Sabedoria de Vida
Você aprende a vida inteira. Você erra; concerta; caí; levanta; aprende; aperfeiçoa e treina até a perfeição. Mas a perfeição nunca chega, porque você sempre continua treinado e aprendendo infinitivamente, até o fim da sua vida.
O homem aprendeu a controlar o fogo.
Mas o fogo se dividiu, amor, ódio, verdades, tempo, medo, curiosidade...
...dominando assim o homem.
Nos resta o balde do reconhecimento e a água do saber.
De que adiantará os homens terem todos os bens do mundo e no fim da vida não poder levar nada consigo, que adquiram a sabedoria, o amor e a perseverança, dons gratuitos de Deus que levarão por toda a Eternidade!
"Cada um de nós fomos criados pela perfeição... porém vivemos em um mundo de imperfeição o qual condicionou nosso comportamento psicológico"
"Quando alguém toma a totalidade de sua vida como o próprio dia que está vivendo, quando não deixa para amanhã o que deve fazer hoje mesmo, chega realmente a conhecer o que significa trabalhar sobre si mesmo"
"No trabalho sobre si mesmo, não existe nada depreciável. Qualquer pensamento por insignificante que seja, merece ser observado"
Se a existência é uma ilusão, então a inexistência é a única realidade que resta para ser explorada pela mente humana.
"Voçe aprende que embora o tempo passe, deixando os seus sinais entre os vincos profundos da nossa pele e cabelos já prateados, não haverão experiências suficientes que nos impeçam de continuar a aprender! O maior sábio é aquele que jamais se entrega à arrogância do seu ego."
"Arthur Schopenhauer, disse: 'Se a marca da primeira metade da vida é o anseio insatisfeito pela felicidade, o da segunda é o receio da desgraça, pois, a essa altura, reconhece-se mais ou menos nitidamente que toda felicidade é quimérica, enquanto o sofrimento, ao contrário, é real.'.
Toda realidade, ao ser sentida, já não é -para o homem, na relação com o homem- ela mesma, e sim, uma sensação, uma interpretação sensorial. O homem subjetiva a realidade, 'dosa', dá à ela, 'medidas de intensidade', de maneira que, Shophenhuer, não está plenamente com a razão. A vida é um 'caldeirão fervilhando, resultando em encantamentos, magias..., enquanto bruxas criam suas receitas'. Não se tem garantias sobre 'o que os elementos jogados no caldeirão irão resultar'; coisas boas e coisas ruins podem resultar. Na realidade, o que chamamos de 'coisas boas' e o que chamamos de 'coisas ruins' referem-se, simplesmente, à predominância, do bem ou do mal, pois não há separação, sendo, sempre, uma e mesma coisa, como 'extremidades alcançadas por um pêndulo movendo-se'. Não há como furtar-se a isto: a vida pode ser mais ou pode ser menos saborosa à medida em que, a pessoa, experimenta coisas amargas, e vice-versa.
O novo -independentemente de positivo ou negativo- só pode vir mediante o choque de realidades que, em alguma medida, sejam opostas."
Nem sempre o olvido é uma benção, às vezes é uma maldição que nos impede de aprender com nossos erros.
Nosso coração escreve as páginas de nossa vida, somos autores do livro de nossa história e senhores de nosso próprio destino!
"A plenitude de vida começa quando entendemos que maior ou menor é quantidade, melhor ou pior é ponto de vista. Já você, é um ser humano belo e único."
