Remorso do Filho Ingrato
A indecisão é o mal do homem moderno.
Não sei se A ou se B,
Se aparo ou não a barba.
Se corto o cabelo,
Ou se deixo crescer.
Não sei nem o que sou,
Quiça o que quero fazer.
Só sei de uma coisa. O que com certeza eu não quero ser.
Aprendi com meu pai.
E como o homem moderno já não almejo fazer.
Você se escondeu na vala porque acha que ainda há esperança. Mas sua única esperança é aceitar o fato de que já está morto. Quanto antes você aceitar isso, mais rápido vai agir como soldado. Sem misericórdia, sem compaixão, sem remorso. Toda guerra depende disso.
"[...] não pode haver silêncios quando há muito a regurgitar. Pouco importa justiça ou dignidade. Mais tarde, se for o caso, que venha o remorso"
(trecho de "Parece Dezembro: romance inspirado nos versos de Chico Buarque")
As expectativas e os desejos nos levam a escolhas desequilibradas, caminhos nublados e a destinos questionáveis.
Dó...
A pior coisa que vc pode ter de alguém... por que isso? Simples... vc é responsável pela sua vida, certo? Todo mundo colhe o que planta! Se a vida da pessoa hoje é uma droga, ora, o que será que ela plantou no passado? Coisas boas?
Acho que não...
Toda ação tem uma reação e ter dó de alguém é furada. Ela apenas está pagando hoje pelas escolhas que fez ontem. Se vc tem dó continua não entendendo o que eu acabei de dizer.
Ajudar alguém assim é praticamente o mesmo que colher com ela as coisas que ELA plantou no passado.
Esteja ciente que ajudar e aconselhar são coisas completamente distintas.
E se quiser ajudar, fique ciente que você pagará o preço das escolhas DELA junto com ela.
Se existe um Deus nesse mundo e ele quer que eu colha as coisas que as pessoas plantaram no passado. Eu prefiro acreditar que ele não existe, afinal, se for pras coisas serem assim. Não é preciso justiça nesse mundo.
Percebo que, tal como raramente estamos preparados para perdermos amigos, famílias e amados, também nunca estamos preparados para a nossa própria morte. Nunca estamos preparados para sanar os nossos próprios remorsos.
Esta história de que “A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA”, não passa de falácia, de uma grande jogada de marketing.
A realidade é que “A PRIMEIRA IMPRESSÃO POSSIBILITA”, seja um emprego, uma entrevista, um encontro, uma oportunidade, a venda de produtos e serviços, uma amizade, uma paixão, um amor, etc. Assim sendo, a primeira impressão é importante, mas, de fato, a impressão que fica É A ÚLTIMA!
Todos nós já encontramos e ainda vamos encontrar pessoas maravilhosas que nos encantam no primeiro momento, podendo assim surgir uma grande amizade, uma paixão ou até um amor. A vida é assim.
Acontece, porém que muitas vezes a pessoa maravilhosa que nos encantou, ao longo da convivência nos proporciona decepções, humilhações e todo tipo de falsidades e maldades, revelando assim o seu verdadeiro caráter. É esta IMPRESSÃO QUE FICA!
O inverso também é verdadeiro, ou seja, em algum momento você "não foi com a cara" de uma pessoa quando a conheceu, mas depois, com a convivência, descobriu tratar-se de uma pessoa boa, que não era nada daquilo que parecia ser e hoje, quem sabe, são até amigos!
Eu por exemplo, tive amigos que devido ás últimas atitudes praticadas revelaram-se pessoas falsas, de mau-caráter, pessoas do mal. Posso até estar enganado, mas “A ÚLTIMA IMPRESSÃO É A QUE FICA”. Infelizmente foi esta impressão que ficou, é este conceito que tenho dessas pessoas. Lamentável!
Lembre-se sempre, "A Vida Anda"
Não sou muito de expressar sentimentos, mas há sete anos cometi o maior erro da minha vida. Você tinha sido preso, e eu fui atrás, conversei com o policial, implorei para que o soltasse. Fizemos um acordo verbal: eu cuidaria de você.
Você foi solto, e eu praticamente obriguei que fosse direto dormir. Mas o vício falou mais alto.
Desceu para comprar um cigarro. Quando o trouxeram de volta, já estava todo espancado. Tinham sido seus próprios amigos — os mesmos que compartilhavam da sua miséria.
Levamos você ao hospital, mas por estar tatuado, sujo, fora dos padrões sociais, foi totalmente negligenciado. Nem exame fizeram.
Você estava com traumatismo craniano. Mas, por causa da droga no seu corpo, parecia lúcido. Voltou para casa, deitou para descansar… e entrou em coma. E ninguém percebeu.
O dia amanheceu, e você seguia “dormindo”. Mas estava convulsionando. Chamamos a ambulância. Quando chegaram e viram seu estado, pediram logo a UTI móvel. Mas quando ela chegou, era tarde demais.
Naquele dia, um remorso profundo se instalou dentro de mim. Me perguntei, e ainda me pergunto, se ao tirar você da prisão, não assinei — sem saber — sua sentença final.
Lembro das vezes que você aprontou com a minha mãe. Te busquei até na boca de fumo. Te agredi dentro da Cracolândia. A dona da boca me conhecia há anos, e me ligou:
— Vem buscar ele, ou eu mesma vou dar uma surra.
Mas meu ódio falou mais alto. Fui pessoalmente te agredir. Muitas vezes mandei o pessoal te dar um corretivo, na esperança de que você tomasse juízo. Mas Deus não quis assim. E muito menos você.
Hoje, tudo isso virou lembrança. E remorso.
E o remorso é o pior sentimento que um homem pode carregar.
Em 2018, deixei de ser ateu. Depois de vinte e três anos sem acreditar em nada, fui parar numa igreja. Padre Cairo me viu e disse:
— Vejo que você está atribulado… e com ódio no coração.
Pediu para rezar por mim. Colocou a mão sobre minha cabeça, e orou. Pediu a Deus e a Santa Luzia que arrancassem aquele ódio, aquela vingança silenciosa que me corroía.
Naquele dia, nasceu uma chama minúscula de fé dentro de mim — quase invisível, mas real. E até hoje ela luta para não ser apagada.
Peço muito a Deus, à Nossa Senhora e à Santa Luzia que eu nunca perca essa fé. Que meus caminhos não se cruzem mais com o homem mau.
E que Deus, sempre, possa estar ao meu lado.
Eram lâminas afiadas. Cortavam e fatiavam. Deixando em pedaços tão pequenos que era impossível reverter.
Aquelas palavras faziam estragos permanentes.
Pedidos de desculpas são ótimos para admitir arrependimento, mas de pouco valem para esvaziar a verdade das ações que causaram remorso.
"Nós somos donos dos nossos atos, mas não somos donos das consequências que eles podem trazer. A consequência é como água, respinga para todos os lados e sem nunhum remorso. A verdade é que não temos nenhum controle sobre ela."
O termo condicional para o pecador aceitar o arrependimento é hoje, para que depois ele não caia no remorso e amanhã, entre na perdição eterna.
Algumas feridas jamais cicatrizam. Umas tão profundas que de vez em quando sinto sangrar. É como se lembrar fosse um gatilho, dispara e me entorpece. Tamanha a dor, parece que vou sufocar. Minha alma chora.
Penso nas maldades que fiz, jamais poderei reparar.
Eu morri!!! Lá bem no centro do cômodo estava um caixão. O meu corpo dentro dele trazia na face a calma e a tranquilidade do sono profundo denominado morte. Uma expressão de que a pressa já não importa mais e que tudo que tinha que ser feito já havia acontecido.
Os amores, as tristezas, as alegrias, o carro novo que lutei para comprar, a casa cheia de mobílias, as inúmeras roupas e pares de sapatos... tudo era passado e a única coisa que eu levava comigo era a roupa do corpo.
Então, eis que em cima do meu corpo gelado a pessoa que mais me odiava e não me dava uma palavra de amor chorava e dizia as coisas mais belas. Quantas vezes eu quis ouvir aquilo, mas era tarde para ambos.
Sempre amei flores e o local estava cheio delas. Pessoas que em vida nunca me deram se quer um botão de Rosa. Quantas vezes eu quis receber flores em vida, mas precisei morrer para receber carinho e afeto.
Me lembro aquele dia que eu estava doente sentindo me só inseguro... tudo que eu queria? Um abraço seu, mas você fez de conta que nem me conhecia e o pior abraçou com tanto amor a pessoa que estava ao meu lado que não passava apenas de um simples conhecido. Agora você chora e diz como dói perder um filho!!!
Vi a pessoa que eu mais amei chorando e sofrendo a minha perda, mas esta pessoa não dizia nada porque ela já havia falado tudo enquanto caminhamos juntos na longa estrada da vida. Eu via dor, no entanto, a calma do remorso não existia em seu semblante.
Depois de assistir meu próprio funeral. Eu acordei. Ufa! Era só um sonho.
A vida nunca será longa o bastante para fazermos tudo o que queremos, mas ela será sempre o suficiente se amarmos e demostrarmos o quanto amamos. Não deixe a morte chegar para poder falar e dá tudo o que poderia ter sido feito em vida, pois será tarde e acredite existe dor muito pior do que dá morte e da saudade que é a dor do remorso, por isso perdoe, peça perdão, ame, deixe ser amado, sorria e Viva a vida intensamente, um dia de cada vez.
A maior prisão de segurança máxima do mundo é a nossa consciência, ninguém consegue fugir desta prisão!
Ainda há justiça na terra?
Será que a justiça tem interesse em absorver regenerados?
Será que a justiça repara falhas de acusados sem culpa?
Será que a justiça condenaria caluniadores?
Sim: a "justiça divina" existe e faz muito mais: ela não dá sossego à consciência dos vilões, alertando: a tua hora vai chegar! arrepende-te, repara o mal e regenera-te....
Advertência
Há poetas que só fazem versos de amor
Há poetas herméticos e concretistas
enquanto se fabricam
bombas atômicas e de hidrogênio
enquanto se preparam
exércitos para guerra
enquanto a fome estiola os povos...
Depois
eles farão versos de pavor e de remorso
e não escaparão ao castigo
porque a guerra e a fome
também os atingirão
e os poetas cairão no esquecimento…
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Desabafo de uma mãe para um filho ingrato (frases para refletir)
- Filho ingrato: frases para quem não valoriza o amor de pai e mãe
- Ingratidão de Filho
- Desprezo de um filho: frases sobre o abandono e a ingratidão
- Frases de filho para mãe que são verdadeiras declarações de amor
- Frases de mãe e filho que mostram uma conexão única
- Palavras de desabafo de uma mãe magoada com o filho