Texto de Amor Ensinamentos de Vida
Sua vida, a ti pertence!
Por #JaneFernandaN
Deixamos tantas coisas de lado, em nossa vida, mesmo que desejamos muito fazê-lo, simplesmente porque outras pessoas nos dizem não valer a pena, mas quem deveria achar se tem ou não importância, seríamos nós mesmos.
Nos condicionamos muito as vontades alheias, entregamos nossas vidas nas mãos de outras pessoas, tentando agradá-los de todas as formas, sem ao menos pensar em nossas próprias vontades e se essa pessoa é merecedora de tudo isso que ofertamos.
Assim, deixamos de viver nossos sonhos próprios, aqueles que desenhamos durante a infância, almejamos tanto na adolescência e enterramos na fase adulta, por acreditar que, só porque vivemos com alguém, sua vida pertence a ela e, não a você.
Que fique evidente aqui que não se estende apenas para parceiros amorosos, mas àqueles que julgamos ser amigos e principalmente aos pais e familiares, pois quando se fala em viver com alguém, logo se imagina o namorado ou marido, nem sempre o marido é opressor, as vezes o marido se torna o libertador, aquele que apoia e te ajuda a se libertar das amarras sociais, te faz ver a vida com olhos e mente abertos para a realidade, expandindo seu campo de visão, te capacitando a ver a vida além do 'politicamente correto', sem conceitos pré estabelecidos, te fazendo ser exatamente você, viver aquilo que sempre teve vontade, mas fora impedida por tabus e ensinamentos machistas, sem fundamentos, sem nexo, com apenas uma lógica, controle, apenas porque lhes foi ensinado, mas nunca fora questionada as razões daquilo que estava sendo passado adiante, para os filhos e netos.
Essas pessoas se esquecem de que somos seres individuais e que possuímos personalidade e opiniões próprias, claro que podemos debater e formalizar novos conceitos, porém nunca se deve limitar ou impedir que se dê sua opinião sobre a vida e tudo o que se refere a ela, no seu ponto de vista ou vivê-la a sua maneira, desde que não interfira ou cause danos a vida de outros.
Muitas vezes ficamos esperando aparecer alguém especial para podermos, enfim, começar a viver nossas vidas, mas lhes digo, não espere chegar um momento ou uma pessoa especial para fazer o que sempre teve vontade, momentos e pessoas especiais são todos aqueles que damos importância em nossa vida, no entanto, você deve se considerar a mais importante de todas as outras pessoas, primeiramente se conheça, se cuide, se ame, assim não permitirá que qualquer um entre na sua vida e tente regê-los ou controlá-los.
Saia mais, procure fazer algo diferente do habitual, nem que seja dar uma voltinha no quarteirão, sinta o ar que respira, procure ver outros cenários, vá a praça, ao zoológico, parquinho, baladas, barezinhos, aprenda a sair sozinho, não é errado estar na própria companhia, errado é estar acompanhado quando queria estar só, ou permitir a companhia de qualquer um por carência ou interesses materiais.
Brinque com uma criança, converse com uma pessoa no auge de sua vida e, lhes pergunte o que é mais importante em suas vidas, elas não lhe responderão que é dinheiro, carros de luxo, nem o som mais potente, tampouco o vestido mais lindo da loja.
A pessoa, no auge de sua vida, lhe responderá que o mais importante é ter alguém que se possa conversar, que te entenda, que te ame sem julgar, que possa aproveitar ao máximo com essa pessoa e lhe mostrar o quão importante é em sua vida, enquanto tiver tempo e, ter feito tudo o que pôde fazer enquanto jovem, ainda com disposição e energia, pois se tem arrependimentos, são das coisas deixadas pra trás, por medo do que a sociedade iria lhes dizer.
A criança lhe responderá que, o mais importante pra ela é ter o papai e a mamãe junto dela pra sempre, que eles nunca morram e que sempre o ame e nunca o esqueça. Se lhe perguntar o que mais quer na vida, certamente ela lhe responderá que quer um sorvete ou um doce (prazeres de uma criança), mas nunca que quer ser rico, famoso, ter o melhor carro do ano ou coisas do tipo.
Porque são as mais simples coisas que te trarão as melhores lembranças!
Valorizem-se.
JaneFernandaN
Vale sim, rir e chorar, viver e deixar viver, ser, estar, mudar, evoluir!
Estamos aprendendo constantemente, todo momento é novo, uma verdadeira batalha travada diariamente.
Ninguém é capaz de entender tudo, mas todos somos capazes de aprender com nossos erros e, querendo, podemos mudar nossa vida.
A vida nos dá, todos os dias, uma nova chance, nos permite novas experiências para tirarmos como aprendizado, sejam boas ou ruins, sempre tem seu lado positivo, pois são essas vivências que nos possibilita progredir.
Temos tudo o que necessitamos ao nosso redor, tudo que é essencial a vida, precisamos estar atentos a tudo, para podermos usufruir e deixarmos de lado os pensamentos negativos, o desamor, a ingratidão.
Quando nos amamos de verdade, permitimos sentir a vida aflorar em nosso templo, nossa alma!
Deixamos de lado conceitos sem fundamentos e passamos a nos compreender melhor.
Projetamos mais amor aos que nos amam e sentir quem realmente nos deseja ao seu lado, com amor verdadeiro, sem interesses supérfluos e banais.
Nosso carma fica mais leve, sublime e assim,ficamos mais tranquilos e felizes.
O preço que se paga pela liberdade de ser você mesmo com certeza é bem menor que dos remédios para te manter sedado da vida.
Não permita que te doutrinem!
Sua vida pertence exclusivamente a você e quem te ama estará contigo, não contra ti e, quem só te critica, com certeza queria ter a mesma coragem para viver como você está vivendo, então siga seus sonhos e seus desejos.
Faça um favor a você mesmo, vai ser feliz!
Tenha equilíbrio em tudo o que faz na vida.
Trabalhar e estudar é preciso, mas brincar e se distrair é necessário!
Se preocupe com sua saúde mental, assim como se preocupa com as contas da casa.
Exercite sua mente, não apenas seu corpo!
Do que adianta ter um corpo todo trabalhado nos músculos, se não lembra nem onde guardou os halteres?!
Equilíbrio traz saúde, em todos os aspectos.
Muitas vezes nos questionamos sobre nossa existência, tentando encontrar o sentido de tudo, mas acabamos por perder tanto tempo procurando respostas por coisas que deveríamos apenas ignorar e seguir!
Nem tudo tem explicação!
Nem tudo cabe compreender!
Aprendi que devemos viver!
#JaneFernandaN
Eu sou perfeita, sim!
Minhas estrias, celulites, cicatrizes, rugas são marcas de minhas experiências e vivências!
Sou perfeita, sim!
Meus cabelos brancos e minha voz ficando rouca só me mostram que preciso aproveitar ainda mais a vida, sem dar ouvidos para quem só sabe apontar e criticar, quando deveriam estar fazendo o que eu tive coragem de fazer!
@JɑneFernɑndɑN
Só você tem o Poder de transformar sua vida! Não espere aplausos e incentivos. Se ninguém te apoia, erga sua cabeça, determine seu objetivo e siga em frente, sem olhar pra trás! Faça tudo com amor, pois é pra você! Os resultados virão! Acredite no seu potencial. Acredite no seu talento! Acredite em você!
@JaneFernandaN
Não se prenda a dogmas e crenças que te limitam! Você é livre pra viver sua própria vida. Use sua liberdade com sabedoria e assim as consequências serão leves! Faça valer sua passagem aqui neste plano! Você não veio até aqui pra ser escravo de ilusões e mentiras que te aprisionam mentalmente. Liberte-se dos dogmas! Não seja tão doutrinário! Onde está seu livre arbítrio?
@JaneFernandaN
no fundo do pensamento
Me tenho como parte
De algo inimaginável
De algo ainda não visto
No fundo de alguma coisa
Me tenho
E só me toco por que estou dentro
A arte se faz bordão
E o cordão umbilical se rompeu
Mas antes de cortar
A mãe disse não
Sinto saudade
Sentimento forte que aprimora o contido de minha alma
Penso logo consigo
As vezes
Nem sempre
Ultimamente não ando conseguindo muito
O suficiente pra meu mundo não acabar
O suficiente pra eu sobreviver
Na base do impossível posso afirmar
Mas não vai ser o bastante se o eu não arder
Me sinto bruta
E singela
Como gato na madruga
Ou em cima da magrela
Quero pra já
O gosto do sabor doce
O amargo não quero lembrar
E não quero me saciar do cítrico
Peço a minha alma para que me ouça
Mas dessa vez se faça de cabeça
Para entender minhas vontades
E saber quando preciso
E se preciso
Do verbo
O Gato Preto
Ando há milênios por esta terra. Vigio aqueles que não querem ser vigiados, espalho o temor por onde passo e retiro tudo o que um dia tiveram. Minha passagem é rápida, mas o acompanhamento, não. O que parecem ser apenas dez minutos para a hora H, para mim, são décadas. Porém, em certos casos, meu trabalho precisa ser mais rápido.
No meio da madrugada, enquanto caminho pelas ruas silenciosas, observo o pequeno felino preto. Ele caminha com a tranquilidade de quem já conhece cada buraco da calçada. Acompanhar animais é sempre mais fácil que acompanhar humanos. Eles são simples, puros, não lutam contra o destino. E eu, ainda que feita para ser imparcial, confesso: prefiro os animais.
O felino se aproxima de uma lata de lixo. Ao lado dela, um pratinho com restos de comida. Suas patas, enfaixadas com uma gaze velha e suja, repousam sobre o chão como se cada passo pesasse uma vida inteira. Já é a terceira vez na semana que o vejo assim. Desleixado? Talvez.
E isso explicaria por que estou aqui.
Por um instante, o perco de vista, mas logo o reencontro. Lá está ele, brincando com a menininha do vestido vermelho. Ela usa um coque bagunçado que tenta domar os cachos loiros, uma pulseirinha rosa e o sorriso de quem ainda não sabe que o mundo pode ser cruel. Ela o agarra com o carinho de quem enxerga valor onde outros veem apenas sujeira. Talvez nem tudo esteja perdido.
Não posso impedir o que está por vir, mas me pergunto: e se fosse um pouco mais justo?
Gatos pretos sempre foram ligados à má sorte, à morte. Superstições humanas. Ridículas, mas persistentes. Em um mundo cheio de guerra, fome e abandono, culpam um animal por tragédias que eles mesmos causam. Posso parecer ingênua questionando isso, mas toda lenda carrega uma centelha de verdade. Se não carregasse, eu sequer existiria.
Olho o meu velho relógio de bolso. Está quase na hora. Há nove anos acompanho esse gato. Longos e silenciosos nove anos…
A menina está mais alegre hoje. Ela tira algo do bolso e, com cuidado, coloca uma coleira rosa com uma jóia azul no pescoço do felino. Mesmo sem palavras, vejo sua alma brilhar com gratidão. Os humanos nem sempre percebem, mas os animais também sabem agradecer. E ela, talvez sem saber, recebeu aquele gesto como um presente.
De todos os dias que os acompanhei, este é o mais difícil. Não achei que ele sobreviveria tanto tempo. Sua vida não tem sido justa. Muitas vezes vi humanos roubarem meu papel. E pela primeira vez, sinto nojo do meu trabalho.
Ela se senta no chão com o gato no colo. Eles se apegaram demais. Em quatro meses, ela deu ao felino todo o amor que ele nunca teve em nove anos. Aproximo-me devagar e me sento ao lado dela. Ela não me vê. Não pode. Mas me sinto estranhamente presente ali. Observar os dois virou meu pequeno refúgio em meio ao caos. Deus tinha razão ao dizer que crianças e animais têm as almas mais puras.
O relógio apita. Meu rosto continua neutro, mas por dentro... tudo em mim queima. Fui feita para não sentir. Para ser imparcial. Mas se pudesse, congelaria esse momento para sempre.
Um homem se aproxima. Alto, barba grisalha, roupas rasgadas. Fede a álcool e tem o olhar de quem esqueceu o que é compaixão. Fala algo para a menina e vai embora como chegou: em silêncio. Sem deixar rastro, sem deixar paz. Não consigo deixar de pensar no dia em que terei de acompanhá-lo.
O gato me encara. Para a menina, ele parece tranquilo. Para mim, sua expressão é de compreensão. Ele sabe.
A garota, assustada, beija o felino e o coloca numa caminha improvisada. Antes de entrar em casa, sorri. O maior sorriso que já lhe deu. Mesmo forçado, tem algo de esperança. E então, ela desaparece porta adentro.
Meu relógio apita novamente. O suspiro do gato é fraco. O último.
Tiro do bolso uma pequena esfera e toco o corpo do animal. Ela brilha quando coleta sua alma. Sinto o peso de novo.
— Chegou minha hora? — sua voz ecoa leve. — Mas... e ela? Como vai ficar? Por quê agora?
Uma das grandes maldições dadas aos seres vivos é a da morte inesperada.
— Vocês irão se ver novamente — respondo com a garganta apertada.
— Eu vou reencarnar? Posso ser uma menininha? Ela disse que não tem muitos amigos…
— Não é assim que funciona — digo, caminhando pela escuridão. — Mas aquele que te envenenou vai pagar, mas eu não posso controlar o que está por vir. Eu... sinto muito.
Não o vejo, mas sei que ele está confuso. Guardo a esfera no bolso e paro na esquina. Pela primeira vez, cerrei os punhos.
— Vocês ficarão juntos, longe dessa baboseira toda…
Suspiro. Continuo andando pelas ruas, mãos nos bolsos.
— Volto para buscar ela daqui a algumas horas.
Vou embora, desejando ser alvo do papel que um dia me deram e que roubaram de mim. Desejei, pela primeira vez, não ser a ceifadora, mas sim, a colhida.
Cada passo que dou
É um ato de fé
Um caminho invisível
Que se desenha sozinho...
A vida é um sopro
Um instante fulgaz
É o que faço a cada dia
Que define minha paz!!!
Se os sonhos são asas
Estou pronto pra voar
Se desafios são pedras
É preciso enfrentar
Não temo o escuro
Nem incerteza na estrada
Uso a coragem
Como se fosse uma espada
Cada momento
É um milagre a sentir
Uma nova chance
Uma luz a refletir
No pulsar do universo
Ouço o convite
Viver é um dom
De um futuro sem limite
A expressão da vida
É a oportunidade
De ser quem é
Sem medo ou vaidade
A expressão da vida
É a oportunidade
Com esperança e fé
Tudo se pode
A expressão da vida
É a oportunidade
De quem escolhe agora brilhar.
O sol é nossa fonte primária de luz, energia e calor. Assim como o sol, Deus é vital para nossa existência. Sem o sol, seria impossível haver vida na terra e sem Deus seria impossível tudo ter ordem, pois todas as coisas foram especificamente designadas por Ele...
"O Senhor Deus é sol e escudo;
o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade."
Salmos 84:11
"Pensamentos soltos... Ciclo da vida"
Estou eu aqui, neste meu pensamento solto,
divagando entre o que vai e o que volta,
sentindo que a vida é um fio que se entrelaça
entre o que somos, o que damos e o que recebemos.
Nesse ciclo de ida e retorno,
talvez o sentido esteja em apenas sentir —
e confiar que tudo encontra seu lugar no tempo.
E de pensar que, em um só instante, tudo pode florescer ou desabar...
Neste ciclo sutil da vida, o que damos volta,
como eco no tempo, como semente que espera o sol.
Nada se perde — amor, dor, gesto ou palavra —
tudo gira, renasce, e nos encontra de novo.
Somos sementes ao vento do tempo,
plantamos gestos, colhemos destinos.
Na terra onde pisamos, deixamos marcas —
que o amor seja rastro, e a empatia, caminho.
Pois a vida é ciclo que retorna,
e o que damos, um dia, nos visita de volta.
E de pensar que o que me conforta nesta vida
é saber que o mundo gira, silencioso e certeiro,
e que tudo o que se planta — seja dor ou ternura —
um dia retorna, com o peso ou a leveza do que foi.
Nada se perde no ciclo sagrado do tempo.
E sendo assim, encerro meu pensamento solto,
nessa brisa leve de reflexão,
sobre o ciclo da vida e o que dela faz sentido:
não os grandes feitos, mas os pequenos gestos,
não o que levamos, mas o que deixamos.
Porque viver, talvez, seja isso —
fluir, sentir, e deixar um pouco de luz por onde se passa.
Ser "Grande", nem sempre é sinónimo de ser portador(a) de Elevados Graus Académicos...
Ser "Grande", é ser portador(a)
De uma "bagagem" que ensina a compreender e "suportar" os devaneios da Raça Humana!
Esta, não vem nos livros, adquire-se na Escola da Vida!
Esta Vida é um Sopro...
Num instante se acaba!
Amemos,
A quem temos que Amar...
Abramos o Coração,
P'ra quem temos que o abrir...
Ajudemos,
A quem temos que ajudar...
Perdoemos,
A quem temos que perdoar...
Peçamos perdão,
A quem temos que o pedir...
Esqueçamos,
O que é preciso esquecer!
Ensinemos,
A quem temos que ensinar...
Aprendamos,
O que temos que aprender!
Subamos, com Honestidade
Os degraus que é preciso subir...
Desçamos, com Dignidade
Os degraus que é preciso descer,
Abstendo-nos de racismos,
Abstendo-nos de egoísmos!
Sem jamais esquecer
De a Deus agradecer!
Estamos em Viagem,
Esta Vida é uma Passagem!
Certas engrenagens da Vida,
Com tempos e contratempos,
Conduzem á subida,
Com contornos duvidosos,
Que se arrastam silenciosos...
Outras vezes á descida,
Por longos ou breves momentos,
Incorrectos, desatentos!
Concretas engrenagens ou não,
São também aprendizagens,
Que servem de formação!
É como que aprender,
Tendo ou não apoio,
A separar o Trigo do joio!
Permita-se ouvir a Voz do Universo:
Permita ao seu Coração sentir,
Permita à sua Alma falar,
Para que a Vida,
Possa escrever o Seu Percurso,
Com tinta dourada pelo Tempo,
Com canetas de Alegria e Sofrimento,
Com canetas de Aprendizagem...
Depois, acalme-se e desfrute a Paisagem...
Vivemos numa Miragem!
Por vezes, não durmo,
Durante o período nocturno...
Pois, sonhando,
Filosofando,
Meditando,
Permaneço acordada,
Vendo o surgir da Madrugada!
Então,
Questiono-me,
E respondo-me...
O que é a Vida,
Senão uma sucessão,
De "páginas viradas"?!
- Não, eu não as desperdiço,
Pois tiro partido disso,
E aproveito, pequenos e grandes nadas!
- Não! Com eles não faço empadas!
- Faço versos e prosas,
Com ou sem espinhos de rosas,
Que me fazem, por vezes,
Chorar ou rir,
Até mesmo abstrair,
De coisas que fiz erradas...
Isto, porque mesmo dormindo,
Já trilhei muitas estradas!
O que realmente guia nossas vidas. Muitas vezes buscamos sentido em conquistas, relacionamentos ou posses, mas nada disso preenche o vazio que só Deus pode ocupar. Quando Ele é o centro, encontramos propósito, paz e clareza, mesmo em meio às dificuldades.
A Bíblia nos ensina: Buscai, pois, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6:33). Colocar Deus como prioridade transforma nossa maneira de viver, trazendo luz às decisões e paz às incertezas.
Que possamos permitir que Ele seja o fundamento de tudo, para que nossas vidas tenham direção e significado eterno.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp