Situação
Não se responde com razão aquele que é tolo não, a ironia é sempre a melhor resposta nesta situação!..
Sentimento de posse.
Porque precisamos para demonstrar uma certa autoridade termos erroneamente um sentimento de posse, seja de alguém ou as mais diversas coisas que fazem parte de nossa vida.
Porque a necessidade de ter o domínio sobre coisas, ou pessoas. O que leva muitos a exagerar e ter esta atitude como principal objetivo de vida?
Temos de tudo neste mundo, relacionamentos abusivos, amizades abusivas, círculo familiar abusivo, local de trabalho e até mesmo relações comerciais neste nível. Muitos de nossos atos mesmo nem sendo notados nos indica este comportamento disfarçado em pequenas atitudes e ações. Somos por natureza egoístas e possessivos, não tem quem não escapa desta situação. Sempre haverá uma situação que vamos passar por isto.
Sentimento de posse se faz presente em qualquer relação, se está junto comigo “é meu”, se este objeto é meu, ninguém pega. Qual a necessidade de agir assim, seja com alguém, seja com um objeto ou qualquer coisa de nos pertença.
A relação entre o sentimento seja por amor, amizade ou o que quer que seja, passa pelo principio de sempre desejar o bem a quem nos interessa com certeza, a definição de sempre construir, e ao mesmo tempo termos como princípio o altruísmo, ou seja, a preocupação com o outro sem o interesse em si.
Com relação ao sentimento de posse a coisa muda de figura, por que na verdade tratasse de uma forma de aprisionar o outro para si mesmo. Procurando com esta atitude manipular em função da sua satisfação própria e mostrando e ostentando sua superioridade a qualquer custo.
Seja o que for, relação amorosa, amizade, grupos de amigos, familiares, negócios, o cuidado com estas atitudes tem de ser visto e tomado providências para que não aconteça. Porque uma vez iniciado uma atitude como está, os efeitos são os piores possíveis e as consequências são maléficas para quem sofre. Não sendo fácil a saída de uma situação como está e principalmente pelo sofrimento sofrido, sendo que, sempre precisará de ajuda de pessoas próximas e até mesmo de um profissional da área como por exemplo um psicólogo.
Cuidados são necessários e muita atenção com nossas relações, não importa de que origem sejam, porque este é um sentimento ruim de quem sofre ou quando nós mesmos infligimos há alguém.
Deixar sempre uma porta aberta e livre.
Em nossa vida, muitas vezes nos deparamos com situações e pessoas que em função de alguma coisa ou motivos nunca colocam seus pensamentos acima de uma determinada atitude, sempre agindo por impulso e inadvertidamente sem medir riscos e reações.
Todos nós passamos por diversos momentos e situações que nos fogem ao controle e que nada podermos fazer, ou seja, momentos de grande aflição e muito delicados, sem que, justamente nestes momentos que mais se precisa de calma, razão, procurar não perder o foco e ter o entendimento de não se precipitar, seja em atitudes e muito menos em palavras.
Muitas vezes por falta de maturidade, vivencia, nos precipitamos, agimos a revelia, e o que colhemos depois é muito amargo. Com certeza vem o arrependimento posterior e o sentimento de culpa por não ter raciocinado com calma e procurado a melhor opção.
Atitudes afoitas, sem discernimento e até ao ponto de serem agressivas, e principalmente imponderadas, levam qualquer um de nós a sermos imprudentes e irresponsáveis e agir de muitas formas erradas e sem qualquer razão logica sobre o ocorrido. O impensado cobra um preço alto muitas vezes por atitudes e palavras que são proferidas.
Se faz necessário, seja em qualquer situação, algumas que exija uma atitude rápida a ser tomada, devemos procurar agir sempre com a razão. Uma coisa importante é saber avaliar os prós e os contras, ver todas as opções, procurar ver a decisão de várias formas dessa ou de outra maneira para que aja uma solução possível.
O importante e deixar sempre uma porta aberta e livre para que a intuição certa venha do Alto para tomarmos a decisão certa e que seja a melhor para a solução do problema.
CHORAR É GRITAR EM SILÊNCIO
Havia um peso. Era pesado.
Havia uma dor. Era doído.
Havia uma angústia. Era angustiante.
Chorava, sempre que possível.
Chorava, sempre que podia.
Chorava, a cada oportunidade.
Chorei! Chorei muito!
Chorei, para nunca mais chorar pelo mesmo motivo.
Chorei, para sempre lembrar do que doeu.
Chorei, para colocar para fora o silêncio que estava gritando em mim.
Chorar também é oração.
Chorar é a oração em silêncio.
Chorar é orar em ação.
Chore! Chore muito, para você nunca mais chorar pelo mesmo motivo.
“O momento em que se encontra influencia na forma como age após receber uma informação. É necessário sabedoria para absorver e agir da forma adequada em cada situação.”
Você vai vivendo e vai percebendo que só tem como falar de Alguma coisa com clareza e entender o outro quando já passamos por aquela situação,não tem como falar para outra pessoa de entender sobre aquilo que ela não viveu, simplesmente não vão compreender você.
"Saiba que nenhuma pessoa jamais chegou na atual situação onde se encontra na vida, por mero acaso."
"Cada escolha feita, cada decisão que já foi tomada, formaram as fortes malhas dos acontecimentos de sua atual existência e lhe trouxeram até a situação na qual se encontra."
O justo não se torna injusto nas situações difíceis, é que você procura desentender todo o significado.
Se você consegue ficar com a cabeça no lugar enquanto todos ao seu redor estão perdendo a cabeça, então é bem provável que você não esteja entendendo a situação.
Hoje estamos vivendo uma situação de muita violência contra nossos os povos indígenas. Há um grande retrocesso nessa conjuntura política atual em que os três poderes, legislativo, executivo e judiciário se organizaram, se articularam para que houvesse um retrocesso nos direitos conquistados pelos povos indígenas.
O homem prudente adapta suas atitudes às situações, mas não sua essência. O que é importante pode ser substituído por outro mais importante; O que é fundamental, não”
Ney P. Batista
Jun/04/2022
Filosofia acontece do lado de fora da situação. Para tomar a melhor decisão para todos na hora h, é preciso estar dentro.
Quando for dada uma escolha entre A (uma situação um pouco inconveniente) e B (um show de horrores colossal com consequências devastadoras), inevitavelmente acabarei escolhendo B.
