Rubem Alves Saudades
A glória de uma nação é o seu povo bem administrado, seus filhos crescendo em paz com liberdade e um governo que os honre fazendo aquilo que realmente precisam.
Uma sentença injusta para um erro comum só precisa de uma coisa para não causar um mal maior: não ser aplicada.
Há casos em que a razão deve prevalecer e em outros a emoção, porém, num julgamento jamais a emoção deverá substituir a razão.
A filosofia é boa para a razão e a ciência para a evolução, mas somente os sentimentos são úteis para a construção da personalidade humana.
A autoridade não precisa de força para se impor nem a obediência por despotismo: a verdadeira autoridade está na conduta e a obediência é a conseqüência do respeito e da admiração. Quem descobre tal verdade adquire mais do que subordinados, mas amigos, que trabalham unidos e dão o melhor de si naquilo que fazem.
Falar não é apenas proferir palavras, mas sim, instruir os outros: contudo, existem pessoas que falam muito e não dizem nada.
Nem sempre as palavras são suficientes para expressar o que se quer transmitir, mas isto não serve como desculpa para deixar de mostrar o que se pretende – o melhor então, é fazer algo que revele a verdadeira intenção.
Se não conseguir brilhar como o sol nem como a lua, não fique triste, olhe para o firmamento e veja que lá, nem todos os astros tem a mesma luz, porém, mesmo aqueles que são menores brilham com luz própria.
Deus não criou o homem para sofrer, contudo, deixou que as conseqüências dos atos humanos sejam o produto de sua existência.
O homem pode pensar muito e não fazer nada e nada acontecerá, mas se fizer algo, ainda que se cale, sofrerá todas as conseqüências.
A verdadeira coragem no ser humano está em reconhecer as suas fraquezas e os seus erros e mesmo assim, sentir-se bem e disposto para a vida.
