Soneto da Falsidade de Vinicius de Moraes

Cerca de 150451 frases e pensamentos: Soneto da Falsidade de Vinicius de Moraes

Só quem sabe o que são lá­grimas, só esse sabe o que é amor.

Antero de Quental
Primaveras Românticas

A humildade é o primeiro degrau para benção na vida dos simples, enquanto a ignorância é um dos maiores abismos para queda no caminho dos tolos.

Não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria.

Machado de Assis
Memórias póstumas de Brás Cubas (1881).

Dê um pouco de poesia à vida, mas não caia no romanesco; o romanesco é pérfido.

Machado de Assis
Iaiá Garcia (1878).

A impunidade é o colchão dos tempos; dormem-se aí sonos deleitosos. Casos há em que se podem roubar milhares de contos de réis... e acordar com eles na mão.

Machado de Assis
Gazeta de Notícias, 17 maio 1896.

Os corações discretos são raros; a maioria não é de gaviões brancos que, ainda feridos, voam calados, como diz a trova; a maioria é das pegas, que contam tudo ou quase tudo.

Machado de Assis
Iaiá Garcia (1878).

Devo ser um especialista em artes marciais, pois luto todos os dias contra meu pior inimigo, eu mesmo.

A palavra limite muito se assemelha com a palavra limiar; começar. Superar um limite realmente é começar uma nova fase, em que teremos mais capacidade para fazer as escolhas certas, na hora certa.

Preferiria um debate violento a uma conformidade silenciosa.

⁠Penso em você sim, meu amigo tão estranho, que para você ora sou anjo, outra ora sou demônio.

Nos perigos, nas angústias, nas dúvidas, pensa em Maria, invoca Maria. Que ela não se afaste dos teus lábios, não se afaste de teu coração.

A paciência é o começo da coragem. E é mesmo. Se você não consegue sofrer calado, sem choramingar nem amaldiçoar o destino, muito menos vai conseguir agir certo quando surgir a oportunidade.

Maria é "Mãe de Deus" e tudo consegue; é mãe dos seres humanos e tudo concede.

As vezes o que julgamos ser o certo a se fazer, é o pior erro que podemos cometer.

Não parar, não precipitar, não retroceder. Isso é tudo. Com a advertência suplementar de que precipitar É retroceder.

Há meses para os infelizes e minutos para os venturosos!

Machado de Assis
ASSIS, M. Contos Sem Data, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1956.

Reflete que os movimentos do coração não estão nas mãos da vontade.

Machado de Assis
A Mão e a Luva (1874).

Então, se minha foto iria voltar aos jornais, ao menos que fosse pelo maior roubo da História.

É a dedicação ao trabalho que distingue um indivíduo do outro. Não acredito em talentos.

Sentir-se reprimido, discriminado ou ofendido é coisa totalmente subjetiva, independente da experiência real. Uns desprezam até ofensas e perseguições violentas, enquanto outros se sentem feridos de morte por uma piadinha ou um vago olhar de ironia.