Sentado a Beira do Caminho
"Cada vida é única. Tem seus percalços e suas belezas... Por isso é impossível comparar a nossa jornada com a do outro. Ao invés disso, que a gente aprenda com as próprias dificuldades, mas sem esquecer de que a felicidade é simples, e ela acontece todos os dias, durante o caminho. Basta estarmos atentos."
O caminho pode ser o mesmo todos os dias, mas o nosso olhar não precisa ser igual. Tem sempre um ângulo diferente pra olhar, algum detalhe na paisagem pra ver... mesmo na pressa da rotina.
Das frases atribuídas a Jesus Cristo que a que mais me emociona é "Eu sou o caminho". Porque o caminho é o espaço que se abre... E percorrer este caminho/espaço é a nossa caminhada na vida, a grande jornada, a ponte que conecta o conhecido ao desconhecido.
Já a segunda frase é aquela que diz: "Na casa de meu Pai, existem muitas moradas".
Bom, esta é tão absoluta forte, que acredito que cada de nós deve dar-lhe um sentido próprio e incomparável" .
Fado Humano
Será que somos nós que realmente tomamos as decisões? será que traçamos os próprios caminhos? Ao que parece, estamos fadados de tudo aquilo que estar por vir.
The Vincit (Klaus)
Nesta jornada, não passo de um peregrino em busca de tesouros imateriais. Não me iludem as riquezas efêmeras que se dissipam com o tempo, pois busco a minha fortuna nos valores que transcendem o efêmero.
Nesta jornada, não passo de um peregrino em busca de tesouros imateriais. Não me iludem as riquezas efêmeras que se dissipam com o tempo, pois busco a minha fortuna nos valores que transcendem o efêmero. A verdadeira grandeza não se mensura em tesouros materiais, mas sim na nobreza de caráter e no exemplo de fraternidade. Como o compasso guia o caminho do pedreiro na construção da perfeição, assim também busco orientar-me pelos princípios da retidão e da justiça. Árduo é o trabalho, que transforma a pedra bruta em cúbica, moldando não apenas a matéria, mas também o próprio ser. Assim, trilho o caminho da eternidade, onde a verdadeira riqueza é forjada pela integridade e pela generosidade de espírito, como o esquadro que mede a retidão do coração.
Trechos são pequenos espaços do caminho. Deus estará contigo no caminho todo. O Pai ama você! Não temas, confie!
Sabe, Amor, estava pensando hoje sobre a vida. Desde os 46 invernos, 46 primaveras, 47 verões e vivendo meu agora o meu 47 outono.
Percebi, aqui caído nesse precipício, no qual estou já fazem quase dois anos, por caminhos que escolhi traçar, caminhos longe do sol, regados pelo frio sombrio da noite, que a vida não é um fim, não é um resultado. É um conjunto dos momentos, todos os momentos, que vivemos durante nossa caminhada. E como será o fim da jornada, depende de como olhamos, de como apreciamos, de como conseguimos entender a beleza, a intensidade, o sabor, a textura desses momentos, sejam eles bons ou ruins, doces ou amargos, sonhos ou pesadelos. De como aceitamos as cores que cada um desses momentos, caminhos, cultivou e que envolve nosso ser. Não existe nada que não devíamos ter vividos. E por pior que pareçam, por mais terríveis, por mais sombrios, sempre haverá uma beleza exótica que podemos encontrar e que, ao contemplar e viver, passou a fazer parte de nós e nós fazem únicos.
É nesse momento que precisamos encontrar a paz de saber que um dia, um momento, em um dos caminhos, seja ao sol ou ao luar, chegaremos ao fim. Onde não haverá mais caminhos, momentos, sabores, nada a contemplar mais. O fim de tudo é inevitável. Pena que quando jovens, pensamos que a maior conquista é alcançar a vitória. Ignoramos que a real vitória da existência, de forma dúbia e antagônica, é também o fim de nossa jornada.
E quando percebemos que a vitória é o fim, é não mais caminhar, não mais contemplar, não mais saborear, não mais sentir a textura, essa vitória, esse fim perde o sentido. Percebemos que o que importa são as coisas que são inevitáveis, ou seja a caminhada, a jornada, a luta, os momentos, o amor, a intensidade, as cores e ver e encontrar a beleza até naquilo que achamos mais improvável que exista algo belo. Seja as coisas que criamos, que achamos,vá esquerda que tomamos quando tudo nos leva para a direita. Como vivemos, como avançamos em busca do que sabemos que nos marcará para sempre. E quando esquecemos isso, um grande "se" invade nosso ser, e mesmo ao chegar na linha final, ganharmos a vitória tão almejada, podemos nos deparar que perdemos o mais importante: o caminho, os momentos, as cores, sabores, a vida... perceberemos que muito do que ouvimos e seguimos apenas nós limitou realmente de guardar e viver o que era realmente valioso.
Tem um poema se Dylan Thomas, que reflete tudo isso. "Fúria contra a luz que já não fulgura". Quero que você imagine. Estamos cercados de tantas coisas que estão ali apenas para ofuscar e desviar nossa atenção daquilo que realmente importa em nossa caminhada. Algumas sombras, que às vezes nos dão tanta certeza de que estamos vivos, que estamos cercados e de que finalmente encontramos o grande significado. Para ver mais adiante de que não passava de uma sombra, que ao anoitecer some sem deixar rastros e simplesmente a amargura de ter deixado essas sombras desviarem nossos olhares daquilo que era realmente palpável e eterno. E por causa disso, deixamos de nos comprometer e apaixonar em abraçar a vida. Em viver o que muitos achavam improvável, mas que no final, veremos que era o mais provável para nós.
A paixão não está em lutar para alcançar, mas sim em viver o caminho. Em não se render frente as ondas, opiniões, preconceitos ou mesmo as dores e feridas que adquirimos na jornada. Mas, ao invés de se render, escolher a "fúria". A fúria contra a luz que se apaga. A fúria contra tufo que se opõe em fazer com que possamos contemplar o caminho, a jornada. A fúria contra as sombras que são colocadas a nossa volta, por melhor que sejam, mas impendem de ver o palpável e real, e de viver momentos únicos que nos completariam e evitariam uma lamentável tristeza do "e se..." A fúria de proteger o amor, e de escolher vivê-lo apesar de tudo. A fúria em não querer a ambiguidade de receber a vitória e com ela o fim de tudo. Ter a fúria de viver intensamente, mesmo sabendo que a luz ainda continua se apagando.
Me lembro de estar sentado no Arpoador e vendo o sol descendo. A luta do Sol contra a sua eminente derrota para a fria noite. Me lembro da sensação, de ver que mesmo no último instante, quando ele se dissipada no horizonte, ainda era possível ver que ele continuava lutando. Nunca desistia, mesmo sabendo que seria obscurecido. A fúria de viver ao máximo, viver apaixonado, mesmo sabendo que ela ainda nós leva ao inevitável fim. É a escolha mais comovente que alguém deve fazer. É a escolha que faço. Não escolho como minha jornada terminará. Mas, sim em viver a jornada, os momentos, a aventura, sentir a vida, tocar o amor é ver ele se materializar, a fúria!
É, eu termino esse devaneio, ao som de "Knocking on Heavens Door". E a letra dessa música, ilustra um pouco tudo. Menos lutas inglórias, menos certezas, menos armas, e sair mais vivo desta vida...
Mesmo nas situações mais obscuras, nossos sonhos têm o poder de nos guiar e iluminar o caminho adiante, oferecendo uma luz de esperança e direção para seguir em frente.
REMOVENDO MONTANHAS
Se o Obstáculo que
Obstrui o teu caminho
É Grande e Pesado
Faça de sua Fé uma
Alavanca
Chegou a hora de partir, sem olhar para trás.
Cada minuto desta bela história foi verdadeiramente precioso, mas devemos ter consciência de que nada é eterno.
Simplesmente chegou o momento de seguir em frente.
Continuarei minha jornada com determinação, sem derramar lágrimas.
Partirei como sombras na manhã de inverno.
Acredite que partirei sem retorno, mas não se preocupe, levarei lembranças de todos os momentos que compartilhamos.
Espero deixar saudades, pois isso confirmará que tudo valeu a pena, que minha resistência à morte foi justificada pelo amor que senti por você.
Não fique triste, não me observe partir, apenas acredite que 'chegou a hora'.
Por favor, não digamos adeus, mas sim 'valeu a pena cada segundo de nós dois'."
Nunca deixei de ser feliz por motivo algum
Nunca deixei se viver o que eu sempre quis
Nunca deixei de lado pessoas que gosto
Nunca deixei de tentar algo apenas por ser difícil
Nunca deixarei de ser eu para agradar alguém
Nada apagará meu sorriso apenas por estar triste
Porque o caminho do meu sucesso, sempre será o qual eu escolher....
Bom dia
Senhor,
Quando me sinto sozinho
Peço que me acompanhe no caminho
Quando estou aflito e desesperado
Me acalma e fica do meu lado
“A vida é uma contínua busca pela felicidade, não importa como será o fim da estrada, o que mais importa é a linda paisagem no caminho, que devemos aproveitar de maneira intensa, seja na solitude ou na companhia de outro.”
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- Pedras no caminho: frases que fortalecem a jornada
- Deus colocou você no meu caminho
- Passagens da Bíblia que iluminam o caminho da fé
- A persistência é o caminho do êxito
- Frases de caminho certo para encontrar sua direção
- Frases para meditar e refletir que iluminam o caminho