Saber Cuidar - Leonardo Boff
Paradoxo da Vida
Tem coisas na vida que desejamos ter, mas nunca será possível, existem outras que quando temos não conseguimos segurar, se torna impossível conter o tamanho de sua dimensão em nossos frágeis braços.
Não sei o que é pior, sonhar e nunca ter ou ter nem que seja por um breve momento e logo em seguida ter que abrir mão do sonho realizado.
Tenha calma,
na vida nem sempre as coisas acontecem de imediato.
Apenas tenha fé e esperança que na hora certa tudo acontece, se resolve, se ajeita.
„Eu sou um professor! Eu não estou reclamando de ser um professor. Pelo contrário, eu me sinto bem, sendo um professor! Eu me sinto poderoso em sala de aula, verdadeiramente. Sou o detentor do saber, então me sinto sábio. Compartilho o saber, então me sinto generoso. Estou na contramão da mesquinharia do mundo moderno, então me sinto rico.“
A gente fica aqui, mendigando repasse do aumento da mensalidade pro nosso salário de fome, mas eu só vou acreditar no futuro do Brasil quando o professor ganhar salário de alto executivo! Eu sei que isso é uma utopia inalcançável. Qualquer utopia é inalcançável, mas a função da utopia é te colocar andando pra frente, como diria o Galeano. A minha luta é por um piso salarial de trinta mil reais por mês. Trinta mil reais por mês é o mínimo que eu mereço!
A gente repete que a criança é a esperança da humanidade desde o começo da civilização e o mundo tá cada vez pior. Acho bom a gente começa a depositar a esperança da humanidade em outro lugar.
O mundo se divide entre os aflitos e os desesperados. Se você está simplesmente aflito, então você é um privilegiado. Porque o resto é desespero. Com o desemprego, com a morte, com a doença… Eu chego lá… Todo mundo chega, mas por enquanto, eu tô aflito e tô bem!
Minha pretensão como dramaturgo é dialogar com a contemporaneidade. O que tem sido complexo, já que ela não anda retornando meus telefonemas.
Eu sou um ator que não faz novela por convicção. Quem escolhe o elenco está sempre convicto que eu não sirvo pra fazer novela
O segredo da vida é servir, nossas posses, nosso conhecimento e nossas habilidades precisam está disponíveis para esse fim.
Pampa
Eu no pampa a observar
E tu vens de vermelho
Vende vermelho
Na mirada, no andar
Eu te compro sem zelo
Me aflora a alma
És a flor aguardada
Na minha flora, floreiro
Se acerca, tão amarga Alvorada
Logo, Faiscante aurora vermelha
Vai embora, noutrora noiteia
Do cerco, Quero-quero em revoada
Vil ilusão que a mente cria
Luna ao cerrado se faz presente
Serrado o anseio e de presente
Tu, verso andante vermelharia
Não, a vida não é feita de momentos como imaginei. A vida é feita de escolhas. Viver o momento é prazeroso, mas ao mesmo tempo inconsequente, causando danos irreversíveis ao futuro. Nossas escolhas sempre serão nosso maior escudo, pois mesmo não alcançando o objetivo, obtemos um ponto positivo, o aprendizado.
