Somos aquilo que fazemos quando Ninguem nos Ve
Antes mesmo de começar à escrever,
Aprendi à temer.
Quando não passava de uma criança,
Cheia de esperança,
Que brincava de boneca, e sonhava em ser princesa.
Aprendi cedo demais,
Que de fazer maldade, qualquer um é capaz.
Que não precisa ser estranho, pra nos roubar a infância, e impedir de ser criança.
Cresci com o peito doendo,
Tentando curar uma ferida
Que eu nem sabia de onde vinha.
Vivia com uma culpa que não era minha, E um peso tão grande que minhas mãos tão pequenas não sabiam como carregar.
Não conseguia lutar, e ninguém eu tinha pra fazer isso por mim.
Todo mundo me dizia:
"Deixa isso passar!"
E assim, deixei.
Mas o que foi embora, não foi a dor.
Fui eu mesma quem ficou pra trás.
Ninguém ensina
Como crescer direito
Depois de ter a sina
De ser roubada a inocência.
Ninguém me contou
Como se vivia
Depois de ter sido objeto
Antes de sequer poder lembrar
Que eu existia.
Me disseram que o tempo cura,
Mas esquecerem de dizer que o tempo também cobra.
E que se uma ferida não for cuidada, O tempo cicatriza torto, e a dor nunca vai embora.
Hoje, já cresci.
Mas não cresci inteira.
E sim, com um pedaço de mim faltando.
E por isso, carrego comigo um grito antigo.
Que não foi ouvido, mas sim abafado..
E isso antes de eu sequer poder entender o que, e por que tinha acontecido.
E eu sei que não é justo comigo
Carregar sozinha
Algo que nunca foi culpa minha.
Mas ainda sim, fico em silêncio.
E quando a dor chega com força,
Eu pego meu caderno e escrevo.
Por que essa dor
Não vai embora, só ameniza.
Por que não tem como não doer,
Sendo que eu nunca vou saber
Quem eu poderia ter sido.
Se eu não tivesse temido,
Antes de ao menos ter a chance de aprender escrever.
-Victória Licodiedoff Lemos
“Cada amanhecer é um convite para florescer, mesmo quando a alma tartamudeia esperanças entre sombras de ontem.”
©JoaoCarreiraPoeta.
Quando um não quer, dois não briga: é prelúdio de paz. Fonemas solfejam serenidade, morfemas reverberam harmonia. Entre matizes da dicotomia, o enleio voeja, farfalha esperança, gruguleja ternura, e o silêncio floresce infinito.
©JoaoCarreiraPoeta.
Campinas, 01/12/2025.
"Mesmo quando o coração arfava sob o peso de dogmas antigos, foi pela tua sagacidade em amar sem amarras que descobri a liberdade de ser inteiro." ©JoaoCarreiraPoeta.
Campinas, 13/12/2025.
A vida não é sobre evitar quedas, mas aprender com elas. Quando tudo cai, o que resta é nossa essência, e ela é mais do que suficiente para recomeçar.
O raio vai cair!
O vazio falhou quando tentou me corromper com suas noites de influências invisíveis aos olhos,
Nada que um dia teve um preço eu deixei criar raízes, pois as minhas convicções nunca estiveram a venda,
O drama do inocente que aprendeu a sentir não permitiu que o tempo pudesse atrofiar os seus sonhos,
Nuvens escuras e densas com sons estrondosos cobrem o meu céu,
O sinal foi dado,
O raio vai cair,
Quem disse que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, mentiu.
"Não faça promessas movido pela euforia
Ec 5:4–5
Não responda quando a ira assumir o controle; a mansidão preserva relacionamentos
Pv 15:1; Tg 1:19–20
Não tome decisões sob o peso da tristeza; confie seus caminhos ao Senhor e busque discernimento
Pv 3:5–6; Sl 37:5."
Trate-se bem: mesmo quando o mundo decepciona,machuca, você ainda pode ser o seu lugar de cuidado e força e amor.
muitas vezes,mesmo quando respiramos e estamos com o físico totalmente sã,estamos mortos pela falta de emoção..mortos pela falta de sentido.
Quando você estiver um pouco perdido, em um lugar que ainda não sente seu. Quando seu único refúgio é roubado, você é abandonado por todos, (família, amigos, até um amor), e a solidão parece insuportável. Mas então, você sumiu prá todos, a profissão que você construiu com esforço torna-se seu renascimento. Enquanto ninguém via o quanto você batalhou, seu trabalho falou por você. Longe de casa, sozinho, você se reencontrou. Por isso, Chore em silêncio, depois trabalhe. Não perca tempo discutindo, apenas trabalhe. Não espere nada de ninguém, foque no seu trabalho. Surpreenda a si mesmo com sua própria força – trabalhe. Enquanto outros falam, você constrói. No silêncio do seu esforço, nasce a sua vitória. Trabalhe. E não se esqueça...
D'us é bom!
Alexandre Sefardi
Às vezes dá aquela vontade de namorar! Quando ela estiver pra baixo, animar. Fazer ela rir...
Se disser que te odeia, é sinal que quer ouvir que é amada. Reparar detalhes: no sorriso torto sem jeito, na cor da unha… Ela adora ficar tímida, mas não deixa não! Provocar uma competição besta ... quem é mais forte, quem beija mais rápido... e no final solta um “te amo”. Ela adora música e um perfume novo. E repito que eu ainda a amo, que fica incrível de rosa. E sinceramente? Toda felicidade do mundo pra quem gosta de namorar. Ser o cara mais feliz só por ver o sorriso dela. Às vezes dá aquela vontade de namorar...
A vida pode ficar sem graça
quando a gente olha para ela de um jeito fechado.
A gente fica entediado quando perde a capacidade
de se admirar com as coisas mais simples.
Para conseguir viver com um pouco de paz no coração,
a gente precisa conseguir rir.
Precisa ter esperança.
Precisa do amor das pessoas queridas.
Precisa saber enxergar a vida de um jeito novo.
E usar bastante a criatividade.
Quando você encontrar alguém que seja maior que tudo isso, ou talvez alguém que consiga te acompanhar. E quando se gosta da vida que leva, você não muda por qualquer coisa.
Quando você é arrogante demais e acha que está sempre certo, é como se uma parede fosse erguida ao seu redor. Você para de escutar os outros e fica preso nas suas próprias ideias. Acha que sabe tudo e que não precisa de ninguém.
Mas a verdade é essa: quanto mais você se fecha, mais longe fica da resposta certa. Ninguém cresce sozinho. A humildade não é fraqueza – é a sabedoria de quem entende que sempre há algo novo para aprender.
O orgulho excessivo cega. A vida tem um jeito de nos lembrar que, por mais que a gente pense que voa alto, sempre podemos cair. A verdadeira força está em saber que não temos todas as respostas.
Cuidado com excesso...
Mesmo que seja às vezes...
...coisa de gente!
Quando um "olá" é respondido com grosseria ou arrogância, a vontade de revidar é grande. Mas é aí que a frase de Nietzsche, "O que não me mata me fortalece", faz sentido.
Essas situações difíceis não devem acabar com você. Pense nelas como um treino para a sua força interior. Cada desentendimento que você supera sem perder a calma torna você mais resistente.
Você não manda nas ações dos outros, mas comanda a sua própria reação. Escolher não se abalar com a negatividade alheia já é uma grande vitória. Transforme o que machuca em aprendizado e fique mais forte a cada dia. A vida nos testa assim, e você está ficando mais resistente a cada prova.
Quando a saudade dói e fica martelando na gente como uma mágoa que não passa, a melhor saída é enfrentá-la de frente. Reservar um tempo para pensar, colocar os sentimentos no papel, desabafar com alguém, ou simplesmente chorar, pode ser o jeito de se livrar dela e se sentir livre de novo.
Se está causando uma angústia que não vai embora, enfrente-a. Refletir, escrever, conversar ou chorar podem ser a chave para superar esse sentimento e encontrar alívio.
Quando jovem, reclamava dos meus pais. Saí de casa. Na faculdade, reclamava do curso de Psicologia. Mudei para Filosofia.
Aprendi que culpar os outros ou a situação não leva a nada. Só nos deixa parados. A verdadeira mudança começa quando paramos de reclamar e agimos.
Cada reclamação é um sinal para tomar uma atitude. É uma chance de sair do lugar e construir algo novo. Use esse incômodo como força para dar o próximo passo, por você mesmo.
A vida não acontece para você. Ela responde às suas escolhas e à sua coragem de mudar.
Tudo de Mim..
[...] me encontro na praia longa e solitária, quando o sol começa a acariciar as dunas e ondas...
Onde as gaivotas e peixes
cumprimentam-me eufóricos ao acordar pela manhã...
Então o mar, meu mar...
Me fala de emoções contidas, enquanto caminho em passos rápidos pelas águas cristalinas nas margens da praia...
Onde me torno dos sonhos
e deixo-me embalar nos sentimentos
a cada passo, em cada traço...
Porque tudo que almejo é sentir o calor do Sol, o cheiro do Mar que outrora me trouxera o Girassol...
E que a água limpe meus passos,
mas mantendo as areias douradas em versos de esperança...
Sempre em si...
Quando o machado entra na floresta, as árvores acreditam que o cabo, feito da mesma madeira, irá defendê-las.
Mas a dor vem justamente daí: nem sempre quem está ao nosso lado está, de fato, do nosso lado.
