Tarde
CREPÚSCULO NO CERRADO
Na tarde do cerrado, rubra o horizonte
Pulsa, nos arbustos de galhos tortuosos
O fim do dia. Em cheiros tão saborosos
No crepúsculo tropical, de poética fonte
Tudo, entre rútilos, vermelhes fragosos
Raspando a luz no seu total desmonte
Gerando sombras e enigmática ponte
No breu, vozeando coros lamentosos
A lua, se apresenta com seu alvo manto
Cercada no céu por um véu de casimira
Desenhando o anoitecer com ternura...
Dentre todas as criaturas, meu espanto
Por tão dadivoso encanto, que se expira
No fugaz beijo, inicia a noite, tão escura.
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
Outubro de 2018
Cerrado goiano
Olavobilaquiando
A tarde mas linda
tarde linda, que me inspira a amar, amar você que é cheia de encanto e prazer e se tornou a rainha do meu viver. Amo-te luz do meu viver, amo-te princesa do meu ser e amo-te para nunca mais te perder.
Dedico essa minha linda poesia para uma mina super especial para mim Raiane Silva
Quem compartilha a sombra da sua árvore com o irmão necessitado, poderá colher mais tarde os frutos no paraíso
Faça o que é certo, sem esperar que ninguém te cobre nada. Ou, mais tarde o mal-caratismo será jogado em sua cara, sendo exibido em um telão de cinema no Umbral.
Boa tarde! 🩸
As tarefas e os problemas do dia-a-dia sempre irão existir, mas, aquele que obedece ao comando do Espírito Santo, e anda conforme os seus ensinamentos têm a promessa que obterá descanso, mesmo que esteja passando por dificuldades, seja em que área for, porque as promessas do Pai são maravilhosas, e mostra que não é o dinheiro a definição de caráter, e nem tão pouco as atitudes do homem que faz ou deixou de fazer, porquê a fé não opera pela lei, mais pela graça.
JCA
Saúde e paz! 🌷
Brilha prosperidade e gratidão!🌷
A cara acinzentada da tarde
Foi-se embora pra morar
Pra sempre detrás da colina
Viver da neblina, que chora
Pra sorrir no nascer do Sol
Assim que o dia esquenta
Sim, ela se ausenta
Pra de novo vir morar
Bem pertinho de onde moro
Pra sempre por sobre a colina
E quando a manhã se vai
Novamente se apresenta
Sorrindo pra gente
Mostrando a sua cara cinzenta.
Edson Ricardo Paiva.
Boa tarde,
segue em anexo o meu começo do audiobook,
Dê uma deixa para que exista revelação no meu ser e continue inspirado no criar e no escrever o que me vai no interior para exterior, ser a razão do ser do fazer e querer perdurar pela eternidade.
Não é o mesmo que ser eterno.
Nesse caminho eu estou a procura da minha Deusa para ser um Deus.
Caminhar para ser seu semelhante, é uma etapa, a trilhar.
Um dia vou-, fazer a unção e ablução que é a primeira parte da investidura, consagrando fidelidade e fazendo convênio de sacrifício pela expiação de Jesus Cristo, lavando meu corpo e começar uma vida verdadeiramente de consagração a Jeová.
[19/09, 12:53] emanuelandrade1749: Perdura no tempo o templo do meu ser, que implora pela sua existência e no consciente está a pedra por lapidar, uma razão formada, um sofrimento constante, aliviado pela pernoita que ao amanhecer desperta e se dispersa desaparecendo como o vapor, na corrida do dia num instante vivo, num contexto reflexivo de querer viver e ser, amargar a dor e aliviar o calor, com temor ao divino,onde suplico e me refúgio para deixar de estar perdido.
Um dia parti em busca do desconhecido quando voltei, já não era o mesmo, procurei levantar-me mas era cedo.
Procurei minha diva, musa que me inspira, procurei a razão de ser e na volta decidi que tinha que continuar a procurar trabalhei muito, trabalho, e não tenho tempo para parar a vida é vive-se na procura,na busca achando e perdendo, chegará o tempo em que seremos prontamente unidos, e a procura na busca da excelência da vida será mais fácil.
Tenho interesse num dia a mais para voltar atrás e refazer os erros fatais, que fazem parte da humanidade,um cidade luminosa que brilha e me dá alegria, casa,sustento e família.Santa terrinha que me abriga, e me domina, sou teu porque estou preso a teu ciclo.
[19/09, 16:54] emanuelandrade1749: A muito tempo que desejo escrever um romance.
Na verdade nós gostamos disto e daquilo, deste e daquela. Nas múltiplas vivências do nosso gosto pelo viver aparecem personagens que vão dando ou não sentido a nossa vida,com alegrias, tristezas, desgostos e outros actos de louvar que são um banquete e um bálsamo para a nossa alma e nosso bem estar.
Há sempre quem nos queira bem e quem nos queira mal, pensar que somos nós que temos que individualmente lutar pelo bem comum, porque o nosso universo dentro de muitos universos onde se acende um fósforo e apaga a espera que se encadeia uma brasa que vai dentro de nós. Quando ela encadeia agimos numa direção ou positiva ou negativamente, depende para onde canalizamos nossas energias.
Em tempos vivia numa prisão a espera de ser liberto e canalisei as minhas forças para o bem fazer, com o objectivo de ver a minha pena de prisão reduzida e demonstrar que tinha mudado.
Eu estava agradar e só queria impressionar, na verdade o mal e o bem está dentro de nós, o certo é que fiz muitas boas obras e dei o exemplo aos outros, para o bem fazer, num acto do ser cívico e do espírito do bem comum.
No entanto esse acto era por uma troca era para demonstrar aos outros, não era por mim, quando veio uma tempestade já em liberdade porque atingi alguns dos meus objectivos, sai mais cedo em liberdade,os meus pais apoiaram-me, trabalhava.
A vida tem muitos dissabores e eu não consegui superar de cara limpa, passado algum tempo estava metido em trabalhos e no mundo que a envolve uma prisão pior do que a prisão das grades passei por um mau bocado.
Perdi o trabalho e a família não queria acreditar tentou-me ajudar mas foi em vão.
Fui pai ainda pensei que seria a solução, mas tudo permanecia como antes, confusões, problemas todos dias, um turbilhão de sentimentos a flor da pele e perdido no mundo a procura da solução, quando a solução, só o destino traçava, procurei ajuda mas não resultou.
A mãe do meu filho a mulher que estava nos meus braços, saiu da minha vida
Conquistar uma mulher é difícil, e perder ainda mais difícil é.
Trabalhávamos juntos e meu olho bateu no dela, um dia estava a correr no calçadão em Quarteira e o filho dela o Ruben chamou -me para ir trocar um dedo de conversa com ela e tudo ali começou, combinamos sair a noite para dançar no Black Jack Casino de Vilamoura e fomos dançar eu popular como sempre tentei impressionar demonstrar que era conhecido, até pedi ao DJ para lhe colocar uma música, mas andava lá outro a dar em cima dela, concorrência, então a luta foi maior.
Cada passo uma conquista, mas já tinha a lacuna.
Tentei esconder até que não deu mais e contei-lhe.
Lutou por mim, sofreu muito.
A nossa vida estava um caos e não havia solução é então que a mãe do meu filho decide ir para Setúbal e deixou-me.
Acabei sozinho foi tão difícil, afogava as mágoas com bebida forte, e punha uma almofada ao meu lado e abraçava, não dormia.
Telefonava sempre até que um dia me diz para ir ter com ela e eu fui para Setúbal.
Viver com a mãe do meu filho.
Começar a vida com sua família, outros hábitos,e ritmos,a adaptação nunca se deu.
As dores os suores matinais, saciados com a primeira dose, vinda do acaso.
Ter um dia pela frente vazio a na procura.
[19/09, 17:19] emanuelandrade1749: Caminhos, atalhos, desvios ao sabor dos ventos,.da chuva, do sol andava, pairava por 3 estados do espírito, onde para viver pela carne era salvo a cada manhã, a minhas súplicas ao divino eram constantes meu ser vagueou por terras distantes, perdeu-se por muito tempo e seguia um caminho na busca da amada, de trás para frente, em círculos, as portas fechadas eu escalava as montanhas, subia castelos entrava em museus, shoppings e vagueando por o mundo a procura na busca, ia perdendo e achando, construído e me alimentando, vendo e registando, aquilo que meus olhos viram, não pode ser verdadeiro um mundo sem amor, onde as pessoas só olham para si, havendo a regra a exceção porque no oculto, há tudo e deve ser quase como o sepulcro, eu vou mas volto para vir acabar de fazer o que não fiz.
Término por aqui um forte
Abraço deste sempre amigo
Emanuel Bruno Mota Veiga Andrade
Feita de/para/sobre
(Poeta Bucano)
Após a tormenta da tarde
Um nó turvo ficou muito claro
Agora, tenho que me permitir
E vou mergulhar nisso
sem o peso das ressalvas
Derrubei, depois de uma metade de vida, as cortes que poderiam me julgar
Artistas não deveriam ser condenados
Qual é a acusação? Sentir o que sentem?
A natureza do sentimento
é a excludente da culpa
Porque esse é o fogo que concebe suas vidas.
Então, que nos venha livre essa doce loucura, azeitando as vírgulas desse destino -
Esse é o meu veredito!
O calor da minha respiração
anseia pelo sabor dessa aventura
E esperar-te-ei sentado à mesa da reciprocidade
No menu do silêncio, de entrada,
serás servida com qualquer obra de arte
singular, em par,
feita de/para/sobre nós
E assim viver-te-ei, Arte,
respeitando os limites de cada estrofe, mas em estilo livre.
Ama
Ama-me de manhã, de tarde e de noite
Pois é quando mais preciso
Ama-me sem medo, com desejo
Pois assim estaremos mais vivos
Ama-me sem eu merecer
Sem pedir, sem parecer
E eu amarei contigo.
Melhor não praticar uma ação prejudicial, pois uma ação condenável atormentará mais tarde. Melhor praticar uma ação benéfica – que, praticada, não atormenta.
Boa tarde, é quase Natal!
Que nada te impeça
de se ficar em paz com
si mesmo se reconciliando
mesmo com aquele que
não te permite diálogo,
a oração é a chave desta
e de qualquer situação.
Envelhecer e saber que nunca é tarde para ouvir opniões e concelhos, estamos nesse mundo para evoluir sempre.
TEXTO PARA MANDAR PARA MINHA NAMORADA DISTANTE
Boa tarde.
Está bem? Espero que sim!.
Começo esse longo texto, dizendo que amei ficar com você todos esses meses.
Será tudo inesquecível. Passei meus melhores dias ai com você, depois do nosso reencontro.
Mas, andei pensando esses dias, pensei muito, mas muito mesmo, demais. E cheguei à conclusão que será melhor eu me afastar definitivamente.
Fique tranquila, você não fez nada. Eu resolvi isso. E sei que você vai dizer "você sempre resolvendo tudo sozinho". Mas tinha que resolver de qualquer jeito.
E também pode ficar sossegada, não mais nos falamos, nunca mais. Excluirei todos seus contatos. Excluirei e bloquearei, e assim não teremos como nos falar.
Apagarei todas as nossas fotos, tudo que me mandou no whattsapp, excluirei seu whatsapp com tudo que lá tem: nossas mensagens, nossas músicas, nossas fotos, tudo, não deixarei nenhum rastro, apagarei de uma só vez, sem deixar vestígios.
Nem olharei de novo tudo que conversamos, não salvarei nada, nem música, nem fotos e nem mensagem. Apagarei meu Face e meu Instagram, não quero ter recaídas e olhar seu perfil.
Realmente, não foi uma boa ideia essa nossa reaproximação, deveríamos ter ficado apenas como estava, a gente se falando quando dava, de vez em nunca, sem nenhum compromisso, apenas uma pequena amizade ainda nos unia.
Agora você pode seguir sua vida, que eu seguirei a minha exatamente como eu vinha seguindo há 10 anos: sem contato com ninguém, apenas com meu trabalho e familiares. E estava feliz assim. Não sentia falta de amar e nem ser amado.
Com o passar dos anos a gente se acostuma a não ter companhia, que nem faz mais falta. Apenas no começo a gente fica deprimido, abalado, abatido, triste. Mas o tempo cura tudo.
Não nego que no começo, há 10 anos, quando decidi por isso, sofri demais, mas depois me acostumei, me adaptei a viver sozinho, sem ter ninguém, depois de um ou dois anos assim, me acostumei, não queria mais outra vida, e nem queria mais ninguém, estava satisfeito com minha vida, sozinho.
Não sentia falta de contato com ninguém. E assim vivi até nos encontrarmos de novo.
Mas, nos últimos dias e semanas, analisei, pensei, repensei, pensei de novo, duas, três, quatro, cinco, seis, sete, oito vezes. E decidi que nem para mim e nem para você valeria a pena insistir nisso. Iríamos apenas nos desgastar emocionalmente.
Diante dessa situação, não conseguiríamos mais nem sermos amigos.
Então, estou cortando, apagando e bloqueando definitivamente todos os nossos contatos.
E é melhor que seja assim, sem despedidas, sem adeus, sem contato.
E acredite, será melhor para nós. Pode ter a certeza que será melhor.
Daqui algum tempo, você mesma verá que essa foi a melhor decisão para nós.
Talvez o destino quisesse que nos encontrássemos novamente, apenas para por o “ponto final” que não colocamos antes, lá atrás, pois deixamos algo sem terminar.
E o destino “forçou” esse nosso reencontro, para que só assim fosse colocado um ponto final nessa história.
Da minha parte, torço muito por você, demais mesmo, você merece ser feliz, encontrar alguém que te ame, que te complete e te faça 100% feliz. Sua história de vida te habilita a isso.
Apenas entregue seu coração para quem realmente mereça.
A única coisa que lhe peço: desculpe-me por isso, mas não daria para seguir em frente. Temos sonhos e objetivos diferentes, estamos em fases das nossas vidas, totalmente diferentes.
Para você me acompanhar, seria muito difícil para você. Você sabe disso e sabe das dificuldades.
Para eu te acompanhar, também seria muito difícil para mim. E você sabe disso também e das dificuldades.
Nossas vidas tomaram rumos diferentes, e para que cada um se adapte ao rumo e estilo de vida do outro, seria extremamente difícil.
Talvez agora não, mas lá na frente, se insistirmos nisso, com certeza, um ou o outro sofreria, ou os dois sofreriam.
E não seria uma boa ideia alimentar isso agora, para que lá na frente, daqui alguns meses, quando estivermos mais envolvidos, a gente percebesse que não era bem isso que a gente queria. E aí a gente sofreria muito mais.
Por isso é melhor que seja agora, antes que a gente se envolva mais.
Coloco aqui um ponto final na nossa história, o ponto final que a gente não tinha colocado. Foi uma história linda, enquanto durou. E durou enquanto foi bom.
Não sei se para você está tudo "bem", se nosso relacionamento está "bom" para você. Para mim não está tão bom.
São tantas coisas para ajustar, para resolver... Não temos um plano para o futuro, não temos sonhos, não temos projetos. E isso acaba desgastando a relação, pois além de não termos planos para o "nosso" futuro, também não temos para o "nosso" presente.
E a frase "viver um dia por vez", não tem muito sentido para mim. É como se nosso relacionamento não tivesse tanta importância.
"Vamos viver um dia por vez, vamos viver o dia de hoje...". Isso só serve para quem está vivendo apenas um caso sem importância, sem seriedade, sem compromisso, vivendo um caso para tampar buraco, para dizer que tem alguém, para suprir alguma carência, para alimentar o ego e elevar a autoestima.
Se existe compromisso, tem que haver planos para o futuro. E no nosso caso, você sabe muito bem, não temos um plano, não temos projetos.
Um compromisso sem planos e sem projetos, é um compromisso "sem compromisso".
E em um compromisso sem compromisso, tudo pode acontecer, ou nada pode acontecer.
E nessa que tudo ou nada pode acontecer, vamos vivendo algo sem sentido algum.
Em um compromisso sem planos e sem projetos, como fica a lealdade, a fidelidade, a honestidade, a verdade?
Se o compromisso não tem planos e projetos, se é um compromisso sem compromisso, logo dá espaço para a mentira, para a falta de lealdade e fidelidade, para a desonestidade, para a falsidade. E não quero esperar chegar nesse estágio para ver que não poderíamos seguir juntos.
Melhor que seja agora, já, nesse momento, nesse estágio que estamos, essa decisão, antes que um, ou os dois sofram por termos atitudes que são normais em relacionamentos sem compromisso, sem planos e projetos.
E para terminar, te digo que além de ter o fardo de administrar no nosso relacionamento o meu problema de saúde, também tenho que administrar a nossa distância, e algumas atitudes e comportamentos seus, como manter mais de 3.000 homens adicionados no seu face, mais 3.000 no Instagram, fora outros que deve ter em outras tantas redes sociais e aplicativos que você tem, me causando ciúmes e inseguranças, também tenho que conviver com a total falta de planos e projetos que não temos para nosso futuro.
Isso tudo vem me causando um enorme desgaste emocional e psicológico, que já não consigo mais administrar, sem causar danos à minha saúde mental.
O único erro nosso, foi querer, a essa altura das nossas vidas, com todas as dificuldades, diferenças e problemas que temos, mantermos um relacionamento.
E vida que segue.
FIM. (23/02/2023 quinta-feira)
Uma tarde o tanto quanto obscura, chuvosa, volumes imensuráveis de água caem, porque? O céu está triste... O céu está de luto... "porque?" ao olhar de relance poderemos ver, um "campo" desagradável, mórbido...
Dizem que ali descansam indivíduos a qual nãopertencem mais a nosso plano... Ao revirar nossas pupilas num movimento rápido, notamosque ali mais um indivíduo parte para o outro plano... "Quem será na esquife?" estive lá e indaguei e por fim descobri, e agora lhe conto!
o falecido se chama: essência!
Sim, minha essência Estás morta... "e o que a mataste?" tua frieza a assassinou... Como
uma doença, lentamente fui contaminado, tentei diferentes tipos de medicamentos, mais a tal doença é forte e lentamente evoluía: Frieza > inseguranças > Desprezo > descaso > Falta de confiança etc.... A virose virou doença, numa virada súbita e cruel meu coração chegou ao óbito....
"Aqui jás minha essência, Falecida por frieza" calma, calma não chore a
morte não é um final de tudo, minha essência estará sempre eternizada, você pode revive lá, você pode simplesmente vive-lá...."como?" simples: Ressuscite a com o amor! Descongele a tua essência, aqueça teu coração e encha o de compaixão novamente...
Você tem esse poder, o ser humano tem o dom para realizar coisas fantásticas, alcançar grandes feitos... Use teus poderes e ressuscite a minha essência, me dê a cura morena... A carta está lançada, uma jogada, duas opções...agora quem decidirá é você é não eu.... Boa sorte!
FÉRIAS DO AMOR
_Boa tarde! Me chamo liberdade e em que posso ajudar? - Disse uma voz entusiasmada do outro lado do vidro.
_ Boa tarde Dona Liberdade. Eu preciso de uma passagem pra Bem Longe, por favor.
_Pra quando seria?
_Imediatamente.
_Vai custar 100 momentos felizes e 25 sorrisos.
_No débito por favor.
_Qual seu nome por gentileza?
_ Amor.
Silêncio do outro lado.
Respiração funda.
_Sr. Amor não quero parecer intrometida, mas tem certeza de que pode tirar férias?
_ Sim tenho.
_Já tirou férias antes?
_ Antes eu não podia. Era convidado para muitos eventos.
Eram cartas, serenatas, loucuras, pedidos de casamento tudo em nome do amor, mas hoje eu não faço falta.
_ Sr. Amor...
Ela tentou argumentar, mas ele continua a falar como se cada palavra doesse.
_ Hoje as pessoas buscam interesses e riquezas estão cegas, não me reconhecem quando me encontram. A Paixão tem ido no meu lugar e ninguém nunca notou e até a Ganância anda se passando por mim.
_ Mas e quando perceberem sua ausência?
_Certamente estarei em Bem Longe. Então por certo tempo pedirei que a Saudade faça companhia.
_ Mas o Sr. volta?
_Sim eu faço o possível pra voltar, mas muitas das vezes é tarde demais.
_ Tenho uma passagem pra daqui 5 minutos. Pode ser?
_ Não! Pode ser a próxima.
Ainda tenho esperança de que o Arrependimento e a Coragem me impeçam de ir.♥️
Se chegar tarde em meio as suas responsabilidades mande um recado aos responsáveis, justificando bem cedo o seu atraso, porque assim notarão que você estava ciente do seu compromisso.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp