Senhor Deus
O Senhor Fornecerá
Meu Deus suprirá todas as suas necessidades de acordo com Suas riquezas em glória em Cristo Jesus. - Filipenses 4:19
Uma viúva necessitada em Chicago vivia pelo lema: "O Senhor proverá". Mesmo quando severamente testada, a Sra. Hokanson nunca perdeu seu sorriso pronto e sua fé triunfante. Lançando seu cuidado em Deus (1 Pe 5: 7), ela descobriu que Ele sempre aceitou o fardo e forneceu a bênção necessária.
A Sra. Hokanson era o único suporte para o seu filho mentalmente retardado. Eventualmente, a artrite crônica a confinou na cama. Quando um grupo de jovens da igreja foi até a casa da Sra. Hokanson para animá-la, ficaram surpresos ao descobrir que ela não estava deprimida. Eles perguntaram: "Agora, o que você e Arthur farão?" Ela deu sua resposta silenciosa e confiante: "O Senhor providenciará".
Quando a Sra. Hokanson morreu, muitas pessoas se perguntaram o que aconteceria com seu filho. Mas quando amigos e vizinhos foram para casa com Arthur após o funeral, ele orgulhosamente mostrou-lhes sua coleção de selos. Em vez de tirar os selos dos envelopes, ele interceptara e guardara várias cartas destinadas a sua mãe e as deixara sem abrir. Muitos continham presentes substanciais - o suficiente para cuidar do menino pelo resto de sua vida.
Quando lançarmos todas as nossas preocupações no Senhor, ficaremos maravilhados com a forma maravilhosa que Ele provê!
Quando a dúvida e o desespero envolverem você,
E a esperança pelo alívio se tornar fraca,
Lembre-se que Alguém lhe disse
Para lançar todo o seu cuidado sobre ele. —Anon.
Nossas necessidades nunca podem esgotar o suprimento de Deus. Henry G. Bosch
Vivendo perto de Deus
Senhor, quem pode habitar em teu tabernáculo? . . . Aquele que anda retamente e pratica a justiça. - Salmo 15: 1-2
Ao longo dos anos, conheci pessoas cujas vidas manifestavam um sentido singular da presença e do poder de Deus. Alguns estão agora no céu. Alguns ainda estão servindo ao Senhor.
O Salmo 15 cita as características de uma pessoa que pode “permanecer” no tabernáculo de Deus e habitar em Seu “monte santo”. Esse era o modo do salmista de descrever a experiência de conhecer a proximidade e o poder de Deus. Tal pessoa, disse ele, é correta e verdadeira (v.2) e sem malícia (v.3). Ele despreza o vil, honra o piedoso, guarda votos de qualquer maneira, empresta dinheiro sem egoísmo e se recusa a aceitar subornos (vv.4-5).
Como cristãos, somos gratos que Jesus morreu para que pudéssemos ser perdoados e ter paz com Deus. Mas tendemos a esquecer que Jesus também morreu para nos fazer bem. Nós devemos desejar tanto isso que estamos dispostos a nos afastar de qualquer coisa que não seja semelhante a Cristo. Paulo disse: “Todo aquele que citar o nome de Cristo se aparte da iniqüidade” (2 Timóteo 2:19).
Claro, não podemos fazer isso sozinhos. Precisamos orar continuamente pela ajuda de Deus, encher nossa mente com Sua Palavra e nos submeter ao Espírito Santo. Assim como nós, Deus se tornará uma realidade viva em nossas vidas e seremos como a pessoa no Salmo 15 que viveu perto de Deus.
Agite-me agora, desejo conhecê-lo,
conheça a plenitude do seu poder;
Ajude-me, Senhor, a ceder completamente,
dia a dia e hora a hora. —Hallan
Uma vida cheia de Deus é uma vida cheia de bem. Herbert Vander Lugt
Equipado para a tarefa
Seja forte e de boa coragem; . . . porque o Senhor teu Deus está contigo onde quer que você vá. - Josué 1: 9
Eu estava na Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhando como técnico em cirurgia em um hospital do exército, quando ouvi o chocante anúncio no rádio: “Franklin Delano Roosevelt está morto!” Fiquei triste e preocupado. O vice-presidente Harry Truman estava qualificado para ser presidente?
Fiquei aliviado quando o ouvi dizer que ele sentia como se um enorme peso tivesse caído sobre seus ombros e que desejava que as pessoas em todos os lugares rezassem por ele. Isso me tranquilizou que ele reconheceu humildemente suas inadequações e sua necessidade pela ajuda de Deus.
Poucos de nós jamais serão empurrados para uma posição de liderança com deveres dessa magnitude, mas a maioria de nós conhece o sentimento de inadequação em face de uma grande responsabilidade que estamos prestes a assumir. Pode ser o de assumir um novo emprego, conseguir uma promoção no trabalho, escolher um cônjuge, tornar-se pai ou aceitar um novo ministério na escola dominical ou na igreja.
Quando enfrentamos um novo desafio, podemos tomar coragem das palavras do Senhor para Josué (1: 9). Podemos aceitar nossa oportunidade como Dele e crer que Ele nos dará tudo o que precisamos para fazer bem. Se meditarmos em Sua Palavra, obedeçá-la, em oração, confiar Nele e trabalhar diligentemente, Ele fará o resto. Ele nos equipará para a tarefa.
O Senhor lhe dará ajuda e força
Para o trabalho que Ele pede Você faz:
Para servi-lo de um coração de amor
É tudo o que ele pede de você. —Fasick
O chamado de Deus para uma tarefa inclui Sua força para completá-lo. Herbert Vander Lugt
Mandamento 3 - Respeite o nome de Deus
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão. - Êxodo 20: 7
O terceiro mandamento foi levado tão a sério por Israel que, certa vez, os escribas nem mesmo escreveram o nome Yahweh (Jeová) até que primeiro tomassem banho e trocassem de roupa. Então, depois de escreverem, tomariam outro banho e trocariam de roupa novamente.
Seu foco na palavra em si, no entanto, muitas vezes negligenciava as implicações mais amplas do mandamento. JI Packer diz: “O que é proibido é qualquer uso ou envolvimento do nome de Deus que seja vazio, frívolo ou insincero”. Isso inclui qualquer tipo de irreverência, porque não leva a sério o caráter e a reputação de Deus que é representado por Seu nome. Nem devemos usar o nome de Deus ou de Jesus Cristo como profanação, porque isso não expressa louvor, adoração nem fé.
O mandamento também se refere a quebrar uma promessa quando o nome de Deus é usado para apoiar a palavra. Mas mesmo quando nenhuma referência é feita a Deus, toda promessa que fazemos a outra é feita na presença de Deus e, portanto, é tão obrigatória quanto se tivéssemos invocado o nome Dele.
Como o terceiro mandamento nos condena a todos! Mas agradeça a Deus pelo nome de Jesus, que significa Salvador. Ele fornece o perdão e ajuda que precisamos para manter o terceiro mandamento e tornar-se homens e mulheres conhecidos por serem fiéis à sua palavra.
• De que maneiras eu ouço as pessoas usando mal o nome de Deus?
• Como eu sou culpado de quebrar este comando?
Se você se importa com Deus, lide com o nome dele com cuidado. Dennis J. DeHaan
Nenhum acidente
O Senhor Deus formou o homem do pó do solo. - Gênesis 2: 7
O homem sempre se perguntou sobre a origem da vida. Os antigos egípcios acreditavam que rãs e sapos se originaram no lodo do Nilo. Aristóteles acreditava que os vermes vinham do orvalho e do lodo, e que os ratos saltavam para a vida em solo úmido.
A ciência moderna também está interessada em origens. Uma matéria de capa da revista Time , “Como a vida começou?”, Especulou que a vida começou quando certas moléculas encontraram qualquer uma das três condições “ideais”. Eles propuseram que a vida poderia ter começado em um "pequeno lago morno" (idéia original de Darwin), perto de fontes hidrotermais (gêiseres submersos no fundo do oceano) ou em bolhas flutuando na superfície quente do oceano.
Essas teorias evolucionárias são inúteis porque já sabemos como a vida começou. A Bíblia diz que a vida começou quando Deus a criou (Gênesis 1–3). E especificamente Ele fez o homem sem poeira e deu vida a ele (2: 7). Nós não evoluímos das formas de vida primitivas. Nossa existência não é baseada em um acidente molecular. Nós fomos projetados e criados por um designer mestre que tem um plano e um propósito para nossas vidas.
As teorias científicas têm seu lugar, mas estão erradas quando contradizem o que a Bíblia diz. Vamos dar honra e louvor ao nosso poderoso Criador.
Os tesouros das neves de cristal
E todas as maravilhas da natureza mostram
Falam da mão de um poderoso Fazedor
E da obra Sua sabedoria planejada. HGB
O design da criação aponta para o Designer mestre. David C. Egner
Algo para cantar sobre
Louve o Senhor! Pois é bom cantar louvores ao nosso Deus. - Salmo 147: 1
Eu entendo porque nunca me pediram para participar de um coral ou cantar um solo. Talento musical não é um dos meus dons. Eu descobri isso aos 9 anos de idade quando eu estava fora um dia cantando vigorosamente. Minha mãe abriu a porta e perguntou: “Um dos bezerros está doente? Eu acho que acabei de ouvir um.
As palavras de minha mãe nunca me impediram de louvar a Deus em música, no entanto. E quando eu prego em algum lugar, eu participo entusiasticamente de canto congregacional (certificando-me, claro, de não ficar muito perto do microfone).
A grande salvação de Deus me enche de gratidão, e uma maneira de expressar minha alegria é cantar sobre isso. É por isso que estou confuso com pessoas que dizem que são cristãs, mas admitem que raramente frequentam os cultos da igreja, quase nunca ouvem música cristã, e encontram cantando hinos e ouvindo sermões chatos. Eu posso entender os descrentes dizendo isso porque eles não conhecem a Deus nem a alegria da salvação. Mas os crentes fazem!
Reflita freqüentemente e profundamente sobre as riquezas que você tem em Cristo. Se você se sentir feliz, desejará louvar ao Senhor. E mesmo se você é um cantor pobre como eu, você ainda dirá um amém “saudável” às palavras do salmista: “É bom cantar louvores ao nosso Deus” (Sl. 147: 1).
Eu cantarei do meu Redentor
e do Seu amor celestial para mim;
Ele da morte para a vida me trouxe,
Filho de Deus, com Ele para ser. -Felicidade
Um coração em sintonia com Deus cantará Seu louvor. Herbert Vander Lugt
Seguro no cuidado de Deus
O Senhor preservará sua saída e sua vinda a partir de agora e até para sempre. - Salmo 121: 8
O presidente Franklin D. Roosevelt amou a música que chamamos de Hino da Marinha. Foi cantado em seu funeral em Hyde Park, Nova York, em 14 de abril de 1945. As palavras do hino foram escritas em 1860 por William Whiting, que ensinou e dirigiu um coral de 16 vozes. Ele escreveu para um estudante que estava prestes a zarpar para a América e que estava apreensivo sobre a viagem.
A melodia bonita foi escrita por John B. Dykes e publicada pela primeira vez em 1861. Ele nomeou a melodia do hino Melita , o nome romano para Malta, a ilha onde Paulo naufragou.
O hino é uma oração simples baseada na verdade profunda de que o Deus eterno que criou o universo controla todos os elementos da natureza e pode proteger os Seus, não importando quão grande seja o perigo. Vento e onda estão sujeitos ao Seu comando. O primeiro verso diz:
Pai Eterno, forte para salvar,
Cujo braço se une à onda inquieta,
Que bidd'st o poderoso oceano profundo
Seus próprios limites nomeados manter;
Ouve-nos quando clamamos
por aqueles que estão em perigo no mar.
Quando nós ou nossos entes queridos viajamos para algum destino distante, ou se apenas viajamos para o trabalho, podemos ter certeza de Sua proteção e cuidado.
Não precisamos temer naufrágio com Jesus no leme. David C. Egner
Aprendiz Em Adoração
Exaltam o Senhor nosso Deus e adoram a sua santa colina; porque o Senhor nosso Deus é santo. - Salmo 99: 9
Quando eu era menino na escola dominical, eu costumava cantar uma música escrita por Horatio Palmer que eu suspeito que seria considerada hoje irremediavelmente fora de moda:
Evite companheiros maus,
desdém de linguagem ruim,
o nome de Deus mantenha em reverência,
Nem tome isto em vão.
Mas essas palavras são tão relevantes agora como eram então, especialmente porque a reverência pelo nome de Deus e pelas coisas santas parece estar fora de moda - mesmo entre muitos cristãos.
Por exemplo, um artigo em uma revista para os ministérios infantis sugeria que as igrejas poderiam realizar um carnaval de Páscoa com cabines de jogos decoradas com flâmulas e versículos bíblicos. Os jogos incluíam “Toss-a-Cross” - lançam seis sacos de feijão em forma de cruz. “Cupcake Walk” - estacione no símbolo da Páscoa, como uma coroa de espinhos. “Face Painting” - talvez com gotas de sangue? E, claro, um "passeio de burro".
Havia mais sugestões, com certeza, mas por que multiplicar exemplos de irreverência grosseira?
Mesmo quando deploramos tal sacrilégio, precisamos verificar novamente nossas próprias atitudes e práticas. Sozinhos ou na igreja, nos encontramos, como afirmou o compositor Charles Wesley, “perdido em admiração, amor e louvor” ao meditarmos na grandeza e graça de Deus? (Sl 99: 1-3,9).
Se a adoração adorada é a ocupação principal de anjos e santos no céu, devemos considerar melhor nossa vida atual como um aprendizado em adoração.
Aqueles que louvam a Deus na terra se sentirão em casa no céu. Vernon Grounds
Cristo nosso campeão
Graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. - 1 Coríntios 15:57
Se alguém precisava de um campeão, os israelitas precisavam. Como o exército deles acampou no vale de Elá, eles foram mantidos à distância e envergonhados diariamente pelas provocações do homem forte dos filisteus, Golias.
Davi, o jovem pastor de Jessé, trouxe provisões para seus irmãos no exército. Quando ouviu Golias zombando dos israelitas, ficou furioso e pediu permissão para sair e lutar contra ele. Davi estava confiante de que o Deus que o livrara do leão e do urso (1 Samuel 17: 34-37) lhe daria a vitória sobre o gigante - e Ele o fez.
A conquista de Davi nos lembra da vitória de Jesus Cristo. Nós estávamos irremediavelmente escravizados pelo pecado e precisávamos de um campeão. Então Deus enviou Seu Filho Jesus para nos libertar. Ele veio à terra como um homem, enfrentou todas as nossas provações humanas (Hebreus 2: 14-15) e foi lutar em nosso favor. Em Sua morte e ressurreição, Jesus obteve a vitória completa sobre o pecado e a morte (1 Coríntios 15: 54-57). Além do mais, seu triunfo nos garante a vitória em nossa caminhada diária com Deus.
Mas não podemos esperar sucesso em nossa própria força. Nós devemos confiar no poder e orientação do Espírito Santo. Então, ao andarmos com Deus em fé, podemos apreciar mais plenamente a vitória que nosso Campeão nos trouxe.
Eu irei louvar meu querido Redentor,
Seu poder triunfante Eu direi,
Como a vitória Ele dá
Sobre o pecado e a morte e o inferno. -Felicidade
Não importa quais gigantes que enfrentamos, podemos ganhar pela graça de Deus. David C. Egner
Prove e diga!
Prove e veja que o Senhor é bom. - Salmo 34: 8
Você acredita que Deus é bom, mesmo quando a vida não é? Mary fez, e eu engasguei com espanto no dia em que ouvi seu pastor compartilhar sua história em seu funeral. Ela, estando morta, fala ainda!
Maria era viúva, muito pobre e totalmente em casa por causa de seus males na velhice. Mas, como o salmista, ela aprendeu a louvar a Deus em meio a suas dificuldades. Ao longo dos anos, ela vinha saborear com profunda gratidão todas as coisas boas que Ele lhe enviava.
Seu pastor disse que ele ocasionalmente a visitaria em casa. Por causa de sua dor incapacitante, levou muito tempo para abrir caminho até a porta para deixá-lo entrar. Então ele ligava para o telefone e dizia que estava a caminho e a hora em que chegaria lá. Maria então começaria a lenta e árdua jornada até a porta, chegando até a hora em que ele chegasse. Sem falhar, ele podia contar com ela cumprimentando-o com estas palavras triunfantes: "Deus é bom!"
Eu observei que aqueles que falam mais freqüentemente sobre a bondade de Deus são geralmente aqueles com mais provações. Eles preferem se concentrar na misericórdia e graça do Senhor, e não em seus problemas, e, ao fazê-lo, provam Sua bondade.
Maria não apenas nos desafia a provar e ver, mas a provar e dizer que o Senhor é bom - mesmo quando a vida não é.
Embora as provações surjam, embora os medos assaltem
Através de testes pouco compreendidos,
Uma verdade brilha clara; não pode falhar -
Meu Deus é certo e bom. —Hager
Aqueles que abençoarem a Deus em suas provações serão abençoados por Deus através de suas provações. Joanie Yoder
Eu sou rico!
[Eu oro] que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo. . . pode dar a você o espírito de sabedoria e revelação no conhecimento Dele. - Efésios 1:17
Um problemático casal de Tallahassee havia sido expulso de sua casa e dormia em um carro destruído. Eles estavam com medo de que seus três filhos fossem tirados deles e colocados em um lar adotivo. Mas então eles ganharam US $ 709.943 na loteria estadual.
De repente, eles eram ricos. Eles alugaram uma limusine para receber sua recompensa de US $ 565.554,68 depois dos impostos.
Imagine tropeçar nesse tipo de dinheiro. Como você se sentiria? E se você ganhasse 100 vezes mais?
Como todo esse dinheiro se compara ao tipo de riqueza descrito em Efésios 1? Se colocamos nossa esperança de salvação somente em Jesus Cristo, somos espiritualmente ricos! Nós percebemos isso?
As ansiedades dos problemas diários podem nos cegar para o que significa conhecer o Filho de Deus, a esperança de Seu chamado, as riquezas de Sua herança e o poder que Ele tem para nos prover (Ef 1: 18-19). . Contas e desejos irracionais podem tornar fácil invejar aqueles que tropeçam infinitamente menos do que as riquezas eternas que possuímos.
Pai, perdoa-nos pela nossa distração e incredulidade. Abra mais uma vez esses olhos que precisam desesperadamente ver as riquezas inexprimíveis que Você nos deu através de Seu Filho Jesus Cristo.
Você pode ter muito ouro e grandeza, mas,
por Deus, ser considerado pobre;
Só ele tem riquezas verdadeiramente
Quem tem Cristo, embora nada mais. —Anon.
Ser rico em Deus é muito melhor do que ser rico em bens. Mart DeHaan
Adão, Eva e Eu
Reconhecem-se mortos para pecar, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. - Romanos 6:11
Como Adão e Eva enfrentaram a tentação pela primeira vez, muitas coisas eram verdadeiras para eles que não são verdadeiras para nós. Eles viviam em um ambiente perfeito e sociedade não corrompida. Nenhuma influência familiar poderia ser culpada por sua escolha de fazer o que está errado.
Adão e Eva estavam na manhã da criação como criaturas de grande admiração. Nenhuma herança pecaminosa, nenhum ambiente devastado poderia ser culpado por sua queda.
Havia também muitos pecados que Adão e Eva não puderam cometer. Eles não podiam cometer adultério. Eles não podiam roubar ninguém. Eles não podiam desonrar seu pai ou mãe. Eles não podiam dar falso testemunho contra o próximo. Eles não podiam cobiçar a propriedade do vizinho.
Mas a essência do pecado no início da criação era a mesma de hoje - desafio a Deus. No ponto crucial em que foram tentados, Adão e Eva não levaram a sério o que Deus havia dito.
Nas tentações que enfrentamos hoje, também devemos decidir se vamos acreditar no Senhor e fazer o que Ele diz ser certo. Nós também devemos perceber que o pecado pode devastar nosso relacionamento com ele. Nós também precisaremos do Seu perdão quando caímos.
Senhor, ajude-nos a ficar longe do pecado e perto de você. —HWR
Quando fortes tentações seduzirem,
diga a Jesus para se aproximar;
Sua confiança nele, certifique-se,
e ele sua voz vai ouvir. -Branco
Para resistir à tentação, permaneça com Cristo. Haddon W. Robinson
Pedindo a Deus ajuda
Eles clamaram ao Senhor em sua tribulação e Ele os salvou de suas aflições. - Salmo 107: 19
Um fazendeiro e seu filho estavam trabalhando juntos no campo. O pai disse ao menino para atirar todas as pedras grandes que ele pudesse encontrar em uma vala próxima para que elas não interferissem na aragem. Depois de trabalhar muito tempo, o filho gritou: "Papai, há uma pedra aqui que não posso mexer, embora tenha tentado o máximo".
"Não, filho", respondeu o pai, "você não tentou o seu melhor até que me pediu ajuda. Eu posso te dar a força que você precisa.
O pai então veio ao lado do menino e acrescentou sua força. Juntos, eles moveram a rocha teimosa com facilidade.
Demasiadas vezes tentamos o nosso melhor para carregar um fardo pesado ou resolver um problema difícil, mas sem sucesso. Depois de ter feito o nosso melhor, nos perguntamos por que nos encontramos apenas com o fracasso. Com amor e paciência, nosso Pai celestial nos lembra que precisamos aprender a depender dEle e que não tentamos o nosso melhor até pedirmos ajuda.
Vamos parar de lutar para remover as pedras de problemas e dificuldades de nossas vidas que excedem em muito nossa própria força. Como os antigos israelitas, vamos chamar o Senhor para nos salvar de todas as nossas aflições (Sl 107: 19).
Peça ao Salvador que o ajude
, consolide, fortaleça e mantenha você;
Ele está disposto a ajudá-lo,
Ele o levará adiante. —Palmer
A capacidade de Deus não é limitada pela nossa incapacidade. Henry G. Bosch
Quão feliz somos nós?
Felizes são as pessoas cujo Deus é o Senhor! - Salmo 144: 15
Qual é a nação mais feliz do mundo? Um artigo da revista Time relata que os pesquisadores tentaram encontrar uma resposta definitiva para essa pergunta - mas sem sucesso.
Apesar das afirmações em contrário, uma pesquisa do instituto Gallup de 1992 declarou a França “entre as sociedades mais infelizes do continente”.
Uma pesquisa na Alemanha descobriu que "menos de um terço admitiu estar 'muito feliz'".
Outra pesquisa revelou que entre os habitantes da Grã-Bretanha, "54% sentem que seu país é uma sociedade esnobe e cheia de classes". Quando perguntados se gostariam de deixar o país, "47% disseram que iriam fazer as malas". suas malas antes da hora do chá.
A felicidade genuína - um clima de contentamento, alegria e esperança - não depende do país em que se vive. Depende de um relacionamento correto com Deus. Como Davi observou de forma tão sucinta no Salmo 144: 15: “Feliz é o povo cujo Deus é o Senhor!”
Geografia e raça não determinam pertencer à família de Deus. A fé em Jesus Cristo determina isso. Então, vamos nos alegrar que, como cidadãos do reino de nosso Senhor, nós, por Sua graça, podemos experimentar a verdadeira felicidade.
Bane e bênção, dor e prazer,
Pela cruz são santificados;
Há paz que não conhece medida,
alegrias que por todos os tempos permanecem. —Bowring
A verdadeira felicidade vem somente do conhecimento de Deus. Vernon Grounds
Deus é bom
Ah, prove e veja que o Senhor é bom; abençoado é o homem que confia nele! - Salmo 34: 8
Eu freqüentemente me junto cantando o refrão “Deus é tão bom, Deus é tão bom, Deus é tão bom, Ele é tão bom para mim.” Eu poderia cantar isso com sinceridade, agradecendo a Ele por minha família, minha ocupação satisfatória, meus muitos amigos e acima de tudo a minha salvação. Mas um dia um sentimento de culpa tomou conta de mim enquanto eu cantava. Eu cantaria essas palavras se estivesse morando sozinha, não me sentisse amada e tivesse pouco para comer?
Acredito que sim. Estou confiante de que o Senhor, em quem pus minha confiança, me daria a mesma graça que Ele deu a milhões de pessoas que não têm nada a não ser Ele. Presos por sua fé ou subnutridos ou ostracizados ou dolorosamente doentes, eles podem se alegrar no Senhor e declarar Sua bondade.
Um amigo que tem trabalhado com cristãos na Índia me contou que centenas de milhares de novos convertidos refletem uma alegria e uma alegria que o deixam envergonhado. Será que, porque são desesperadamente pobres, concentram-se mais plenamente em Cristo? Este amigo e eu temos Jesus Cristo além de muitas posses e prazeres terrenos. Eles têm Cristo mais nada. Ele é tudo que eles precisam, e então eles cantam com maior fervor do que eu, "Deus é tão bom!"
Sim, Deus é bom, não importa quais sejam as nossas circunstâncias. É uma lição que todos devemos aprender mais cedo ou mais tarde.
O prove e veja que Deus é bom
para todos os que buscam o seu rosto;
Sim, abençoe aquele que confia nele,
confiando em sua graça. —Salter
Mesmo quando tudo parece ruim, Deus é bom. Herbert Vander Lugt
Jamie: Quanto a isso, senhor, fiz um juramento diante do altar de Deus de proteger esta mulher. Se o senhor está me dizendo que considera sua própria autoridade maior do que a de Deus Todo-Poderoso, então devo informar-lhe que não compartilho dessa opinião.
A viajante do tempo
Os Caminhos de Deus
O Senhor é justo em todos os seus caminhos, gracioso em todas as suas obras. -
Salmos 145: 17
Escritura de hoje : 2 Samuel 24: 1-17
Você já ficou intrigado com as declarações da Bíblia que parecem se contradizer? Por exemplo, 1 Crônicas 21: 1 afirma que quem “levou Davi a numerar Israel” foi Satanás, mas 2 Samuel 24: 1 diz que era o Senhor. Como nós explicamos isto? Sabemos que Deus nunca tenta alguém a pecar (Tiago 1:13).
A resposta está na maneira como os escritores do Antigo Testamento expressavam os caminhos de Deus. Às vezes atribuem a Deus o que Ele simplesmente permitiu, sabendo que Ele nos permite fazer escolhas erradas e depois usa os trágicos resultados para realizar Seus bons propósitos.
Em 2 Samuel 24: 1, lemos que Deus “moveu Davi” para fazer um censo de Israel. Este é claramente um caso em que Deus permitiu que Satanás influenciasse Davi, pois era uma tentativa de avaliar a força militar de Israel. Isso refletia o mesmo pecado de orgulho e autoconfiança que prevalecia na nação. Como resultado, Deus julgou o povo e seu rei.
Então, qual foi o bom propósito que Deus realizou ao permitir que Satanás influenciasse Davi? Embora muitos israelitas tenham morrido, a própria nação foi poupada e purificada. O Senhor puniu os culpados, mas também mostrou Sua misericórdia.
Os caminhos de Deus podem estar além do nosso entendimento, mas sempre podemos confiar nele para fazer o que é certo.
Refletir e orar
PARA ESTUDO ADICIONAL
As Escrituras são confiáveis? Para obter respostas, leia Estudos em contraste .
Deus pode ocultar o propósito de Seus caminhos, mas Seus caminhos não são sem propósito. Herbert Vander Lugt
Sabedoria é dom de Deus
Alguns servos do Senhor têm sabedoria para falar, ensinar, escrever, relatar, admoestar sobre as coisas do Reino de Deus, mas não têm sabedoria para administrar a própria vida familiar ou conjugal.
“Se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da Igreja de Deus?” (1 Tm 3:5).
Então, um deles pergunta: “Senhor, eu recebo de ti sabedoria para fazer a tua obra, mas não tenho sabedoria para conduzir a minha vida conjugal. Como adquirir sabedoria para administrá-la?
PERGUNTA:
“Onde se achará a sabedoria? E onde está o lugar da inteligência?” (Jó 28:12).
RESPOSTA:
“Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência” (Jó 28:28).
Versículos e versões correspondentes:
“E ele disse aos seres humanos: “Para ser sábio, é preciso temer o Senhor; para ter compreensão, é necessário afastar-se do mal” (Jó 28:28).
"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre" (Sl 111:10)
"O Senhor se agrada dos que o temem" (Sl 147:11).
“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Pv 9.10).
“O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio” (Pv 8:13).
“Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, Que guardes os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?” (Dt 10:12-13).
“Vou mostrar a vocês de quem devem ter medo: tenham medo de Deus, que, depois de matar o corpo, tem poder para jogar a pessoa no inferno. Sim, repito: tenham medo de Deus” (Lc 12:5).
Medo negativo e medo positivo:
Ter medo de Deus porque ele pode lançar alguém no inferno não é ter medo de malefícios e malignidades provenientes do mal em todas as suas formas, mas ter medo como meio de precaução, um medo positivo que previne contra ações do mal, um medo preventivo. Pode-se denominar esse medo de reverência a Deus - um respeito temente, uma veneração. Temer a Deus porque ele é quem perdoa e tem o poder para lançar no inferno pelo poder da sua justiça; jamais por maldade.Isso reflete uma atitude sábia.
O que é temer a Deus?
Temer a Deus é respeitá-lo profundamente, buscando sempre lhe agradar. Como? Fugindo do pecado:
"Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tg 4:7);
"Não deis lugar ao diabo" (Ef 4:27).
Como temer a Deus?
1. Obediência: praticando-a — Dt 4:6
2. Resistência ao mal: não se deixando seduzir pelo pecado — Pv 1:7
3. Cumprimento do dever humano: consistindo em temer a Deus e em guardar os seus mandamentos — Ec 12:13
Especialmente às mulheres:
“A mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada” (Pv 31:30).
A mulher que teme ao Senhor fala e age com sabedoria.
Então, eu, mulher, oro ao Senhor por sabedoria para fazer a sua obra e para administrar sabiamente a minha vida em todos os sentidos.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp