Revolta de Amizade
"EVITE SER IMPRUDENTE PRA NÃO PRECISAR CHORAR: --Antes de você utilizar um produto que você deixou na geladeira (congelador), por preguiça não observa o prazo de validade e mesmo vencido, para não descartar, acaba utilizando assim mesmo e vai parar numa unidade de saúde. Não quer jogar no lixo um produto de R$. 10,00, prefere ficar 10 dias internado.
Isto me faz lembrar uma senhora, mais ou menos 50 anos, que chegou no hospital CHORANDO DE DOR, com uma série de fratura; ao invés de utilizar a escadinha para subir e trocar a lâmpada, por preguiça de apanha-la subiu em cima da cadeira. A falta de prudência faz miséria em nossas vidas e quiçá a morte" Ademar de Borba
A deslegitimação das Lutas Estudantis: Um Olhar Crítico sobre o Movimento Atual.
A despeito da relevância da pauta envolvendo o aumento das passagens de ônibus em Natal, a atual dinâmica do Movimento Estudantil (M.E) tem suscitado questionamentos sobre sua eficácia e legitimidade. O aparente aparelhamento político-partidário, notadamente pelo Partido dos Trabalhadores (PT), tem comprometido a capacidade de mobilização social e abalado a confiança na nova geração de lideranças.
O engajamento em manifestações sobre várias pautas e inclusive o aumento das passagens muitas vezes resulta em meros "gatos pingados", mais voltados à produção de conteúdo para redes sociais do que à efetiva luta pelos interesses estudantis. A falta de autenticidade e estratégia da nova geração de líderes é evidente, pois muitos parecem mais inclinados aos interesses partidários eleitoreiros do que à verdadeira defesa dos direitos estudantis e sociais.
A crítica recai sobre a incapacidade dessa nova geração de lideranças de articular uma mobilização eficiente. A ausência de uma crítica coesa, a falta de diálogo amplo e a não articulação com a mídia são destacadas para mim como deficiências. Este cenário é agravado pela ingerência partidária, que compromete instituições históricas de luta, transformando-as em meros veículos eleitorais.
Os diretores de entidades estudantis e os partidos de esquerda são instados a refletir sobre o uso oportunista da história coletiva de luta da cidade em prol de interesses escusos e eleitoreiros. A crítica incisiva sugere que a manipulação dessas instituições sociais tem desmantelado os legados e a representatividade do movimento estudantil no país.
A análise conclama uma postura mais crítica e autêntica por parte dos líderes do M.E. Argumenta-se que a mera reverência ao passado, sem a devida aprendizagem para a construção de estratégias eficazes, não resultará em uma mobilização significativa. Assim, é enfatizada a necessidade de abandonar práticas pelegas, olhar para o futuro e promover mudanças no presente em prol dos verdadeiros interesses estudantis.
O povo não é bobo e não vai aderir à pré-campanha em formato de micareta revolucionária de luta, apesar da legitimidade da pauta e de impactar a população de forma direta. Infelizmente, descaracterizam os reais motivos, razões e função das organizações de representação e da própria luta em projetar orientações e determinações que solapam a rebeldia consequente e retiram de cena os fundamentos da luta real e social. O que fica explícito para todos é a utilização manipuladora e criminosa dos interesses e lutas coletivas... Espero estar errado, mesmo estando certo!
Wesley de Lima Caetano
Busques ser justo,
oportuno em teus argumentos
e pontos de vista...
Algo que, como já sabes, agradará
a poucos; mas certamente
surpreenderá a
muitos!
... o mais pertinente
desafio não está no acolhimento
de novas e mais consistentes ideias,
que te sugerem um olhar
mais à frente...
Mas escapar das antigas
que teimosas, sorrateiras,
sempre te induzem a olhares
para trás!
NÃO
Não fui eu que me inventei.
Nem projeto,
Nem desenho,
Apenas mais um da grei,
Pelo que sei,
Um ser de certo dialeto
E, já agora, convenho:
Simples, fiel, muito reto.
Fui na pobreza criado
E nunca algoz de ninguém
E muito menos bastardo,
Quer de pai ou de uma mãe.
Sou apenas o resultado
De um amor de vida a dois.
Com a minha voz se canta o fado,
Com a minha vara eu toco os bois.
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 11-11-2023)
Jornalismo independente é uma falácia muito utilizada por revistas, jornais ou similares para coagir e extorquir dinheiro das pessoas ingênuas.
Mais cedo ou mais tarde você descobre o quão improdutivo é cuidar do que não te rende nada.
Ou pior, cuidar para que o proveito seja de outros.
Então, melhor soltar a corda e aliviar-se de pesos que não sãos seus.
Pois se for pra empreender, que seja onde haja uma real expectativa de retorno.
... Isso serve para negócios e
também amores
Um dia durmo num "rendez-vouz" pecaminoso, outro dia acordo numa igreja, um dia eu grito, no outro medito, às vezes negro, às vezes pardo, às vezes branquinho como a neve... boa companhia, pessima influência
Só os santos nunca mudaram de cor.
Atraversiamo!
De toda minha vida, quase três partes se passam na cidade onde, em meio à competitividade, insisto em sobreviver e adquirir conhecimento, mas se não fosse a primeira parte vivida na roça onde aprendi a arte da humildade e da sobrevivência, certamente já teria sucumbido.
Um despropósito,
eu diria, exigir que todos
compreendessem sobre tudo...
Mesmo me questionando:
o porquê de certos absurdos
ainda serem ignorados;
incógnitos a nossa percepção
e prudência?
Pouco adianta a vida oferecer muito se impomos condição para receber. O que VEM de mão beijada não tem o compromisso de FICAR.
Mediocridade é viver até aos 18 anos, vegetar até aos 70, não empreender nada de útil, pedir pouco da vida e não aproveitar nada que a vida oferecer.
O vaidoso tem sempre um feito mais surpreendente para sobrepor ao que acaba de ouvir, isso quando não interrompe o narrador.
Cozinheiro é a profissão mais velha do mundo e há quem diz que em seguida vem a prostituição, eu pensei que fosse a política mas pela semelhança, acho que as duas ocupam o segundo lugar.
E eu com bloqueio emocional, cheia de traumas, consegui amar novamente e sentir vontade de casar, e de ser mãe, algo que eu não queria. Mas sempre quis ter um relacionamento sólido, só não tinha mais esperanças, pois hoje em dia está difícil ter conexão mental e emocional, a maioria das pessoas são superficiais. E eu, intensa, conheci alguém tão intenso quanto eu. Não foi amor à primeira vista, mas foi um encontro de almas.
A lua tem suas fases: nova, crescente, cheia e minguante. Assim também é a nossa vida terrena: infância, juventude, maturidade e velhice.
Gestos solidários
são os dispostos a nos guiarem
muito além das nossas predileções
e exclusivos afazeres...
Uma vez que todos nós temos
algo por oferecer ao outro; a vida!
Algo que colabore na
melhoria dessa
Terra!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Versos de Amizade
- Frases de Amizade
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
- Frases de carinho e amizade para expressar gratidão e afeto
- Cartas de Amizade