Frases de Sócrates para refletir e inspirar

Quantas vezes falei
o que não queria dizer e quantas outras
disse sem falar...

Às vezes você tem que levantar paredes, não para afastar as pessoas, mas para ver quem se importa o suficiente para derrubá-las.

Pensar um pensamento pensante não é redundância é apenas um pensamento que difere do impensante pela transcendência do saber e pensar.

Vamos estudar e enfrentar os desafios
porque uma vida sem desafios nao vale a pena ser vivida.

E sábio o homem que pôs em si tudo que leva à felicidade ou dela se aproxima.

"... Dos desejos mais profundos,
muitas vezes surge o ódio mais mortal...!"

O mais provável é que nenhum de nós saiba coisa alguma; mas alguns pensam saber, enquanto eu tenho consciência de que nada sei (…).

É melhor sofrer o mal do que impingi-lo a alguém.

Os homens considerados os mais sábios impressionavam-me muito pouco, enquanto aqueles que diziam nada saber me pareciam muito mais próximos da sabedoria.

Às vezes na vida devemos nos jogar em vez de se reprimir.

O ideal no casamento é que a mulher seja cega e o homem surdo.

É muito mais fácil corromper do que persuadir.

A vida que não se examina não vale a pena ser vivida.

Uma vida não analisada não é digna de ser vivida.

O segredo da felicidade não se encontra na busca por mais – mas sim no desenvolvimento da capacidade para desfrutar de menos.

Penso que não ter necessidade é coisa divina e ter as menores necessidades possíveis é o que mais se aproxima do divino"

Havia coisas acerca das quais eu antes possuía um conhecimento certo, ao menos na minha opinião, e na dos outros. Pois bem, essa espécie de estudo chegou a produzir em mim uma tal cegueira que desaprendi até aquelas coisas que antes eu imaginava saber.

Admitir a ignorância,é abrir aporta da sabedória

Todos os homens têm manias: uns gostam de cavalos; outros, de cães; outros querem ouro; outros, honrarias. Quanto a mim, nenhuma dessas coisas me atrai. Mas tenho paixão por amigos … Sim, prefiro um verdadeiro amigo a todo o ouro de Dario – e mesmo ao próprio Dario.

"Se não sou escravo do ventre, do sono, da volúpia, é porque conheço prazeres mais doces que não deleitam apenas no momento, mas fazem esperar vantagens contínuas."