Sucesso
Eu. Um sábio não é aquele que devaneia pelo sucesso, um sábio é aquele que aperfeiçoa as regras e os princípios da sobrevivência.
Perfeccionismo, inimigo da perfeição
O que significa ser um escritor de sucesso? Criar histórias envolventes? Contar boas narrativas? Ou escrever textos repletos de camadas, onde as palavras carregam significados profundos?
Essa pergunta me acompanhou por muito tempo. Sempre fui apaixonada pela escrita e, desde jovem, recebia elogios pelos meus textos. "Você tem talento", diziam. Mas, por mais que ouvisse isso, eu não conseguia enxergar em mim o que os outros viam. Na minha percepção, meus textos não eram nem mesmo medianos.
Arrisquei, então, escrever minha primeira história. Foram seis meses de trabalho árduo e divertido. De início, até gostei do resultado, mas a neurose da perfeição começou a bater, a ponto de eu só conseguir enxergar defeitos.
A vitória em um pequeno e informal concurso não melhorou minha visão. As incontáveis revisões, somadas às reescritas e mudanças, começaram a minar totalmente minha confiança.Nada me fazia enxergar minhas obras com bons olhos... Uma voz começou a sussurrar: "Sou incompetente!" Com isso, o desânimo bateu, e eu só conseguia pensar que não servia para isso.
Curiosamente, resolvi reler um livro que eu gostava muito e cujo estilo de escrita me servia de inspiração. Eu achava a narrativa simplesmente perfeita! Então, pensei... E se eu tivesse escrito essa história? Bem, a experiência não foi agradável. Naquele momento, comecei a ver tantas inconsistências que me assustei.Percebi, então, que até mesmo o meu livro favorito, se fosse escrito por mim, não seria bom o bastante.
Cheguei à conclusão de que eu seria a crítica mais cruel que existe, se avaliasse qualquer que fosse a obra, como se eu a tivesse criado.
Aquele choque de realidade me fez perceber que o problema não era a falta de talento, mas o excesso de cobrança.
O perfeccionismo pode ser um verdadeiro vilão da criatividade e te deixar estático no lugar.
Desde então, tenho me esforçado para ser menos rígida nas minhas autoavaliações e, aos poucos, tenho progredido todos os dias...
Por isso, deixo meu mais sincero conselho:
CALMA! NÃO SE TORTURE...
"Persistir é um dos grandes segredos do sucesso. Muitas coisas na vida dependem da positividade e da persistência."
Como identificar um amigo verdadeiro.
Fica sempre feliz pelo seu sucesso.
Sabe de seus sonhos e te incentiva.
Não compete com você.
Não joga água fria nos teus objetivos.
Sempre quer te ver no topo.
Espalhe amor, espalhe luz, vibre amor, paz, empatia. Alcance o sucesso, sonhos reais, mude o universo, coisas, mundo.
"O sucesso vem de oportunidades e preparação, não desista na primeira dificuldade, porque elas sempre vão estar lá..."
A frase foi adicionada com sucesso!
Evan Do Carmo
“Tens o direito a muitas escolhas,
menos a desistir.
A semente lançada segue seu curso,
é natural germinar e frutificar...
multiplicação.
O rio segue a ordem gravitacional,
impávido vai ao seu destino fatal,
em busca do sal, superação...
O mar nem sempre é sua causa morte,
com sorte evapora, purifica-se
e volta ser fonte cristalina...
rio outra vez.”
―Evan do Carmo
Um líder não busca seguidores, mas constrói líderes, pois o verdadeiro sucesso está em multiplicar o conhecimento e a força de sua equipe.
