Saber Cuidar - Leonardo Boff
Um dos maiores enganos que uma pessoa pode cometer, é o de trocar a paz de espírito que vêm do Espírito Santo, pelos prazeres desse mundo e que além de não preencher o nosso interior, ainda vai nos deixar cansados por fora e angustiados por dentro.
A pior frustração e decepção que uma pessoa poder ter, é a de tentar ser perfeito, e cobrar a perfeição das pessoas a sua volta. Sem compreender, que na simplicidade do amor, e da compaixão está o segredo da felicidade e do pleno contentamento.
Quando o dinheiro e as pessoas passam a ser o centro de nossas vidas, e nos desgastamos nos preocupando com o futuro. Vamos compreender que existe uma vazio em nós, que o conforto e o amor de Deus podem nos trazer.
Quando compreendermos que não existe vitória sem confronto, e que em cada dificuldade que passamos em nossas vidas serve para nos dar maturidade, e experiência que nos levará a cada momento a excelência em tudo que fazemos.
O verdadeiro caminho para o avivamento, e despertamento espiritual, está relacionado ao fato de nos esvaziarmos continuamente de nossos valores, princípios e propósitos. E nos enchermos continuamente do poder do Espírito Santo, deixando a sua glória nos quebrantar interiormente, produzindo a manifestação perfeita do amor e graça de Deus.
Quando compreendermos o propósito da unção de Deus em nós, então vamos descobrir o segredo do despertamento espiritual, e do avivamento interior. Pois, quando a glória para Deus sobe ao trono da sua graça, através da nossa adoração como um estilo de vida. Mas, ela irá descer na forma das suas virtudes perfeitas em nós.
Quando descobrirmos que o amor de Deus revelado a nós, tem o poder de curar o nosso interior, nós vamos deixar de buscar consolo em nós mesmos e nas pessoas, e vamos viver o verdadeiro despertamento e avivamento espiritual.
Quando pensamos, nós estamos criando padrões de conduta para nós. Quando estamos falando, estamos criando abrindo caminho para que as nossas atitudes tomem forma, e vida. E isso criará o nosso destino, e sobre cada palavra, pensamento e atitudes nós vamos viver e cumprir o nosso propósito e destino nesse mundo.
Tudo que semearmos em pensamentos, palavras, e atitudes nós iremos colher. Por isso, que a nossa semeadura seja sempre a do amor, bondade e graça de Deus que fluem em nós pelo poder do Espírito Santo, para que tenhamos uma futuro de paz e prosperidade em tudo que fizermos.
Quando compreendermos que diante de Deus, tudo é uma questão de concessão de graça. Nós vamos entender, que não é por força, ou violência que entraremos no reino dos céus. Mas, sim pelo poder do Espírito Santo que se manifesta em nós.
A graça de Deus, é um favor imerecido, pois ela nós dá gratuitamente a justiça de Deus por intermédio de Cristo. E, assim somos co-particapantes da sua graça, não por mérito, mas um dom de Deus para que ninguém se glorie.
A graça de Deus, é como um rio. Que, quando passa em nos, nos limpa, purifica, e nos cura interiormente.
O amor de Deus, é como o fluxo de ar que respiramos. Sem Ele, não existe vida, Paz ou qualquer tipo de esperança ou contentamento.
Existem aqueles que estudam, estudam, e nunca chegam ao conhecimento da verdade. Porém, também existem aqueles, que incorporam para si as verdades eternas de Deus de uma tal forma, que isso passa mudar não somente a sua vida, mas também o seu destino.
Quando nós reconhecemos Deus em todos os nossos caminhos. Nós, veremos que nada poderá nos afastar do seu eterno amor, e propósito para nossas vidas.
Estamos sempre diante da vida, e da morte o tempo todo. O que nos livra da morte, não é a nossa condição, ou capacitação humana. Mas, o agir sobrenatural de amor e misericórdia de Deus, que nunca tira os olhos de nós.
A verdadeira humildade, é aquela em que nos despimos da nossa velha natureza, e nos revestimos da nossa nova natureza, onde o poder do Espírito Santo nos aperfeiçoa para andarmos a cada momento em arrependimento, fé e santidade.
Quando compreendermos pela fé que nada poderá nos afastar do perfeito e eterno amor de Deus por nós, então vamos aprender a descansar a na realidade da sua graça, quando passarmos a viver e entender também pela fé o sentido e o signficado de caminhar em santidade com Ele.
Quando aprendermos a viver em comunhão com Deus, através de uma relação santa com Ele, onde o poder do Espírito Santo irá nos conduzir pelos caminhos perfeitos da sua graça, produzindo em nós o verdadeiro arrependimento e avivamento espiritual.
O sábio sempre escolhe ir pelo caminho do bem e da equidade, onde ele encontrará a paz, a prosperidade e a vida abundante. Sabendo, que esses princípios de vida vão dar a ele uma vida longa, saudável e honrada.
