Si Mesmo

Cerca de 10089 frases e pensamentos: Si Mesmo

⁠O respeito por si mesmo faz toda diferença na vida. A partir disso, você não aceitará menos do que você merece. Você fará o que tiver que ser feito por você, porque você se escolhe antes de tudo.

Inserida por JaneSilvva

⁠O Avulso de Si Mesmo

Há um tipo de exílio que não se faz com fronteiras, mas com espelhos, um tipo de desenraizamento que não ocorre no espaço, mas na alma. O avulso de si mesmo é aquele que, embora habite seu corpo, não mora em sua identidade. Vive como quem assiste à própria vida pela fresta de uma janela, incapaz de cruzar o umbral entre o que é e o que poderia ser.

Neste ser que se desenlaça de si, há um silêncio antigo, como o das bibliotecas abandonadas, onde as palavras não encontram leitores e os significados jazem órfãos de intenção. O avulso de si não é apenas o desajustado, é o desencontrado, não com o mundo, mas com o próprio eixo interno. Sua existência é um poema sem sujeito, uma frase que começa, mas não sabe como se conjugar.

Talvez o avulso seja o herdeiro contemporâneo de Narciso, não mais encantado com a própria imagem, mas cindido por ela. Não se afoga no reflexo, mas naufraga na ausência de reflexo autêntico. Vê-se no espelho e não se reconhece, porque entre o rosto e a essência há agora um abismo escavado por expectativas alheias, performances sociais, simulacros de felicidade.

Ser avulso de si é carregar uma espécie de anemia ontológica. Os dias passam, mas não se enraízam. As decisões são tomadas, mas não se pertencem. Tudo é transitório, inclusive o próprio eu. Vive-se, mas não se habita o verbo viver.

A filosofia existencial nos advertiu que o homem é um projeto, e não uma substância. Sartre nos sussurra que estamos condenados à liberdade, e que o eu não é dado, mas tecido. No entanto, o avulso não é o que não teceu o eu, é o que, ao tecê-lo, perdeu o fio.

Nietzsche falava do eterno retorno como prova da afirmação da vida, mas o avulso de si não suportaria o eterno retorno, pois retornar ao que nunca foi plenamente vivido seria um suplício maior que a morte.

Ser avulso de si é, em última instância, ser órfão do próprio nome. Não no sentido nominal, mas ontológico. Um nome que não reverbera, que não ecoa dentro. Um nome escrito na capa de um livro cuja história nunca foi escrita.

Talvez, no fundo, todo avulso sonhe com a reintegração, com o instante raro em que o pensamento coincide com o gesto, a emoção com o olhar, o silêncio com o significado. Um instante em que o tempo deixa de ser sucessão e torna-se presença.

Enquanto isso não ocorre, resta-lhe o vago, o quase, o entre. Resta-lhe a condição poética e trágica de ser um inquilino do próprio abismo, um ser que caminha por dentro de si como quem atravessa ruínas à procura de uma porta que ainda não foi construída.

E no fundo, talvez, o avulso de si mesmo seja o mais humano dos humanos, pois carrega em si não a resposta, mas a pergunta intacta, e há mais verdade na pergunta que sangra do que na resposta que estanca.

Filósofo Nilo Deyson Monteiro

⁠A vida real começa quando você para de mentir para si mesmo.

— Maycon Oliveira

Essa frase foi escrita por Maycon Oliveira – O Escritor Invisível, autor do perfil ‘O_Escritor_Invisivel’ no site Pensador.
@o_escritor_invisivel

Inserida por O_Escritor_Invisivel

⁠Ser grande não é ter poder sobre os outros, mas domínio sobre si mesmo diante do desconhecido.

Inserida por joemarro

⁠Ter paz na alma
Não deve depender de ninguém,
Somente de si mesmo.
O equilíbrio é interno
E o que faz a diferença
É o foco na evolução.

Inserida por warleiantunes

⁠"Só foge do destino quem conhece as consequências negativas que causou a si mesmo."

Inserida por matheuspereiraa

⁠"Humildade é a verdade. Um homem humilde não elogia nem menospreza a si mesmo. A subestimação pode ser tão falsa quanto a sob estimação... O homem humilde abre espaço para o progresso; o homem orgulhoso acredita que já está lá.”

Inserida por igoremmanuel

⁠Quem encontra um cônjuge sábio, acha um espelho de si mesmo; e quem o cultiva com amor, colhe dias longos e fecundos.

Inserida por joemarro

⁠"Faça sempre o seu melhor, esteja preparado para enfrentar o pior, confie apenas em si mesmo e celebre cada conquista como um presente."

Inserida por themis_durante

⁠O exílio mais árduo não é o da terra natal, mas o de si mesmo — quando a alma se esquece do caminho de volta ao coração.

Inserida por Davi-Roballo

⁠Você poderá não saber nada no que diz respeito ao amor próprio porque ainda não amou a si mesmo/a, mas já amou os outros. Isso é orgulho egoísta, nunca é amor próprio, o orgulho egoísta a psicanálise define como padrão de vida narcisista. O amor próprio é uma experiência espiritual!

Inserida por Paulogabriel

⁠O homem que não domina a si mesmo será sempre escravo, mesmo que sente no trono.

Inserida por joemarro

⁠"Toda vez que você duvida de si mesmo, um trilionário nasce em outro lugar. Escolha ser você.

Inserida por isaqueramon

⁠Uma das perguntas que se deve fazer a si mesmo é; “Qual o motivo da minha pesquisa? ” O motivo será o combustível para a caminhada.

Inserida por CintiaRosa

⁠A revelação que Deus faz de si mesmo não é uma revelação mágica, mas moral.

Inserida por sammisreachers

⁠Não é a falta de dinheiro que te trava, mas a história que você contou para si mesmo sobre como lidar com ele.

Inserida por robscheuer

⁠"Apaixonar-se pelo próprio reflexo é o primeiro passo para se perder de si mesmo."

Inserida por macjhogo

⁠"Quando você deixa de ser si mesmo para ser o reflexo do outro, o controle muda de mãos — para as suas."

Inserida por macjhogo

⁠Quem não mergulha em si mesmo, se afoga nas expectativas dos outros.

— Maycon Oliveira

Essa frase foi escrita por Maycon Oliveira – O Escritor Invisível, autor do perfil ‘O_Escritor_Invisivel’ no site Pensador.
@o_escritor_invisivel

Inserida por O_Escritor_Invisivel

⁠Todos somos maus. Não há quem faça o bem. Não há bem em si mesmo, a não ser aquele que recebemos de Deus. Somos seres maus que por motivos egoístas tentamos fazer o bem, portanto, continuamos sendo maus. O amor, a bondade e compaixão e justiça são essencialmente divinos e isso nos torna semelhantes a ele, à medida que ele os distribuiu a todos, independente de cremos nele ou não.

Inserida por Liberta02