Saber Cuidar - Leonardo Boff
A única maneira de vencermos nossas adversidades emocionais está na nossa resiliência, nutrida pela disciplina e determinação para superarmos nossas batalhas interiores.
Para viver uma vida plena e excelente, é essencial permanecermos firmes na sabedoria e no amor de Deus, que nos guiam no caminho da sua verdade eterna.
O amor sempre será a melhor maneira de resolver conflitos sem os agravar, e a paz que dele emana será sempre o árbitro em qualquer situação.
Quando a paz se torna o árbitro nas nossas relações, tanto com nós mesmos quanto com os outros, descobrimos que ela é um bem inegociável.
O gestor que prepara o seu sucessor demonstra estar pronto para assumir cargos muito mais elevados.
De que adianta tentar agradar a todos, se o preço é ferir seus princípios e valores? No final, as expectativas dos outros são insaciáveis e nunca serão satisfeitas.
Ao nos tornarmos reféns da vontade alheia, abdicamos da liberdade e entregamos nossa vida à sua influência.
A falta de respeito à nossa vontade e desejos nos torna vulneráveis à dependência emocional, deixando nossa vida sob o controle alheio.
Quando alguém não consegue te atingir, tenta manipular os outros contra você. Nossa postura? Seguir em frente, pois quem nos guarda nunca dorme.
"Só conhecerá o poder do pecado quem lutar constantemente contra ele. E só conhecerá o poder libertador da graça quem se expuser às virtudes que dão um novo sentido e significado às nossas vidas."
"Em uma discussão, o tolo é reativo e impulsivo, enquanto o sábio é ponderado e reflexivo, ciente de que cada palavra pode resolver o conflito ou agravá-lo."
"Há três maneiras de avaliar a personalidade e o caráter de uma pessoa: primeiramente, quando sondamos seu coração e a submetemos a intensa pressão emocional e espiritual; em seguida, quando a confrontamos com seus piores medos e observamos sua reação; e, por fim, quando lhe damos poder e autoridade e observamos o tamanho de sua mansidão e humildade."
"Ser nobre não é vestir roupas bonitas, ou ter uma boa comunicação e aparência. É aprender o sentido do amor, da bondade e da humildade e aplicá-los em sua vida e na vida daqueles que convivem com você."
"Vença seus medos antes que eles vençam você. Não há nada pior do que impor limites à própria vida por causa de temores irreais, que jamais se concretizarão."
"A nossa vida não termina aqui; ela começa na eternidade, onde a glória da segunda morada com Deus será infinitamente maior do que a desta nossa morada transitória e efêmera neste mundo."
A felicidade nasce de cada atitude, buscando viver os princípios do amor de maneira incondicional e imparcial, transformando-os na forma mais pura do perdão.
"Quando compreendermos verdadeiramente que o amor e a afetividade não se compram, mas se conquistam, deixaremos de mendigar o amor e a afeição alheia. Então, entenderemos que esses sentimentos fluem de maneira espontânea e natural."
A Cruz de Cristo era para nós
Jamais testemunharemos na história um amor tão intenso, imensurável, verdadeiro e perfeito como o de Jesus por nós. Esse amor incondicional, que nos conduz à plena redenção e salvação, teve um preço altíssimo e impagável que somente Jesus poderia pagar.
Ele fez isso para nos libertar do cativeiro do pecado e da escravidão espiritual. A Sua Cruz era para cada um de nós, e Ele levou nela todas as nossas doenças e pecados. Deus fez Dele, e através Dele, a nossa justiça diante de Deus.
