Saber Cuidar - Leonardo Boff
“Desfaço, pouco a pouco, os grilhões da vaidade e caminho descalço entre as sendas das ideias e os templos dos ideais.”
”Cada vez mais, percebo que a vaidade me prendia. Hoje, penso com mais liberdade entre ideias que nascem e ideais que persistem.”
”Algumas conquistas exigem que você se perca, e algumas renúncias lhe asseguram que se reencontre.”
“Em certas conquistas, perco pedaços de mim. Em algumas renúncias, reencontro o que deixei pelo caminho.”
“Pessoas noturnas carregam a estranha característica do ‘demais’: pensar demais, questionar demais, sofrer demais e interagir de menos.”
”A noite acolhe os que sentem demais, pensam demais e falam de menos. São criaturas do silêncio e da densidade.”
“O lucro guiava tudo, mesmo que à custa da vida. Agora, começa a fazer sentido perguntar: vale a pena?”
“Antes, o limite praticado era justamente a ausência de limites, pois o objetivo maior era apenas o acúmulo de bens. Hoje, os valores que orientam a relação entre custo e benefício de acumular bens versus preservar o bem-estar nos levam à ponderação.”
“É preciso compreender que o aprendizado contínuo exige menos ego e mais plasticidade, aliada à humildade de reconhecer deficiências e à avidez pela construção de um saber mais sólido e imparcial.”
“Aprender continuamente é um exercício de esvaziamento do ego e expansão da consciência, onde a humildade em reconhecer limitações se alia ao desejo de um saber mais íntegro e desapegado.”
“Adormecer as dores aplaca, momentaneamente, o juiz de valores que insiste em julgar os méritos atribuídos a cada uma delas. A sentença pode parecer árdua, às vezes, mas é necessária para a redenção.”
“Cada dor tem seu mérito. E cada alma seu tribunal. Fugir da sentença adia a paz, mas enfrentá-la pode redimir.”
“Silenciar a dor não apaga o julgamento que carregamos. Enfrentar é o caminho mais duro e mais libertador.”
“O sofrimento, a fragilidade e a morte são, para alguns, ferramentas úteis ao desnudamento do ego e à construção da consciência plena.”
“A família, como célula social, reflete as imperfeições individuais, que, ao serem projetadas, moldam a estrutura da sociedade.”
“Em última análise, a verdadeira transcendência pode ser aquela que nos permite crescer e evoluir, mantendo e valorizando nossa humanidade essencial.”
“O otimismo se assemelha à inocência. A realidade nos faz transitar entre o ceticismo e o pessimismo e, mesmo que o resultado seja positivo, negativo ou o esperado, não nutrimos sentimentos exacerbados. A realidade nos solidifica.”
“Ser otimista é natural, mas a realidade nos ensina a equilibrar expectativas. Entre ceticismo e pessimismo, aprendemos a reagir com moderação, tornando-nos mais resilientes.”
“O otimismo pode ser ingênuo. A realidade nos força a ajustar nossas emoções, evitando extremos e fortalecendo nosso caráter.”
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp