Tenho Três Filhos
PRESENTE NÃO É PRESENÇA. Porque esta geração além de ser preguiçosa também dá presentes demais. Não é de presentes que nossos filhos precisam, é de PRESENÇA!!!
A mesa mostra que eu valorizo sentar junto daqueles que amo e respeito, é um lugar de troca, é o local do espelho, onde os filhos olham para seus pais e podem ver neles alguém a seguir, mesmo que este alguém não seja perfeito, porque ninguém de nós é, mas é um ser que está ali, um PAI, uma Mãe.
Viajei,
No toquinho de madeira,
No bico da mamadeira,
No pinguim de geladeira.
Olho tudo admirado,
No seu colo todo largado,
Até que o sono me deixe irritado.
Eu choro, eu resmungo, eu grito,
Mas também sou seu riso favorito,
Pelo menos é nisso que eu acredito.
Viajei,
Na papinha de maçã,
No bom dia de manhã,
E no beijo da minha irmã.
Ainda não falo,
Mesmo assim não me calo,
Mas se eu pudesse falar,
Eu diria apenas...
Como é bom te amar.
Um dia um senhor, me disse que a família é como uma árvore, sendo os pais o tronco, com suas raízes profundas e resistentes; e os filhos, os galhos, sempre subindo e crescendo; me disse também, que os galhos de uma árvore, acompanham o crescimento das raízes, não indo além do necessário. Diante da explicação deste senhor, discordei dele.
Ao meu ver, os pais são a árvore como um todo, raízes fortes, tronco firme e galhos se expandindo a todo momento. Os filhos entao são os frutos. Uma árvore sempre dá o seu melhor para que seus frutos sejam também os melhores, e se esforçam ao máximo desviando pedras, procurando sustento, fixando-se da melhor forma possível ao solo, superando tempestades de todos os lados para que seus frutos sejam lançados de uma forma tal, que formem outras árvores.
Criamos os filhos, não simplesmente para lança-los ao vento, antes disso, os enchemos dos "nutrientes" necessários, para termos a certeza de que irão gerar ótimas arvores também!
Diz-se que quando a caixa de Pandora
se abriu, tudo se foi
e só restou a Esperança...
É por isso que estamos
sempre à espera de algo...
Esperamos nove meses para nascer,
...Por nossa alma gêmea,
...Por nossos filhos
...Por uma vida melhor,
...Que nosso sonhos se realizem,
...Que o mundo melhore
...Que nossas doenças se curem
...Que a paixão dure para sempre,
...Que nossos filhos amadureçam,
...Que tudo àquilo que sonhamos
na nossa meninice se transformem em verdade.
Então, não é teimosia que nos
mantém vivos,
...É a nossa Esperança!
..."Pais são tolas almas que vieram ao mundo com a obrigação de serem melhores que todos para sofrerem mais do que todo o mundo."... Ricardo Fischer
A retidão e a justiça são características inerentes ao indivíduo que possui um caráter íntegro. Esculpir esse conceito em nossos filhos é algo primordial para que possamos deixar um legado consistente.
" Pais que pressionam ou impõe de alguma forma a escolha do curso/carreira para os quais os filhos devem prestar vestibular, cometem um crime para com o futuro dos filhos maior do que fariam escolhendo com quem eles deveriam namorar ou casar . Afinal, hoje em dia está mais fácil livrar-se de um casamento, do que de uma profissão que te faz infeliz."
Primeiro poema
Meu primeiro poema de amor foi você…
O primeiro dos mais belos tesouros, que Deus quis a mim entregar.
Você foi uma linda surpresa, surpreendendo-me com o verdadeiro amor.
Quando você sorriu, ou quando você chorou, meu peito trasbordou de amor.
Sem manual de instruções, você chegou. Ninguém vem, não é mesmo?
Mesmo assim, ensinou-me muitas coisas… tantas, que jamais poderia imaginar.
Entendi que precisava ser forte, afinal, outra vida agora dependeria de mim.
Enquanto o tempo passava, e você em meus braços crescia.
Compreendi que filhos são eternos diamantes, pedras mais que preciosas.
Que com o passar dos anos, estarão por Deus, e pela vida lapidados.
Mas que jamais, em nenhum momento, devemos desprezá-los.
Por você deixei de lado, pouco a pouco o meu nefasto egoísmo…
Até abri mão da posse materna, resolvi em você, e no seu futuro pensar.
Definitivamente, eu precisaria ser forte.
Por você suportei todas as dores que a vida quis me proporcionar.
Até mesmo a dor da sua ausência, quando em algum momento a vida quis nos separar.
Mas acredite minha FLOR…
Em cada passo que você dava rumo ao futuro, contigo meu coração seguia.
Em cada lágrima que derramaste na minha ausência, meu coração sentia.
E em cada alegria sua, meu coração também sorria.
Hoje meu coração sorri, vibra com sua vitória, apesar de toda a saudade.
Meu coração está contigo, assim como minhas preces.
Em cada passo que você possa alcançar, e até nos tropeços que porventura encontrar.
Em pensamentos, e de braços abertos estarei a te esperar.
Tal como uma grande enchente leva de enxurrada uma aldeia que dorme, também a morte apanha e leva de enxurrada o homem de mente apegada, delirando pelos seus filhos e gado.
É tão lindo o voou de um
Beija flor, assim como o
Amanhecer e o entardecer.
O desabrochar de uma rosa,
Ou o cheiro de várias rosas.
É tão puro andar com os pé
Descalços na terra molhada,
Tão puro como uma bela infância.
Sentar em uma roda de amigos
E nem se dar conta das horas
A passar, momentos puros...
Em um dia nublado, em um belo
Lugar, sentado com aconchego
Cercado de livros é uma dose de café.
Coisas puras que apenas a natureza
Pode nos dar, coisas simples da vida
Que dinheiro algum pode comprar.
Ficamos tão presos em nossas
Privações, gastamos tanto tempo
Em nossos empregos, tantas horas, alegrias e até mesmo disposição,
Que esquecemos que oque realmente queremos é algo simples,
Algo que só precisamos observar
Para apreciar, mas nossos dias
Rouba nossa alegria.
Deixamos de aproveitar nossos
Filhos, ou, nossa família para
Tentar buscar um bom futuro a eles
E isso rouba nossa alegria.
Não tente comprar o futuro para
Sua família.
Aproveite seu tempo e desenhe um bom presente...
Dê o seu melhor a todos...
Muitas vezes o seu melhor é só
O seu tempo... pare... aprecie...
Viva para ser feliz
Ser mãe é dar sem receber
Não se cansa, nem se esgota
É um amor gigante plantado
Que cresce e se alimenta
No meu coração, no teu meu filho.
Que a sua alma consiga
sob a luz do sol resplandecer
recebendo a vida em plenitude
na felicidade de outro dia receber
Que a luz aqueça seu corpo,
e sua mente receba energia,
siga suas horas com leveza,
recebendo e dando bom dia !
Minha oração hoje vai para @s órf@os. Que diariamente sofrem a ausência. Oro por mães que perderam seus filhos e por filhos que apesar de adultos, sentem essa constante ausência. Por mães que não têm condições financeiras para criar mais um. Por mulheres estéreis que dariam tudo para ser mãe. Por mães que apesar da dificuldade, tiram da boca para dar aos filhos. Por mães solteiras e todas as guerreiras que sozinhas são responsáveis por seus filhos... Por aquelas que só recebem carinho dos filhos uma vez por ano. Que haja consolo vindo de várias partes. Anjos em forma de amigos trazendo abraços... Oro para que não somente neste dia, mas sempre... suas vidas se encham de carinho e afeto para amenizar suas dores onde quer que estejam...
Felicidade, né?
Felicidade é acordar cedo com o barulho das crianças e fazer um belo café da manhã para comermos justos à mesa.
Felicidade é ver minha família no almoço durante o fim de semana.
É levar as crianças na praia e rir quando a menor foge da água com medo.
É jogar bola no quintal e vibrar como se fosse final de copa quando seu filho faz um gol em você.
É fazer o almoço e receber um elogio em troca.
É terminar o trabalho mais cedo e não pegar trânsito.
É escutar música no volume máximo voltando para casa.
Felicidade é simplicidade.
É um sorriso, um beijo,
Um abraço apertado.
Felicidade é gastar dinheiro com alguém amado.
É dedicar tempo com as coisas simples.
Felicidade é momento.
Felicidade não tem fórmula.
É sentimento que vem quando você deixa entrar.
O vínculo entre mãe e filho é natural, fruto da gestação e da amamentação. Ao pai cabe construí-lo pelas suas atitudes.
Filho é um presente de Deus.
Obra divina.
Herança de gene.
Faz da gente,
ser pai ou mãe
e filho também.
O que cansa é que a gente precisa estar preparado, sempre alerta, para o momento em que tudo for jogado na sua cara... porque toda sua gratidão foi pouca... todo agradecimento é pouco para quem quer ser sempre exaltado... para quem precisa de reconhecimento constante... ao final das contas, se trata amor, o que você faz pelo seus filhos, pais, irmãos? Pode ser... mas em algum momento o ego grita e despeja o desejo do `pagamento´ por tudo que foi feito.
Pais, mães, tutores, avós, tios e todos que cuidam e ensinam crianças....
Vocês nunca saberão o que é sofrer falta de amor e compreensão, a menos que já tenham vivenciado isso em suas vidas.
Então, deixem de lado o ego, preconceito, discriminação, racismo....
Coloque o amor acima de tudo e de todos para poder dar um bom exemplo e transformar nossas crianças em seres humanos amáveis.
Para isso acontecer, basta vocês seguirem algumas etapas simples, lembrando que para ter um bom resultado, você também deverá se transformar em uma pessoa amável, livre de conceitos pré estabelecidos.
Não crie suas crianças para serem exemplos estereotipados, sexistas, nem tampouco hipócritas.
Os crie para serem educados, respeitar quem os respeita, entender que há diferenças entre todos, terem liberdade de escolha, ter senso crítico, analítico e bom senso também.
Não caberá a mim e à ninguém escolher qual sexualidade meus filhos se identificarão. Cabe à nós instruí-los a melhor escola, a melhor faculdade ou profissão, mostrar à eles que existem pessoas boas e más e como identificar e se proteger delas, explicar que existem drogas, armas e ações que podem trazer más consequências como vícios, auto destruição, presídios e morte.
Eliminem quaisquer palavras de raiva, ódio, ameaças e agressões, substitua com diálogo e bons exemplos.
Sejam amigos das suas crianças, pois é um amigo que eles procurarão nos momentos de angústia, medo e dúvidas.
Tenham um diálogo saudável e sincero com eles e nunca usem contra eles o que eles confiaram à você, para não quebrar o elo entre vocês.
Os respeitem como desejam que te respeite, como ser humano, como pessoa de sentimentos.
Vocês deverão ser a luz na escuridão do saber.
O que desejo é que sejam felizes, independente de gênero.
Ame seus filhos, netos, sobrinhos, entiados, alunos!
Jane Fernanda N
