Sombras do teu Sorriso
SOBRE O FASCÍNIO DA BELEZA
Pessoas comuns são materialistas, possuem e são possuídas por outros iguais, elas não sabem apreciar o que é belo e bom, sem contudo, ter o desejo ardente de possuir, de absorver com seu ventre insaciável, tudo o que lhes encanta os olhos.
O espírito livre não domina nem se deixar dominar, no entanto exerce o seu poder de atração sobre a beleza e a virtude, e os conduz, com liberdade suprema para o seu mundo particular, e é lá onde encontra a paz sublime da contemplação superior.
Enquanto os outros desejam ter e até matam para conseguir, o homem livre se compraz e se regozija apenas com o vinho doce da admiração dionisíaca
Evan do Carmo
COMO EU DESPREZO A ETERNIDADE
"Amo e desejo a eternidade." Assim dizem os homens, como débeis amantes platônicos.
Amam e desejam o que nunca terão, do mesmo modo como o poeta ama e não deseja possuir, a musa intocável...
Se queremos que a vida tenha algum sentido, devemos procurá-lo em algum ponto central imaginário, entre a realidade decadente e algum desejo impossível!"
Evan do Carmo
Ana
Ana, você pensa que me engana
com este jeito bem sacana
de dizer que não me quer.
Ana, eu perdi mais de uma semana
fui até Copa Cabana no afã de te rever
caiu chuva na calçada, uma forte enxurrada
nem o vento foi capaz de te trazer.
Ana,você foi só uma miragem, uma sombra
um por-de-sol, sem abraço sem partida
sem conversa, sem café, sem poesia.
Ana, eu pensei em mandar flores
acabei mandando livros, em vez de romance, ensaios e liturgia de ateu,
Dom Quixote e de Rousseau
em Busca de um Mundo Perdido,
ficou branco e esquecido
o capítulo teu e meu.
QUANDO CRIAMOS, SOMOS DEUSES.
Quando criamos alguma coisa, não importa sua natureza, nos tornamos como deuses. Devemos, portanto, nos preocupar com que material estamos criando, seja um filho, uma casa ou uma obra de arte, seja música, romance, uma imagem abstrata ou poema concreto.
Seguindo o exemplo de Deus, quando criou o homem, primeiro se cria o escopo, a partir de uma ideia. Então rabiscamos, com mãos e mente e com as ferramentas rudimentares que temos à nossa disposição, ferramentas que nunca conseguem captar o real significado que a mente intenciona.
Agora com o escopo definido, sopramos em suas narinas o nosso espírito, nosso fôlego de vida, colocamos nele essência, personalidade e caráter.
O homem nasce bom, puro instinto e natureza, só essência humana e caráter divino, para desenvolver uma personalidade única, portanto incorruptível, assim queria Deus. Todavia, ao ser posto no paraíso, primeiro sozinho, depois com uma companheira, feita da mesma natureza e essência, de sua costela, desta forma o futuro da humanidade estava garantido. Não havia agente público para os corromper.
Não é necessário visitar Rousseau para esta constatação, nascemos bons, são os nossos pais, (Sociedade) que nos destrói, que nos rouba a natureza original, pureza e caráter divino.
Voltando ao criador, ao Homem-Artista. O que colocamos em nossas obras é aquilo que temos na mais profunda concepção humana de algo secreto, no mais recôndito da nossa alma, é de lá que retiramos, essência, personalidade e caráter humanos e imperfeitos pra as compor.
Havia um agente público, um demônio vagabundo,( Diabo) vagando na ociosidade do paraíso terrestre, contudo, as distrações da mente do homem o levaram para um patamar ilusório, para outro ponto de vista sobre o que era justiça. Esta nova percepção de um ponto de vista externo, de uma lógica que ele até então não fora despertado para seu entendimento, tudo isso fez com que olhasse para o fruto proibido e suas virtuais recompensas.
Na criação artística, nós, assim como Deus, temos, apriori um desejo de perfeição e originalidade, mas ambos se perdem pela distração pública, ao absorver ideias paralelas que nos circundam, pela vista ou pela fraqueza de pensamentos alheios em nossa mente alojados..
Evan do Carmo 10/05/2018
Dia das mães... Mas afinal, todos os dias não deviam ser delas?
Dessas mulheres que cuidam tão bem de nós todos os dias, que nos amam incondicionalmente, que fariam qualquer coisa por nós, que tiram delas pras nos dar, dessas mulheres batalhadoras que lutam todos os dias para termos uma vida melhor e um mundo com mais amor.
Mãe, tu é luz, e todos os dias são absolutamente teus! ✨💛
.
"A musa era de pedra, e o poeta de o rio....
De tanto querer ser pedra, o poeta virou água... depois virou mar..."
No que tange à natureza moral das coisas ou à moral da natureza, vermes produzem vermes e homens produzem homens....
Meu pai foi um homem irrepreensível, quanto a mim não posso me auto julgar, contudo, tive dois filhos homens, que onde passam são elogiados por sua conduta exemplar...
Evan do Carmo 01/ 01/2018
A dor do viver é mais cruciante,
mais incômoda e dolorida
do que a dor da morte.
A dor da morte é certa, curta,
infalível e repentina,
traz a paz e o sossegar do morimbundo,
do enfermo, do desvalido.
Enquanto que a dor de viver é incerta,
imprevista, demorada e dolorosa...
...consciência viva, constante,
de uma natureza-morta..
Humanista não é um ser político, é um ser-humano que luta pela igualdade de direitos para toda humanidade, sem se importar com ideologias..
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp