Saber Cuidar - Leonardo Boff
Discutir com um tolo é como segurar o caule de uma bela rosa cheia de espinhos. Por mais que você use as melhores palavras e argumentos, sempre sairá ferido.
Não há dor emocional maior do que a frustração de não poder realizar seus sonhos e desejos por causa de medos interiores e da oposição daqueles que lutam contra o seu sucesso.
"Existem dois tipos de sofrimento no mundo: aquele que transforma e aquele que nos deforma. A maneira como lidamos com ele revelará se vamos nos prostrar diante da nossa falência emocional ou governar através da resiliência, ressignificando nossas dores para voltarmos a viver."
Na vida, podemos ser a origem dos problemas de alguém ou a resolução de suas dificuldades. Ao buscarmos, com sabedoria espiritual, levar paz e consolo às suas lutas internas, percebemos que, quando ajudamos a solucionar seus desafios, criamos laços duradouros.
"Aquele que não domina as suas emoções e vontades é comparado a um insensato que, ao olhar para dentro de si e ver cada uma delas sem tomar providências, torna-se uma vergonha e motivo de desprezo para si e para todos."
"A maneira como lidamos com as nossas frustrações e fracassos dirá muito sobre nós. Pois todos aqueles que só aprenderam a ganhar, e nunca sentiram o remorso e a amargura das perdas, não saberão dar valor a cada conquista."
A maior lição de nossas vidas não é prosperar exterior e materialmente, mas, sim, prosperar interiormente no campo das emoções e na nossa espiritualidade, pois delas advêm o nosso sucesso e a nossa excelência em tudo o que fazemos.
Reconheço que magoei muitas pessoas e paguei caro por isso. Não posso mudar o passado, mas posso transformar minhas falhas em lições e me esforçar, todos os dias, para não repetir os mesmos erros."
Mesmo que você não compartilhe o sonho de alguém, incentive. Seu apoio pode ser o impulso que torna o impossível, possível.
Mesmo que você não acredite no sonho de alguém, incentive essa pessoa, pois seu apoio pode ser o empurrão que transforma o impossível em realidade, movido pela força, coragem e determinação de quem sonha.
Liderança de verdade não é apenas um cargo.
É quem segura o time no colo quando o mundo desaba.
Não precisa de reconhecimento ou aplausos,
mas sim da capacidade de motivar sua equipe.
"O perdão é o mais poderoso dos remédios, especialmente o perdão que oferecemos a nós mesmos. Nossos maiores sofrimentos nascem da ausência desse autoperdão. São o descontentamento e a amargura que, ao se instalarem em nós, transformam-se em doenças, dores e tristezas profundas. Por essa razão, perdoar-se e estender o perdão ao outro é o caminho para curar as feridas e os complexos acumulados ao longo da vida."
A verdadeira medida do amor não é revelada pela presença constante, mas pela saudade que a ausência deixa, mostrando o imenso valor de um laço construído através do tempo.
Você somente descobrirá a força que o pecado exerce quando decidir, de fato, lutar contra ele. E, de modo semelhante, só conhecerá o poder transformador da graça e do amor de Deus ao parar de olhar para si mesmo, para seu desempenho e suas qualificações pessoais. Compreendendo que a libertação e a santificação não vêm de você; são, na verdade, um dom de Deus.
Quando compreendermos que somos a imagem e semelhança de Deus e que sua presença, cheia de graça e verdade, habita em nós, passaremos a desfrutar de uma comunhão tão íntima, profunda e intensa que isso nos curará interiormente, prosperando nossas vidas e abrindo nosso entendimento para conhecermos quem somos nele e quem Ele é em nós.
