nas mãos de Deus porque sabe que ele é especialista em mostrar a todos que o impossível não existe…

Ela é guiada por seus sonhos e movida por eles… Caminha com sonhos e segue sonhando, mas, mais do que isso, vive lutando para que eles se tornem reais… Ela vive a vida plenamente porque sabe que a vida é um dos sonhos que ela carrega no seu dia a dia…

Ela não se resume porque não cabe em poucas linhas… Todas as palavras são poucas para descrever seus encantos… Ela tem um dicionário próprio escondido dentro de seu coração…

Ela não busca reconhecimento porque prefere reconhecer que fez o seu melhor e que se doou por completa para o mínimo que fez… Ela é assim, busca ser perfeccionista por mais que saiba que o perfeito não é uma especialidade dos humanos…

Ela tem a complexidade das borboletas, a beleza do arco-íris e a doçura de um beija-flor… Ela só não sabe que tem tudo isso… Ela é muito humilde pra reconhecer ser digna de tantos encantos…

Ela tem uma beleza semelhante à flor de lírio porque encanta os que estão à sua volta com a beleza da sua alma e emudece a todos com o encanto de seu sorriso…
Ela é toda elegância… Não por suas vestes ou pelos seus adereços, mas por transbordar em bons valores (bondade, amor, generosidade etc.) e por fazê-los seus pilares de vida…

Ela é encanto, ela é magia, ela é mistério… Ela é um sonho, por mais que seja real e é a única fada que realmente existe… Ela sou eu, ela é você, ela somos todas nós… Ela não cabe nos versos, ela é a própria poesia!

O tempo, ah… O tempo… Ele tem um poder inigualável que nos forma, nos transforma, nos dá forma e nos faz novos a cada segundo, na mesma medida em que nos faz mais velhos a cada minuto… O tempo tem um quê de misterioso porque ele é capaz de ser mistério, se fazer mistério e ser segredo, mas também tem o dom de desvendar mistérios e ser o enigma mais fácil de decifrar… O tempo é capaz de muito mais do que podemos imaginar porque é ele quem rege a nossa vida, é com ele que nos preocupamos todos os dias: é ele quem esgota prazos, é ele o próprio prazo…
O tempo é indecifrável, mas nos decifra… O tempo se faz os versos da nossa poesia de vida

Chamei o Seminário de Filosofia de seminário porque se trata justamente disso: espalhar sementes. Sementes são o começo da história, não o fim.
***
Minha maior ambição na vida: criar a melhor geração de cientistas sociais que já houve neste país. E já estou perto de alcançá-la.
***
Quando digo que minha ambição é criar uma geração de bons cientistas sociais, esta expressão não entra aí como nome de uma profissão ou disciplina acadêmica, mas no sentido da compreensão efetiva do momento histórico-social vivido e da sua posição no quadro abrangente da existência humana -- pouco importando o meio de expressão do qual esse conhecimento venha a se revestir. Grandes cientistas sociais como Eric Voegelin e Pitirim N. Sorokin admitiam que havia ciência social de alto nível nos romances 'Os Demônios' de Dostoiévski e 'O Estrangeiro' de Albert Camus, por exemplo, ou no poema de T. S. Eliot, 'The Waste Land'.

(14 de agosto de 2017)

Murmúrio de água na clepsidra gotejante,
Lentas gotas de som no relógio da torre,
Fio de areia na ampulheta vigilante,
Leve sombra azulando a pedra do quadrante,
Assim se escoa a hora, assim se vive e morre...

Homem, que fazes tu? Para quê tanta lida,
Tão doidas ambições, tanto ódio e tanta ameaça?
Procuremos somente a beleza, que a vida
É um punhado infantil de areia ressequida,
Um som de água ou de bronze e uma sombra que passa...

Perfeição ou Imperfeição..

Posso não ser certo ou perfeito...
Posso não ser tão romântico ou carinhoso...
Posso falar besteiras e agir como um bobo...
Posso ser chato e até dramático.
Perfeição? Não sei o que é, ou onde encontrar...
A vida nos ensina que tolo é aquele que pensa que sabe tudo e que é perfeito.
Jamais quis ou quero ser perfeito...
A perfeição está nas coisas que são imperfeitas,
pois quando você gosta de algo ou de alguém seu cérebro ignora tudo e qualquer imperfeição
para que esse "algo" ou "alguém" se torne perfeito aos seus olhos.
Na simplicidade muitas das vezes encontramos a perfeição.
cabe a você ser observador e sempre dar valor as pequenas coisas.
A vida é generosa, e seguir FELIZ, com ou sem perfeições, é escolha sua!

Gosto de gente simples, sem frescura, aquele tipo incomum, de gestos imprevisíveis e sorriso fácil.
Daquelas papo cabeça que se entregam de corpo e alma no romance ou na loucura.
Que vivem no mundo da fantasia, mas são mestres em compreender, ouvir, falar...sem pudor, medo ou covardia.
Gosto de gente que anima, que ilumina.
Gente que não tem preconceito e não faz distinção, que tem elegância na comunicação. Gente repleta de paz e amor, que reflete luz e sabe vagar entre mundos, pois possui na bagagem o senso de liberdade.
Essa gente é julgada como louca, um ser que não se enquadra, que quebra regras e nunca se lamenta por nada – que bom!
Essa gente é rara, porque carrega uma energia que irradia e contagia.
Aprenda a enxergá-las com os olhos do coração.
Quando encontrá-las, mantenha-as por perto.
Essa gente é rica daquilo que está em extinção - lealdade, fidelidade e compaixão.
Por um mundo com mais gente verdadeira, real e espontânea.
É nessas que eu me amarro!

RETICÊNCIAS
Somos todos poemas em construção, seres em reticências…
Inteiros mas nunca completos…
Reticências é évolução e aprendizado…
saltar pela janela quando uma porta se fechar…
é por vezes observar o cenário da vida mudar e ter em vez de jardins
montanhas e desertos áridos a atravessar…
Confiar que no cimo da montanha alguma paisagem magnifica nos espera
e que também podemos descobrir maravilhas enterradas na areia…
Reticências é sempre caminhar mesmo quando cansados nos apetece parar…
Reticências é semear, colher, cuidar, amar e deixar ir o que não floresceu por alguma razão…
E mesmo quando a bateria do corpo acabar e o relógio deixar de funcionar, com dor no coração pensar que é um ponto final não é não…
Porque reticências é VIDA em continuação,é movimento,é existência em renovação….

JoRut " Tranchas de vida"

A filosofia não é uma ciência, é uma técnica. [...]
Uma técnica, ao contrário, reúne várias correntes causais autônomas e heterogêneas, irredutíveis a princípios comuns e unificadas tão somente pelo resultado a obter. Nenhuma técnica, por mais simples que seja, se reduz à aplicação de um princípio científico único. Nenhuma técnica, a rigor, se deixa explicar totalmente pela ciência. A técnica tem sua racionalidade própria, interseccionada com a da ciência mas não redutível a ela. [...]
O resultado da obra técnica é um produto concreto (de con cresco, 'crescer junto') obtido pela articulação real, não ideal, de diferentes concreções parciais.
A filosofia é uma técnica porque o resultado a que ela visa não é um conjunto de afirmações abstratas sobre esta ou aquela parte da realidade, nem mesmo sobre a 'realidade como um todo': é a capacitação do sujeito cognoscente humano individual para a apreensão concreta dos nexos entre conhecimento e realidade, apreensão sem a qual nenhum conhecimento, cientifico ou não, pode estar seguro de que faz sentido, nem de que seu objeto corresponde a algo no mundo real.

BEIJOS DO TEU OLHAR
-
Teus olhos
cativantes, profundos, insinuantes,
estonteantes, que prendem o meu alento
me fascinam, me encantam, me dominam
e causam também o meu tormento.

Teus olhos
sorriem, acariciam, iluminam,
serenos, tranquilos, estrêlas a brilhar
com doce expressão sabem ser vulcão,
prelúdio de momentos de grande paixão.

Teus olhos
sedutores, desafiam e instigam,
me beijam, me arrepiam, me procuram
molhando a minha boca, desnudando a minh'alma
são doce poesia, neles me perco com alegria.

E o meu corpo desfalecido,vencido
e sem pudor, beijou o teu olhar...
Tão grande era o desejo que nele se perdeu,
sem amarras, sem reticências, sem receios.
Simplesmente amou só por amar!

Eu não me envergonho de corrigir meus erros e mudar as minhas opiniões, porque não me envergonho de raciocinar e estar sempre aprendendo. Também não me envergonho de dizer aquilo que tenho vontade em dizer, principalmente a verdade, mesmo sabendo que muitos se incomodam com isso, afinal, isso faz parte do meu caráter, de minha singular personalidade e percepção de vida...Não poderia eu viver de mentiras, de máscaras e interesses. Não sou assim, não piso em ninguém para conseguir o que eu quero. Ainda acho que o talento fala mais alto e que o sentimento move o mundo. E por mais que eu sofra e me decepcione com as pessoas, continuo querendo que seja assim. Quem vive de mentiras e de falsidade, leva uma vida vazia e triste por não praticar a verdade consigo mesmo e com o próximo. Desculpa, mas eu não caio nessa, fulano é mais feliz vivendo em meio a falsidade e mentiras, é por isso que muitos tentam me derrubar mas não conseguem, porque não sabem por onde me pegar: o que é fundamental para eles, é insignificante para mim, e entre tantas derrotas eu acabei me tornando rocha firme, inabalável. De tanto tentarem me derrubar eu acabei aprendendo a me equilibrar na corda bamba, de forma que nem a maior ventania me derruba mais...consigo diferenciar agora a lógica e o improvável, busco a razão de uma vida plena e simples, não quero riquezas que eu não consiga levar para a eternidade, só quero que meus herdeiros possam andar por caminhos os quais andei e voem tão alto como voei, e quando até o laço do sapato tentar derruba-los: sei que andarão mesmo que sozinhos, andarão descalço, andarão pelados, só não vão parar de andar.
nenepolicia

Supere seus medos...

Não desanime, maior é a mão que te protege do que a que te aflige, supere suas aflições , rejeite seus medos, invista em conhecer suas forças, utilize as táticas que domina, reavaliando suas estrategias. Não abandone sua missão pois a partir dela se pode tornar real a visão anteriormente planejada.

EM TI

Frente ao mar
Numa rua gorgulhando de gente
Numa esplanada barulhenta
Senti o teu olhar me tocar
Leve como pluma, lindo como uma flor
Morri no teu sorriso aberto
Como porta convidando ao amor
Respirei o teu ar e o tempo pareceu parar.
Insinuando-te lentamente, com leveza
Como brilho de sol em
nevoeiro de praia
a tua timidez contente
perdura ainda na minha mente.
Tua voz é doçura, ternura, pura emoção
Torna o meu corpo louco de paixão
Um encontro certeiro
Para descrever momentos inteiros.
Em ti saboreio a vida.

Trecho

Quem foi, perguntou o Celo
Que me desobedeceu?

Quem foi que entrou no meu reino
E em meu ouro remexeu?
Quem foi que pulou meu muro
E minhas rosas colheu?
Quem foi, perguntou o Celo
E a Flauta falou: Fui eu.


Mas quem foi, a Flauta disse
Que no meu quarto surgiu?
Quem foi que me deu um beijo
E em minha cama dormiu?
Quem foi que me fez perdida
E que me desiludiu?
Quem foi, perguntou a Flauta
E o velho Celo sorriu.

Não simpatizo com sentimentos descartáveis, amizades por conveniência, felicidades ilusórias e meias verdades. Isso para mim são atitudes sem valor que não me convencem. Talvez me chamem antiquada, mas certas coisas do mundo moderno não me convencem, infelizmente, só me abrem os olhos para que eu enxergue o quanto regredimos. Coisas descartáveis eu até aceito, mas pessoas que descartam as outras e seus sentimentos sem fazer cerimônia tem um oco no lugar do coração e nunca serão dignas da verdade que existe dentro de certas pessoas...
Simpatizo com corações que sentem e demonstram, olhos que enxergam além do aparente e que choram quando o sentimento não cabe no peito. Simpatizo com quem, apesar de estar na modernidade, não tem medo de ser humano e de demonstrar toda a sua humanidade...

Todos nós somos imperfeitos, mas a falta de caráter é uma escolha e as pessoas que aderem a essa escolha devem ser definitivamente distanciadas de nós.
Ficamos tão leves quando nos afastamos daquilo que nos faz mal, por isso não devemos ter receio de nos afastarmos, antes devemos ter medo de alimentar um laço feito de papel que qualquer gota de água é capaz de desfazer...

O Gato

Cabeça dócil e altiva
Olhar perspicaz,profundo
Garras que dilaceram
E ferem fundo

Aéreo, elegante
Calmaria, nervos de aço
Quando feroz
Ninguém cala a tua voz

Liberdade, intuição
A tua indiferença é só ilusão
O teu ronron afetivo
Traz calma ao coração.

No teu olhar em ranhura
Há torrentes de ternura
Voltas à noite, desejas caricias

E logo depois,como que alheio
Dou contigo confortavel
Já deitado na minha cama
Ou mesmo no meu regaço.
Matreiro !

Boa noite, que esta noite seja reflexão do amanhã, que logo chega.
Que possa corrigir os erros trazendo verdades, novos caminhos e aprendizado para os dias que virão.
E que se esqueça os problemas dando solução.
Bom descanso e boa semana pra você e pra todos da família. A PAZ... Viva em paz.
Shirlei Miriam de Souza.

Existem dois mundos que tenho que lidar todos os dias: O primeiro mundo é o mundo real onde as coisas acontecem independe do que eu penso, sinto e quero fazer. O segundo por sua vez é o mundo criado pela minha imaginação, esse mundo me faz pensar todos os dias que coisas impossíveis não existem.

Meus pensamentos. 28 de Agosto de 2017.

Ser mãe,

é ser amiga,
é ser parceira.
é ser céu,
é ser porto,
é ser abençoadeira,
é ser mel,
é ser conforto...

é repreender,
é educar,
é punir,
é conversar,
é castigar,
é explciar,
é guiar,
é ser par...

é ser a cria,
é ser a mão,
é ser o apoio,
é ser o chão,
é ser alegria,
é ser o ombro
é ser a voz de compaixão...