Textos Bonitos
Sugue toda a essência desta tua vida. Deixe o vento da mudança Tocar a tua alma. Lave as tuas feridas E caminhe com imponência e calma. Aprecie tudo que há em tua volta Mesmo que tudo seja um imenso deserto. Ria, mesmo que se foram todos aqueles que diziam ser seus amigos...(- Agora menor é o perigo.) E se você já não tenha mais ninguém por perto Significa que és livre! Às vezes sozinho melhor se vive! E se amar é a pior das loucuras, Então ame a si mesmo Antes de amar qualquer outra criatura! E nada atormenta mais os pecadores Do que a dor de não ter pecado um pouco mais! Nunca se curve ao falso agrado do vazio e dos rumores. - Não olhes para trás! "Lembre-se que tudo o que não agrada A elite que se diz sagrada Eles chamam de Satanás; A mente sabiá que questiona é dito ser insana; E a verdadeira estrada do conhecimento É vista pelos homens ignorantes como profana"! Por tanto, seja você mesmo... E o resto tanto faz!...
Os sonhos são feitos de anseios. São a voz da mente em movimento. São feitos também de substância etérea porque não se pode pegar, embora se possa realizar. São buscas do querer, são a eterna felicidade de viver na mente ou transformar em vida, as infinitas e douradas vontades de um coração que ainda não perdeu a fé, nem a capacidade de moldar os desejos, e fazer deles a realidade do nosso bem estar.
Caminhando lado a lado, de mãos dadas, seguindo numa mesma direção, corações na frequência de um amor sincero, um elo forte, profundamente, abençoado, refletindo o sentimento de gratidão, percebendo o encanto presente a cada passo que é dado, tendo aquele tipo de felicidade sem uma razão aparente, entretanto, vendo Deus em todos os detalhes, um privilégio evidente, a poesia acontecendo de verdade, deixando marcas na mente.
A noite está calorosa, num clima agradável, imersa na tranquilidade e eu admirando com atenção a luminodade dos teus olhos, um olhar repleto de charme, jeito carinhoso, o brilho da simplicidade presente no teu sorriso, um tom de felicidade, a maciez dos teus lindos cabelos longos, a suavidade aprazível do teu semblante, delicado, de traços precisos, apaixonantes, o espírito grato e entusiasmante de um fim de tarde, detalhes que levando em conta o meu imaginário poético remetem a um momento marcante em um lugar paradisíaco, uma ilha pouco frequentada, grandes coqueiros, um mar exuberante, profusamente vivo, fé e amor abundantes em uma bela paisagem à vista, emocionante, ondas de muita inquietação, uma movimentação bastante expressiva, um incrível pôr do sol alaranjado, então, sei que a tua companhia de fato é muito significativa, instiga a minha imaginação e assim, alguns dos meus versos inspirados ganham vida.
Com a sua inevitável partida, parte do meu amor por ti foi transformado em saudades, cada ocasião se tornou mais significativa, ganhei uma grande razão para não perder a coragem de viver uma vida alegre, emocionante, simples, intensa, apesar das adversidades, a felicidade sobressaindo a tristeza, usufruindo e amando de verdade os valiosos instantes e as pessoas queridas, assim, se Deus quiser, seguirei em frente, feliz, sendo a tua continuidade, a concretização dos teus sonhos, daqueles que sonhaste para mim, errando, corrigindo, aprendendo, construindo, perdendo, mas nunca desistindo, Deus conduzindo tudo e de algum jeito, sei que continuarás comigo.
"A prática de maldades, como se aproveitar de alguém vulnerável ou se beneficiar de situações desfavoráveis para outros, pode trazer uma satisfação temporária, alimentada pela ganância, desonestidade e crueldade. No entanto, essa sensação é superficial. Em contrapartida, ao buscarmos a felicidade por meio de atitudes que respeitam valores éticos e morais, encontramos um sentido mais profundo e duradouro. Essa conexão com o que é justo nos permite desfrutar de momentos verdadeiros de alegria. A verdade é justa e necessária e a felicidade prevalece ao passo que, mesmo em momentos de tristeza, se possa seguir com a certeza das boas intenções praticadas."
Acho linda a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Tem que ser lida por cada cidadão como a mais bela obra de arte literária escrita pelo dedo do próprio Criador. Mas incomodo-me furtivamente quando penso que exigimos tanto nossos direitos a ponto de deixarmos à espreita as nossas responsabilidades.
É necessária uma análise mais formal das políticas governamentais sobre os efeitos da imigração em vários âmbitos: tanto cultural, como social e econômico. Contudo, é imprescindível a participação da sociedade civil e de organizações não governamentais no intuito de propor estratégias de imigração segura e ordenada.
A imigração tem muitos lados positivos para a economia local, porém também têm lados negativos, pois pode vir a causar o crescimento desordenado mais do que já está. Manaus já vem sofrendo com o crescimento exagerado por parte da população que tem migrado dos interiores e de outros estados em busca de melhores empregos.
O processo imigratório foi de grande importância para a formação da cultura do país. Como é notório, o Brasil tem características marcantes de vários países. Podemos ver essas influências na religião, no idioma, na culinária, nas músicas e na multiplicidade de costumes de imensurável valor.
Enquanto o seu Marco Archer está a caminho da execução na Indonésia, “mobilizando” o governo e a atenção desta sociedade combalida, centenas de pequenos brasileiros morrem todos os dias por causa destes bandidos. Sou contra a pena de morte, mas sou a favor de leis mais duras contra esses safados.
Somente através de um regime democrático, onde uma determinada crença na verdade é apresentada sem imposição, a paz poderá ser celebrada. O fanatismo religioso, a intolerância, a força motriz de um regime não democrático é uma severa tentativa de imposição da verdade, no qual jamais devemos aceitar de bom grado. Pois a sua, a minha, as nossas crenças na verdade, seja ela fruto de um idealismo exacerbado ou não, devem ser apresentadas, não impostas.
Como filho das matas, conhecia os perigos da região. Os aspectos imensuráveis da fauna e da flora Amazônica já não o espantavam. Seu maior temor era o bicho homem! Numa noite fria, em meio às águas do Rio Negro, enquanto transportavam em sua canoa algumas mercadorias para Manaus, ouve-se um estampido seguido do chacoalhar das águas em meio à escuridão da noite. Mundico havia sido alvejado por um aviador que requeria o seu devido pagamento. Leonor é levado cativo para uma casa aviadora e posteriormente negociado como mercadoria com um seringalista. Havia se passado mais de trinta anos quando conheci Leonor, que me relatou sua história. Trabalhou por muitos anos sem salário, desde criança, para que pudesse sanar a dívida do pai morto.
Nós, nosso eu intolerante, temos nos prendido à ilusão de que todos precisam ser de acordo com os nossos padrões, formas, crenças, modos. Agimos, inconsequentemente, como se fôssemos superiores, com posturas defensivas, morais, demasiadas críticas... O resultado de tudo isso? Ajudamos a colocar comida na mesa dos jornalistas sensacionalistas. Não pense que sou antidemocrático e estou criticando o trabalho jornalístico. Pelo contrário, quão importante é para a nossa sociedade o trabalho periodista. Todavia, me refiro ao sensacionalismo que explora o lado deplorável da raça humana. O trágico pelo trágico; o caos pelo caos; o intolerante pelo intolerante.
Não é difícil nos depararmos com atitudes intolerantes no dia a dia. Basta caminharmos pelo trânsito abarrotado de Manaus, para ser mais preciso. Ou quem sabe tentar encarar o horário de pico da grande São Paulo. Não demorará a ouvirmos o espetáculo da orquestra de buzinas soando em nossos ouvidos. Um verdadeiro frenesi!
Vai começar o jornal", diz o homem franzino, sentado no sofá como um ilustre inseto que vagueia pela bosta recém-defecada de um felino. Com o controle de TV na mão, muda freneticamente de canal em busca das melhores notícias sensacionalistas. Mortes, assaltos, estupros... Isso é notícia! Isso é n-o-t-í-c-i-a!
Saber para onde vai é ter o vento a seu favor. É olhar para o oceano e, mesmo com tanta incerteza, baixar as velas para que o vento nos faça velejar para onde ele quer nos levar. É entender que não podemos mudar o caminho que o vento percorre, mas sabemos que ele é nosso aliado. Porque ninguém melhor do que nós para controlar o rumo da nossa felicidade.
Extrair o melhor da vida não se limita em aprecisar a juventude ou à abundância material, mas reside na sabedoria acumulada dos anos vividos, na riqueza da criação dos laços familiares e na felicidade encontrada nas pequenas alegrias compartilhadas ao longo da jornada, sem esquecer jamais de ser grato por tudo isso
Se fosse de outro autor talvez passaria direto, mas sendo quem escreveu, parei, li e não entendi. Só após incorporar a sensibilidade do veterano que sou, caiu a ficha, me tocou e emocionou: "Há duas épocas na vida, infância e velhice, em que a felicidade está numa caixa de bombons. Carlos Drummond de Andrade"
Algumas pessoas nos fazem amar como nunca imaginamos que pudéssemos amar antes. Amores antigos, tudo que já passamos, se torna pequeno, crescemos através do amor verdadeiro, um novo mundo se abre, e então, quando o relacionamento chega ao fim, passamos a pensar que nunca mais amaremos outra pessoa na vida...nos perdemos, fica um vazio gigantesco, um medo de sofrer, de se relacionar de novo... mas a verdade sobre esses grandes e devastadores amores, e que eles nos transformam, mudam nossa percepção de estar junto de alguém... depois deles, será impossível tocar, abraçar e beijar sem sentimento, só o real alimenta nosso coração, cheio de cicatrizes de paixão, sina de quem amou e ama demais, porque a cada dor amamos mais, e é impossível amar menos...
