Textos de Caminho

Cerca de 6385 textos de Caminho

Cada dia que vivemos é uma vitória, por mais simples que o dia possa parecer não diminui a grandeza dele, um dia a mais de vida é um presente inestimável.
Algumas vezes a vida não nos da muitas opções de escolhas de qual caminho a seguir, mas se pararmos pra pensar, existem caminhos a serem tomados na vida, do que tocar a vida em frente? Acho que não. A terra gira em seus movimentos de translação e rotação, mas dentro desses movimentos ela segue a rota a sua frente, sempre em frente. Um desvio milimetricamente pequeno, poderia causar uma catástrofe enorme. Assim também os cometas e vários outros astros que compõe o universo seguem cada um a rota à sua frente.
Os rios não são diferentes seguem em frente mesmo que encontrem obstáculos pelo caminho.
Seguir em frente não é tão fácil ou tão simples, mas é necessário, pois é tocando a vida que crescermos como pessoa, como seres humanos capazes de compreender que somos apenas uma argola unindo uma corrente imensa e quando nos conscientivamos disso nos tornamos capazes de mudar nosso ambiente e de revolucionar o mundo. E por que não?
Pra alguns o caminho é mais fácil, para outros mais árduos, como da mesma forma também existem caminhos mais longos e mais curtos, mas todos no final nos leva ao mesmo ponto de chegada "o fim".
Aprendi que é no ato de tocar em frente e percorrer o caminho a minha frente que se encontra a beleza, o aprendizado, os amores, os sabores, as pessoas que seguirão ao meu lado por toda jornada e outras só até certo ponto. Não da pra estagnar, é só tocando a vida a frente que deixamos gravadas nossas pegadas no mundo, nossas histórias que serão as únicas lembranças que deixaremos como prova da nossa passagem pela estrata, quando chegar a hora de cruzar a linha de chegada...
Então pra que presa? Pensei...
Desacelera o passo e curta o passeio, as paisagens e o mais importante de tudo VIVA. Viva da melhor maneira possível, seja feliz, se permita se permitir. Siga sem medo, sem cobranças, culpas e comparações, afinal somos únicos em toda nossa plenetude de "ser". E poderia alguém representar da melhor forma o meu papel no mundo do que eu?
Tem uma música que gosto muito e se tornou um hino pra mim "Tocando Em Frente". Ela já foi interpretada por muito cantores, mas gosto muito da versão do Daniel. Ela descreve bem o que sinto, segue um trecho da música:
"Ando devagar porque já tive pressa
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe
Só levo a certeza de que muito pouco eu sei, que nada sei."

FAÇA DA VIDA UM CAMINHO DE FLORES

Saiba por onde caminhar,
evitando em almas pisar...
Com cuidado enfim,
para assim,
a ninguém magoar...
Faça de seu caminho
algo florido com muito carinho,
e será alguém lembrado e querido...
Para a felicidade encontrar,
não é preciso ao além do arco íris chegar,
basta ir em sua alma sua felicidade buscar...
Saiba amar-se,
e saberá a outrem amar,
e assim a felicidade encontrar...

Respire fundo, olhe ao seu redor, olhe para si mesmo e tente não agradecer pelo o que os outros não tem comparando com suas necessidades supridas. Perceba o céu, as nuvens, as estrelas e tente desacreditar que isso tudo não foi desenhado, projetado e criado por alguém. Continue mais além com sua descrença e desacredite da sabedoria e inteligência que nos são liberados vez após vez para solucionar males e aprimorar tecnologias. Um nada nunca se multiplica por nenhum, um vazio não se torna mais vazio tendo as mesmas bases. De algum lugar obtemos um algo seja qualquer a fonte, essa fonte que nos tornam cada dia mais suscetíveis de aprendizados, erros e acertos. Tudo isso não nos afastam da verdade em um criador mas nos aproximam da ignorância de não assumirmos que de algo veio, de alguém surgiu e por si só não existiriam.
Não acreditar, não confiar e não assumir que um Criador exista se compara a dizermos que nascemos sem mãe, sem pai, sem intermediários nos tempos atuais. Se você respira é porque alguém permite e esse mesmo alguém é um alguém como você, o que nos difere é que ele nos ama incondicionalmente enquanto amamos apenas quem nos faz o bem. Esse alguém sempre foi Jesus e sempre, sempre será e espero que você também, que você sempre seja quem é para todo o sempre em Cristo Jesus.

Mas cara no final sua reputação é apenas a ideia que os outros terão a seu respeito sob um ponto de vista diferente do seu, então se preocupe menos com tantas regras saturadas de hipocrisia, liberte-se das amarras daquela censura ditatorial, trate de respirar fundo e viver, o tempo é curto quando se trata de felicidade, importe-se menos, corra riscos.
Mergulhe no desconhecido e colecione centenas de histórias, ame e desame, coloque um bom batom e tire-o apenas com beijos, borre-se, faça aquilo que todo mundo quer e não tem coragem de fazer, permita-se descobrir algo novo sempre e mantenha-se vivo independente dos julgamentos, só você pode saber o que faz bem ao seu coração, aquilo que realmente vai valer a pena no fim dessa caminhada toda que a gente chama de vida.

TIRE A PEDRA DO SEU CAMINHO

Tire a pedra do seu caminho,
viva e faça a grande travessia
da vida, adquira essa primazia
de liberdade como passarinho.

Saia do ostracismo e seja feliz
sem drogas e vícios daninhos,
narcóticos da alma e espinhos
de ébrios, sonhos de aprendiz.

Liberte-se já da pedra maldita,
escravidão que aliena a razão,
veneno formulado no Averno.

Deixe de ser o quizila parasita,
supere as barreiras do inferno
para ter Deus e paz no coração.

Do Livro: "Tire a Pedra do Seu Caminho - Drogas Não - 2014

Pode acontecer de tentar algo e não da certo. O futuro, a Deus pertence. A vida de todo ser humano é um caminho em direção a si mesmo; a busca por um caminho seguro é uma tentativa é o seguir de um simples rastro que poderá levar ao novo, ao desconhecido. Vale a pena aceitar o desafio e tentar sempre.
Profª Lourdes Duarte

APROFUNDANDO A FÉ NO CAMINHO DE SANTIAGO DE COMPOSTELA
(França, Espanha e Portugal)
De uma forma ou de outra, desde pequena, tenho buscado aquela fé que consegue remover a inquietude humana e proporcionar a paz essencial à vida neste ou em qualquer outro plano.
Quando criança e adolescente, acreditava que tinha essa fé, isto porque participava ativamente, mesmo de forma ingênua, em atividades da Igreja Católica.
No entanto, a idade adulta, ou seja, a vida no Colégio Central em plena ditadura militar, na Universidade e, depois, como docente, aluna de mestrado e de doutorado, envolvi-me em movimentos político-sociais, na luta por uma sociedade mais justa e igualitária, por um ensino de qualidade, por melhores condições de vida, entre outros, ficando invisíveis muitos dos valores religiosos que foram inicializados na minha infância.
Não mais livros religiosos, procissões, palavras proferidas em missas, novenas etc, mas livros que mostravam a realidade mundial, brasileira, baiana: desigualdade social, pobreza, desemprego, inacessibilidade a serviços básicos como educação e saúde, além da baixa resolubilidade desses serviços.
Uma mudança, por que não dizer, radical!
Essa nova vida não me deixou perceber que a vida com Deus é, como diz Frei Inácio de Larranaga, vida de fé, e fé não é sentir, mas saber; não é emoção, mas convicção; não é evidência, mas certeza.
Viria compreender um pouco essa mensagem algum tempo depois, ao vivenciar a dor de perdas acumuladas, especialmente a do meu filho de 20 anos, que me levaram a um estado de “cansaço” intenso! Não tinha a ideia de que procurava um deserto, isto é, sair do lugar onde vivia, trabalhava, e retirar-me para um lugar solitário: campo, bosque, montanha...
Teria que ser algo que me fizesse conhecer melhor o meu eu para superar a dor, para me superar.
Caminhar/peregrinar foi uma opção pois cada caminho é um caminho que nos leva ao desconhecido, ao que esse desconhecido é capaz de nos ensinar.
Em apenas uma semana lá estava eu fazendo, a pé, como peregrina, o Caminho de Santiago de Compostela, inicialmente, o Caminho Francês (33 dias pelas montanhas).
Ao chegar à Santiago e assistir à tradicional Missa dos Peregrinos, senti um “vazio” profundo, uma necessidade de continuar caminhando rumo ao desconhecido. Foi incrível! Ainda estava faltando algo!
Então, decidi fazer o Itinerário Santiago/Fisterra-Muxia (Costa da Morte), não aprovado, naquele momento, pela Igreja Católica, porque era permeado pelo misticismo.
Foram mais 96km pelas montanhas, com apenas três albergues à disposição do peregrino. Ao chegar em Fisterra-Muxia, onde fiquei uma semana bastante envolvida pelo seu misticismo, vivenciando momentos especiais, tudo ficou mais confuso. Descobri que ainda não havia conseguido a revelação que buscava e que não era muito clara para mim.
Continuar caminhando/peregrinando, não mais pelas montanhas mas por terras planas, vales e montes, seria uma saída: o Caminho Português ao “reverso”, isto é, de Fisterra-Muxia (Espanha) para Porto (Portugal). No entanto, encontrei-me em um “Caminho” sem “calor humano”, com poucos peregrinos, albergues vazios mas fui parcialmente compensada ao participar, em Redondela, durante três dias, como voluntária, da construção de tapetes de flores, com desenhos religiosos, nas ruas desta cidade portuguesa.
Ainda inquieta, tomei a decisão que deveria estar “guardada” no meu íntimo: de trem, fui de Porto para Fátima onde tentei deixar uma medalhinha desta Santa, que meu filho usava quando mudou de plano. Fátima não era o seu lugar! Uma freira orientou-me a levá-la de volta para o Brasil, onde, num certo dia, ao mirá-la, de forma especial, levantei-me repentinamente, fui ao cemitério e mandei cravá-la no túmulo do meu filho. A partir daí, não mais me preocupei com a medalha uma vez que ela já estava onde deveria, provavelmente, estar há muito tempo.
Bem, consciente ou inconscientemente fiz um deserto, um tempo forte dedicado a Deus em silêncio, solidão, e pude sentir como na fé Jesus toca as nossas feridas, especialmente aquelas que nos machucam muito!
Para Frei Ignácio, a vida de quem crê é uma peregrinação. Mas eu não sabia o que é “ser peregrina”. Aprendi no Caminho que o peregrino não sabe nada: onde vai dormir nem o que fará no dia seguinte; que fadiga, incerteza e insegurança são o pão do seu cotidiano; e que ele tem uma meta mas não consegue vê-la claramente. Assim, comecei a entender que as duas forças dialéticas da fé podem ser a certeza e a obscuridão.
Dessa experiência existencial, um dos grandes aprendizados na minha vida: quando pensei que o objetivo infinito estava ao meu alcance, nas minhas mãos, Deus se ausentou e silenciou; apareceu, desapareceu; aproximou-se, afastou-se; tornou-se concreto e se desvaneceu. Foi nas montanhas, em direção à Astorga (Espanha), onde me perdi por 14h. Pedi socorro a Ele mas tão logo encontrei o “sinal” do Caminho, deixei de crer e me perdi de novo...
Apesar do meu “afastamento/alheamento”, passei a perceber que deveria reduzir a silêncio a minha mente quando ela tentasse se rebelar e que deveria abandonar-me na fé.
Mas, como é difícil ter “aquela” fé que tudo suplanta!
Só Ele sabe como tenho tentado/venho tentando...

Páscoa, Pessach, Passagem...

Passagem da tristeza para a alegria
passagem da mentira para a verdade
passagem da injustiça para a justiça
passagem do egoísmo para a caridade

passagem do desespero para a esperança
passagem do medo para a coragem
passagem da violência para a benevolência

passagem do tormento para o alívio da dor
passagem dos vícios para as virtudes
passagem do ódio para o amor

passagem das trevas para a luz divina
passagem para a Vida que pulsa, encanta e brilha!

Passagem, deem-nos passagem!

E que seja Jesus, o nosso melhor caminho!

Minha religião? Nenhuma!
Meu caminho? O Amor!
Porque o Amor liberta...
E é disso que eu gosto: LIBERDADE.
Liberdade de ser, e fazer.
Ser livre pra pensar, absorver aquilo que acho útil, e fazer as escolhas que me serão melhores, sem me prender a nada.
O Amor é a essência da vida, ele é poder Supremo. Nele está contida todas as vibrações positivas, toda sabedoria.
Que tal uma overdose de Amor?
Primeiro, você toma uma dose, deixa surtir efeito.
Depois,toma a segunda, se deixe curtir o efeito.
Na terceira... você vicia!
E verás que viver uma vida sem Amor é suicídio.
E aí? Vai provar o Amor, ou vai ficar só na vontade?
A vida é curta, o tempo passa, seja o melhor de você,
pois, até para ser seu melhor é preciso de AMOR!

01/11/2013

Senhor,
Dai-me discernimento nos piores e melhores momentos da minha vida,
Pois nos piores estou desnorteada, e posso cometer loucuras; nos alegres é quando estou demasiadamente feliz, posso esquecer do que realmente é essencial... Quero de ti o poder de pensar em momentos exaltados para que jamais fuja do teu caminho.
Amém!

Por favor, não estendam tapetes vermelhos pra mim.
Não me ofereçam glórias nem medalhas.
Entendo que o façam de todo coração,
mas se tenho em minha vida alguma graça,
isto devo às pessoas que me querem bem
e, especialmente, a Deus.
Só a Deus é devida toda honra e toda a glória.
Já eu sou apenas um cara no caminho,
nem melhor, nem pior que alguém.
Apenas igual. E isto já está de bom tamanho.

Então menina, dobre a esquina! Continua.
Sinta-se no direito de cansar, mas nunca de parar. Diminua o passo.
Então caminha! Tropece e se cair, levante-se e não tire o sorriso do rosto, nem todo mundo precisa saber que a queda doeu.
Então menina, corra! Aperte o passo, mas nãoatropele o tempo.
Não sabemos onde essa estrada dará, e também não precisamos saber.
A única coisa que a gente precisa é continuar dando um passo de cada vez.
Sem desanimar, porque se não chegar no lugar que pretendia menina, o caminho terá sido alegre. E só por ter lhe rendido bons sorrisos já terá valido a pena.

Vislumbre
Às vezes me vejo de uma maneira distorcida. Aquela garota que amadureceu rapidamente e já tombou várias vezes na tentativa de se encontrar. Se flagrando em situações inesperadas, fazendo o novo para viver algo que ela não sabia bem ao certo o que seria. A felicidade estava no caminho, mas improvável de todos estes e ela estava no caminho de não o achar

Nessa minha caminhada, muitas pedras encontrei...
Em algumas até tropecei...
Cai mas levantei...
Então esperto fiquei...
Deixei de ter pressa...
Não acreditei mais em promessas...
Afinal não pude parar...
Pois Deus é quem prepara nosso lugar...
Tive ajuda sim...
Mas teve que partir de mim...
Escolhas certas ou erradas, fizeram parte da caminhada...
E vão continuar fazendo...
Pois um dia após o outro eu sigo em frente...
Caminhando com humildade...
Sem plantar espinhos no meu caminho...
Pois muitas vezes a volta é feita com os pés descalços...

Hora da Mudança

Se você se cansou de algo que está começando a causar turbulência em seus dias, talvez seja porque chegou a um limite maior que podes suportar.

Quando isso acontece, a solução é pegar um atalho ,e seguir para um novo caminho que abre os braços para te receber.

Um caminho alegre e bem mais florido, com ar novo e revigorado, que traz paz e luz à sua vida.

Um caminho que aponta um brilhante sol no horizonte aquecendo de amor seu coração.

Não olhes para trás, você já perdeu muito tempo com a repetição dessa história. Dessa vez a chance é sua.
Siga em frente e acredite no amanhã!

O fim de tarde já está chegando e o sol já está raiando.
O momento de ir pra casa se aproxima, com esse trânsito de rotina.
Torcendo pra mais tarde chegar, pro meu amor me ligar.
A emoção é forte e quero lhe dizer, vc me faz enlouquecer.
Com esse jeito especial de ser fico louco por você.
A hora passa e nada de você chegar fico aqui pensando no que pensar.
Depois de um tempo em casa vou chegar e torcer pra hora passar.
Depois de quase 2 horas o encontro vai rolar.
Você chega em casa pra jantar, e eu digo como é bom te amar.
Bju

Quem é Jesus para mim???

Jesus, é Deus encarnado homem
Que viveu e morreu
Para nos livrar do pecado

Jesus, é a maior demonstração do amor
Que Deus tem por nós

Jesus, é santidade e justiça
Na sua total plenitude

Jesus, é a certeza de que dias melhores virão
E de que nunca estaremos sós

Jesus, é companheiro, melhor amigo... Irmão

É o caminho, a verdade e a vida.

A paz reside no coração de quem nunca desejou semear o desamor!
De quem soube se despedir sem odiar...
De quem soube deixar o outro trilhar o seu caminho sem especular...
De quem soube ver a felicidade do outro sem invejar...
De quem soube ver a dor do outro e não vibrar mas sim boas coisas desejar...
De quem soube que ser um inimigo não fará nossa vida melhorar...
A paz reside no coração de quem busca harmonizar e a vida só tem a retribuir!
Portanto, feliz é quem tem paz no coração!!!

Que meus pés não permitam
que eu me perca pelo caminho.
Que eu possa seguir, em meio
às dificuldades sem perder a
confiança.
Que meus pensamentos sejam
firmes, em direção da verdade.
Que eu não desvie do caminho
mesmo que a tristeza ronde
meu coração.
E embora as vezes passe por
terras barrentas minha alma
continua limpa.
Quero andar em meio a luz
e se sombras aparecerem
que sejam apenas das árvores
para descansar meu corpo da
longa jornada.

Talvez é melhor que não aconteça
Que o suspiro da paixão desapareça
Que a solidão amadureça
E que se transforme uma nova canção...
...viver a nova e encantadora vida

Ame a si, aprenda a conviver consigo mesmo
Não espere pelas felicidades externas
A fonte jorra dentro de ti
O caminho é você que escolhe.

Não culpe ninguém, reflita, adentre pra dentro de si
e vera um mundo novo a ser descoberto.

A solidão não se condiz em estar só...

Não se alimente de frases de destruição
Se afaste de pessoas que te minem as energias
Dê um suspiro e um passo e verá
O quanto é bom poder viver nessa estrada

Quem te ama te quer bem e não espera de ti nada em troca

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp