Saber Cuidar - Leonardo Boff
Cada expressão do nosso ser comunica as pessoas o que somos. Nossas atitudes são apenas um reflexo de nossa natureza e condição interior.
O estado mais miserável em que uma pessoa pode se colocar é mendigar o afeto alheio, sem compreender que a fonte do amor não são as pessoas. Por isso, existem muitos mendigos emocionais que carecem de amor próprio e, por essa razão, nunca estão satisfeitos e realizados afetivamente.
Pessoas proativas e altruístas usam seus sofrimentos e adversidades como impulso para crescer e prosperar. Já as vitimistas e pessimistas veem em cada problema e frustração motivos para espalhar a sua amargura e descontentamento.
"Insensato e ignorante é aquele que visa resolver o problema da sua maldade interior tratando apenas os efeitos dela, sem compreender a raiz do seu problema, que é a sua própria natureza maligna e corrompida pelo pecado."
Pessoas sábias, no decorrer da sua vida, constroem idealização e tem propósitos que mudam a sua história. Já as pessoas estúpidas buscam apenas realizações materiais que são tão vazia quanto a sua própria existência.
A verdadeira sabedoria é manifesta quando recebemos o mal, e transmitimos o bem. Somos perseguidos e abençoamos, e temos uma postura de amor onde ele é o fundamento inabalável do nosso caráter e personalidade.
"Quanto mais conhecemos a verdade, mais nos conhecemos de verdade. A verdade é como um espelho: pode nos mostrar uma imagem bela ou desagradável de nós mesmos. Depende de como estamos dispostos a encará-la."
A nobreza reside no coração daquele que escolhe cingi-lo com a verdade e a humildade, fazendo de cada atitude um estilo de vida em que esses princípios moldam sua identidade e caráter.
Quando mediamos um conflito com palavras brandas e pacíficas, e administramos com sabedoria cada palavra e atitude, criamos uma realidade de harmonia e equilíbrio, tirando o foco do problema e da adversidade e colocando a ênfase na resolução da crise.
"A qualidade de nossas vidas e a saúde espiritual, emocional e intelectual delas serão equivalentes à qualidade de cada palavra, pensamento e sentimento expressos mediante atitudes fundamentadas no amor."
"É fácil julgar a dor alheia quando ela não é uma experiência vívida e latente em nosso cotidiano. Difícil mesmo é ter sensibilidade e empatia, com amor, buscando resolver um problema sem criar e ampliar outros."
"O maior segredo para viver em paz e com pleno contentamento é falar pouco, pois só temos uma boca, e ouvir mais, pois temos dois ouvidos. Além disso, é importante enxergar com precisão cada atitude das pessoas, aprendendo com os erros e acertos delas."
"Conhecemos a graça, o amor e a misericórdia divina em meio à nossa falência emocional e espiritual, no decorrer do tempo em que a nossa tristeza se transforma em alegria, a nossa angústia em uma paz perene, e quando o nosso sofrimento nos torna mais sábios e maduros em nosso entendimento e discernimento."
"A maneira como carregamos os fardos em nossas vidas determina como será a nossa qualidade de vida emocional, espiritual e relacional. Por isso, devemos usar o amor e o perdão, sabendo que a maioria de nossas dívidas são emocionais."
"Quando o perdão deixa de ser apenas uma opção e passa a ser uma decisão e um estilo de vida, impedimos que as amarguras da vida tirem de nós o brilho e a luz da paz de Cristo."
"Ao agradecermos pelo que já temos, abençoarmos e profetizarmos a Palavra de Deus em nossas vidas, criamos uma realidade de graça, na qual o poder de Deus transformará cada momento de nossas vidas."
O nosso maior problema é que amamos pouco, e exigimos demais das pessoas. São críticos em momentos que devíamos ser misericordiosos e compassivos, esquecendo-se de que o amor é a principal força que mantém os relacionamentos inabaláveis.
"O sofrimento tem dois propósitos principais: o primeiro é nos fazer amadurecer, desenvolvendo habilidades para lidar com nossas necessidades. O segundo é nos ensinar que o sofrimento é uma oportunidade para prosperarmos em meio às nossas crises."
Poesia: Nossa vida, um sopro do nosso Criador.
Nossa vida é um sopro, um instante concedido pelo Criador. Nascemos, crescemos e vivemos cada dia, mas que proveito tiramos disso? Sorrimos, sonhamos, amamos intensamente e, muitas vezes, nos decepcionamos. Por que ainda amamos, então?
Amamos porque nutrimos a esperança de um amanhã melhor, onde nossos desejos, sentimentos e palavras sejam como fonte de vida, que por onde passa, transmite graça e transforma.
Por isso, amemos, mesmo que nos custe lágrimas, pois o amor consolador, com seu poder transformador, redime nossa alma de toda frustração, tristeza e dor.
Saibamos que cada gesto de graça e amor, nessa jornada da vida, é apenas uma nuance, um breve sopro do Criador.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp