Saber Cuidar - Leonardo Boff
Morte, a passagem que para muitos parece ser tenebrosa, mas quem tem medo de morrer nunca vive, e pra quê ter medo? se nunca conhecemos algum imortal, um dia ela chega, e faz parte, é da nossa natureza, e depois disso não sabemos, mas, sabemos que não acaba depois de fechar os olhos.
Acredito que sou uma pessoa que, pelo menos conscientemente, nunca fez mal a alguém com fins mesquinhos, de natureza oportunista. Na minha literatura tentei representar a maneira como entendo e como vivo a realidade cubana.
O escritor não precisa ser politicamente correto; tem que ser eticamente e humanamente correto, mas não precisa ser politicamente correto.
A literatura tem cidadania e capacidade social. Há outros escritores para quem o umbigo é o mais importante, mas para mim o mais importante é refletir uma sociedade, neste caso a cubana, para falar sobre os conflitos, contradições e esperanças do povo através da literatura.
Compreender o conceito de uma certa "metamorfose ambulante" no campo das ideias e renunciar a 'unidea', e aqui emprego o neologismo, parece-me algo essencial para o desenvolvimento intelectual próprio.
Não dê ouvidos ao que os outros dizem sobre você. A tua vitória fala mais alto do que qualquer crítica e a tua caminhada ecoa o grito de sua perseverança!
O homem é livre em suas ações tal que "toda ação gera uma reação". A sua felicidade, assim sendo, pode estar a depender desta.
Eu não escrevo; deixo, apenas, que minh'alma transpareça em palavras aquelas coisas que estão guardadas lá no fundo. Talvez, escrever seja realmente difícil.
Eu não escrevo; expilo sentimentos em um caderno velho.
E eu ainda espero
E eu ainda espero, a mensagem dela à meia noite desse novo dia
Aquela mensagem enxurrada de promessas calorosas, como uma brasa que toca meu coração semelhante à uma manhã de névoa, em um leve momento na brisa de um frescor, beijando flores de primavera daquela árvore
Aquela árvore na qual me assentava na infância, que com um toque vagaroso fechava minhas pálpebras e abria discretamente um sorriso de canto
Sorriso no qual me abrangia momentos, momentos nos quais escorria lágrimas aflitivas em meu rosto desgastado
Desgaste no qual eu amava, certamente por lembrar daqueles longos cabelos e um lindo sorriso no qual hoje habita em outros sorrisos
Aquele sorriso no qual despertou meu primeiro amor, amor no qual me fortificou e renovou
abrindo o leque da vida e instruindo cada passo futuro que meu ser aprenderia a praticar
Aaaah, como pratiquei, mágoas passadas me presentearam graciosos momentos vigentes
Momentos no qual à conheci, naquele dia, naquela mensagem na qual eu pude sentir meu coração bombeando declarações por minuto, por ela, para ela, sim.. por olhos esverdeados, claros como o mar, estonteantes a ponto de me exaltar e dizer, como eu quero, como eu desejo, como posso?
E eu ainda espero aquela mensagem, jaz uma semana que à espero inquietamente, sofregamente, avidamente, para ela testemunhar, verificar, assimilar, afirmar.. que o meu melhor está aqui, neste poema, para você.. Linda
Linda a ponto de me naufragar, por mares que costumo velejar, onde o último suspiro da vida a cada minuto tenta me capturar
E digo hoje não, porquê lá está ela.. ancorada na ilha de frente ao mar, ao por do sol
E é lá que as 13 horas tenho de estar, fora dos domínios do mar, meu grande e doce lar
Para abraçá-la, dizer, bem que podíamos ficar, envelhecer.. fazer intercorrer meu insaciável prazer em morar em teus olhos esmeraldas aqui, em teu domínio, onde todos os dias aguardarei
Aquela sua mensagem dizendo, meu amor.. eu ancorei.. dessa vez, permanecerei.
Ser descurioso te livra de uma grande
responsabilidade,
a responsabilidade do conhecer
Pois o problema de conhecer as coisas
é que nunca poderá desconhecê-las
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp