Senhor Deus
TENHA COMPAIXÃO
Leia: "Salmo 31" Ó Senhor Deus, tem compaixão de mim, pois estou aflito ! ( v.9 )
Examine: Isaías 25:8 ; Romanos 8:38 ; 1 Coríntios 15:54
Considere: Que compaixão você já recebeu de Deus ? Como compartilhará com outras pessoas esta semana ?
Tenha Compaixão
Uma semana após ter mudado para a África Oriental, fui chamada para um hospital no norte da Uganda para ajudar um garoto chamado Olwa Elly que ficara órfão. Havia feito amizade com ele meses antes em uma curta visita à Uganda. Fiquei triste ao chegar e encontrar esse menino de 9 anos deitado apático numa maca imunda de uma enfermaria cheia, sem profissionais suficientes, infestada de moscas. O menino saudável e ativo que eu conhecera agora uma criança emaciada, com uma doença não diagnosticada que o deixara irreconhecível.
Dois dias depois, Olwa Elly morreu. Assumi a triste tarefa de escolher sua roupa e o caixão para ser enterrado, e depois me juntei a seus parentes e amigos que choravam ao colocar seu corpo jovem no descanso.
Olwa Elly foi o primeiro de 11 funerais de crianças que assisti durante meu primeiro ano em Uganda. Descobri que na África - um continente com alarmantes e elevadas taxas de mortalidade infantil, multidões estão cansadas do aguilhão da morte.
Ouvi homens africanos, mulheres e crianças, vez após vez clamar como o salmista Davi, que suplicou: "Ó Senhor Deus, tem compaixão de mim, pois estou aflito ! Os meus olhos estão cansados de tanto chorar; estou esgotado de corpo e alma. A tristeza acabou com as minhas forças; as lágrimas encurtaram a minha vida" ( Salmo 31:9-10 ).
Você e eu podemos não saber como abolir as guerras, a corrupção e as doenças que consomem as vidas de milhões de africanos a cada ano, mas temos sim, a capacidade de orar pelos desolados em terras estrangeiras.
Peça hoje a Deus para lhe mostrar como orar pelo sofrimento ao redor do mundo. Deixe que Sua compaixão o encha, de forma que possa fazer eco ao que o profeta Isaías disse: "O Senhor Deus me ensina o que devo dizer a fim de animar os que estão cansados" ( Isaías 50:4 ).
- Roxanne Robins
N° 1 E ACABADA
Leia: " 1 Reis 19:1-15 "
...Já chega, ó Senhor Deus ! Acaba com a minha vida ! ( v.4 ).
Examine: ...de agora em diante vocês verão o Filho do Homem sentado do lado direito do Deus Todo-Poderoso e descendo nas nuvens do céu! ( Mateus 26:64 ).
Considere: Como você se sente ao ouvir as palavras de Paulo a respeito do céu ? Como você contará aos outros essa mensagem de esperança ?
"Estava acabada, porém, saio com minha cabeça erguida." A estrela do tênis, Justine Henin, expressou-se desta forma durante a coletiva de imprensa em 2008 - ao anunciar sua saída imediata do esporte.
Todos os atletas um dia penduram suas chuteiras, mas não quando têm apenas 25 anos e são o n° 1 do mundo !
Afinal, por que ela desistiu ? As lutas pessoais fora da quadra. em 2007, e o desempenho em quadra, durante 2008, provavelmente contribuíram para o encerramento precoce da carreira.
Entre nós, poucos jogam tênis profissional, mas nos identificamos com o desejo de desistir que ela sentiu. ao vivenciarmos um relacionamento difícil ou em meio ao esforço extenuante com um trabalho sem perspectiva ou depressão, podemos desejar desistir.
Pergunte a Elias. Ele conhecia essa sensação de desalento.
Pouco momentos após o profeta experimentar a intervenção de Deus, e a derrota dos profetas de Baal no Monte Carmelo ( 1 Reis 18:38-40 ), estava pronto a desistir. Porquê ? A rainha impiedosa Jesabel ameaçara matar-lhe ( 19:2 ). Nada acontecia como ele queria, e o orgulho o fez pensar que não precisava suportar esse ataque pessoal ( vv.10,14 ).
Elias dirigiu-se rapidamente para o deserto. Sentindo-se derrotado e profundamente perturbado, orou, " ...Já chega, ó Senhor Deus ! Acaba agora com a minha vida " ( v.4 ). deus lhe respondeu alimentando ( v.8 ), abrigando ( v.9 ), e ensinando-o ( vv.11-13 ). A voz de Deus " ...calma e suave " ( v.12 ) revelou que algumas vezes Ele age de maneiras espantosas e outras, de maneiras reservadas. deus fez Elias retornar e concluir seu trabalho - com ou sem Jezabel.
você está desanimado porque Deus não " agiu como o esperado " com você ? Aquiete-se olhe para Ele. Deus o ajudará a continuar - embora talvez Ele escolha agir de maneira calma e inesperada. - Tom Felten
CONHECER DEUS
Leia: " Salmo 103:8-14 "
O Senhor é bondoso e misericordioso, não fica irado facilmente é muito amoroso ( v.8 ).
Examine: Salmo 25:6-7 ; Lamentações 3:22-23 ; Filipenses 2:3-8
Considere: O que lhe vem á mente quando ouve o nome " Deus " ? Em que aspectos sua impressão inicial a Deus é semelhante e diferente da maneira como a Bíblia o retrata ?
O pastor A. W. Tazer escreveu, "O que há de mais importante em nós, vem-nos à mente ao pensarmos em Deus." Se Tazer estivesse vivo hoje, perceberia que seus pensamentos são obsoletos para muitos cristãos. Nosso problema não é tanto o que entra em nossa mente ao pensarmos em Deus, senão que, não acontece com um tio rico e distante, nossa tendência é pensarmos em Deus somente quando precisamos dele. Talvez pensaríamos mais nele se compreendêssemos melhor quem Ele é.
Um dos atributos de Deus é o amor ( 1 João 4:8,16 ). Seu amor inigualável reflete-se no relacionamento perfeito experimentado pelo Pai, Filho e Espírito Santo - três Pessoas revelando altruisticamente ( da palavra grega ágape ) a beleza de Deus em Seus papéis individuais - todos um só Deus amoroso. Jesus personificou essa realidade quando orou no Getsêmani, "Pai, se queres, afasta de mim este cálice de sofrimento ! Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres" ( Lucas 22:42 ).
O amor altruísta de Deus transbordou os limites da trindade na criação. Ele não precisava criar você e eu, mas como Deus, e Deus de amor, Ele criou outras pessoas para amar.
Ele possui outros atributos, tais como a ssantidade, que engloba todo o Seu caráter. Mas Deus " ...não nos castiga como merecemos ", porém " Como um pai trata a bondade com seus filhos ", é " ...bondoso para aqueles que temem " ( Salmo 103:10-13 ). Sua maneira altruísta continua, a despeito do nosso pecado. Ele " ...não fica irado facilmente... ", dando-nos tempo e espaço para nos arrependermos de nossos pecados e retornarmos a Ele ( v.8 ). Deus " ...amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho ( João 3:16 ).
Vamos, hoje, realmente pensar em Deus - Criador, Redentor, e aquele que nos ama desinteressadamente, você e eu. - Mike Witmer
FAÇA E RECEBA
Leia: Mateus 22:34-40
..." Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente. " [...] E o segundo mais importante é [...]: " Ame os outros como você ama a você mesmo '' ( vv.37-39 ).
Examine: ...'' Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram " ( Mateus 25:40 ).
Considere: Se amar os outros é como medimos nosso amor por Deus, o quanto você realmente ama a Deus ? O que você pode fazer hoje para amar aqueles que Deus colocou em sua vida ?
Avalia-se em uma escala de 1 a 10: O quanto você ama a Deus ? E os outros ? Qual é a nota mais baixa ?
Muitos cristãos acham que amar a Deus é mais difícil do que amar os outros por causa de duas questões: Primeiro, é difícil falar com alguém que não podemos ver. Segundo, parece que estamos muito ocupados para ler nossas bíblias e orar. Quem de nós não simpatizaria com uma mãe que confessa que seus dias são cheios com a alimentação dos filhos, limpar e esfregar, que acaba tendo pouco tempo para parar e ficar na presença de Deus ?
No entanto, fico pensando se nossas perguntas apresentam uma escolha errada. Jesus disse que amar a Deus e amar uns aos outros são dois lados inseparáveis do mesmo mandamento ( Mateus 22:37-39 ). João escreveu que amar os outros é precisamente como amamos a Deus, Pois ninguém pode amar a Deus, a não quem vê, se não amar o seu irmão, a quem vê " ( 1 João 4:20 ). E Paulo argumenta que amar os outros é nossa tarefa mais importante, " ...Ame os outros como você ama a você mesmo " ( Gálatas 5:14 ). Em vez de disputarmos: amar a Deus versus amar o próximo, as Escrituras declaram que amamos a Deus amando o próximo.
Agora, vamos compreender este ponto - literalmente. Martinho Lutero disse certa vez que nosso próximo número um é nosso cônjuge ( Efésios 5:21-30 ). É fácil sermos amáveis com pessoas que vemos ocasionalmente, mas como somos com aqueles que convivemos ? Se formos generosos e pacientes com a família-aqueles que há muito tempo paramos de tentar impressionar-estaremos seguros que amamos a Deus. Sempre que fizermos o bem a alguém, isto será visto pelo nosso Pai celestial. Pois quando amamos Seus filhos, amamos a Ele. - Mike Wittmer
O QUE DEUS ABOMINA
Leia: " 2 Timóteo 2:15-26 "
Existem sete coisas que o Senhor Deus detesta e que não pode tolerar ( Provérbios 6:16 ).
Examine: ...cada pessoa vai prestar contas de toda palavra inútil que falou. Porque as suas palavras vão servir para julgar se você é inocente ou culpado ( Mateus 12:36-37 ).
Considere: Quais são alguns relacionamentos difíceis que você tem ? Como melhorá-los com palavras de verdade e amor ?
Após ter mudado para Uganda, soube de um voluntário que contribuiu em prol do povo da África Oriental, o qual servia. No entanto, apesar de tudo que conquistou no campo de trabalho, causou danos por falar falsidades que causaram divisões entre os membros de seu grupo missionário.
A Palavra de Deus trata de tal conduta firmemente dizendo: "Existem sete coisas que o Senhor Deus detesta e que não pode tolerar: o olhar orgulhoso, a língua mentirosa, mãos que matam gente inocente, a mesma que faz planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que diz mentiras e a pessoa que provoca brigas entre amigos" ( Provérbios 6:16-19 ).
O que você pensa ao ler estas coisas ? Você às vezes, se acha pensando, quem sabe até recentemente, que cometeu o que Deus abomina ? É interessante e condenatório Deus colocar "mãos que derramam sangue inocente" e "testemunha falsa que profere mentiras" na mesma lista de pecados.Um ato parece ser mais abominável que o outro.
A revelação de que na escola divina, ambos os comportamentos pensam igualmente deve servir como forte motivação para falarmos sobre Ele. Devemos ter discernimento ao falar para prevenir discórdia ou contendas entre os irmãos e irmãs em Cristo, e entre aqueles que encontramos todos os dias ( Efésios 4:15 ).
No trabalho, por exemplo, deveríamos evitar falar de maneira que possa colocar um colega contra outro ( Efésios4:25 ). Se existe algum ressentimento entre você e outra pessoa, todos na sua equipe poderão sentir a tensão. Em sequência, a discórdia pose se espalhar por toda a sua organização.
Considere a maneira como você está tratando seus amigos, membros da família, colegas e outras pessoas em sua vida. Se você está criando desunião com suas palavras, peça ao Senhor por sabedoria para se comportar de forma diferente e então aja na direção que Ele lhe der. - Roxanne Robbins
A ORAÇÃO DOS ESQUECIDOS
Leia: Salmo 13
Ó Senhor Deus, até quando esquecerás de mim ? Será para sempre ? ... ( v.1 )
Examine: Salmo 22
Mateus 15:21-31
Considere: Quais são seus questionamentos mais obscuros ( ou temores ) para Deus ? O que o impede de ter coragem para falar-lhe sobre isso ?
Em lugares como Darfur, oeste do Sudão, e genocídio e a fome são desenfreados e a crise humanitária vai além da imaginação. Estimativa recente da ONU sugere que milhares perecem por doenças e guerras. Conflitos tribais que se agravaram por interesses políticos nacionais colocam esta província ao refugo. ( literalmente ).
O mais incompreensível desta calamidade é, sem dúvida, a não intervenção da comunidade internacional. Houve algumas condenações e resoluções, mas nada de solução efetiva sobre a situação. Parece que o mundo esqueceu-se do pesadelo de Darfur.
Imagino que as pessoas de Darfur se emocionem como o salmista: "Ó Senhor Deus, até quando esquecerás de mim ? Será para sempre ?..." ( Salmo 13:1 ). Quando nossa aflição e abandono se perpetuam, a realidade mais difícil pode ser algo mais do que a nossa dor contínua. Podemos descobrir que a provação mais difícil de suportar é o sentimento pungente de que, em tudo isso, não encontramos Deus em lugar algum. " ...Por quanto tempo esconderás de mim o teu rosto ? " suplica o salmista, fazendo uma acusação devastadora. Ele está suplicando o socorro de Deus - e Deus oculta sua face ( v.1 ). Quatro vezes nesta curta oração, o escritor força a pergunta, " até quando ? " ( vv.1-2 ). Sua indagação inflamada ecoa: Deus, tu consideras de alguma forma meu desespero ? Este longo pesadelo está me matando. Até quando ?
A oração não é uma ocupação calma, segura e branda. A oração é o ato corajoso de entregar todas as emoções ( tudo o que temos, seja nobre ou não ) a Deus. O ato da oração oferece alívio. Com poucos indícios de mudança das circunstâncias, o salmitas, o salmista conclui: Deus " ...sido com para mim... " ( v.6 ).
A experiência do encontro com Deus numa oração sincera nos reorienta à verdade de que nosso Deus nunca esqueceu de nós, nem por um momento sequer. - Winn Collier
DEUS ESTÁ TRABALHANDO
Leia: Habacuque 1:1-11
O Senhor diz ao seu povo: '' Olhem as nações em volta de vocês e fiquem admirados e assustados. Pois o que vou fazer agora é uma coisa em que vocês não acreditariam, mesmo que alguém contasse ( v.5 ).
Examine: Pois o Senhor vai se levantar [...] Ele vai realizar o seu plano misterioso; vai fazer o seu trabalho estranho ( Isaías 28:21 ).
Considere: Você já se sentiu perplexo por algo que Deus permitiu acontecer ? Cite as suas maiores preocupações e frustações, sobre as quais você precisa falar honestamente com Ele.
Dizem que "um céu silencioso é o maior mistério de nossa existência."
Você já orou e sentiu como se o céu estivesse em silêncio ? Já viu a injustiça e ficou imaginando "Onde está Deus ?" Já se perguntou: "Vale a pena viver uma vida justa ?" Neste caso você não está sozinho.
Quando Habacuque olhou para o seu mundo destruído e injusto, foi forçado a fazer algumas perguntas a Deus. Quanto tempo vai demorar até que me respondas ? Por que o mal está vencendo. Quando acabarás com a violência ? ( Habacuque 1:1-4 ).
Os questionamentos de Habacuque surgem de uma fé confusa, não de uma fé enfraquecida. Contudo, Deus entendeu que tais preocupações vinham de uma perspectiva limitada do propósito maior de Deus. Ele respondeu: " estou trabalhando... " ( v.5 ). Deus iria disciplinar a ímpia Judá através de uma nação ainda mais perversa, violenta e famosa: a Babilônia. Deus estava abrindo os olhos de Habacuque para que pudesse ver que Ele estava sempre trabalhando. Mesmo quando Ele parecia distante, sustentava o universo e posicionava as pessoas para serem usadas para Sua glória.
Deus também queria que Habacuque soubesse que Ele não trabalha de maneira convencional. Ele optou por disciplinar Seu povo através de um recurso improvável e duvidoso - os perversos babilônicos. E Deus queria que Habacuque soubesse que Ele faria a Sua obra de maneira que jamais escolheria. " ...o que vou fazer agora é uma coisa em que vocês não acreditariam, mesmo que alguém contasse ", declarou Ele ( v.5 ).
Quando você reflete sobre questões que o deixam perplexo, lembre-se de que Deus ainda está trabalhando - modelando as circunstâncias, posicionando pessoas e permitindo certos acontecimentos para cumprir Seus propósitos divinos no mundo. Que Deus direcione seus olhos para enxergar onde Ele está trabalhando hoje ! - Marvin Williams
SEM MEDO
Leia: Números 13:25-14:4
Por que será que o Senhor Deus nos trouxe para esta terra ? Nós vamos ser mortos na guerra, e as nossas mulheres e os nossos filhos vão ser presos. Seria bem melhor voltarmos para o Egito ( 14:3 ).
Examine: Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou ; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo ( João 14:27 ).
Considere: Que tipo de medo você está enfrentando neste momento ? Quais verdades da Palavra de Deus lhe ajudarão a libertar-se dessas amarras ?
As Crônicas de Nárnia, a série clássica de C. S. Lewis, dá vida aos elementos essenciais da fé e do amor em nosso relacionamento com aquele que nos amou primeiro. Uma terra presa à frigidez do inverno, Nárnia aguarda o fôlego de Aslam para poder se reanimar e reviver. Lucy, a mais nova dos quatro principais personagens no romance, demonstra confiança e perseverança. Porém, sua irmã mais velha, Susana, às vezes é mais medrosa e tímida. O medo, muitas, vezes, também é meu companheiro infiel.
Onde estiver, o medo rouba. Leva-nos à autossuficiência em uma interminável ladainha de "e se". Inúmeras vezes, Deus supriu os filhos de Israel em sua jornada à Terra Prometida. Ainda assim, eles consideravam apenas as circunstâncias, ao invés de confiar na grandeza de seu Deus. Se aconselharam com o medo ( Números 13:31-33 ) ao invés de confiar em Deus ( 13:30;14:6-10 ). A consequência foi terrível. A provisão do dia anterior pode servir como um lembrete da fidelidade de Deus, mas a perambulação de Israel pelo deserto por 40 anos demonstra que confiar no Senhor é uma atitude diária.
O livro de 2 Timóteo 1:7 diz, " Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes." O sacrifício de Jesus por nós na cruz removeu nossa necessidade de temer. Ao segui-lo, ganhamos a segurança e confiança de ter...
- O correto entendimento de Deus ( Números 14:17-20 ).
- Absoluta confiança nele ( Isaías 26:3-4 ).
- Uma vida crucificada ( Romanos 6:4-6 ).
Assim como a salvação requer nossa submissão à cruz, devemos escolher andar na plenitude do imenso poder. Viver com medo é voltar ao " inverno '' de nosso passado, esperando que o Pai nos dê algo que já é nosso ( Lucas 12:32 ). - Regina Franklin
JOGADA EXTRA
Leia: Salmo 14:2-3
...o Senhor Deus olha para a humanidade [...]. Mas todas se desviaram [...] e são [...] corruptos. Não há mais ninguém que faça o bem [...] nem mesmo uma só pessoa ( vv.2-3 ).
Examine: - Eclesiastes 7:20
- Romanos 3:23
- 1 Timóteo 1:15
Considere: Em que posição você se colocaria numa escala de1a10, com 1 representando maldade pura e 10 representando bondade total ? Como Deus o vê ?
Levei meu filho de sete anos a um jogo de mini-golfe e, para deixar o resultado competitivo, permiti que tivesse uma " jogada extra " - uma segunda tacada para praticar - por buraco. Ele foi bem até chegar ao buraco de 14, pois agora era necessário que jogasse a bola contra uma parede e depois outra antes de correr pelo chão. Sua primeira tacada caiu atrás da parede, como também a segunda, e depois mais boa algumas. Sua quinta tacada finalmente rebateu na parede e rolou pelo campo de golfe - uma bola, olhou pra mim e perguntou, " isso conta como uma jogada, certo ? "
Ri da vontade de meu filho em negligenciar suas diversas jogadas ruins, mas ele só estava fazendo no golfe o que todos fazem em outras áreas. Muitas vezes não tentamos também " escapar das situações " ? O que imediatamente reconhecemos como " pecado " nas outras pessoas desconsideramos quando nós mesmos o cometemos. Ou quando somos apanhados em flagrante, sem desculpa plausível, dizemos a nós mesmos que nosso pecado aconteceu só daquela vez, e que foi uma falha casual.
Ao fugirmos de algumas situações também nos desqualificamos para salvação. Se Jesus veio salvar "...o seu povo dos pecados deles" ( Mateus 1:21 ), então somente aqueles que admitem e se arrependem de seus pecados podem ser salvos. Esta foi a resposta de Jesus aos fariseus que indignamente questionavam Jesus por que Ele comia com esta "ralé" como "...cobradores de impostos e outras pessoas de má fama" ( Mateus 9:10-11 ). Jesus respondeu que "...Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes." E acrescentou o argumento decisivo, "...Porque eu vim para chamar os pecadores e não os bons" ( vv.12-13 ).
As pessoas boas não precisam de Jesus, mas os pecadores sim. A menos que digamos a verdade sobre nós mesmos, não podemos ser salvos. - Mike Wittmer
EVITANDO
Leia: 2 Samuel 22:26-37
O Senhor é o único Deus; somente Deus é a nossa rocha ( v.32 ).
Examine: Entregue os seus problemas ao Senhor, e ele o ajudará; ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece ( Salmo 55:22 ).
Considere: Como você lida com seus desafios e inimigos ? Para você, qual o significado de buscar a Deus e o Seu livramento hoje ?
Seria fácil para Teresa Clarke desanimar-se e abandonar os seus planos. Ela havia reprovado em seu teste para carteira de motorista 12 vezes nos últimos 27 anos - sem nunca conseguir obter sua licença. Durante este tempo havia gasto mais de 40 mil reais em 450 horas de instrução para dirigir. Mas Teresa dirigiu novamente no verão passado e passou na prova número 13!
Esta mulher inglesa finalmente pode dirigir para onde quiser.
No livro de 2 Samuel 22, lemos sobre Davi e como ele poderia ter desanimado devido aos "...seus inimigos" ( v.1 ).
Seus adversários eram muitos e variados. Alguns eram humanos ( Golias, Saul, Absalão, os filisteus ), outros eram seus conflitos pessoais ( recaídas, lascívia ). Ele havia falhado muitas vezes ( Salmo 51:3-4 ), mas sua esperança estava em um Deus fiel ( v.26 ) que poderia dissipar sua escuridão com luz santa ( v.29 ).
O cântico encontrado em 2 Samuel 22 ( apresentado também quase literalmente no Salmo18 ) destaca o caráter de Deus - quem Ele é. O rei de Israel poderia escrever estas palavras de vitória, pois o verdadeiro e Único Vitorioso havia provado ser um escudo ( v.31 ), rochedo ( v.32 ), fortaleza ( v.33 ) para ele e seu povo. Davi foi capaz de superar o desânimo porque tirou seus olhos de si mesmo e os focou naquele sobre quem escreveu, " O Senhor é o único Deus... " ( v.32 ). Esse mesmo Deus nos ajuda a superar inimigos e fracassos pessoais hoje e sempre. Como Paulo escreveu, " O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial " ( 2 Timóteo 4:18 ).
Teresa Clarke conhece esta verdade. Quando lhe perguntaram por que ela queria dirigir, suas primeiras palavras foram, " Estou ansiosa para poder levar pessoas à igreja. " Ela quer que mais pessoas conheçam aquele que " ...Tu não tens deixado quemeus inimigos me peguem... " ( v.37 ). - ajudando-os a livrar-se do desânimo. - Tom Felten
O MAIS IMPORTANTE?
Leia: Mateus 22:34-40
Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente ( v.37 ).
Examine: - Deuteronômio 6:5
- Josué 22:5
- 1 João 2:5
Considere: Como você pratica o maior mandamento de Deus ? O que acontece em nosso relacionamento com os outros, quando amamos a Deus de todo nosso coração, alma e mente ?
Se você é cristão a algum tempo, responderá facilmente a seguinte pergunta: "Mestre, qual o mais importante de todos os mandamentos da lei?" ( Mateus 22:36 ). Qual foi a resposta de Jesus ? "Ame o Senhor, seu Deus com todo coração, com toda a alma e com toda a mente" ( v.37 ).
Será que este mandamento é o mais importante para nós ? Deixe-me parafrasear esta pergunta com mais duas: Qual o mandamento que mais influência nossa forma de viver ? E também no nosso comportamento ?
Muitos outros "mandamentos" podem se destacar como mais importantes devido à nossa criação ou inclinação pessoal. A "lei" tome cuidado com o nº 1 e a necessidade da autopromoção são duas delas, com as quais você provavelmente irá se deparar.
Imagine esta cena: Alguém está espalhando mentiras sobre você. O que você fará ? Imediatamente lançará um contra-ataque para preservar o seu bom nome ? Ou você irá considerar o que o Deus amoroso exige de você, " Não pague a ninguém o mal com o mal " ? ( Romanos 12:17 ).
E quando você fica sobrecarregado com o seu trabalho, ou quando sente-se pressionado a pisar sobre as pessoas para subir na empresa - qual é o seu maior mandamento nesta hora ? Ainda é amar a Deus ? Buscar o reino de Deus sobre todas as coisas ? ( Mateus 6:33 ).
Jesus não somente descreveu " amar a Deus " como o maior mandamento, Ele também disse que este é o " primeiro " ( v.38 ). Esta palavra implica prioridade. Amar a Deus exige darmos a Ele a mais alta prioridade. Exige primazia sobre quaisquer desejos ou anseios humanos. Este mandamento deve ser a primeira consideração em todas as nossas decisões. Temos que observar o n°1 no trabalho, em nossos relacionamentos e em toda nossa vida.
Em suma, amar a Deus acima de tudo é o principal ! Isso acontece em sua vida ? - Poh Fang Chia
TOLICES
Leia: Salmo 127:1-2
...Se o Senhor Deus não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para construí-la ( v.1 ).
Examine: Precisamos trabalhar enquanto é dia, para fazer as obras daquele que me enviou. Pois está chegando a noite, quando ninguém pode trabalhar ( João 9:4 ).
Considere: Por que resistimos em confiar no poder e no atuar de Deus ? Como você viveria de forma diferente se você confiasse mais na obra de Deus em e ao redor de você ?
Não sou muito fã de camisetas cristãs, mas recentemente vi uma que gostaria de ter.Andando pelo centro de nossa cidade, passei por um homem idoso com os seguintes dizeres em seu peito:
SAIA DO CAMINHO E PERMITA QUE JESUS AJA. Apesar de ser uma frase relativamente comum, descreve uma excelente atitude. Todo o mal, tristeza, pobreza e escuridão de nosso mundo devem nos compelir a sairmos de nossos confortáveis sofás para agir. Como certo escritor registrou: "Jesus ressuscitou dos mortos; e nós temos trabalho a fazer."
Entretanto, o salmista, de acordo com o fio condutor em toda a Escritura, nos adverte contra pensarmos que somos a causa central ou a consequência em quaisquer de nossos esforços. O engajamento de Deus com o mundo não está em desequilíbrio, pendendo, na ansiosa esperança de que nós, humanos apareçamos.
Todo nosso esforço, habilidade e técnica são insuficientes sem a intervenção de Deus. " ...Se o Senhor não proteger a cidade... ", escreve o salmista, " ...não adianta nada os guardas ficarem vigiando " ( 127:1 ). De fato, " Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e deitando tarde... " ( v.2 ) porque a atividade frenética ignora o fato de sermos dependentes da bondade e misericórdia de Deus.
Esquecidos desta verdade, nos fatigamos, preocupamos e suamos. Planejamos, manipulamos e lamentamos. Raramente descansamos. Raramente oramos. E ao final, nos descobrimos vivendo de forma insensata como se fôssemos Deus.
Este não é um argumento para uma vida frouxa, sonolenta e inerte. Ao invés disso, é uma chamada para nos engajarmos com a obra redentora de Deus no mundo - lembrando sempre de que esta é a Sua obra entre nós.
Tyler Wigg Stevenson descreveu bem: " Não preciso salvar o mundo, mas posso servir ao Deus que já o salvou. " - Winn Collier
Senhor meu Deus.
Muita fé.
Vai dar tudo certo!
Estou confiante.
Senhor meu Deus, tudo vai dar certo, eu confio.
Está tudo em suas mãos.
Confiança plena, fé absoluta e esperança constante.
O DEUS QUE VÊ
Leia: Gênesis 16:1-16
Então Agar deu ao Senhor este nome: " O Deus que Vê... ( v.13 ).
Examine: - Salmo 34:17-18; 139:13-18
Considere: Você alguma vez duvidou de que Deus tenha visto a sua situação com perfeita clareza e dispensado Sua atenção e graça ? Como Deus afastou essas dúvidas ?
Radiobaliza de Localização Pessoal ( PLB ) são aparelhos de salvamentos usados por pessoas envolvidas em atividades terrestres ao ar livre. Transmitem os sinais de rádio que são detectados por 12 satélites na órbita terrestre. Os satélites retransmitem estes sinais às estações que processam e determinam a localização e o proprietário do aparelho. Em seguida, a informação é repassada à equipe de busca e salvamento.
Mesmo sendo tão útil, este aparelho não teria ajudado Agar. Pois ninguém parecia se importar o suficiente com ela e com seu recém-nascido para monitorar sua localização e progresso no deserto. Ninguém exceto El Roi.
O livro de Gênesis 16 começa com Sarai armando um plano para ajudar Deus a cumprir Sua promessa de permitir que os descendentes de Abraão fossem numerosos como as estrelas. Mas havia um problema - Sarai não podia engravidar ( v.1 ). Ela provavelmente via a si mesma como o elo fraco no plano de Deus, e ofereceu sua serva, Agar, ao marido. Quando Agar engravidou de Abraão, e começou a exibir sua superioridade em " procriar ", Sarai zangou-se e começou a maltratar Agar ( v.6 ).
Agar fugiu para o deserto, sentido o desespero e desânimo. O Anjo do Senhor a encontrou e fez-lhe algumas perguntas, e ordenou que desse à criança o nome de Ismael ( que significa " Deus ouve " ). Então ele a enviou novamente a Sarai. Entretanto, antes de deixar aquele lugar, Agar deu o nome de El Roi ao Senhor, que significa " Tu és Deus que vê ". Isto implicava que Deus viu sua situação com perfeita clareza e que ela era o alvo de Sua maravilhosa atenção
No deserto de aflição e miséria, confie que Deus vê a sua situação com perfeita clareza e lhe concede Sua presença viva ( Gênesis 28:15 ), provisão ( v.20 ) e proteção ( Deuteronômio 2:7 ). - Marvin Williams
Se você tem Deus, se tem o Senhor Jesus, você tem tudo e muito mais, tem a força, o poder, os dons, a sabedoria e o poder que vem do alto. Você ainda quer mais do que tudo isto?
Mesmo para aqueles que não acreditam em Deus, não importa, Deus continua os amando assim mesmo.
Medite temos valor e relevância para Deus, é o que mais nos importa, são valores espirituais eternos, não são passageiros.
Meu Senhor, meu Deus,
Que eu sirva de incentivo, de inspiração para meus semelhantes.
Mas, jamais fonte de invejas!
NÃO PASSE A FRENTE DE DEUS!!!
“Um dia Sarai disse a Abrão: ‘Já que o Senhor Deus não me deixa ter filhos, tenha relações com a minha escrava; talvez assim, por meio dela, eu possa ter filhos’.
Abrão teve relações com Agar, e ela ficou grávida. Quando descobriu que estava grávida, Agar começou a olhar com desprezo para Sarai, a sua dona” (Gênesis 16:2 e 16:4).
...O INIMIGO FARÁ DE TUDO PARA QUE VOCÊ TOME DECISÕES PRECIPITADAS E ASSIM SOFRA AS CONSEQUÊNCIAS...
AbençOado Dia Gente
Obrigado meu Deus, pelo mês que se inicia
1 de Setembro, que o Senhor nos
conceda fé, disposição, coragem e sabedoria e nos revista com o seu amor,
e nos encha da sua paz.
Amém!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp