Tenho um ser que Mora dentro de Mim
A lembrança veio à tona, a lembrança do presente do futuro não vivido. O futuro foi postergado mais uma vez. A lembrança veio através da incontinência emocional, do incontrolável desejo ora preso. Não consigo dizer quais sensações emergiram juntas com essa lembrança. No momento, apenas sinto. Permito-me sentir essa indecifrável emoção que não sei qual é. Na lágrima fina e tenra, jorra consigo àquilo que não pude digerir, mas que preciso expelir, seja de qual forma for. Lacrimejar está sendo uma boa alternativa, eu até escreveria, mas por palavras seria insuficiente para pôr tudo que está engasgado e preso aqui no esconderijo onde ninguém pode alcançar. O que me fascina é que somente eu consigo alcançar o universo que sou. Na caminhada me perco em meio às tantas sensações que perpassam o meu ser. Sigo caminhando e, junto, a minha incontinência emocional me acompanha. Batemos continência para as vivências que ocasionaram tais lembranças, são elas que nos dão o norte para uma vida melhor nessa breve passagem por aqui. Cada lágrima, uma sensação; cada sensação, um turbilhão de lembranças; e cada lembrança, um sentimento indescritível.
Não se mede a grandeza do ser humano pelo dinheiro, títulos, status, posição social ou posição hierárquica. Quando o ser humano algum desses critérios em sua régua para medir a si mesmo ou outros, o que vem à tona é sua pequenez.
" Na vida nunca podemos perder o sentido de vivê-la e apreciá-la, pois muito das vezes ficamos é perdido em caminhos iludido como a convivência com ser humano."
viver, este é bom, quando há procura do equilíbrio do ser e ter, da conquista e da derrota, da alegria e da dor....!
"Pior do que a aridez, o calor e o ar seco do deserto inclemente, é a falta de amor, paciência e solidariedade em relação ao próximo."
Assim como o diamante cristalino, lapidado e "puro" advém da amálgama do carbono bruto submetido a elevadas pressões e temperaturas ao longo de milhões de anos, cada um de nós é um ser único, pois vivenciamos inúmeras experiências de vida, há éons, aprimorando, transmutando e lapidando o espírito, em um contínuo processo de evolução no espaço-tempo multiversal, em busca da utopia da perfeição".
"No momento em que nos libertarmos do ego, nos reencontraremos com a essência de nosso ser e viveremos em harmonia conosco, com nossos semelhantes e a natureza. As fronteiras e divisas territoriais perderão o sentido, deixarão de existir.
Os falsos valores e os preconceitos desaparecerão, a religião será cósmica e transcenderá a um Deus pessoal, evitando assim os dogmas e a teologia. O amor ao próximo, a compaixão e a solidariedade serão uma constante.
A partir de então, os seres humanos sofrerão uma grande mudança, uma profunda transmutação, ascendendo a uma nova condição, rompendo os grilhões da alma, superando definitivamente as limitações da material, da mente e do corpo fisico.
O egoísmo, a ignorância, e o ódio, não terão mais lugar, pois o ser primitivo que existia outrora, não existirá mais, dará lugar a um novo ser, em sintonia com o universo, com o Eu maior, o ser humano passará a uma nova etapa em sua jornada evolutiva, será um ser universal.”
Que as provações da vida sirvam de estímulo para nossa própria superação. Que as vitórias reforcem cada vez mais a humildade. Que as derrotas nos sirvam de lições para o aprimoramento do corpo, da mente, e da alma."
Certa vez me perguntaram por que eu queria ser professor. Porque não me valeria uma gota do mar do conhecimento, se não pudesse repassá-lo para alguém.
Ter razão ou ser feliz
Passamos muito tempo de nossas vidas tentando provar que temos razão, vezes em uma, vezes em outra situação ou questão, quase todas sem importância nenhuma naquilo que nos é mais caro, passamos a vida tentando convencer nossos familiares, amigos, colegas de trabalho e até mesmo aos estranhos de que temos “razão” na discussão que estiver em tela naquele momento, gastamos nisso desnecessariamente muita energia, para que no fim da conversa sejamos no mínimo duas pessoas descontentes, frustradas com o desfecho do embate, que nada ganharam de positivo com o episódio.
Qual importância tem de fato se seu cônjuge ou filhos deixam roupas penduradas no banheiro, apertam o tubo de creme dental pelo meio, que seu amigo acredita que o insucesso do time de futebol é culpa do técnico ou daquele lateral esquerdo, que aquele outro acredite que sua alma só terá salvação se você adotar os dogmas da religião dele, ou se o colega de trabalho ao lado, tem mania de ouvir musica no computador, por que estressar-se por causa de uma vaga de estacionamento “roubada”, ou uma preferencial no transito que não foi respeitada?
Se você é do tipo de pessoa que se irrita com nestes tipos de incidentes, com certeza tem lá as suas “razões”, mas se você realmente fica transtornado com estas coisas ao ponto de deixar estragar o seu dia ou pelo menos algumas horas dele, você é do tipo que quer “ter razão”, independente da sua felicidade ou da sua saúde pessoal e social. Contudo, não estou afirmando que você deva abrir mão de sua fé politica, religiosa, sua paixão pelo futebol, nem mesmo deixar de lado seus princípios morais, éticos, etc., mas pode acreditar; ninguém consegue ser feliz, quando quer ter razão.
Eu pelo meu lado, decidi que não quero ter razão, prefiro “ser feliz”, como disse o Mestre Rubem Alves em seus escritos, o tempo e as jabuticabas: ”... Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados, e deseja tão somente andar ao lado do que é justo. Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo. O essencial faz a vida valer a pena”.
Não preciso que as pessoas concordem comigo, nem eu preciso concordar com elas, tudo que preciso é respeitar as opiniões diferentes e ser tolerante com aquilo que não me é agradável, para que não passe de desagradável e se torne o objeto de minha infelicidade. Assim vou seguindo meus dias, tentando em cada um deles ser mais feliz do que ter razão. Para que me servirá a razão quando estiver infartado em um leito de hospital ou sozinho na minha velhice, a levarei para além do tumulo, poderei compartilha-la com outros, o que dirão os amigos que não tive?... Ele tinha razão, mas coitado, foi tão infeliz!...?
- Relacionados
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Você é especial para mim: frases que tocam o coração
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Perda de um Ente Querido
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
- 31 mensagens de aniversário para a melhor amiga ter um dia incrível
