Texto de Reflexão de Amor
O amor também é uma tentativa.
Tentativa de superar os erros, visando os acertos. Tentativa de solidão preenchida, quando a ausência é inevitável. Tentativa de entender as palavras proferidas pelo silêncio retórico de um olhar. O amor se afasta das certezas e sem garantias do sempre estar, endossa o eternizar. Porque o amor está no vazio da razão e se alimenta de emoção, dando caos aos sentidos, provocando motivos, inspirando-se em brisa suave do amar.
O amor imperfeito me deixou desatento
Mal percebi e já estava ali, perdidamente a lhe sorrir
No toque do seu beijo, minha alma emanava paixão
Minhas mãos trêmulas e suadas até que fiquei sem chão
Menina doce de olhar singelo, cabelos longos e de sorriso belo
Quem diria
Ah, quem diria que ela iria embora; assim tão repentinamente
Veio linda, brilhante e se foi como uma estrela cadente
Mas como ensinou o poeta, eu fiz um pedido
De joelhos e olhos fechados, elevei meus pensamentos e disse:
Volta pra mim?
Estou aqui e não importa o tempo que for
Estou a te esperar
Parece clichê, mas eu nasci pra te amar!
AMAR"
Amar, amar, amar deixar ser conduzido por esse amor.
Sem medo de me entregar, sem medo de se levar.
é esse amor que abre meus olhos,
e deixa que meu coração enxergue a ti.
No teu Sagrado Coração meu descanso
e alívio do meu pesado fardo, eu encontro.
Tu que és refúgio e mansidão dos que em vós buscam,
Venho a ti pedir que sejas meu alívio
na minha horas de dificuldades.
Doce coração de Jesus, cheio de compaixão.
tende piedade de mim.
Jesus manso e humilde de coração,
Fazei o meu coração semelhante ao teu
O amor deve ser sentido com real sentimento, bem dentro
de nossa alma...
Osculos e amplexos,
Marcial
A ALMA SABE COMO AMAR
Marcial Salaverry
Nossa alma procura nos ensinar que para entender o que é o amor, e como vive-lo, é preciso saber que o amor é um sentimento sui generis, pois é uma eterna doação, e não uma fonte de cobranças, eis que é algo que brota espontaneamente no nosso coração, na nossa alma. Ele não deve ser imposto, como se fosse nossa obrigação amar a alguém, tampouco ninguém tem a obrigação de nos amar, apenas porque assim o queremos...
Destarte, o amor é resultado de um amálgama de sentimentos. Nele deve haver amizade, confiança, carinho, dedicação, doação, tudo menos obrigação. Nem sempre amamos a quem devemos amar, mas se esse sentimento surgiu, saibamos administrá-lo. É válido tentar a conquista do ser amado, mas ser amado por ele é outro papo, eis que é algo que depende dos sentimentos que o dominarem. Pode ou não haver a reciprocidade, ou, em havendo o retorno, pode haver ou não a possibilidade, e esses, são fatores que devem ser analisados, e a grande verdade é que não se pode obrigar ninguém a amar ninguém.
Conquistar o amor de quem desejamos é uma coisa, obrigá-lo a nos amar é outra, e a propósito, li um pensamento de Jonathan Swift, que mostra bem como pode e deve ser o amor:
"Amar é um jeito próprio de sentir...um jeitinho gostoso quando alguém nos ouve com paciência, e faz a gente sentir que não se cansou com a conversa da gente... um jeito feliz que fica dentro da gente... E surge assim... de repente... no silêncio, quando a gente troca confidências com alguém, quando ajuda a quem precisa de nós, quando.. mesmo sem palavras, a gente sabe o que a outra pessoa sente... é um sentimento feliz que fica no coração da gente."(Jonatthan Swift)
Uma definição perfeita: "é um sentimento feliz que fica no coração da gente..." E para que seja feliz tem que ser sentido em liberdade, sem pressões e nem cobranças. Não podemos exigir que sejamos amados na mesma intensidade de nosso amor, cada qual ama de acordo com o sentir de sua alma, aliás, verdade seja dita, não existe isso de amar muito, ou pouco. Ou se ama, ou não se ama. A intensidade fica por conta de nosso emocional, e vai depender das afinidades, da amizade, da maneira como o amor pode se expressar.
Mostramos nosso amor quando ouvimos e damos atenção ao que nos dizem, quando procuramos ajudar de alguma maneira, seja com atos ou com palavras, quando nos interessamos por seus problemas, ou mesmo quando sabemos fazer um carinho, um afago, mesmo que à distancia. O simples fato de se interessar pelos problemas, é uma demonstração inequívoca de amor, de amizade, de carinho.
Assim o amor é mostrado muito mais do que o simples fato de dizer "EU TE AMO" quinhentas vezes por dia, mas apenas da boca pra fora, sem um real sentimento de amor, apenas para atender a cobranças de quem nos ama, que somente poderá sentir o amor através dessa declaração, e assim, esquecendo-se de todo o carinho demonstrado de outra maneira.
É preciso apenas aprender a "sentir" o amor que nos é devotado. E saber receber o que nos é doado, e assim sendo, sabendo entender, saberemos corresponder. E cobranças não ajudam em nada, chegando mesmo a ser fator de inibição. É preciso entender que o amor é um sentimento que brota espontaneamente. Palavras de amor devem ser ditas nos momentos certos, quando as sentimos dentro de nós, e estão querendo sair, e não quando nos pedem que as falemos. Assim, deixará de ser natural, para ser algo forçado, podendo mesmo soar falso.
Muitas vezes um simples aperto de mão significa mais do que um apaixonado beijo. Há que saber entender os sinais do amor, captando o "sentir" de quem desejamos. E saber esperar pelos momentos em que tudo poderá acontecer.
Claro que é complicado administrar os sentimentos dessa maneira, mas é o caminho mais seguro para se conquistar, e principalmente, para se manter esse amor por muito tempo, para que seja algo que possa durar por toda uma vida...
Para amar, temos que sentir e dar liberdade para nosso amor. Se ele permanecer a nosso lado, é porque realmente o deseja, e não porque é "obrigado" a isso. Assim, poderá haver a reciprocidade. Assim, seremos amados, talvez não da maneira como desejaríamos sê-lo, mas da maneira como nosso amor nos ama. E saber aceitar esse amor é a melhor maneira de mante-lo, e torná-lo duradouro.
E manter o amor a nosso lado, é o melhor jeito para termos UM LINDO DIA, por ser algo que mostra que realmente A ALMA SABE AMAR, possibilitando que esse lindo dia se repita ad perpetuam...
Por tanto tempo andei sem saber, o que era o amor. Me perdendo em desertos escuros, tentando encontrar a mais linda flor.
Fecho os meus olhos, tento ver onde está, não consigo encontrar, um caminho que me leve para luz, com certeza é la que ela está.
Quero sorrir, não mais chorar, fechar as feridas que parecem nunca parar de sangrar.
Levo você para onde quer que eu vá, do meu coração, jamais sairá.
Saudade nostalgia,
Às vezes de tristeza,
Outras de alegria,
Algumas de amor,
Outras dissabor.
Solidão...
Amor e paixão!
Saudade...
Às vezes verdade,
Outras fantasia...
De toda forma...de qualquer forma..
É a forma que o coração encontrou,
De lembrar,
De sonhar,
De amar,
E demonstrar
Que saudade é o amor que fica...
Do que foi,
Do que quase foi,
Do que sonhamos,
Do que amamos...
Saudade...
Não tem tempo,
Não tem idade,
Vem e vai como vento,
Dura um segundo,
Dura uma eternidade,
E meu mundo...
Aperta,
Desperta,
Alerta...
Que é preciso seguir adiante,
Saudade...
Perto ou distante,
Sentimento perene...
...
Autor: Agnaldo Borges
15/01/2018 -
AMAR, AMANDO SEM AMOR
Amor que surge de um acaso
De uma brisa qualquer
Meio desgovernado
Amando uma mulher.
Entre a sobra dos seios
Encosto meu rosto
Sem sessão sem meios
Fazendo da carne encosto.
Do ventre nasceste amando
Sem amor e pecado
Do sorriso carregando
Um doce amargo.
Na falta de sentido
Uma noite de lua
Iluminando o vestido
De corpo despido
Andando na rua.
Não é agora
Mas o amor é isso
Tudo na hora
E depois desperdício.
O amanhã
Amor não é se envolver com a pessoa perfeita, aquela dos nossos sonhos. Não existem príncipes nem princesas encantados. Enfrente a outra pessoa de forma sincera e real, exaltando suas qualidades, por mais ínfimas que seja, mas sabendo também de seus defeitos. O amor quando é verdadeiro, só é lindo quando encontramos alguém que nos revolucione e que nos transforme no melhor que podemos ser, por dentro e por fora, e que faça isso não só pelas qualidades, mas principalmente pelos defeitos.
Amar é complicado, requer esforço, matar um leão por dia às vezes já não basta, é preciso caçar o bando, levar suas peles sobre os ombros como um troféu.
Amar é passar pelas demais provas que a vida lhe aplica, sem mesmo lhe dar tempo de estudar ou fazer uma rápida revisão. O ENEM do coração.
Amar é estar preparado para as peças teatrais dignas de Shakespeare, em que todos os frascos contêm veneno e mesmo assim, contar com a sorte de um deles não fazer efeito. Afinal para amar precisamos também de fé.
Amar é dar à mão a pessoa que esta passando pelo mesmo problema que você, porém que naquele instante está mais necessitada. É tirar ela do fundo do poço, de baixo de um chuveiro, de dentro de uma cova. Muitas vezes esta ação, nos põe no lugar dela, porém não damos a mínima.
Amar é nunca poupar esforço para estar com aquela pessoa, é contar moedas juntos para um único sorvete ao pôr do sol.
Tem muitas definições para o amor.
Mas uma das realidades não registradas nos poemas e filmes, é que o Amor dói. Quando se é verdadeiro, ele vem e machuca de tal forma, que assim como ferro quente no couro do gado, deixa sua marca.
Amar é tão bom e tão ruim ao mesmo tempo. Ele te possibilita, ele abre sua mente, te leva ao desconhecido, mas também te encarcera e te maltrata. Deixa-te acamado, tirando sua força, toda e qualquer gota de lucidez. O Amor te leva muitas vezes do céu ao inferno em um piscar de olhos.
Sentimento controverso esse, que vira e mexe se disfarça de bonzinho, traquina com sua alma, com sua sanidade, ou pelo menos com que resta dela, afinal, somos todos loucos pensantes.
Amar faz bem e faz mal, escolha a maneira que quer ser amado e principalmente a maneira que quer amar. Amar sim é uma opção de escolha, pois nós que no permitimos abrir da guarda, nós que damos a brecha, nós que damos à oportunidade de ser feliz ou infeliz mais uma vez, incansavelmente.
Muitos vivemos por pura conveniência, acreditando que não prejudicamos ninguém, mas na realidade esquecemos que isto reflete em muitos. Um castelo de cartas, que vão ruindo uma a uma. Tenha coragem. Existe, vá em frente. Não existe vá em frente também, porém em busca da felicidade.
O amanhã sempre pertencerá a Deus, mas nunca esqueçam que a areia está caindo, o tempo está passando e a vida é uma só, não cumpram o restante de sua estadia neste planeta, arrependidos. Foquem. Criem coragem. Façam. E assim como li de mais um insano por ai, “haja o que hajar” não se arrependam depois.
Nossos dias...
Ontem eu te conheci,
Ontem provei seu amor
Ontem você me fez feliz
Ontem você me realizou
Hoje, eu te perdi
Hoje você me deixou
Hoje estou infeliz
Hoje não sei mais do amor.
Amanhã outro dia será
Amanhã não quero mais essa dor
Amanhã se você voltar
Não te darei o meu grande amor.
E depois se quiseres me amar
E depois quando falta sentir
E depois quando o dia raiar
Não sentirei mais nada por ti.
Chuva de Amor
Hoje,
Chove chuva, que cai devagarzinho,
Que canta e encanta tão veloz,
Em corrente matinal,
Alegremente sobre nós, e nós...
Encharcando e derramando vida,
Sem cessar,
Continua alastrando vida,
Aqui e acolá...
Água pura foge pra lá e cá,
Provocando enchente de alegria, atrevida, provida,
Misturada de amor,
Continua caindo, molhando, invadindo...
Que a saudade do amor,
Não nos mate,
Antes do nascer do sol e do brotar da flor...
Terra fértil, molhada,
Mate-nos a fome,
Mate-nos a dor,
Encharca-nos de vida e também do amor.
Jmal
2013-09-05
"AMOR"
Tantos foram os amores,
Que não mais os tenho,
Dê tudo e tudo, lembranças,
Amores, amores,
Tão muitos, Tão poucos vive...
O fogo da paixão que arde no coração,
Tantas e tantas possibilidades,
Mas quem poderá dizer,
Dos muitos e muitos, nada hoje há ter....
Sê do muito tive,
Agora nada tenho,
Mas uma verdade posso afirmar,
Nada finjo, ainda creio saber amar...
Perdi o temor,
Com o nascer do sol,
Assim pressinto,
Sê é legitimamente "AMOR".
Jmal
2013-09-13
Temos aquela tendência horrível de pensar que "amor dói e faz sofrer".
Há pouco comecei a perceber que esse tal amor é bem mais interessante do que a grande massa anda falando!
É desesperador e sufocante; é aquele segundo entre olhares que se encontram e paralisam todos os músculos do seu corpo.
Nunca pensei que ficar sem reação seria algo tão envolvente! De fato eu era mais um da massa, até ser totalmente atingida pelo vírus das pernas trêmulas.
Sentir vontade de gritar e calar é apenas um dos sintomas dessa, talvez, loucura.
Sem cair nos clichés comuns, e chegando numa conclusão nada concreta, afinal, sentimentos são subjetivos demais para serem descritos de maneira pontual, acho que o amor vai muito além dos
olhares e toques, dos beijos, dos momentos de sufoco... amor é questão de sintonia de almas; almas que se encontram, se enlaçam e se envolvem, eternamente ou o tempo que for necessário para ambas serem algo a mais, algo além, algo "amor".
Força de Amar!
Não sei por que hoje em dia nos perdemos em nós e não nos perdemos em nosso amor!
Por tantos acertos mais com desacertos.
Não sei se por ser o que somos! Mais porque clamam da falta de algo disponibilizado.
Porque insistem em não se permitirem a receber algo que clamam!
Não sei se é por causa das tempestades enfrentadas no dia na vida.
Mais infelizmente com o viver de hoje, com a falta da permanência de amor, quem ama realmente não encontra mais força em amar.
Pois muitas das oportunidades podem ser um de momentos de amor, outras uma vida de amor mais não amadas.
Será que um dia, alguém que não encontrou a força de amar, poderá amar pela força que ele te traz?!
Pois não sei.
Mais sei que quando for disponibilizado uma oportunidade de permissão.
A dor de Amar continuará, mais será que a dor será o maior peso ou o AMAR será a grande experiência da dor?
Jardim Secreto ...Sem Flor !
Um grande amor
A véspera da maturidade
Recebido em fruta verde
Não colhida
Assim tão presente
Em fantasia resplandecente
Do que seria...
Chacoteava
O menino o mundo
Julgando ser senhor
Em múltiplos erros
A vida o servia...
Do alvorecer / Vem o dia
Das antigas manhãs
Jamais amanhecidas
Não vividas
Caladas não exprimidas...
Talvez tenha se escondido
Por detrás do sol
Entre nuvens escuras
Sem direção
Em dores de expiação...
Indagada a alma
Atrás das nuvens
Porque tal castigo
Se a baga era verde
A boca não podia...
Por que agora
Espremer a uva
Já sem seiva / Sem semente
Sem sabor...
Carregado segue o tempo
Que a carregou
Esconda teu
Grito
Neste jardim secreto
...Sem flor !
Jmal
2013-01-23
A força do amor é também a incerteza de um caminho... Andar de mãos dadas, andar sem rumo, andar sozinha. Sentir os pés no chão e alcançar as estrelas, recriar a rotina, ter uma nova visão do mundo.
Para amar é preciso primeiro desacreditar no amor, é necessário desconfiar do mundo e aí sim voltar a confiar... Só ama quem aprende primeiro a amar a si, quem desapega do carinho, quem esquece a solidão.
O amor é inimigo do tempo, não existe um cronometro certo... Não há hora para chegar, para ficar e para se despedir... Uma vida inteira ou apenas um segundo para viver ou eternizar a lembrança.
Ama de verdade quem é livre para voar e decide ficar, quem está longe e ao mesmo tempo está perto, quem não compreende e mesmo assim aceita.
Ama de verdade quem sorri antes de ler a mensagem, quem observa os detalhes e quem troca olhares.
Amar é simplesmente acordar com um pensamento e dormir com o mesmo, é sonhar e ao mesmo tempo estar acordado.
Quem ama aceita navegar em outros mares mesmo com a incerteza de tempestades, pois amar é optar naufragar a estar em terra firme.
O amor é melodia, versos simples, versos livres, versos que falam por si só... “Sei! Não é questão de aceitar. Sim! Não sou mais um a negar. A gente não pode impedir. Se a vida cansou de ensinar.”
Viver é amar, sofrer e ter esperança... O amor nasce quando não se espera e termina antes de desejarmos um final.
nos espaços da eternidade não há tristeza,
o amor e carinho é ligação verdadeira...
fiel como a equação que afirma teu coração,
a realidade é sempre a perdição...
sem virtude ou atenção do será
o marco descendente da escuridão.
como as rosas belas mortas no discernimento...
assim dos valores pequenas lagrimas,
em memorias guardas no espaço no tempo que passou,
nas gotas de dor, nunca deixar de desistir...
o sentido de tudo é apenas um fragmento...
nos pingos de amor solitude,
varia nas sombras do desconhecido...
lembre de mim nos caminhos tremo-los
de minhas mãos...cegas por opção.
vagarosa com a virtude do sopro da vida...
nas maiores frases do destino meu amor.
A única rotina que me encanta é o amor.
A única morada que me prende é o coração.
E de tudo que se repete diariamente em minha vida a mais doce ternura que alimenta minha alma é o sorriso sincero dos que já aprenderam a amar e a seguir o caminho...e assim me inspiram a continuar.
Tudo além disso é passageiro.
Muito se fala do amor, muitos dizem amar, muitas são as definições que se dão ao amor, muitas são as formas que usam para declarar estar amando. Mas será, será mesmo que se amem assim como dizem amar, será mesmo que existe definição específica pra isso? Será mesmo que pelo menos metades das pessoas que dizem amar já realmente amaram ou se quer aprenderam a amar? Bom não sei, não sei pelo simples fato de que amar do meu ponto de vista é diferente do ponto de vista de 95% das pessoas que conheço , porque pra eu quem ama não precisa dizer em voz alta 24 horas por dia , nem se declarar em meio a milhares de pessoas , pra mim se você realmente ama alguém você simplesmente precisa se leal mas não leal aquela pessoa que você diz amar mas sim leal a você, leal aos seus sentimentos , e se você realmente amar você não precisará gritar aos quatro ventos pois quem ama realmente cuida, se dedica, protege, se preocupa,lembra, surpreende ,dá carinho,estar atento a necessidade do outro, é verdadeiro, sincero,cede,acompanha ,se doa, caminha lado a lado mesmo tendo caminhadas diferente um acompanha o outro, respeita, admira,é solidário, tem compaixão,briga.... Quem ama não exige, não pede na em troca, que realmente ama jamais vai achar normal ou nojento um morador de rua, vai ouvir um choro de dor de uma mãe sem sentir um pouco daquela dor também, já mais irá aceitar quais quer tipo de preconceito sem se envergonhar por ser parte dessa humanidade, ou verá com bons olhos um ato de agressão contra idosos, desrespeito a animais ou a quais quer tipo de ser... Pois a meu ver é impossível amar uma pessoa especifica, sem que se aprenda primeiro a amar o PRÓXIMO, digo o PRÓXIMO não ao seu SEMELHANTE, é fácil gostar, ter carinho e respeitar alguém que se pareça com você difícil é aceitar as diferenças apreender a ter respeito e carinho pelo que lhes é estranho e diferente, pra mim uma pessoa incapaz de respeitar e aceitar ao PRÓXIMO independente de qualquer coisa é uma pessoa incapaz de amar até a se mesmo, e se não tem ao menos amor próprio se não se amar primeiro, tem como amar alguém?
Se tiver como amar alguém assim, eu não quero esse tipo de amor, não quero ser AMADA por alguém que é incapaz de amar e respeitar ao próximo, eu prefiro, não ser amada por alguém que não tenha compaixão e que não seja sensível aos sentimentos dos outros, porque por mais que a pessoa me jurasse amor eterno, não eu conseguiria acreditar não me faria bem ser amada desta forma não me permitiria ser feliz desse jeito...
#Eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as #compreensões, eu amava...
Não sabia que, somando as #incompreensões é que se ama verdadeiramente...
Porque eu, só por ter tido carinho, pensei que amar era fácil...
Cuidado com as palavras pronunciadas em discussões e brigas, que revelem sentimentos e pensamentos que na realidade você não sente e não pensa…
Pois minutos depois, quando a raiva passar, você delas não se lembrará mais…
Porém, aquele a quem tais palavras foram dirigidas, jamais as #esquecerá…Amar alguém não é simplesmente dizer #EU TE AMO é sobretudo demonstrar no dia a dia que isso é verdadeiro...
Amar alguém é jamais querer se distanciar, mesmo nos dias de tribulações...
Amar alguém é acima de tudo ter respeito por este #amor!!!
Amor
Amar é muito bom, mas pode ser perigoso
Temos que nos amar mais, do que amamos o outro
No amor tem que extravasar, sem medo de falhar, então cuidado pra quem você for se entregar
Porque se for para amar, que seja intenso, extenso e pra quê bom senso?
Ame de verdade porque a vida é uma só
Se agarre nesse laço, e por prudência, dê um nó.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp