Texto para um Amor te Esquecer
Minh'alma grita
Dentre as milhões de gotas da chuva caindo
E lá vão elas
Caindo, caindo, caindo...
Caem as gotas, as estrelas
E continua minh'alma a bradar
E querer encontrar teu olhar
Se perdendo em teu doce brilho
Que me atingiu como um tiro
Pá! Certeiro sem vacilar
Apenas vi o cintilar
Daquilo que no futuro quem sabe seja o meu amar
PÁGINA ÍNTIMA
Meus poemas tão cheios de ilusão... os perdi
os deixei de cantar, mansos, estão no destino
apertando a sensação, tão solitários, os dilui
lastimando ou rindo no meu poético destino
Era boa canção de um coração de um menino
singelos versos, e que não feria, se então sofri
feliz fui, muito adquiri no trançado do figurino
pois não sabendo, entretanto, que iniciava ali
Aí, cada pranto, cada sorriso, cada um norte
e a sorte, a quimera, a inspiração, ora brando
ora forte, mas sempre com o sonhador porte
Ó página íntima, tão cheia de ilusão querida
Da lembrança, saudade, a lágrima chorando
Sigo eu em outros poemas, à minha vida! ...
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
Araguari, MG – 25/07/2021, 15’55”
O silêncio
O silêncio muitas vezes soa-se alto demais ;
Ele também é uma resposta pra tudo o que foi dito, tudo que foi expressado com olhares, gestos e toques ;
O silêncio vem com a dor mais cruel e também a mais sábia ;
Ele vem quebrando cada osso do seu corpo e devastando toda sua temperatura corporal , até que você
se sente um objeto exposto ao mundo, vazio, frio e sem expressão alguma ...
A dedicação do meu Ser ao Ser infinito é a dedicação do meu Ser a todas as manifestações do Ser que tenham necessidade de minha dedicação e às quais eu possa dedicar-me.
A parcela do Ser infinito que chegará ao meu alcance não deixará de ser minúscula. Todo o resto passará longe de mim, como navios longínquos, que nunca compreenderão os meus sinais. Mas, ao dedicar-me ao que estiver ao meu alcance e precisar de mim, realizarei a dedicação íntima, espiritual, ao Ser infinito, e dessa forma tornarei rica e significativa a minha pobre existência. O rio terá encontrado o seu mar.
O seu olhar foi o mais intenso que eu já tive o prazer de provar, você me viu naquela noite quando o céu estava coberto de estrelas e a lua brilhava como seus olhos. Desde então não há nada que eu queira mais do que o seu olhar, não há dinheiro que me faça sentir viva, intensa, cheia de prazer como o seu olhar faz. É como se quando você me olha não vê apenas a mim, é como se você estivesse contemplando a própria galáxia, e os seus olhos brilham para mim, por mim.
Então amor, por favor, me faça brilhar!
Às vezes, só "às vezes", me imagino ao teu lado.
Nós dois, sentados na varanda de casa, no chão jogando xadrez e tomando um copo bem grande de café. Eu sempre perco porque fico te olhando ao invés de prestar atenção no jogo.
Na maioria das vezes estamos na praia. Mais ou menos meio-dia, é maré baixa e sempre venta bastante. Você anda à minha frente, onde há alguns minutos havia água e agora só existe um enorme chão espelhado que reflete tudo ao redor com uma leve camada de água salgada que molha a areia em que pisamos. Você anda e cata pequenas conchas que o mar deixou quando foi embora, sorrindo a cada uma que encontra... Você vem na minha direção com esse sorriso no rosto e com a mão cheia delas, e despeja na cesta que eu seguro, já quase cheia. Você se vira e volta pra areia, e eu, guiado pelos teus cabelos esvoaçantes que na luz do sol coroado no alto do céu parecem até fios do mais brilhante ouro, vou junto a você.
No carro, eu dirijo e você olha pro horizonte. Você está tão focada que por um segundo eu me pergunto no que pensa. Você percebe e se vira pra me olhar também, me acertando com esses olhos que não tem inimigos à altura, você sorri, e como a cada sorriso seu, eu me apaixono, mais uma e cada vez mais.
Outras vezes estamos deitados, olhamos pro teto e acabamos de acordar. Você sempre linda, como a cada novo amanhecer, com o rosto todo amassado e eu todo descabelado, mal consigo abrir os olhos. Você me conhece e abre eles você mesma, ri de mim, me beija e se levanta da cama, com seu enorme pijama de ursinhos.
Num dos que eu mais gosto de imaginar nós estamos na sala, deitamos no sofá, preguiçosos à tarde. A música que a gente gosta começa a tocar no rádio da cozinha, nós nos olhamos na mesma hora, eu rio e balanço a cabeça dizendo "levanta vai". Você faz aquela cara de preguiça, quase me faz mudar de ideia, eu te faço uma cosquinha e você levanta rindo e tentando fazer em mim também. Eu seguro as tuas mãos e, te olhando, eu entrelaço nossos dedos. Quando termino eu te beijo, como se tivessemos selando um ato eterno. Fechamos os olhos e dançamos... Sem qualquer tipo de ritmo, a gente cai no chão e rimos até cansar, e abraçados, deitados no chão frio, adormecemos.
Mas, em todos eles, em cada momento, contexto e situação que imagino a gente, você estar lá, a tua presença é o que faz com que eles sejam tão magicamente especiais, é você que faz com que eles que sejam únicos. É você! Você é a primeira e última coisa que eu quero ver, a cada nascer e pôr do sol da minha vida, quando eu abrir os olhos pela manhã e fechá-los à noite. Passar cada momento da minha vida ao teu lado seria o maior presente que eu ganharia em todo esse mundo, e seria como se o meu maior sonho se realizasse, todo o sofrimento desse mundo seria ínfimo e suportável, porque eu teria você do meu lado pra que cuidássemos um do outro pra sempre e a vida nunca mais seria cinza outra vez, como ela era antes que eu te conhecesse e eu soubesse o que era estar vivo de verdade.
PRA ADOÇAR...
Galanteios a escolher eu tive. E, todavia
elegi os sem sorte, oficio dum azarento
triste, talvez, sem sedução, sem poesia
e pelo destino me achei sem ter assento
Um lindo canto de encanto e fantasia
amores vão cantando, com sentimento
canção do coração... cheias de intento
harmonia. Olhares, e, eu largado sentia
Suspiros e as noites sem o calmo freio
a toda minha sede, a todo sonho meu
notando outro lábio e outro noutro seio
Hoje sem! E o amor em sua sobrecarga
nesta hora, busco a poética do meu eu
pra adoçar a sensação da vida amarga!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
Araguari, MG - 31/07/2021, 18’47”
Somos feito de barro nos olhos de Deus.
A mão do altíssimo molda o barro em vaso da forma como ele quer! Depende da sua escolha e estilo de vida que você for levar para sua vida, com Ele, Cristo Jesus. Somos o agricultor que plantamos o que semeamos, e Deus e o oleiro que irá te moldar pela fé. Aquele que acredita sem ver, terá a graça divina de Deus!
Mas somente o Amor ao próximo te sustentará.
Essa semana eu dei adeus ao homem que eu amo. Essa foi de longe a decisão mais difícil que já tomei, lágrimas não param de escorrer no meu rosto e sinto meu coração se despedaçar todas as vezes que penso nele, e aí reside o problema, eu não tiro ele de meus pensamentos.
Espero que um dia ele me perdoe, espero que um dia ele veja que fiz isso por ele, por amá-lo. Por saber que ele precisava de um tempo para si. Eu espero que ele seja feliz, pois a felicidade dele será a minha.
E eu estarei observando cada vitória, cada conquista de sua vida com muito amor e orgulho do homem que ele é. Infelizmente não conseguimos manter nossa relação, mas espero que ele saiba o quanto me ajudou, o quanto eu o amo, espero que ele saiba que foi ele quem me tirou do escuro e me devolveu a luz.
Gostaria que ele soubesse que não foi por mim, mas por ele. E que eu não desisti dele, mas de uma parte de mim ao deixá-lo ir.
Espero que ele saiba que eu nunca vou esquecê-lo e que nunca vou tirá-lo do meu coração. E que desde o primeiro dia que o vi soube que teríamos algo especial como tivemos, torço para que ele se encontre e que seja feliz, mesmo sem mim.
Gostaria de ter tido forças e coragem para pedir que você ficasse, para pedir que lutasse por nós, para me abraçar e me pedir para não desistir.
Espero que ele saiba que eu sempre estarei aqui para e por ele, meu coração é dele.
Umidifica-me: com língua
Seja minha única Ilha deserta
Incerta escolhas
Certeiras são as consequências.
Culpa Cultua-me como Cristo
E queime no suor de meu, inferno
Entre quatro (paredes)
Um baseado e duas taças
Tenha-me Sem desculpas
Arranque minhas vestes
Pois, serei teu, boneco de teste!
Neste desamor.
Possibilidade Em Ações
De toda previsão
As inconstantes
És tu.
Que me arrebata?
Que me toca?
Que, me tens e suga...
Perdendo-me em constante
Fins de sua boca
Suma de mim, o desejo que dói
Sumos que se desvaem
Dando espaço de estrelas se chocando
Em seu suco, com sons brutos de amor?
Desejo de findar?
O fim, é o começo
De trêmulas belas peles
E no começo, desejo mais
Embaraçado pensamento em si
De ser.
O valor, de validar
O momento
O toque
Intrépida palavra
Que por detrás da nuca
És blasfemado
Se toque, em vozes, em harmonia
Hã, com si, de fins firmados
Em massas, em toques
De rubra rosada
De vapores, de suor
Se tudo isso pudesse permanecer
Em eras,
Só milésimos
De se's
Puro amanhecer
Já faria
O dia valer
O Poeta
Att. Aurora N. Serra de Mendonça
O som
Te ouvir te amar
Te sentir e te abraçar
Lembrei que não falei
Saudades vi chegar
Sobre a lua escutei
Sua voz disse me amar
Só pra mim eu guardei
O som do amar
Desperdiçar teu amor
Hoje eu pago com dor
Escrevi pelo sentimento
Pra lembrar teu valor
Quando você falou
Quantas vezes chorou
Eu lembro você pediu
Eu quero conversar meu amor
DESENHOS DOLOROSOS
Numa folha branca te desenhei do meu jeito.
Os olhos saíram meio tortos, o rosto com formato estranho. De fato, ao terminar, o que desenhei não era nada parecido com você.
Fiquei atordoado vendo aquele desenho; comecei a apagar e redesenhar, redesenhar, e redesenhar, até eu conseguir te expressar verdadeiramente no papel, mas adivinha? Eu não consegui.
Doeu saber que te desenhei na minha vida da forma que eu queria, e não como você realmente era.
Doeu ter que aceitar que por mais que eu tentasse te mudar, você nunca ficava parecido, afinal, aquilo não era você, somente, o que eu esperava ser.
Como doeu me iludir com minhas próprias mãos, esperar a mudança que nunca vinha, acreditar que eu seria tão especial a ponto de te mudar; e não é que eu não seja especial, eu sou, mas apenas controlo o meu ser.
FLORES
Daquelas flores só saiam “bem-me-quer”,
dos olhares o “eu te quero”,
das atitudes “não sei querer”.
Rosa em puro afeto,
vermelho exalando amor,
branco trazendo paz,
a paz que nunca reinou.
Dos sorrisos largos e traquinos,
me restam as lembranças da alegria nos diálogos,
no amor presente naquele sorriso,
aquele sorriso largo.
10
10
De vez
10 verdades
E desta vez,
Sem vaidades
Te amo sem limites
Porque 10 vezes o meu amor
Igual cem beijos sensíveis
E 10,
Desta vez
10 verdades
Te amo
Te amo muito
Te amo com tudo
Te amo por tudo
Te amo como criança
Te amo na saúde e na doença
Te amo como problema
Te amo com elegância
Te amo com toda importância
Te amo de vez!
Se 10
Tudo para mim
Farei valer este amor de vez
E desta vez,
Sem tentar
Só praticar
De vez
Não adianta, sou intenso no que sinto e por inteiro.Até tento me controlar e ser tão racional quanto sou em outras ocasiões mas, amar é algo sublime e verdadeiro.
E eu também não poderia amar, sem admirar os seus passos, sua caminhada.
E dizer como tudo em você é lindo, especial e verdadeiro.
Você entrou em minha vida como um lampejo, uma suave brisa em uma manhã quente.
Fez da minha vida sorrisos e saudades. E, cada vez que fecho os olhos, é seu rosto lindo que eu vejo...
Não sinto mais nada além de saudades.
Saudades daqueles momentos em que você me abraçava,dos pequenos beijos que você me roubava e das sensações de segurança que você me passava.
Teria como você me devolver tudo isso? pelo menos por um instante, eu queria saber se isso não foi apenas uma fantasia da minha cabeça, já que ela é muito boa em criar cenários que eu queria estar.
Pegue uma mágoa bem passada
tempere com choro
O coração endurecido deixe marinar em suco gástrico – até que arda o estômago
cometa o pecado da gula
mastigue a raiva até queimar a língua
depois que o amor esfriar
engula sapos
sirva com o pão que o diabo amassou
defume os pulmões com cigarro
cozinhe o fígado com vício em álcool
brinde com seu amigo imaginário
quando se empanturrar de mentiras
Enfie o dedo na goela
provoque vômito das lembranças boas
Jogue os restos no lixo
até se sentir vazia
evite a próxima indigestão
coloque na balança cada ato falho
estoque amigos a granel
faça jejum intermitente
adote um gato
e nunca mais leve pra casa amor tóxico
“Quando pedires alguma coisa a Dezembro, pede que te traga presentes que não se vendem em lojas: "Gosto muito de ti", "obrigada por existires", "estou aqui para ti, sempre".
Quando pedires alguma coisa a Dezembro, pede que te traga de presente: Abraços apertados, Gargalhadas altas, Colo de quem mais amas, Mãos dadas o ano inteiro, Ombros que te seguram, Corações onde podes morar sem prazo de validade.
Quando pedires alguma coisa a Dezembro, pede:
Que te traga de presente olhos que brilham por ti e para ti, Palavras que te protegem e cuidam como sol em dias frios, Os pequenos nadas que valem tudo na vida, O essencial que ocupa, sem pesar, O lado esquerdo do peito e o fermento da alegria que faz a vida valer a pena.
Quando pedires alguma coisa a Dezembro, pede:
Que te ensine a viver de peito aberto e a acreditar <sem mas> que há uma *LUZ* ao fundo do túnel para cada escuridão que tiveres de enfrentar.
O nome dessa luz é *JESUS*!
Não esqueçam, amanhã é o aniversário de DELE e assim o presenteamos com nossa Fé, Gratidão e AMOR .
Feliz Natal a você e a toda sua família!
"Azuis eram seus olhos a encarar minha pele macia
O cheiro do seu corpo era incenso doce da alegria
Sussurrei obscenidades aos seus ouvidos
Noite perfeita para nossos corações apaixonados
Na certeza de que sentíamos o mais fiel amor”
(Trecho do Livro "ENCONTROS & DESENCONTROS:NA CHAMA DO AMOR" AUTORA Wanda ROP-2022-Ed Sunny)
