Saber Cuidar - Leonardo Boff
Devocional: Meu Caminhar Diário com Deus
2 Crônicas 7:14
14 Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.
Em nossa jornada pela vida, compreendemos que a luta contra o pecado e seus princípios de iniquidade busca nos destruir por completo, em todas as áreas. Quando estamos imersos na realidade do pecado, percebemos seu poder destrutivo avassalador.
Mas Deus, rico em amor e misericórdia, por Seu imensurável amor e graça, nos concede a cada momento a oportunidade de viver na realidade da Sua santidade. Aprendemos a confessar nossos pecados e nos abrimos ao poder curador do Seu perfeito amor.
Quando nos humilhamos diante da Sua poderosa mão e nos quebrantamos, Ele nos exaltará e nos revelará que somos chamados a viver o verdadeiro arrependimento. Essa mudança impactará não só nossas vidas, mas também a vida daqueles ao nosso redor.
Assim, Deus nos perdoará, e o poder do Seu perdão curará nossa alma, mente e espírito.
Quando aprendermos a lutas nossas batalhas interiores, e exteriores através dos recursos da graça e do amor de Deus, e deixarmos que Ele realize a sua justiça em nossas vidas. Veremos, o poder transformador da oração e comunhão em espírito e em verdade.
"Quando compreendemos o poder de vida e de morte que existe em cada palavra que proferimos, pensamos muitas vezes antes de abrir a boca. Por essa razão, devemos aprender a meditar longamente, buscando sabedoria e fundamento para cada palavra que pronunciamos."
"Devemos sempre falar a verdade, pois Deus se manifesta onde a verdade e a santidade prevalecem, em harmonia com Seus princípios eternos."
"Devemos sempre responder à maldade com a bondade de Deus, manifesta em nossas vidas através da graça e do amor concedidos pelo poder do Espírito Santo."
Deus, um Pai de Amor
Quando compreendemos nossa filiação a Deus e Sua paternidade sobre nós, reconhecemos que Ele é um Pai de amor, que fundamenta todas as suas ações em Sua imensurável graça.
Esse amor eterno, cheio de graça e verdade, é a razão para vivermos uma vida plena e abundante. Suas misericórdias, que são infinitas e se renovam a cada manhã, nos impedem de sermos consumidos por nossos próprios erros.
Esses pecados nos afastam de Sua presença de amor e graça, e por isso, acabamos perdendo a percepção de quem somos Nele e de quem Ele é em nós.
"Não se deixem vencer pelo mal, mas a cada dia, prevaleçam sobre ele com o amor e a bondade que são a manifestação do amor de Deus em suas vidas. Demonstrem que o amor é o único caminho para vencer a iniquidade deste mundo."
O amor é sempre será uma via de mão única, onde devemos sempre ser intencionais com o propósito de amarmos sem esperar nada em troca. Pois, o amor puro e verdadeiro sempre será o ponto de partida para a excelência em tudo que fazemos.
Os três pilares para uma vida próspera, saudável e honrada sempre serão o amor incondicional, a bondade imparcial e o perdão que brota de nosso interior. Este último floresce quando compreendemos que a misericórdia é o melhor caminho para cultivar a paz interior e harmonizar nossos relacionamentos.
Quando todos os meus sofrimentos me levam a conhecer o amor e a graça de Deus.
Nascemos e, enquanto vivemos, questionamos o propósito dos lamentos e sofrimentos que enfrentamos. Lamentamos, choramos e nos amarguramos, e cada lágrima derramada tem o potencial de nos revelar e nos conduzir à compreensão da graça e do amor imensurável e incondicional de Deus. Ele permite que portas se fechem em nossas vidas enquanto nossos corações estiverem abertos ao pecado e à maldade.
À medida que fechamos cada porta espiritual e emocional que nos leva aos caminhos do pecado e da maldade, a graça e o amor de Deus nos guiarão pelos caminhos da prosperidade, honra e vida abundante, que vão mudar completamente nossas vidas dando um nosso signficado a ela.
A nossa indignidade e iniquidade interior revelam um buraco em nós, um vazio do tamanho do amor e da graça de Deus. Esse vazio espiritual só pode ser preenchido quando compreendemos a nossa filiação divina, através da paternidade espiritual de Deus em Cristo.
Jesus, com um amor imensurável, nos amou.
Jesus, o autor e consumador da nossa fé, nos amou com um amor imensurável. Esse amor transbordante de graça restaura tudo por onde passa, dissipando qualquer vestígio de maldade.
Seu amor perfeito restaurou em nós tudo o que o pecado havia roubado. Simplesmente porque Jesus decidiu nos amar. Ao abrir mão de Sua glória eterna e tornando-se com um de nós, Ele nos revelou uma graça e um amor incomparáveis.
Sua bondade eterna nos libertou da prisão espiritual em que éramos reféns. Quando Sua misericórdia nos alcançou, transformou nossa realidade interior, que o pecado havia corrompido.
"Quando compreendermos que o amor perfeito é simbolizado pela cruz, e que através dela podemos testemunhar o poder transformador do amor de Deus em nossas vidas, seremos conduzidos de volta à santidade e ao fervor do nosso primeiro amor por Ele."
"Quando você cuida do que é de Deus, com amor e dedicação, Ele cuida do que é seu, com provisão e graça. Ao amar como Ele ama, você permite que Seu amor transforme sua vida e a vida daqueles ao seu redor."
"Quando compreendermos o poder que cada palavra tem de curar ou adoecer, entenderemos que a vida e a morte residem em cada expressão do nosso interior. Se não forem tratadas pelo poder curador da graça de Deus, essas expressões podem nos ferir ou ferir aos outros. Por isso, devemos ponderar cada sentimento, cada desejo e cada pensamento antes de expressá-los."
"Antes de abrir a boca, ame primeiro em silêncio. Quando você amar verdadeiramente, descobrirá que o amor dá sentido e poder de curar a cada palavra que você expressa."
Quando tudo fugir ao controle, lembre-se que existe um Deus com poder infinito e imensurável. Apesar de toda a Sua grandeza, Ele se fez humilde e se revestiu da nossa simplicidade humana para revelar o poder curador do Seu amor e graça.
Aquele que muito foi perdoado, muito amará. Pois, Deus nos ama infinitamente mais do que a proporção dos nossos pecados, e a cada momento revela o poder transformador e curador da sua maravilhosa graça sobre nossas vidas.
