Textos de Alegria
Feliz Natal
- O primeiro Natal foi celebrado no céu e na terra.
- Anjos e homens se alegraram.
- Na pequena cidade de Belém, na casa do pão, nasceu o Pão da vida.
- O Verbo Eterno, pessoal e divino se fez carne.
- As profecias se cumpriram.
- Naquela noite, nasceu o Sol da Justiça.
- Deus se fez homem, o Eterno entrou no tempo, o Imenso Esvaziou-Se, O mais Exaltado entre os anjos, Humilhou-Se.
- Sendo o Rei dos reis, Fez-se servo.
- Sendo rico e o dono do mundo, Tornou-Se pobre.
- Sendo transcendente, nasceu de uma virgem.
Esse é o grande mistério do Natal que ainda hoje celebramos. Celebramos porque Jesus está vivo. Está vivo e no trono. Está vivo e vai voltar. Está vivo entre nós e dentro de nós.
Feliz Natal e boas festas!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Esse período deveria ser de alegria, festas, congratulações e solidariedade; algumas vezes me deixa decepcionado e chocado com tanta meninice no meio do povo de Deus.
Todo ano é a mesma ladainha, com discursões e postagens bobas, tolas, fúteis e sem embasamento histórico sobre se é pecado ou não comemorar o natal, se é ou não uma festa pagã.
Pelo amor de Deus gente! Será que estamos ficando burros ou paramos de lê a bíblia! Os magos comemoram (Mateus 2.11), os anjos e a milícia celestial comemoraram (Lucas 2.13), os pastores comemoraram (Lucas 2.20) e Simeão comemorou (Lucas 2.28-29); Ai vem outro diz: “Mas ninguém sabe a data exata que Jesus nasceu”, nem os magos sabiam, mas mesmo assim comemoraram fora de época e trouxeram presentes, mesmo não sendo o dia, pois quando os magos vão até Jesus, Ele já tinha por volta de um ano de idade (Mateus 2). Então, assim como os magos que comemoram fora de época, nos também podemos comemorar!!!
E quanto às fantasiosas histórias de origem pagã da arvore do papai Noel, das luzes etc... se você não tolera o paganismo e tudo que não tenha uma origem Judaico-cristã e quer continuar a ser um religioso imaturo raiz, então você vai ter que deixar de comer, vestir e usar muita coisa, por exemplo:
- Alianças de casamento, sua origem remonta ao antigo Egito;
- terno de origem francesa, do século XVIII, criado pelos alfaiates do Rei Luís XIV;
- A gravata tem um dos registros mais antigos dos egípcios, cujo amuleto chamado “Sangue de Isis” era feito de ouro ou cerâmica e tinha a forma de um cordão com nó, ele era colocado no pescoço das múmias e sua função era proteger dos perigos da eternidade;
- Os tradicionais bolos de aniversário surgiram na civilização grega, quando os adoradores da deusa da fertilidade, Ártemis, ofereciam para ela.
Eu oro para que a igreja amadureça e pare de dar ouvidos e importância a lendas, mitos, mentiras e teorias de conspirações.
Feliz Natal, Marcelo Rissma.
SENTIR A VIDA
Doce seria ter a doce alegria
De ser feliz todo dia
Dormir a noite inteirinha
E pela manhã acordar.
Com um sorriso no rosto
Não sentir nenhum desgosto
Cantarolar melodias
Ouvir a música do dia
Olhando o sol a brilhar.
Olhar sempre pros lados
Sentir que a dificuldade
Faz parte do melhorar.
É assim que faz a vida
Com sentido e com saída
Para a felicidade chegar.
Poesia, o sentido da vida
Qual a razão de estarmos vivendo neste mundo, senão para trazer alegria em meio à dor, paz em meio à desolação, fazendo com que cada pessoa encontre em Deus, através de nós, uma plena e poderosa redenção?
Podemos fazer a vida ter um verdadeiro sentido para ser vivida, ou podemos cruzar os braços, desiludidos por nossas próprias tristezas e fracassos.
A vida irá passar da mesma forma, mas estaremos perdendo a oportunidade de mostrar que viver vale realmente a pena, quando a esperança não é pequena.
O valor de cada sentimento e virtude.
Só descobrirá o caminho da verdadeira alegria aquele que aprender a cultivá-la em meio às suas adversidades e sofrimentos.
Só descobrirá a verdadeira paz aquele que aprender a cultivá-la em meio ao seu caos e à perturbação interior, fazendo da paz o mediador emocional em todo o seu ser.
Só descobrirá a verdadeira fé aquele que, em meio às suas frustrações, fracassos e crises, aprender a cultivá-la no seu relacionamento íntimo com Deus, fazendo dela a força principal da sua vida espiritual.
Só descobrirá a verdadeira humildade aquele que, em meio à sua inquietude e ansiedade interior, aprender a cultivá-la para trazer equilíbrio e harmonia a sua vida na totalidade.
Só descobrirá o verdadeiro amor aquele que, em meio à sua desilusão e amargura interior, aprender a cultivá-lo para fazer dele a principal virtude que dará um novo significado e sentido às nossas vidas, onde ele será regulador emocional e espiritual.
Só descobrirá a verdadeira paciência aquele que, em meio à sua inconstância e insegurança, aprender a cultivá-la para extrair dela a força para aquietar e trazer esperança para sua vida.
Poesia, Senhor, só a tua graça nos basta.
Anelamos por paz, alegria e uma liberdade que apenas a graça de Deus pode materializar.
Nessa realidade plena de graça, percebemos ser melhor entregar a Deus o pouco que nos resta, ao invés de reter tudo o que temos, tentando sobreviver com nossas forças. Essas, além de serem insuficientes, ainda nos causam sofrimento e insatisfação.
Nessa luta entre nossa vontade e a realização da vontade de Deus, vislumbramos a Sua graça nos conduzindo ao avivamento, promovendo um despertamento interno por meio das virtudes latentes em nossa alma sedenta e carente desse amor tão real e presente.
Na presença inefável e inestimável de Sua maravilhosa graça, também percebemos que o pouco que temos a oferecer a Deus será multiplicado, se o nosso desejo for amá-Lo e manifestarmos a vontade profunda de praticar Suas verdades, buscando uma porção diária da sua perfeita graça.
A conclusão é a alegria das palavras
numa expressão, enraizada na imaginação
a dúvida não a derruba; pode soprar...
pensai — a dúvida é um deserto: questão
escaldante, escassez de palavra;
e sem palavra a mente não vê — sem
expressão o ser humano não entende,
não entender e não fazer ideia; a ideia
nasce das palavras: com palavra se
faz uma ideia e ideia feita é expressão
na mente — é algo visível ao pensante:
é água na questão — palavras veem
tudo que existe... por na mente aimaginação
é viajar na alegria da conclusão de
cada expressão!
Tempo de florir
No meu jardim ainda floresce esperança, solidariedade, alegria,
carinho, respeito, doçura e muitas outras flores nobres,
Hoje os canteiros de amor- perfeito amanheceram todos floridos,
o sol entrou por entre as ramas e intimidou ervas daninhas,
Logo as sementes de sonhos começarão a germinar.
Na primavera o ciclo se completa, e o perfume há de se espalhar pelo ar.
Escolha e Renúncia
A armadura protege o coração da dor, mas impede que a alegria entre;
A venda nos olhos nos deixa cegos para o feio, mas nos priva do prazer de enxergar o belo;
Fechar as mãos é uma forma de dar voz a razão, mas também de silenciar o coração;
Tampar os ouvidos nos deixa surdos para as coisas duras, mas nos impossibilita de ouvir levezas;
Fechar a boca nos emudece para as palavras rudes, mas nos priva de distribuir as que curam.
Lembre-se sempre: escolha e renúncia são vias de mãos contrárias. Invariavelmente toda escolha traz em si uma renúncia.
Deus está nessa alegria miúda que brota nos risos largos das crianças; no perfume que exala das palavras doces; na solidariedade dos olhares que sabem abraçar. Deus está na leveza dos gestos que sabem ser ninho; nos abraços que acolhem com carinho; nos sorrisos que abrem portas para que neles possamos descansar.
Deus está nos corações que desabrocham gentilezas; na boca que sabe abençoar; nas mãos que sabem doar. Deus está onde o amor está e, onde ele está é pra lá que também quero ir.
Deus viu quando o desejo de pecar devastava a consciência de Caim - roubando-lhe à alegria e a paz. Deus advertiu-o, do mal que o dominava, chamando à sua atenção: Caim, "você agiu mal, e por isso o pecado está à porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo". Mas Caim não deu ouvidos a Deus. Gênesis 4.
Bom Dia!
Meu bom dia a você que já acorda com o sol brilhando no sorriso, com a alegria estampada no olhar, com o coração transbordando paz e a alma toda vestida de luz.
Meu bom dia a você que levanta cedinho, abraça o dia, enlaça o instante e com ele faz um laço de amor para presentear a própria vida.
Meu bom dia a você que não permite se intimidar pelo ontem que não foi tão bom quanto você esperava e crê com todas as forças que hoje será melhor, mais leve, mais doce e se empenha nesse objetivo.
Meu bom dia a você que faz da gratidão o mantra do dia e vai à luta com a coragem dos destemidos guerreiros.
Alegria
A alegria é simples, tão simples que, às vezes, não nos damos conta dela.
Alegria é esse brilho que não ofusca, não cega, não fere, que nos chega com o sol de cada novo dia.
É a confiança em nós mesmos que aparece não sei como e nem de onde, quando mais precisamos dela, como se fosse a própria mão de Deus segurando com firmeza a nossa. É esse perfume que se espalha na atmosfera cada vez que com serenidade a flor do sorriso desabrocha em nossos lábios.
Alegria é essa paz que vem nos visitar cada vez que sentimos que acertamos na opção, que fomos feliz na escolha. É a capacidade de amar e a satisfação por sermos amados também.
Alegria é contemplar uma flor se abrindo diante dos nossos olhos, soberba em sua plenitude de flor. É sentir borboletinhas no estômago sobrevoando a nossa emoção, como se tivéssemos nos transformado em jardim.
Alegria é o prazer de chegar em casa cansado e tomar um banho morno e, sobretudo, ter uma casa para voltar, ter alguém para nos esperar, mesmo que seja um gato ou um cachorro.
Alegria é esse aconchego gostoso que chega junto com a xícara de chocolate quente que tomamos antes de dormir. É um sopro de purpurina em nossa cara que o vento da felicidade, sem motivo algum nos traz.
Alegria são essas coisinhas miúdas com gosto de felicidade que desfrutamos, sem perceber no dia a dia
E o que é felicidade, então? Felicidades é a junção das nossas pequenas alegrias. Felicidade é a constatação diária de que é com o conjunto dessas pequenas alegrias que com grandeza trazem mais sabor e cor à vida, que damos significado a ela.
Poesia, o tempo que nos traz alegria, e que nos traz um contentamento descontente.
O tempo, que para alguns traz alegria e para outros um profundo descontentamento, é o mesmo que enxuga as lágrimas de pranto, e alivia as dores da alma. Oque dizer de cada segundo que passamos, e onde nos doamos mutuamente em um amor fraternal, e que excede ao nosso entendimento. Tempo, bem aventurado tempo, que nos traz a esperança, e que também nos traz as incertezas de cada dia, dias no qual irradia o amor de Deus e a sua misericórdia devida e que nos renova a cada novo dia de vida. Vida essa, preenchida de tempos de dores, tristezas, amores e desamores. E que esse mesmo tempo, que nos afaga com o amor e a consolação de Deus e Pai de amor e graça. É o mesmo que traz a sabedoria e o conhecimento que trazemos das dores que temos, e das vitória e dias luta e de glória, sabendo assim que a cada momento ou estamos vivendo, ou estamos morrendo. Pois, existe um tempo determinado para todas as coisas, assim como para amar, para perdoar. Para sorrir, e para chorar. Pois, o tempo jamais para, e por isso a cada momento desse precioso e irrecuperável tempo devemos amar e perdoar a cada momento. Seja na alegria, seja na dor. Que os vínculos perfeitos do amor, sejam sempre o perfeito árbitro de cada uma de nossas decisões e que no fervor de cada sentimento e emoção, nunca nos falte a graça, o amor o perdão.
Autor: Leonardo Pimentel Menin
Poesia, um contentamento descontente.
Vivemos de momentos, em momentos cada alegria, cada tristeza e sentimento.
E a cada nuance dos nossos pensamentos, e desejos deixamos nossas vidas ora na alegria, e outrora no sofrimento.
Pois, viver sempre será um eterno começo e recomeço, onde estamos envoltos em nossos pensamentos, e na realidade insaciável de viver intensamente cada momento.
Momentos esses, de contentamento e descontentamento. Sabendo que a cada abrir dos nossos olhos, ou estamos vivendo, ou estamos morrendo.
Por essa razão, no calor de cada emoção e de cada realização devemos buscar incansavelmente viver de dentro para fora cada sentimento, na simplicidade da vida a cada momento
.
Pois, a vida passa muito rápido sem nos dar muito tempo para o verdadeiro e sincero arrependimento.
Poesia, amem e perdoem enquanto é tempo.
Em cada momento a vida nos provará com alegrias e lamentos, e as tristezas devem ser escritas na areia, para que o tempo leve embora todo o sofrimento.
E as alegrias, devem ser escritas nas rochas para o nem o tempo eternize esses momentos expresso com os mais sinceros e puros sentimentos.
E de tempos em tempos, quando o nosso coração pesar de sofrimento, nós devemos lembrar que existe um Deus que quer enxugar as nossas lágrimas e consolar os nossos sofrimentos.
E com o passar do tempo, essas tristezas vão transformar-se em alegrias pois o nosso Deus sempre será capaz de mudar cada coração e cada sentimento com o seu amor que está acima de tudo.
E veremos com o tempo, que as nossas limitações e imperfeiçoes não podem nos separar de quem realmente deseja nos amar, e expressar a sua simplicidade em cada gesto, e em cada olhar.
Autor: Leonardo Pimentel Menin
Vindima à do Pinto, meu Deus, que alegria,
naqueles castelos de belos lugares,
do branco e do tinto, Foupana e Judia,
mais a fortaleza que há nos Vilares.
O trabalho é duro, compensa-me a alma,
feita destes bichos de todas as cores,
e então, o futuro apressa-me a calma,
trabalho em caprichos de calos e dores.
Depois azeitona, na encosta das Boiças,
em grande algazarra, sem deixar um bago,
e na mesma zona, nas mesmas retoiças,
peguei na guitarra, fui pra São Tiago.
Voltei ao lugar onde fiz a vindima,
com mais oliveiras vestidas de preto,
não tive vagar de fazer uma rima
às malas bonitas e ao rancho completo.
Atiro-me à poda, contente nas provas,
deixo as esperas, perto da De Moura,
tiro a roupa toda, deixo varas novas,
e afio as quimeras da minha tesoura.
Se fui aos arames, guardei as ressacas
de tantas preguetas e pregos aos berros,
com velhos ditames desse bate-estacas,
bati, sem caretas, o aperto dos ferros.
Sem sombras à vista, um sol desalmado,
pelo campo agreste, caminho à vontade,
não há quem resista a este telhado,
que em nada se veste, nesta liberdade.
Faço o que ninguém aqui quer fazer,
levanto a enxada a dois metros de altura,
e vou mais além, onde o patrão quer,
desde madrugada, nesta vida dura.
Tanta poda verde, meu Deus, o que é isto?
Perto de Arraiolos, Arcos e Estremoz,
só ganha quem perde, e eu não desisto
destes protocolos com mais de dez nós.
Coitados dos alhos, perto de Fronteira,
quando me viram, ficaram espantados,
meti-me em atalhos, junto à ribeira,
e ficaram três foitos ali atascados.
A vida é dos fortes, que aqui se alimentam,
sem medo ou receio destes dias maus,
benditas as sortes, as sinas que aventam
um homem no meio de quarenta graus.
Na fruta madura, alimento as queixas,
subo o escadote, meto mãos à obra,
em grande aventura, apanho as ameixas,
fazendo um pinote com força de sobra.
Nesta comunhão, sem logro, sem preço,
passei mais um ano, vivido a retalho,
e pra ter o pão que também mereço,
só peço saúde, respeito e trabalho.
Tem muito mais alegria
e no Alqueva um bom iate
quem assiste à cantoria
com mil sopas de tomate.
I
Vê-se o tempo a manobrar
nesta louca embriaguez,
vai-se o dia, chega um mês
e o tempo custa a passar...
Com a cabeça a divagar
nesta dura antinomia,
vai-se o mês, vem mais um dia
da nossa sobrevivência,
e quem come a paciência
tem muito mais alegria.
II
A medida do telhado
faz a porta da entrada,
e em cada assoalhada
o tamanho é limitado...
O sofá é mesmo ao lado
de onde havia chocolate,
num pequeno escaparate
resta o jogo dos milhões
onde compra as ilusões
e no Alqueva um bom iate.
III
Santas casas portuguesas
solidárias nas esmolas,
dão aos pobres das gaiolas
o que sobra das riquezas...
São luxúrias, são pobrezas
desta vã egolatria,
onde tudo se esvazia
numa ordem movediça,
e tolera a injustiça
quem assiste à cantoria.
IV
Todos cantam em voz alta
o que diz A Portuguesa,
vê-los juntos é uma beleza
nessas luzes da ribalta...
Que se anime toda a malta
sem princípios de debate,
e o convívio é um biscate
desigual e pouco humano,
que se farta todo o ano
com mil sopas de tomate.
Sentiu alegria no primeiro dia de escola,
entrou no portão com as grades abertas,
correu destemido atrás de uma bola
cheia de um ar de aversões encobertas...
As outras crianças olharam-lhe a cor,
olharam-lhe os pais com a tal rejeição
que entorna por dia oceanos de dor
e o fez encostar sozinho ao portão...
Sentiu-se confuso, procurou os defeitos
que tinha no corpo, nos pais e na pele,
não viu mal algum a não ser preconceitos
criados por muitos e ali para ele...
E a pura alegria desfez-se em tristeza,
ouviu impropérios com a alma oprimida,
sentiu no momento abalar-lhe a beleza,
que em tantas crianças marcou uma vida.
O beatle porto-alegrense
Ele não consegue mais cantar
Ele não consegue mais sorrir
Estamos tensos, Júpiter Maçã
Porque tu não estás mais aqui
Deve ter encontrado um lugar
Pra se escabelar, tomar cerveja
De gente com essência interior
Bom gaúcho não foge da peleja
O milênio passará e tu seguirás
Sendo rei da cena underground
Cascavellete em rede nacional
Com gurizada curtindo o sound
O TNT explodiu com a notícia
Um 21 de dezembro marcante
Tortas e cucas não amenizaram
O luto que sentimos pela noite
Tu poderias ter parado de beber
Dizias que não fazias ali o bem
Deixaste os teus mantras a nós
Sempre fiéis a Júpiter... amém!
🔍 Está em busca de se entender melhor?
Todos os dias, compartilhamos ideias, perguntas e reflexões que ajudam a olhar para dentro — com mais clareza e menos julgamento.
Receba no WhatsApp- Relacionados
- Textos de Alegria de Viver
- Frases de alegria para inspirar e tornar o seu dia mais feliz
- Estou Gostando de Você
- Texto sobre Professor
- Frases de Dia das Crianças para comemorar com muita alegria
- Frases sobre sorriso para expressar toda a sua alegria
- Frases idiotas e nada a ver para alegrar o seu dia!