Textos

Cerca de 83043 textos

Não gosto de tapinha nas costas. Gosto de gente que me olha de frente, que aponta meus defeitos priorizando minhas qualidades, que não usa da tal "critica" construtiva pra se envaidecer em cima dos meus erros, que me sacode quando precisa e me apoia quando necessário, que não se arrepia com qualquer divergência e nem tampouco se dói por qualquer insatisfação , gosto de gente que não difama quem ja lhe confiou o coração.Na verdade gosto de gente que tem pulso firme, que tem sentimentos sinceros , que sabe dar valor a uma boa amizade , que me defende mesmo que esteja em dias ruins. Gosto de gente de caráter , que me oferece o seu melhor , sem exigir nada em troca. Gosto de gente que sente e que nem pra si mesmo mente.

Assim como não sei de onde venho, também não sei para onde vou Sei, apenas, que, ao sair deste mundo, cairei para sempre no nada ou nas mãos de um Deus irritado, sem saber em qual dessas duas situações deverei ficar eternamente. Eis a minha condição, cheia de miséria, de fraqueza, de obscuridade. Concluo, de tudo isso, que devo passar todos os dias da minha vida sem pensar em descobrir o que me deve acontecer. Talvez pudesse encontrar algum esclarecimento nas minhas dúvidas, mas não quero dar-me a esse trabalho, nem dar um passo nesse sentido. Tratando com desprezo os que com isso se preocupam, quero experimentar esse grande acontecimento sem previdência e sem temor, deixando-me passivamente conduzir à morte, na incerteza da eternidade da minha condição futura.

No fundo , no fundo a gente precisa sim, de um pequeno espaço na memória para algumas recordações confusas ou talvez dolorosas. Jeitos , vozes, olhares, pessoas, coisas, sei lá, tudo que nos faça voltar atrás e perceber o quanto crescemos, o quanto amadurecemos e o quanto nosso coração cicatrizou. No fundo mesmo, a gente precisa de um alguém diferente , com um coração diferente, que faça com que as decepções do passado se tornem cinzas e os pequenos detalhes que outrora passavam desapercebidos façam uma diferença absurda na vida da gente. No fundo , no fundo a gente precisa errar, acertar, amar, viver, sentir....se continuar...

Não jogo lixo pra debaixo do tapete porque não sei viver no meio de entulhos, não consigo ficar em ambientes poluidos e nem me adapto a lugares apertados, que não me dão espaço para respirar, sentir , florescer. Tem muita gente fazendo faxina todos os dias , mas o lixo não passa da porta , não se permitem viver o novo, não se desapegam do que esta dentro , do que esta fazendo mal, do que esta causando dor e desassossego . Tem muita gente vivendo de passado, guardando o que precisa ser jogado fora, tentando reciclar o que ja não presta mais. Não tem como as coisas boas acontecerem onde não há espaço para que elas se acomodem , não tem como Deus fazer uma mudança em sua vida se você não se desapegar deste sentimento de abandono, ódio, rancor, mágoa , inferioridade , não tem como os recomeços te alcançarem se o seu coração travou as portas de entrada. Me desculpe a sinceridade , mas onde há lixos , entulhos, não há oportunidades. Não adianta você passar uma vida se culpando, se remoendo por dentro, se auto destruindo por um amor que não deu, por um sonho que não aconteceu, por uma conquista que foi adiada , por um alguém que impiedosamente te traiu ou decepcionou.. A vida precisa ser vivida, e o lema é , se perdoar e perdoar quem te causou danos , se permitir, mesmo que ainda esteja doendo, acreditar mesmo que nada esteja vendo e ter fé, mesmo que esteja tão difícil de se continuar... vai por mim , Isto é liberta(dor).

A parte mais atraente do seu corpo é o coração. É dele que você deve e precisa cuidar primeiro , é dos seus sentimentos que você precisa zelar, é dos seus valores , é do seu bem estar, para que o seu exterior fique bem . Vejo tantas pessoas frustradas com a sua aparência, com o seu corpo físico, com as criticas alheias que recebem , que as vezes penso que o que a faz ingerir tanto pessimismo é o seu desleixo consigo mesmo , é a sua falta de cuidados em se manter por cima através do que é , e sente . Tem muita gente feia por ai, mas não de rosto ou corpo, mas de alma triste, gente que prefere acreditar na opinião do outro do que se olhar no espelho e dizer "eu sou mais eu" . Este complexo todo que você tem é fruto do que você sente, e quer um conselho bem na lata , pare de se diminuir e achar que ninguém olha para você pela sua aparência , porque na verdade há um monstro que nos faz rejeitarmos a nós mesmos que se chama inferioridade, e quando damos forças a ele , nos tornamos invisíveis aos olhos de quem gostaríamos que nos enxergasse . Não adianta borrar o rosto , se o coração não for sábio o bastante para se auto valorizar. "Bota" uma coisa em sua cabecinha, quem gosta de você , não esta nem ai para o jeito que você fala, anda, come, não esta se importando com o tamanho do seu pé, nem com as suas olheiras , mas esta fascinando é pela grandeza da sua alma, e afirmo , gente que tem alma bonita , se torna gente de exterior interessante ... Quando a gente fica bem por dentro , a gente se ajeita por fora, sem que alguém nos cobre, é natural, é espontâneo , é surpreendente. Se ame , se cuide , ou então se esqueça.... porque ninguém fará isto por você.

⁠Não se importe com as circunstâncias, com o cenário difícil e o diagnóstico contrário. Pode ser que o seu dia já tenha começado com uma notícia triste ou com uma dor insuportável. Este será o conjunto ideal para Deus realizar um grande milagre e transformar a sua vida e a sua história.

⁠REFLEXÃO SOBRE A VIDA!
A vida, essa jornada efêmera que nos é dada, é um misto de experiências, desafios, alegrias e tristezas. Em seu curso, somos constantemente confrontados com escolhas e circunstâncias que moldam quem somos e o que nos tornamos. É como um livro aberto, com páginas em branco esperando para serem preenchidas por nossas histórias únicas.
Às vezes, nos perdemos nas complexidades do dia a dia, esquecendo a beleza intrínseca que permeia cada momento. A vida é uma tapeçaria intricada de momentos fugazes, entrelaçados uns aos outros, formando a trama de nossa existência. Cada encontro, cada desafio e cada sorriso contribuem para o tecido dessa tapeçaria, criando padrões inesperados e muitas vezes surpreendentes.
É fácil se deixar levar pelas preocupações cotidianas, pelas pressões sociais ou pelas expectativas impostas por nós mesmos. No entanto, a verdadeira essência da vida reside na capacidade de encontrar significado em meio ao caos, de aprender com as adversidades e de apreciar as pequenas alegrias que muitas vezes passam despercebidas.
A vida, por sua natureza efêmera, nos lembra da importância de viver autenticamente, de buscar a verdadeira felicidade e de nutrir relacionamentos significativos. À medida que atravessamos seus altos e baixos, é fundamental lembrar que cada reviravolta, cada obstáculo e cada conquista contribuem para a riqueza de nossa jornada.
A verdadeira arte de viver está em encontrar equilíbrio, em aceitar as inevitáveis mudanças e em abraçar a impermanência. Afinal, é na efemeridade da vida que encontramos a motivação para buscar propósito, para cultivar empatia e para criar um legado duradouro através das nossas ações e do nosso impacto no mundo ao nosso redor.
Assim, que possamos encarar cada amanhecer como uma oportunidade renovada, conscientes da fragilidade da existência, mas também da vastidão de possibilidades que se desdobram diante de nós. A vida, em toda a sua complexidade, é uma dádiva preciosa, e é nosso dever vivê-la plenamente, com coragem, compaixão e gratidão.

Inserida por EltonIsraelTon

⁠VOCÊ VENCERÁ

Você vencerá
Mas antes a vida
Vai te ensinar a ser forte
Vai te contrariar
Vai te fazer dar valor
Vai te fazer sentir dor

Você vencerá
Mas antes encontrará
Pedras no caminho
Um vida em desalinho
E estilhaços de você, terá

Você vencerá
Mas precisará uma dose
De resiliência
De paciência
De sapiência

Você vencerá
Mas antes a vida testará
O quão determinado está
A enfrentar todos oa obstáculos
A juntar todos seus pedaços
E se restituir de fé

Você vencerá
Não porque quer
Mas porque é merecedor
De toda estrada que construiu
De tudo que resistiu
E de tudo que semeou

Você vencerá
Não importa o quão difícil pareça
Desde que sua fé não padeça
A vida te surpreenderá

Inserida por Thatysobral

Sobre o amor, rosas e espinhos.

Amor que é amor dura a vida inteira. Se não durou é porque nunca foi amor.
O amor resiste à distância, ao silêncio das separações e até às traições. Sem perdão não há amor. Diga-me quem você mais perdoou na vida, e eu então saberei dizer quem você mais amou.
O amor é equação onde prevalece a multiplicação do perdão. Você o percebe no momento em que o outro fez tudo errado, e mesmo assim você olha nos olhos dele e diz: "Mesmo fazendo tudo errado eu não sei viver sem você. Eu não posso ser nem a metade do que sou se você não estiver por perto."
O amor nos possibilita enxergar lugares do nosso coração que sozinhos jamais poderíamos enxergar.
O poeta soube traduzir bem quando disse: "Se eu não te amasse tanto assim, talvez perdesse os sonhos dentro de mim e vivesse na escuridão. Se eu não te amasse tanto assim talvez não visse flores por onde eu vi, dentro do meu coração!"
Bonito isso. Enxergar sonhos que antes eu não saberia ver sozinho. Enxergar só porque o outro me emprestou os olhos, socorreu-me em minha cegueira. Eu possuía e não sabia. O outro me apontou, me deu a chave, me entregou a senha.
Coisas que Jesus fazia o tempo todo. Apontava jardins secretos em aparentes desertos.
Na aridez do coração de Madalena, Jesus encontrou orquídeas preciosas. Fez vê-las e chamou a atenção para a necessidade de cultivá-las.
Fico pensando que evangelizar talvez seja isso: descobrir jardins em lugares que consideramos impróprios.
Os jardineiros sabem disso. Amam as flores e por isso cuidam de cada detalhe, porque sabem que não há amor fora da experiência do cuidado. A cada dia, o jardineiro perdoa as suas roseiras. Sabe identificar que a ausência de flores não significa a morte absoluta, mas o repouso do preparo. Quem não souber viver o silêncio da preparação não terá o que florir depois...
Precisamos aprender isso. Olhar para aquele que nos magoou, e descobrir que as roseiras não dão flores fora do tempo, nem tampouco fora do cultivo.
Se não há flores, talvez seja porque ainda não tenha chegado a hora de florir. Cada roseira tem seu estatuto, suas regras.
Se não há flores, talvez seja porque até então ninguém tenha dado a atenção necessária para o cultivo daquela roseira.
A vida requer cuidado. Os amores também. Flores e espinhos são belezas que se dão juntas. Não queira uma só. Elas não sabem viver sozinhas...
Quem quiser levar a rosa para sua vida, terá que saber que com ela vão inúmeros espinhos.
Mas não se preocupe. A beleza da rosa vale o incômodo dos espinhos... ou não.

Eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida eu vou te amar
Em cada despedida eu vou te amar
Desesperadamente
Eu sei que vou te amar

E cada verso meu será
Pra te dizer que eu sei que vou te amar
Por toda minha vida

Eu sei que vou chorar
A cada ausência tua eu vou chorar
Mas cada volta tua há de apagar
O que esta ausência tua me causou

Eu sei que vou sofrer
A eterna desventura de viver
A espera de viver ao lado teu
Por toda a minha vida

Vinicius de Moraes
Livro de Letras

Nota: Letra da música "Eu sei que vou te amar", composta por Vinícius de Moraes e Tom Jobim

...Mais

A vida me ensinou a nunca desistir
Nem ganhar, nem perder mas procurar evoluir
Podem me tirar tudo que tenho,
Só não podem me tirar as coisas boas que eu já fiz pra quem eu amo
E eu sou feliz e canto, e o universo é uma canção, e eu vou que vou
História, nossas histórias
Dias de luta, dias de glória.

Charlie Brown Jr

Nota: Trecho da música Dias de luta, dias de glória.

Entre uma decepção e outra, que tal uma pausa para aprender?

Tem época na vida da gente que parece que os encontros "amorosos" são mais uma provocação do que uma oportunidade de se sentir satisfeito e feliz... Assim, vamos contabilizando decepções e desacreditando na possibilidade de viver uma experiência positiva e motivadora.

Quando isso acontece, creio que o melhor seja parar. Uma pausa para aprender. Ou melhor, antes apreender. Perceber o que está acontecendo, quais são nossos verdadeiros desejos e quais tem sido nossas atitudes para torná-los concretos.

Muitas vezes, fazendo uma análise mais justa e desapegada, sem assumir nenhum papel, nem o de vítima das armadilhas da vida, nem da sacanagem dos outros e nem o de culpado, como se tudo o que fizéssemos estivesse definitivamente errado, terminamos descobrindo que há alguma incoerência nisso tudo.

Só que para isso precisamos de tempo... e principalmente de coragem para admitir limitações, assumir pensamentos negativos e confiar mais na sabedoria da vida e seu ritmo. O que acontece, no entanto, é que a maioria de nós não quer esperar, não quer refletir. Tem apenas um único pensamento que alimentamos o tempo todo: quero namorar, quero ter alguém!

Será que estar com alguém é o mesmo que estar feliz? Pode ser que sim, mas pode ser que não... e se por qualquer motivo você não tem ficado com quem deseja, talvez seja o momento ideal para um intervalo, tão útil entre uma decepção e outra...

Tempo de se observar, de observar as pessoas e ouvir o que elas dizem. Tempo de aprender, crescer, ter uma nova conduta, desenvolver uma nova postura. Aguardar até que a vida lhe mostre qual é o melhor caminho a seguir... mas para ver, você precisa estar atento... sem tanta ansiedade, sem tanto desespero para tentar fazer com que as coisas aconteçam do jeito e na hora que você quer...

E se nenhuma resposta vier, talvez signifique que você precisa ver e ouvir com o coração. Respeitar o silêncio. Aceitar a ausência de quem você tanto deseja encontrar... Talvez não haja uma resposta e nem haja uma explicação.

Às vezes, simplesmente não existem respostas nem explicação. Apenas a vida. Apenas as pessoas. Apenas o mundo. Apenas a dor e o amor. Apenas...

E se insistirmos em não aceitar, em brigar, em nos rebelar, em nos revoltar... conseguiremos tão somente mais dor... e menos amor. Aceite que você não tem o controle, que você não pode decidir sozinho, que o universo tem seu próprio ritmo. Faça o que está ao seu alcance; faça a sua parte... e bem feito; da melhor maneira que puder...

E o que não puder, entregue e espere... porque embora diga sabiamente a música "quem sabe faz a hora, não espera acontecer", tem ocasiões nesta vida em que quem sabe espera acontecer e respeita a hora de não fazer. Até que um dia, o amor de repente acontece... porque seu coração estava exatamente onde deveria estar para ser encontrado!

Vossos filhos não são vossos filhos.
São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma.
Vêm através de vós, mas não de vós.
E embora vivam convosco, não vos pertencem.
Podeis outorgar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos,
Porque eles têm seus próprios pensamentos.
Podeis abrigar seus corpos, mas não suas almas;
Pois suas almas moram na mansão do amanhã,
Que vós não podeis visitar nem mesmo em sonho.
Podeis esforçar-vos por ser como eles, mas não procureis fazê-los como vós,
Porque a vida não anda para trás e não se demora com os dias passados.
Vós sois os arcos dos quais vossos filhos são arremessados como flechas vivas.
O arqueiro mira o alvo na senda do infinito e vos estica com toda a sua força
Para que suas flechas se projetem, rápidas e para longe.
Que vosso encurvamento na mão do arqueiro seja vossa alegria:
Pois assim como ele ama a flecha que voa,
Ama também o arco que permanece estável.

Khalil Gibran
O profeta (1923).

Decepção

Um dia te olhei nos olhos e disse “Te amo”.
Sonhei e acreditei com uma vida ao seu lado...
Imaginava nossas vidas sendo apenas uma.
Planos... Eu tinha muitos deles, e todos ao seu lado.
A esperança era com você...
Mas eu abri os olhos, acordei deste sonho.
Como dizem por aí, “caí na real”.
Você não era o conto de fadas...
E muito menos era a tal pessoa amada que esperei minha
vida inteira para conhecer.
Eu tinha sonhado demais, tinha tido esperança demais,
estava ocupado demais fazendo planos, e não parei
realmente para ver quem estava ao meu lado.
Ou será que eu sabia de tudo isso o tempo todo,
mas não queria ver!?
Como uma criança que brinca de esconde-esconde no
escuro do quarto, querendo se esconder do que
pode estar esperando por ela... Assim permaneci;
Com as mãos nos olhos, querendo impedir os meus
olhos de verem a realidade. O engraçado é que
meu coração nunca esteve cego, muito menos calado...
Mas de certa forma, quem saiu machucado nesta história
foi apenas uma pessoa: EU!
E você? Não sei dizer...
Você sabe o que é dor, amor ou paixão?
Melhor; você tem um coração que pulsa dentro de você?
Porque eu tenho... E ele pulsou durante muito tempo
por você.
Pulsou dizendo teu nome. Pulsou dizendo te amar.
E hoje ainda pulsa por você... Mas na esperança de te
esquecer.

Soneto de aniversário

Passem-se dias, horas, meses, anos
Amadureçam as ilusões da vida
Prossiga ela sempre dividida
Entre compensações e desenganos.

Faça-se a carne mais envelhecida
Diminuam os bens, cresçam os danos
Vença o ideal de andar caminhos planos
Melhor que levar tudo de vencida.

Queira-se antes ventura que aventura
À medida que a têmpora embranquece
E fica tenra a fibra que era dura.

E eu te direi: amiga minha, esquece...
Que grande é este amor meu de criatura
Que vê envelhecer e não envelhece.

Vinicius de Moraes
Antologia poética

Sendo eu, um aprendiz
A vida já me ensinou que besta
É quem vive triste
Lembrando o que faltou

Magoando a cicatriz
E esquece de ser feliz
Por tudo que conquistou

Afinal, nem toda lágrima é dor
Nem toda graça é sorriso
Nem toda curva da vida
Tem uma placa de aviso
E nem sempre o que você perde
É de fato um prejuízo

O meu ou o seu caminho
Não são muito diferentes
Tem espinho, pedra, buraco
Pra mode atrasar a gente

Mas não desanime por nada
Pois até uma topada
Empurra você pra frente

Tantas vezes parece que é o fim
Mas no fundo, é só um recomeço
Afinal, pra poder se levantar
É preciso sofrer algum tropeço

É a vida insistindo em nos cobrar
Uma conta difícil de pagar
Quase sempre, por ter um alto preço

Acredite no poder da palavra desistir
Tire o D, coloque o R
Que você tem Resistir

Uma pequena mudança
Às vezes traz esperança
E faz a gente seguir

Continue sendo forte
Tenha fé no Criador
Fé também em você mesmo
Não tenha medo da dor

Siga em frente a caminhada
E saiba que a cruz mais pesada
O filho de Deus carregou

Quem é que nunca teve um Marcelo, um Felipe, um Ricardo, um André ou um Alexandre na vida?

Tudo bem, pode ser uma Juliana, uma Ana, uma Patrícia ou uma Aline...
Paquerar é bom, mas chega uma hora que cansa! Cansa na hora que você percebe que ter 10 pessoas ao mesmo tempo é o mesmo que não ter nenhuma, e ter apenas uma, é o mesmo que possuir 10 ao mesmo tempo!

A "fila" anda, a coleção de "figurinhas" cresce, a conta de telefone é sempre altíssima. Mas e ai? O que isso te acrescenta? Nessas horas sempre surge aquela tradicional perguntinha: Por que aquela pessoa pela qual você trocaria qualquer programa por um simples filme com pipoca abraçadinho no sofá da sala não despenca logo na sua vida???

Se o tal "amor" é impontual e imprevisível que se dane! Não adianta: as pessoas são impacientes! São e sempre vão ser! Tem gente que diz que não é... "Eu não sou ansioso, as coisas acontecem quando tem que acontecer." Mentira!

Por dentro todo ser humano é igual: impaciente, sonhador, iludido... Jura de pé junto que não,mas vive sempre em busca da famosacara metade! Pode dar o nome que quiser: amor, alma gêmea, par perfeito, a outra metade da laranja... No fim dá tudo no mesmo. Pode soar brega, cafona... Mas é a realidade.

Inclusive o assunto "amor" é sempre cafonérrimo. Acredito que o status de cafona surgiu porque a grande maioria das pessoas nunca teve a oportunidade de viver um grande amor. Poucas pessoas experimentaram nesta vida a sensação de sonhar acordada, de dormir do lado do telefone, de ter os olhos brilhando, de desfilar com aquele sorriso de borboleta azul estampado no rosto...

Não lembro se foi o "Wando" ou se foi o "Reginaldo Rossi" que disse em uma entrevista que se a Marisa Monte não tivesse optado pelo "Amor I love you" e que se o Caetano não tivesse dito "Tô me sentindo muito sozinho.." eles não venderiam mais nenhum disco.

Não adianta, o publico gosta e vibra com o "brega".

Não adianta tapar o sol com a peneira. Por mais que você não admita: você ficou triste porque o Leonardo di Caprio morreu em "Titanic" e ficou feliz porque a Julia Roberts e o Richard Gere acabaram juntos em "Uma Linda Mulher"; existe pelo menos uma música sertaneja ou um "pagodinho" que te deixe com dor de cotovelo; quando você está solteiro e vê um casal aos beijos e abraços no meio da rua você sente a maior inveja; você já se pegou escrevendo o seu nome e o da pessoa pela qual você está apaixonado no espelho embaçado do banheiro, ou num pedacinho de papel; você já se viu cantando o mantra "Toca telefone toca" em alguma das sextas-feiras de sua vida, ou qualquer outro dia que seja; você já enfiou os pés pelas mãos alguma vez na vida e se atirou de cabeça numa "relação" sem nem perceber que você mal conhecia a outra pessoa e que com este seu jeito de agir ela te acharia um tremendo louco; você, assim como nos contos de fada, sonha em escutar um dia o tal "E foram felizes para sempre"..

Bem , preciso continuar?
Ok, acho que não.. Negue o quanto quiser, mas sei que já passou por isso, e se não passou, não sabe o quanto esta perdendo..

"O problema de resistir a uma tentação é que você pode não ter uma segunda chance"
"Falo a língua dos loucos, porque não conheço a mórbida coerência dos lúcidos."

Desconhecido

Nota: A autoria do texto é muitas vezes atribuída erroneamente a Luis Fernando Verissimo.

Feliz aniversário!

A vida tem seus momentos difíceis
Mas tem suas compensações
Os amigos que estão sempre prontos para nos auxiliar
Às vezes com um carinho, com um abraço ou com um beijo
Coisas que parecem insignificantes
Mas que têm uma importância tão grande
Fazem a diferença entre tantas coisas nesta vida.
Eu sou um cara de muita sorte
Tenho muita sorte de ter você e o seu amor
Nem que seja de longe, um abraço ou mesmo um beijo melado.
Se você soubesse o bem que me faz ter seu amor e carinho.
Sei que está chegando seu aniversário
Um ano se passou, ficou mais bonita
Mas sempre será para mim a doce lindinha
que sempre amei muito
Parabéns para você amor,
desejo muitas alegrias na sua vida.
E muita disposição para me aguentar.
Te amo demais! Um beijo gostoso. Parabéns, amor!

Parabéns para você, nesta data querida, muitos anos de vida.
Está ficando velhinha, né, miga?
Você é chatinha, mas te adoro!
Amiga conselheira. Eu queria dar um discurso, mas discurso é muito pouco para dizer o quanto você é especial. Sempre brigamos por coisa boba, rimos nos momentos bons e choramos nos momentos ruins. Eu não sei o que escrever, pois você é muito especial.

(...) Desculpem o trocadilho infame, mas a vida é feita de altos e baixos. Altos, fortes, morenos, sensuais, possíveis e aquele baixinho, meio esquisito, que não sai da sua cabeça.
(...) E nada melhor do que as lacunas da improbabilidade para esquentar uma paixão. Nessas lacunas você tem espaço para criar a história como quiser, ganha poder, inventa. Ele é seu, seu personagem.
(...) Olha, faça um favor para mim, antes de tremer as pernas pelo inconquistável e apagar as luzes do mundo por um único brilho falso, olhe dentro de você e pergunte: estupidez, masoquismo ou medo de viver de verdade?

Tati Bernardi

Nota: Trecho da crônica "Amores Impossíveis".