Saber Cuidar - Leonardo Boff
A paz de Cristo que excede todo o entendimento, guardará a sua mente, alma e espírito quando você compreender o preço que foi pago por ela na Cruz por você.
Quando for pensar em criticar algo ou alguém, coloque-se, através da empatia e do amor, no lugar dessa pessoa ou nessa situação. E quando você olhar com uma visão afetuosa e empática, verá que nem tudo é como você pensa.
"O verdadeiro evangelho sempre será aquele que te aproxima de Cristo cada vez mais, e não apenas daquilo que Ele pode fazer e nos dar."
A pessoa verdadeiramente sábia compreende que os problemas são dívidas emocionais, e somente ela, com o tempo, poderá quitá-las, reconquistando a paz, a alegria e o contentamento pleno.
O verdadeiro evangelho nos confronta com os pecados que cometemos e nos convence da justiça e do juízo, levando-nos ao verdadeiro arrependimento para não sermos enganados pelo pecado.
Quando Deus nos leva ao arrependimento, Ele nos convence da nossa condição de pecadores e nos redime das nossas transgressões por meio de sua imensurável graça e amor, revelando que sua bondade, misericórdia e graça são os fundamentos inabaláveis da nossa fé.
Quando o Espírito Santo ilumina nosso entendimento e nos conduz à verdadeira compreensão, percebemos, por meio da graça, que a conversão, a santificação e o avivamento espiritual estão intimamente relacionados à nossa comunhão com Ele, e não apenas à nossa condição ou capacitação humana e natural.
A Individualidade da Vida
Quando compreendemos que somos os únicos responsáveis pela nossa felicidade, prosperidade e contentamento, descobrimos que a vida é única e insubstituível. Devemos vivê-la primeiramente por nós mesmos e nos amar de tal maneira que esse amor supra toda a nossa carência interior. Assim, deixaremos de ser pessoas egoístas e entenderemos o verdadeiro significado e sentido desta vida.
A Importância de Amar e Ser Amado
O amor sempre será uma via de mão dupla, onde a reciprocidade afetiva, a empatia mútua e a consideração abrirão um caminho para que os nossos relacionamentos sejam cada vez mais harmoniosos e agradáveis para nós e para as pessoas ao nosso redor. Pois, quando o amor é fundamento principal em cada relação, ele estabalecerá uma conexão prospera em todos os sentidos.
A empatia e a simpatia fazem parte de um caminho essencial para entendermos o mundo exterior além da nossa cosmovisão. Somente através delas poderemos conhecer de fato a dor e o sofrimento alheios e, assim, supri-los através do amor.
O que te faz resolver um problema sem criar outro é o conhecimento da causa do problema, aliado à compreensão e à prática da sabedoria divina, o que te levará a solucioná-los sem agravar a situação.
A sabedoria divina se manifesta em nós através da nossa comunhão com Deus, por meio do Espírito Santo. É Ele quem torna inteligível para nós o conhecimento das verdades insondáveis de Deus para nós.
Quando conhecemos as verdades de Deus e descobrimos quem somos Nele e quem Ele é em nós, deixamos de nos respaldar na nossa autossuficiência e passamos a depender da Sua graça e sabedoria para termos uma total dependência Dele, que suprirá toda a nossa carência interior.
Devemos sempre expressar a sabedoria divina, através dos recursos da Palavra de Deus. E quando abrirmos nossas bocas, que a sua graça possa fluir em santidade, e que isso seja um reflexo da nossa comunhão com Deus através dela.
Aqueles que andam em retidão, e em santidade, vão compreender no decorrer de suas vidas. Que a graça e o amor de Deus são capazes de supri todas as suas necessidades, sem nunca sentirem falta de coisa alguma.
A religião anda na contra-mão da verdadeira comunhão com Deus, pois ela leva a pessoa a buscar fazer a vontade de Deus. Quando, na verdade Deus é que deve cumprir a sua vontade no homem através da comunhão Dele com a pessoa através da fé.
A religião é o homem tentando fazer a vontade de Deus, através da sua capacidade, buscando assim cumprir a sua Palavra através do seus próprios dons, talentos e virtudes. E que jamais vão produzir vida e frutos dignos de arrependimento diante de Deus.
O amor de Deus, só será revelado aqueles que o buscam com um coração sincero, e puro e que continuamente se afasta da maldade do pecado, e assim manifesta o seu amor em graça e santidade.
A vida é muito curta para guardar nela o que é ruim, e não acrescenta nada. Por isso, devemos semear o amor em todas as nossas atitudes, para podermos colher os frutos dele que são relacionamentos cada vez mais saudáveis conosco e com as pessoas.
O invejoso cobiça, e nada tem. Pois, Deus resiste aos soberbos, mas derrama abundantemente a sua graça e favor sobre os humildes e que guardam a suas palavras de vida, para assim prosperarem em seus caminhos.
