Textos de Amizade- Marilyn Monroe
Da janela do seu quarto, uma pequena menina observa o mundo ao seu redor. Mundo esse, periférico, tão distante de outros mundos, no mesmo mundo, certo de poucas ou de nenhuma escolha. Mas, centrada em seu eixo, ancorada no aqui e no agora, ela inspira, expira e não pira e aos poucos, o mundo em sua volta se desfaz e se refaz um novo de esperança e de paz.
A educação apelou loucamente: A frequência vale nota. Como assim, se as aulas são não presenciais? Faz de conta que a movimentação dos alunos na internet através dos link recomendados conta como presença! E se ele tem participação efetiva virtualmente, mas não entrega as atividades propostas, vai ser promovido? Se não, como justificar uma possível reprovação, mesmo entregando atividades erradas: estava presente virtualmente. Não se controla ninguém quando o curso é a distância! Quando (onde ?) as mentiras são facilmente justificáveis. Aí, no mês do azar, agosto pandêmico, o pagamento da maioria dos professores do estado veio errado, prejudicando; ninguém erra para beneficiá-los. O contracheque de quem errou não erra, ele se beneficia de alguma forma. CiFA
Não seja um mero religioso(a), não seja um mero frequentador(a) de igreja, não faça da religião ou do Evangelho um meio de ganhar dinheiro, fama ou status, não seja egocêntrico, manipulador(a) e radical, seja flexível, esteja disposto(a) ao diálogo, ao amor, à edificação e respeito alheio. Viva e pregue o Evangelho, mas faça direito, faça com sabedoria, discernimento, respeito, amor, dedicação, cautela, empenho, vontade, fé, determinação, coragem, eficácia e sem extremismos e heresias, viva e pregue-o sob a direção, orientação e respaldo do Espírito Santo de Deus. Amém.
Quando aquele sonho se realizar...que seja intenso como o fogo, cintilante como as estrelas e tão belo como o pôr do sol. Envolvente como o mar e sublime como o alvorecer do dia. Que seja como uma linda melodia e harmonia regida pelas mãos do Criador, que traz alegria na composição da vida e sintonia no cenário do amor.
Vesti-me de força, e me singi de coragem, me costruí e me descontruí várias vezes, quebrei regras, paradigmas e tabus, voltei atrás, recuei, fui em frente, pensei em desistir, insisti, tive medo do novo, mas sobrevivi em meio a violentos temporais, do meio do caminho me levantei, e vislumbrei o futuro, que me aguardava de braços abertos, para novas conquistas.
No novo normal, é assim: O professor escolhe um vídeo na internet para sua aula não presencial, e a aluna pergunta: "Não poderia ter escolhido um vídeo melhor!"? Eu aqui sem reação justifico-me: Quem leva a sério uma pergunta tola é tão tolo como quem a fez. E considerando que uma resposta branda desvia o furor, não há nada mais brando do que o silêncio. Não vingar-me é uma forma de perdão! CiFA
Não tenha medo de porventura errar. Encare os seus erros ou frustrações como oportunidades para o seu aprimoramento. As nossas falhas, recorrentemente, são as maiores fontes de aprendizados nas nossas vidas. Caso você perceba que existe algo melhor para você, lute por seus sonhos com muito afinco e fé! Aquilo que não estiver na sua alçada, Deus realizará!
Muitos papeis me consolam e me fazem sentir útil. Mas, agora, estou convencido que papel aceita tudo, pois a enorme quantidade de planilha e relatórios não está conseguindo devolver a qualidade da educação brasileira. O negócio da China é tirar a máscara e colocar as mãos na massa. Lavar as mãos toda hora significa responsabilidade de ninguém. Pilatos que se cuide, visto que Jesus já morreu!!! CiFA
A reclamação diária somente lhe trará mais problemas cotidianos, pois o universo absorve o que é constantemente lançado a ele, devolvendo o que foi recebido, pois o que é repetidamente propagado, sem distinção é novamente reenviado, em resposta ao agradecimento ou a reclamação, de algum modo sempre volta ao propagador, é a famosa lei da atração. Tome cuidado com o que envia, isto conforme a sua intenção, palavras boas ou não, sempre haverá do universo alguma inesperada reação...
Em seu percurso existencial, o homem sempre apresentou atritos de todas as espécies, sendo observados comportamentos e condutas característicos geradores de contendas em qualquer época, cultura, território ou espaço social e por motivos vários. Sempre houve conflito, o homem nunca soube viver em paz, embora deseje a paz.
No velho normal, era assim: Eu, como professor de filosofia e bacharel em teologia, não podia falar de religião em sala de aula, porque a escola pública era laica, assim diziam. Porém, o aluno se atrevia contestar-me, não contribuindo com a aula, todavia tentando defender as doutrinas de sua igreja. Dava seu estudo bíblico, já matando a aula em si. Passei muito por isso: sendo que eu não defendia nenhuma religião e não frequentava igreja alguma, eles se achavam melhores. Então, arrogantemente se mostravam saber mais do céu e das obrigações cristãs. Por várias vezes, perguntei-me, por que esses eram os piores exemplares de aluno, bastando só conferir suas notas. E por que estavam Sempre dispostos a maltratar qualquer um, defendendo seu Deus e seu fanatismo. Ah, como sofri, tentando fazê-los pensar e discutir seus conhecimentos para renová-los. Aí, atraí mais denuncias para eu resolver com o diretor, manchando minha reputação. E por medo ou só por ignorância mesmo, nunca pude contar com o apoio da maioria da classe, eram evangélicos. Acho que o coronavírus veio de Deus, para a escola se encontrar! E varrer o que é ruim. CiFA
A Escola está cheia de homossexuais e feministas distribuindo charme e cultura, tanto alunos quanto professores. É o “Look” do momento. Contudo, vejo também outro tipo de professores: os machistas que namoram alunas e viram notícia nos jornais, são excomungados pelo sistema. Ainda bem que sou velho, feio e pobre. Inadequado para fazer o mal que querem. Qual é meu pecado? Discriminar a mim mesmo? Todavia eles me fizeram justiça, quero dizer, condenaram-me a um lugar seguro.
Os debates dos candidatos são apologias às violências: inventam mentiras, agridem o adversário, importam o poder. Candidata-se quem não tem nada a perder. É arriscar demais, fazer a razão se dobrar a uma pergunta tola: Por que uma pessoa comum quer trabalhar tanto por seu município que se candidata para vereador? Ai ela ganhou e a cidade continua do mesmo jeito, se perdesse também...
A intervenção profissional do psicólogo e seu campo de atuação especifico englobam condições de reabilitação, prevenção, diagnose e suporte psicológico em diferentes situações e contextos, sejam estes individuais ou comunitários, utilizando instrumentos específicos de avaliação, tais como os testes e técnicas psicológicas, dentre outros.
Na escola, o velho está contaminando o novo normal. Ainda estão exigindo reposição de dias letivos, conselho de classe, padrinhos de turmas, falta reprova. Então não fazem bem nem uma coisa nem outra, caindo no descrédito do público: por que os alunos não estão fazendo as atividades propostas? Ou eu não sei o que é educação a distância...? Escola pública leva o aluno a sentir ira do mestre e tê-lo como rival, quando satura o sistema de inutilidade, desumaniza os critérios descontando no professor e atrasa o progresso amassando barro. Não zelam pela coerência? Enquanto não enterrarem o defunto, cheirarão carniça. CiFA
Éramos singular, mas não falo de cada um ser egoísta e olhar para seu próprio umbigo. Éramos um, mas pensávamos por dois. Éramos almas gêmeas, um só corpo, um só coração, uma só alma, um só amor. Tudo tão singular, tão nosso, tão único. Mas eu deveria ter desconfiado, comigo nada nunca deu certo, nada. O amor continua o mesmo, continua aqui, bem cravado no meu peito e não vai sair daqui de dentro. Mas cada um seguiu para seu lado, na verdade, ela seguiu, eu fiquei aqui, parado, inerte. Porque de fato, eu não sou bom com despedidas, não sou bom com partidas e não aceito te ver partindo e me deixando para trás, se desprendendo de mim, desencaixando o nosso corpo, nossa alma e o nosso coração. Você seguiu e eu fiquei. Fiquei sozinho, sem chão, sem motivação, sem reação e o pior de tudo, fiquei sem você.
O céu que eu vejo é o mesmo que você vê, mas o vemos de formas tão diferentes. O meu é bem mais triste que o seu, ele é carregado de nuvens negras e fortes pancadas de chuva. Em dias estrelados, o meu presenciou minhas tristezas, não foram apenas uma ou duas, foram muitas, até perdi a conta de quantas e elas sempre foram causadas por você. O céu que eu vejo, presenciou noites de olhos abertos por causa da insônia e das noites de prantos e garganta rasgada em meio a tantos gritos abafados no travesseiro. Houveram noites frias, em que o peito apertou, o coração chorou e a alma definhou. E muitas delas foram embaladas por silêncios gritante e cortantes. E o céu que me vê não aguentou tanto sofrimento e se debulhou em lágrimas. Meu caro, até o céu chorou por mim, várias e várias vezes. Todas aquelas gotas de água que escorrera, eram lágrimas em forma de chuva. Na janela do meu quarto, eu passava por tudo isso, calado, apenas na companhia da solidão. Fora do quarto, nunca tive tempo de chorar, pois estava usando um esboço mal feito de um sorriso, para agradar a todos, para fugir de perguntas, de julgamentos e de pessoas sem amor ao próximo. Assim como meu coração, o meu céu também se rasgou, e fez cicatrizes. E essas mesmas, no seu céu, você chama de relâmpagos e trovões, porque eles aparecem aí também. Mas você só admira a beleza e não sabe porque aquilo realmente acontece. Eu embelezo o seu céu com o meu sofrimento, com a minha dor e você nunca vai saber. O meu céu é bonito de longe, porque a distância a gente nunca consegue ver as rupturas, cicatrizes e cortes que as coisas tem, de longe tudo é mais bonito. Mas só quero que saiba de uma coisa, meu amigo: até o céu chorou comigo. É tanta tristeza acumulada, que nem o céu segurou suas lágrimas.
Hoje escorreu uma lágrima pelo meu rosto e era uma lágrima de saudade, tem horas que você a guarda tanto, que ela resolve sair por livre e espontânea vontade, para amenizar sua dor. Eu estou magoado, mas ninguém compreende as minhas palavras sussurradas, baixas, quase sem voz. A minha aparência esta horrível, faz dias que não durmo, faz dias que sinto a sua falta e eu queria que isso fosse pelo menos um pouco recíproco. A saudade bateu em minha porta, junto com ela a solidão, elas chegaram perto de mim, ficaram em silêncio e apenas me afagaram, me acolheram, me deram colo. O que mais dói, é saber que elas talvez sejam minhas únicas amigas, é saber que elas nunca vão embora, mesmo quando todos me abandonam. E eu fico aqui, abandonado, feito um cão sem dono. Esperando que passe a dor desse meu pobre coração moribundo. Que não bate mais, apenas apanha.
Sabe quando você é tão machucado, mas tão machucado, que já nem reconhece mais os seus próprios sentimentos? Aqueles que você costumava sentir, por algo ou por alguém. Foram tantas decepções que meus sentimentos acabaram sumindo, se escondendo em um canto de difícil acesso. Foram se atrofiando, se partindo e acabaram virando estilhaços. Sei que será difícil trazê-los a forma original e colar caco por caco, mas eu vou conseguir, pois o amor não vai deixar de fazer parte de mim. Já me perguntaram o que fazer com cada decepção que se acumula dentro do nosso ser. Simples, jogue fora, delete e esvazie do seu peito, para que só assim os sentimentos floresçam de novo.
O amor que eu depositei em você, você deu para outro alguém. Eu te dei tudo que eu tinha, me esvaziei para te transbordar e agora fiquei sem nada. Fui idiota a ponto de achar que seria recíproco e que você se derramaria em mim. Mas você é um vazio interminável, que nem todo o amor do mundo te encheria. Não sou eu que vai dormir na sua cama hoje, nem amanhã e nem depois, mas espero que sinta meu cheiro nela, na sua roupa, na sua toalha, no seu quarto e na sua casa. Espero que sinta o gosto do meu beijo nas bocas que beijar e sinta uma falta enorme de mim. Espero que ao tocar outra pessoa, você se lembre como era me tocar e morra de saudade por não poder me ter. Mas apesar de tudo, desejo que seja feliz e desejo sorte para a próxima pessoa que você vai sugar os sentimentos e em seguida abandonar. Me esvaziei do amor que eu sentia por você e me enchi de amor próprio, nessas horas eu percebo que foi a melhor coisa que eu fiz na minha vida. Se você precisa insistir em alguém e se esvaziar para que ela se encha, desista enquanto dá tempo. Não vale a pena. Não vale o esforço. Não vale as lágrimas. Não vale o tempo perdido.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Textos de Amor
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Versos de Amizade
- Frases de Amizade
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
- Frases de carinho e amizade para expressar gratidão e afeto