Se Desconfiar do seu Marido
Abriu os olhos, em seguida sentou na cama. Olhou em volta, viu suas vestes, mas não as vestiu. Espreitou o sol e o relógio da consciência, que projeta-se ao meio-dia. Suspirou de enfado, caiu na cama, fechou os olhos, mas não dormiu... Sonhou acordado, ouviu as últimas batidas do seu coração...Desistiu do absurdo de viver.
FICOU NO PASSADO
Em algum lugar do passado
você ficou,
ou foi o contrário,
fiquei eu,
diante do abismo do não
talvez ficamos ambos
invisíveis naquela foto
que não tiramos juntos
naquele abraço interrompido
pelo receio da consequência
naquela dança ensaiada
na caminhada à noite
sob à lua de setembro
nas pedras centenárias
da cidade morta
naquele beijo imprimível
Em algum lugar do passado
preferimos o silêncio
o acaso escolheu a inércia do corpo
e o calafrio das mãos
o quase sim da alma em desespero,
preferimos a calma e o conforto
a covardia racional
fugimos do mundo de Dante
restou a prosa proustiana
sem ciúmes, sem vida,
sem morte, sem poesia.
Evan do Carmo
A lei, reza a constituição, é igual para todo cidadão. Utopia platônica, como a ideia de democracia que nunca foi praticada de fato, com igualdade de direito do povo para o povo.
Onde uma minoria eleita pela maioria governa e goza de privilégios especiais. Isso nos faz lembrar a fábula dos leões e as lebres.
Seguindo o princípio elementar democrático, dos ditos direitos iguais para todos, em uma reunião, as pobres lebres que representam o povo no estado democrático, questionam o fato de serem deixadas para trás, na divisão da comida e citam a leia que lhes conferem igualdades.
Os leões, enfurecidos as repreendem dizendo: "Cadê as suas garras?"
"Os homens profundos não são compreendidos, contudo, são os mais ouvidos, por isso se tornam autoridades para os demais."
A METAFÍSICA DA FÊNIX
Sobre o mito da fênix, mito que não é grego originalmente, antes fora, como tudo de que os gregos se dizem autores, tem Roma como coautora. Contudo, se cavarmos mais fundo, encontraremos as suas cinzas no oriente, como mito cristão do renascimento espiritual, mito reinventado e adaptado do Egito, como o mito do cordeiro, ambos trazidos ao ocidente por Platão, segundo nos conta Voltaire.
Um mito tosco, que tenta explicar um ato de superação humana. Não pode ser possível que alguma coisa saia voando das suas próprias cinzas. O fogo sempre foi e será o símbolo perfeito e real de destruição, nada pode surgir do fogo com vida.
Todavia, creio que este mito tem muito a ver com a crença numa metafisica universal, a da sobrevivência da alma após a morte. Não nos serve como uma filosofia de vida, resta contudo entender a sua real aplicação.
Para mim tem efeito contrário, das cinzas nada pode surgir, nem mesmo como simples simbologia, é decadente e arcaica esta preposição para se superar, falo sobre o espírito humano, não se faz necessário chegar ao clímax da decadência para se reerguer, podemos reagir para outro estado de espírito e de consciência, do ponto em que nos encontramos, sem ter que descer ao fundo do poço da existência...
A fênix, todavia nos serve como modelo de ato de coragem, pelo fato de ter força moral para mergulhar no abismo, no fogo simbólico, onde intenta buscar algo novo, ou nova vida, outra chance de existência, que no seu caso é a inexistência das cinzas...
"Diante da grandeza os pequenos se apequenam ainda mais, quando deviam se elevar... Por isso são pequenos de espírito, como os vermes que se enrosca aos pés dos troncos resistentes. Assim são os homens do presente, diante dos deuses da arte do passado." #Evandocarmo
Eu particularmente não sou contra nenhuma autoridade eleita, entendo que até o termino do mandato são meus representantes legais. Além de torcer por seu sucesso, temos que ajudar e cobrar no parâmetro legal nossas reivindicações. A política de maneira correta é benéfica a todos. Temos que parar de agir errado seguindo politiqueiros que visam seus próprios interesses. Pois os eleitos em maioria trocam de partidos, entram nas convenções se unindo e fazendo acordo para ganhar um novo pleito.
A população em geral não pode ficar com ódio ou rancor de seu representante eleito escolhido pela maioria. Isto é um atraso para comunidade que precisa estar unida e buscando o interesse para todos. Quando exigimos nossos direitos de forma legal, com protocolo respaldado de uma Associação de Moradores estamos agindo certo, assim conseguimos que o impossível se torne realidade dependendo da câmara de vereadores e Ministério Público. Vamos fazer nosso dever e exigir nosso direito. Os partidos fazem reuniões mensais, participando entendemos melhor e conhecemos o quem é o certo. Mas decidir em quem vai votar! Vamos esperar e decidir isto nas eleições.
Lírios de grego
Não escrevo mais melancolias
nem poemas de dores e de saudade
é um poeta novo que ressurge
das entranhas de uma cruel enfermidade.
Lírios de grego, mitos de flores
amor de musa morta,
gritos suspensos no âmago do absurdo,
poema mudo, ecos sem resposta.
Evan do Carmo
"Não há limites para a ignorância humana, como não também para a inteligência criativa... Um paradoxo divino."
A inteligência não está morta, apenas adormecida. Basta que saibamos provocá-la, para que ela desperte e nos brinde com sua sublime empatia, que há só entre os iguais.
A inteligência não está morta, apenas adormecida. Basta que saibamos provocá-la, para que ela desperte e nos brinde com sua sublime empatia, que há só entre os iguais.
Existem palavras ou atitudes que, para algumas pessoas não têm nenhum significado sentimental, mesmo que as vezes essas palavras ou atitudes possam ser duras de mais. Ao que para outras pessoas, as mesmas palavras ou atitudes pode significar o fim do mundo. Por isso, o importante não é o que você diz ou faz, mas o verdadeiro sentimento que provoca nas pessoas.
DICA DO EDITOR - CONTRA A VAIDADE LITERÁRIA
Lembro de uma passagem das sagradas escrituras, onde um homem doente pede esmola a dois irmãos do Cristo. Contudo, eles dizem para o homem aleijado. "Nada temos para lhe oferecer, nem prata nem ouro, apenas uma coisa: o Cristo."
Me pego a pensar sobre meu trabalho de editor, se realmente tem alguma relevância este meu trabalho, ou se o que faço é alimentar a vaidade e o orgulho, inflar a alma de autores não publicados, especialmente quando a edição é gratuita, para aqueles que não podem pagar para realizar o sonho de ter uma obra publicada...
Nada é mais insuportável do que a vaidade de escritores novatos, de poetas que passam do anonimato das redes sociais para o mundo real, com uma obra publicada e impressa.
Um livro em mãos ou na cabeça não superar em nada o valor de um autor, o que ele tem que não pode ser roubado está em sua mente, sua leitura sobre o mudo e sua capacidade de filtrar o que pode ser aproveitado para escrever em seu livro verdadeiro e eterno, a sua existência, este será seu real legado.
Um livro não pode mudar um mundo nem deve mudar o homem que o escreve, contudo, alguns homens que nada escreveram, como o Cristo, foram capazes de mudar toda humanidade.
Não se preocupe com o sorriso que não pode manifestar.
Depois da dor vem a alegria.
Então faça a sua parte!
Mais adiante, será presenteada com sorrisos fartos.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
- Frases de alegria para inspirar e tornar o seu dia mais feliz
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- Frases sobre idiotas que mostram seu talento para a estupidez
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Frases idiotas e nada a ver para alegrar o seu dia!