Saber Cuidar - Leonardo Boff
Ser sábio, não é apenas buscar o conhecimento, mas acima de tudo aplica-lo através dos seus princípios e valores tanto na vida pessoal, quanto na relações interpessoais para que assim ele ganhe proeminência através de nossas vidas.
Vamos verdadeiramente descobrir o caminho para a felicidade, e para o pleno contentamento quando aprendermos a abrir mão de tudo aquilo que nos aprisiona interiormente. E assim começarmos a viver a humildade, e simplicidade da vida que nos cerca.
O amor, a bondade e a fidelidade não se manifestam apenas em cada um de nossas atitudes. Mas, elas nascem dos frutos da nossa personalidade e caráter, que é forjada a cada momento em nossa comunhão com Deus através da sua graça.
Assim, como a cobiça e a ganancia habitam no coração da pessoa estúpida e sem entendimento. De igual modo, aqueles que renunciam a sua própria vontade por amor e em favor dos menos favorecidos, semeiam o favor e prosperidade de Deus por onde passam.
A Diferença, entre a verdade que salva e justifica, e a mentira que escraviza e nos condena diante de Deus. E que, a verdade implícita na sua Palavra sagrada nos liberta, e nos santifica a cada dia. E a mentira, que vêm dos valores falíveis do mundo que vive no maligno e que destroem os nossos valores e princípios, nos levam a um abismo moral, espiritual e emocional sem fim.
Só vamos ouvir a voz de Deus e ser curado pelo seu perfeito amor por nós, quando deixarmos de ouvir as vozes interiores que querem suprimir a sua glória em nós a cada momento. E aprendermos a receber mediante a fé as consolações do Espírito Santo, e quando a sua graça for para nós mais real que o ar que respiramos.
Tenho orgulho de ser brasileiro e, afinal, ter podido provar a minha brilhante performance no teste supremo de resistência psicológica que não admite novatos.
Todo filósofo é uma gota de chuva sobre o oceano: percorre uma longa jornada em queda livre, enfrenta toda a sorte de obstáculos e turbulências em seu caminho, mas ainda assim, no fim, se encontra confortável onde quer que caia.
O mundo moribundo atual me faz sentir saudades do mundo jucundo de antigamente tal o qual eu só conheço através dos livros.
Para o verdadeiro filósofo, cultura filosófica adquirida nunca passará de uma mera reordenação ad aeternum de sua pilha de lembretes.
